sexta-feira, 27 de abril de 2012

Dia da Cultura Racional é festejado pela 1ª vez em Bom Jardim


            Neste domingo, 29 de abril, acontecem pela primeira vez em nosso município, as comemorações pela passagem do “Dia da Cultural Racional em Bom Jardim”, instituído oficialmente através da Lei Municipal n° 1310, aprovada tempos atrás pela Câmara Municipal de Bom Jardim, a exemplo do que já acontece em dezenas de outras cidades e capitais brasileiras. O acontecimento se dará no centro da cidade, a partir das 9 horas da manhã deste dia 29. Todos que desejam conhecer um pouco mais sobre a Cultura Racional, tida como a Cultura do 3° Milênio nos livros Universo em Desencanto, estão convidados pelos estudantes a tomar parte neste evento.

Tinga vai jogar no Ceará


Jogador bom-jardinense do Palmeiras foi cedido por empréstimo ao clube cearense, onde ficará até final da temporada.

A negociação de Tinga com o Botafogo acabou não dando certo, pois a diretoria palmeirense não aceitou o atleta oferecido pelo alvinegro carioca, em troca pelo volante bom-jardinense. Com isso o Ceará Sporting Club, de Fortaleza, capital cearense, conseguiu obter por empréstimo o jogador, que vai reforçar o time na disputa do Campeonato Brasileiro da Série B. A transação foi efetivada na última segunda-feira, dia 23. O meia Tinga, que surgiu como forte promessa na Ponte Preta aos 19 anos de idade, e ao se transferir para o Palmeiras em 2010, chegou a ser titular e fazer boas partidas, mas com o passar dos jogos, não conseguiu se firmar com o técnico Felipão e por muitas vezes, durante o Campeonato Paulista deste ano, não chegou nem a ser relacionado pelo treinador.
Dentre suas principais características, Tinga apresenta um estilo de jogo veloz e de bastante habilidade. Em 2009, quando ainda jogava pela Macaca, o atleta esteve com a seleção brasileira sub-20, chegando a marcar inclusive um gol. O meia ficará por empréstimo até o dezembro deste ano. Não se sabe ao certo a quantia que o meia receberá no clube, conhecido como Vozão. No entanto, o Palmeiras, clube que detém de seu passe e seus direitos federativos, irá dividir o pagamento de seu salário. O atleta já não treinou mais no paulista nesta segunda-feira e se despediu de seus companheiros, confirmando sua ida para o Ceará.

Affonso Monnerat fala à população de Bom Jardim


Subsecretário para Reconstrução da Região Serrana ocupou os microfones da Rádio Alternativa FM, em entrevista a Vinício Erthal, quando falou das últimas realizações de sua pasta.

Na última sexta-feira, dia 20 de abril, às 7h, o subsecretário para Reconstrução da Região Serrana e ex-prefeito de Bom Jardim, Affonso Monnerat, esteve na Rádio Alternativa FM, onde concedeu entrevista ao locutor Vinício Erthal, dentro do seu programa Manhã Sertaneja. Na oportunidade, Monnerat falou aos ouvintes sobre o processo de reconstrução, bem como, das dificuldades encontradas. Afirmou que, devido a uma legislação ambiental muito exigente, a mesma acaba “emperrando” o andamento das obras, mas por outro lado, oferece mais segurança.  Citou, como exemplo, a ponte da RJ-116, sobre o Rio Grande, que tinha 30m e hoje possui uma extensão de 70m. Sobre a ponte do Maravilha, Monnerat disse que foi necessária sua retirada, para possibilitar a construção de uma nova no local.
Ressaltou ainda que o presidente do DER-RJ esteve em Bom Jardim, visitando o local da obra e apresentou como solução a construção de uma ponte provisória para que, em seguida, sejam iniciadas as obras da ponte definitiva. “O vão da ponte, que antes tinha 26m, passará a ter 46m”, disse Affonso, acrescentando ainda que foi aprovado o pedido do prefeito Paulo Barros para a construção de enroncamentos e gabiões, que darão mais segurança e  proteção às residências nas margens do Rio Grande, além de dragagem dos rios.

Unidades Habitacionais e Pontes – Sobre as unidades habitacionais, Affonso Monnerat disse que a licitação deverá acontecer no dia 13 de maio.  Serão construídas 200 unidades em Bom Jardim, 48 em São José e 48 em Banquete.  Em São José, o terreno já está liberado pela justiça. Em Bom Jardim e Banquete a documentação está passando por uma correção junto ao cartório para que possa ser liberada. Também foram licitadas pela EMOP algumas pontes do interior, como Venda Azul, Vargem Alta, Barra do Bengalas e uma série de outras pontes serão licitadas e construídas pelo DER-RJ.

Reconstrução em Bom Jardim – Affonso disse que Bom Jardim evoluiu muito na reconstrução, não só pelo fato de ser subsecretário, mas por que a equipe da prefeitura está organizada e o prefeito é um grande parceiro, receptivo às novidades e ajuda o estado a reconstruir.

Creche em São Miguel – Sobre a situação muito questionada da creche Viviane Verly Pereira, ele afirma que o projeto já está pronto e que a licitação será feita pela EMOP, para que em breve, sejam iniciadas as obras e entregues, se possível, ainda este ano.

Entroncamento da RJ-116 com a RJ-146 – O subsecretário afirma que será feito dois retornos, um no trevo Zaguinha Capozi e outro no posto Bem-Te-Vi para oferecer mais segurança aos usuários devido ao grande fluxo de veículos no local.

Ponte da Barra e estradas vicinais – Affonso também falou sobre a importância na construção da ponte da Barra de Santa Tereza porque, naquele momento em que foi construída, todo o fluxo de veículos do centro-norte fluminense passava por dentro da cidade.  Ele lembrou ainda que todas as estradas foram recuperadas e as estradas vicinais, com apoio da Emater-Rio e em parceria com prefeitura continua recebendo a manutenção.
Unidade Básica de Saúde, sede dos Bombeiros e Posto de Saúde em São José do Ribeirão – Sobre a Unidade Básica de Saúde em São Miguel, Monnerat disse ser uma obra rápida feita com estrutura pré-moldada e ressaltou ser uma necessidade. A pedido do prefeito Paulo Barros, foi solicitado ao coronel Sérgio Simões que seja construída no mesmo local a sede do Corpo de Bombeiros, que já está em fase de projeto pronto para licitar. Também será construído o posto de Saúde de São José, o prefeito já desapropriou a área.

Hospital de Oncologia – Affonso divide com os prefeitos da região essa conquista e disse que teve a bêenção de Deus para estar na hora certa e no local certo para convencer o governador Sergio Cabral e o secretário de Saúde sobre a importância desse hospital para região. Cabral desapropriou então o antigo hospital adventista de Nova Friburgo, onde 70% da obra já estão prontos, faltando apenas os projetos para centro cirúrgico e CTI. 

Áreas de Risco – Sobre a situação de quem mora nas áreas de risco, Monnerat disse que uns optaram por nova moradia, outros pela indenização e que algumas já começaram a ser pagas. O serviço geológico faz uma avaliação na área e se for considerada de risco o serviço social visita a moradia, conversa, negocia e indeniza, tirando a família do local, depois transformado em APA – Área de Preservação Ambiental.
O subsecretário disse que estará visitando Santa Catarina, junto com o secretário de Defesa Civil, Sérgio Simões e Vicente Loureiro, secretário de Planejamento e Urbanismo, para saber de que forma eles tornaram o estado mais seguro, com plano diretor de 40 anos, para trazer essas ideias e implanta-las aqui no Estado do Rio.

Novos Loteamentos – Monnerat disse que o assunto começou a ser muito debatido após a catástrofe, pois por falta de fiscalização dos órgãos competentes os loteamentos surgiam sem as devidas documentações e exigências que proporcionariam segurança à comunidade.  Depois da catástrofe, o Ministério Público solicitou às prefeituras toda documentação dos loteamentos que foram feitos nos últimos anos, para verificar se estão dentro das normas estabelecidas. O objetivo é saber se oferecem algum risco à população.

Realização do prefeito Affonso Monnerat – Ele se recorda das realizações quando ainda era prefeito e diz ser o governo que mais investiu em sala de aulas, inaugurando creches e escolas valorizando a educação.  Relata ainda que se propôs, junto ao atual prefeito, em organizar o município, para que pudessem trabalhar para o seu desenvolvimento. Affonso afirma que quem governa o município é Paulo Barros e que ele está sempre disposto a ajudar o prefeito no que for necessário. “As pessoas que dizem que Affonso é quem governa Bom Jardim são as mesmas que diziam que Paulo Melo governaria se Affonso fosse eleito, quando quem administrou foi eu com apoio do deputado”, disse.

Eleições – Quanto às eleições, disse que permanecerá fazendo a política da mesma maneira que sempre fez, apresentando propostas e deixando que o povo avalie cada candidato.

Abastecimento de água no Bem-Te-Vi – Affonso falou que existe um empenho da Cedae para que aumente o abastecimento de água, não só no bairro Bem-te-vi, mas também, em Barra Alegre melhorando a distribuição.

Indústrias – Ele agradece aos empresários que se instalaram em Bom Jardim gerando emprego para a população. E lembra que o apoio da Câmara foi fundamental para a criação do Polo industrial no município.

Catástrofe em Teresópolis – Relatou que na madrugada daquele sábado, às 4 da manhã, logo após a enchente, a subsecretaria já estava deslocada, com todo efetivo de máquinas e pessoal para atuarem na limpeza da cidade. Quanto às vítimas Monnerat ressalta a existência de construções em áreas de estremo risco e que a solução é retirar as famílias desses locais o mais rápido possível. Questionado sobre as sirenes, Affonso afirma que elas tocaram e salvaram vidas em Teresópolis e que este não é um projeto fracassado, como foi noticiado pela imprensa.

Stam, mais 150 empregos diretos em Bom Jardim – A Stam ofereceu ajuda a Bom Jardim antes mesmo de se instalar no município e foi solicitada a reforma do centro cirúrgico do hospital, a pedido de Affonso Monnerat e Paulo Barros, sendo logo atendidos. A Stam estará funcionando em Bom Jardim, no Alto de São José oferecendo 150 empregos diretos.

Sua saída da Prefeitura – Quanto à sua saída para assumir a subsecretária, Affonso disse não ser um ato de covardia, de fuga ou não querer resolver os problemas, como muitos disseram.  Afirmou que fuga é ser um gestor municipal e não pagar os aposentados, atrasar os salários, não oferecer uma merenda digna as escolas, isso sim é covardia.  Monnerat garante que seu ato foi de coragem, amor e determinação pelo seu município com objetivo de ver um Bom Jardim melhor e mais justo.

Colaborou: Bruno Aguiar (GoodWeb).

Vem aí a 42ª Festa em louvor a São José


Motocross, cavalgada, shows musicais, missas, procissão, leilão e barraquinhas de comes e bebes movimentam a festa do santo padroeiro do segundo distrito.

São José do Ribeirão promove, de 28 de abril a 1° de maio, a tradicional Festa em Louvor a São José, santo padroeiro do segundo distrito de Bom Jardim, já em sua 42ª edição. A programação dos festejos contará com as seguintes atrações:
Dia 28 – Sábado: 10h – Santa Missa com sacramento da CRISMA, presidida por Dom Edney Gouvea Mattoso, Bispo Diocesano. 17h – Abertura do Som e Barraca da Igreja. 19h – Santa Missa – 1º dia do Tríduo: São José e a Família. 20h – Leilão de prendas (Quem desejar fazer uma doação deverá entregar na Cana Paroquial). 22h – Show Popular com a Banda Estratégia. 00h – Show Popular com Marquinhos dos Teclados.
Dia 29 – Domingo: 11h – Motocross (organização do Haras Rural Park). 19h – Santa Missa – 2º dia do Tríduo: São José e o Trabalho. 21h – Show Popular com Atitude do Samba.
Dia 30 – Segunda-Feira: 19h – Santa Missa – 3º dia do Tríduo: São José e a igreja. 23h – Show Popular tom Cesário Ramos & Gabriel.
Dia 1° de Maio – Terça-Feira: 06h – Alvorada Festiva. 10h – Cavalgada (Organização do Haras Rural Park). 17h – Santa Missa presidida por Monsenhor Alex Paiva Ribeiro, vigário-geral, seguida de procissão com andor de São José e participação da Sociedade Musical União Ribeironense (SMUR) e Megashow Pirotécnico. (Todas as comunidades da Paróquia estão convidadas a participar, trazendo o estandarte do padroeiro). 18h – Retreta com a Sociedade Musical União Ribeironense (SMUR). 19h – Coroação da Rainha da Festa. 20h – Show Católico com a Banda Israel.
A comunidade recebe com alegria todos os visitantes. O administrador paroquial, Padre Roberto José Pinto, e o Conselho Administrativo Pastoral agradecem a colaboração e a presença de todos, para o brilhantismo de sempre dos festejos. O evento conta com o patrocínio da Comunidade Paroquial, comércio local e apoio da Prefeitura Municipal de Bom Jardim. 

Tibá ensina a construir teto ecológico de grama


DA REDAÇÃO (JORNAL MAIS) - O Instituto Tibá (Tecnologia Intuitiva e Bio-Arquitetura) promove neste final de semana prolongado – de 29 de abril a 1º de maio – o Curso de Teto Verde, com os instrutores Johan e Peter van Lengen. O curso visa ensinar como se prepara a estrutura de um teto coberto com grama, quais são suas características e os materiais mais adequados para a instalação. A cobertura verde sobre laje ou telhado garante o conforto climático dos ambientes internos, devido à alta inércia térmica promovida por este tipo de cobertura. Além de regular a temperatura, a terra presente em um telhado de grama serve como um filtro, impedindo a passagem de resíduos e radiação eletromagnética.
Tetos verdes possuem ainda a capacidade de reduzir a temperatura local dos centros urbanos; aumentar o conteúdo de oxigênio e umidade do ar; diminuir a poluição sonora; as plantas absorvem pó e poluentes, melhorando a qualidade do ar em toda a área; além de excelente qualidade estética. A água da chuva que cai no telhado da edificação poderá ser captada, armazenada, e reaproveitada. Essa técnica pode ser aplicada com sucesso em ambientes urbanos, rurais ou até mesmo industriais, atingindo vários níveis de complexidade. Tetos verdes podem ser simples coberturas de grama, fáceis e baratas de construir; ou podem ser projetos complexos, envolvendo grandes áreas com captação de água da chuva e produção de alimentos ou jardins.
Mais informações sobre esse e outros cursos mantidos pelo Tibá em sua fazenda, na localidade de Alto Sertão, em Bom Jardim, podem ser obtidas através do site www.tibarose.com, ou pelos telefones (22) 8138-8665 e (21) 9601-7501.

Exemplo de superação: De origem humilde, jovem cartunista expõe no Friburgo Shopping


As dificuldades que a vida nos impõe não devem ser motivos para que a pessoa desanime e desista de lutar por um lugar ao sol neste mundo competitivo e muitas vezes, cruel e injusto. Pelo menos para o jovem Rafael Araújo, que está iniciando a carreira de cartunista. Ex-interno da Aldeia da Criança Alegre em Salinas, distrito de Campo do Coelho, em Nova Friburgo, Rafael, com muito esforço e dedicação, conseguiu superar as adversidades e desenvolver um trabalho admirável e bastante elogiado. Agora, terá seus trabalhos ainda mais conhecidos, graças a uma exposição que vai realizar no próximo mês, no Friburgo Shopping.
                Como qualquer criança que começa a rabiscar desde cedo, Rafael sempre gostou de desenhar e, segundo ele, “levava mesmo um certo o jeito pra coisa”, passando a se dedicar exclusivamente ao desenho. “No começo, sempre copiava estilos de outros desenhistas, mas hoje tenho o meu próprio”, enfatizou. Ele acrescenta que, para criação de um personagem a ser caricaturado, a maior inspiração vem de sua própria história de vida, onde queria algo e não podia ter, sonhava, mas era forçado a acordar.
“Não que eu fosse uma criança mimada pelos pais, mas uma criança que foi separada pelo destino de sua família. Morei em orfanatos e abrigos, lugares onde aprendi que a vida é uma grande inspiração, tudo a minha volta fez querer pegar uma folha, uma caneta e começar a rabiscar. Hoje, quando desenho, realizo meus sonhos de chegar longe. Patutos (personagem) é isso, querer chegar longe sem sair de uma folha, de ter uma vida e sonhos contados em um desenho”, diz ele.
Aos 18 anos, morador na zona rural de Nova Friburgo, onde foi criado desde pequeno, Rafael lembra que até o final do ano passado vivia na Aldeia da Criança Alegre de Salinas, onde viveu desde os oito anos de idade. “A instituição ajudou muito em minha vida, como ajuda mais uma vez neste evento, sendo meu patrocinador oficial”, acrescenta orgulhoso, por ter a Aldeia novamente lhe ajudado. Sua grande mágoa, entretanto, foi ver e sentir que muitas empresas friburguenses como ele, sequer se dignaram a responder sua proposta. Mas ficou feliz e agradecido com o apoio da direção do Friburgo Shopping, que liberou o espaço para a exposição.
“Enfim, sou Rafael Araújo criador do personagem animado Patutos, e esse é meu presente para a cidade de Nova Friburgo”, finalizou.

(Com base em texto enviado por Marisa Maia - STECLA).

Jovens atletas de Bom Jardim se destacam em teste no Botafogo


Feriado do “Dia do Trabalho” tem torneio sub-17 em São Miguel, reunindo equipes da região.

DA REDAÇÃO (JORNAL MAIS) - A Escolinha de Futebol do São Miguel Esporte Clube e Banquete Esporte Clube, que tem aproximadamente um ano de existência, tendo a frente o dedicado técnico Ocimar Ferreira Costa, já começa a promover e revelar seus primeiros talentos e jovens promessas. No último dia 28, 16 atletas, de 11 e 12 anos, foram levados ao Botafogo, na sua sede em General Severiano, Rio de Janeiro, onde fizeram teste, no qual vários meninos foram aprovados, entre eles Adriano, Hudson, Diogo, Thales zagueiro, Wesley, Leo Coruja, Creyson, Thales da Barra de Santa Tereza e Leonardo. Além deles, o centroavante Ronald, de 11 anos, também aprovado, foi o maior destaque fez dois gols no teste, chamando atenção dos olheiros do time alvinegro.
O técnico ainda frisa que para participar da escolinha precisa estar frequentando e se destacando nas médias escolares, pois segundo ele, não basta apenas ser bom com a bola nos pés, também tem que se destacar com a caneta na mão. Ocimar aproveitou a oportunidade para agradecer, primeiramente a Deus por tudo, à diretoria do São Miguel EC e do Banquete EC, principalmente ao presidente do São Miguel Marquinho e ao vice Lelé, bem como o presidente do Banquete Joel Pereira, aos pais dos atletas, as empresas Malharia Monnerat e Cone Tecidos.
Ele informa ainda que os treinos acontecem às quartas, em Banquete, na quadra de esportes e aos sábados, de 7h30m às 13 horas e que no feriado de 1° de maio, terça-feira, no Estádio Moacir Cintra, em São Miguel, acontece o “1° Torneio Sub 17 de Escolinhas de Futebol”, com a participação das equipes Cordeiro, Monnerat, Carmense, Grêmio de Nova Friburgo, São Sebastião do Alto e São Miguel.

sábado, 21 de abril de 2012

Encontro da Família Thurler será realizado neste domingo


Mais um Encontro da Família Thurler será realizado neste domingo, 22, das 9h às 17h, no parque aquático do Sanatório Naval de Nova Friburgo.


Extraído do jornal A VOZ DA SERRA - NOVA FRIBURGO (http://www.avozdaserra.com.br/).


Mais um Encontro da Família Thurler será realizado neste domingo, 22, das 9h às 17h, no parque aquático do Sanatório Naval de Nova Friburgo. Os encontros de família são muito comuns em Nova Friburgo e região, notadamente as de descendência suíça, os primeiros colonizadores de Nova Friburgo.
Para participar desse reencontro de parentes dispersos por vários lugares, os descendentes adultos pagam R$ 15 e as crianças de 5 a 12 anos, R$ 10. Já os convidados adultos pagam R$ 30 e as crianças de 5 a 12 anos, R$ 15. A aquisição dos convites pode ser feita com Geraldo Thurler (2523-0465 e 9911-5677), Marco Guindani (9967-4066) e Marquinho, na loja Atitude (Avenida Alberto Braune 151, Centro).
O encontro da Família Thurler será de emoção e descontração. Os participantes devem levar roupa de banho e esportiva. E para facilitar a entrada no Sanatório Naval, ao adquirir o convite todos devem informar nome completo, placa do carro, documento e telefone do motorista. Depois é só aproveitar.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Posto do Alto de São José realiza Caminhada pela Saúde


DA REDAÇÃO (JORNAL MAIS) 

Foi realizada no último dia 30 de março, no Posto de Saúde do Alto de São José, segundo distrito, a “Caminhada da 3ª idade”, com o grupo atendido pela unidade de saúde municipal. O ponto de partida aconteceu em frende ao próprio posto, de onde os caminhantes seguiram até o Sítio das Bromélias, onde foi feita a verificação da pressão arterial dos participantes, além de ser abordando pela fisioterapeuta Martha Biasi o tema sobre a importância de se alongar e os benefícios que traz a saúde.
Após a palestra, foi servido lanche e entregue alguns brindes para os idosos. O agente de saúde José Eduardo aproveitou a oportunidade para enfatizar a importância de incentivar outros idosos a comparecer e participar das atividades do grupo. Os integrantes do Posto de Saúde do Alto de São José agradecem à Prefeitura, ao Posto de Saúde Aloísio Erthal e à assistente social Lilian pelas escovas de dente doadas e informam que os alongamentos são realizados às quartas-feiras, pelo professor Ramon, e às sextas, pela Dra. Martha.  

Coluna do Magno


CURANDEIROS NUNCA MAIS!


                                             A. Magno 


 Próximo da fábrica morava Zé das Cabras, cujo apelido era devido a sua criação de cabras. Falante, orelhudo e cabeçudo, pelo jeitão já tinha uns 65 anos de idade e era tido pela vizinhança como bom “curandeiro”. Suas garrafadas faziam milagres.
Normalmente, quando eu me aproximava da portaria da fábrica já encontrava o Zé com uma varinha na mão pastorando a bicharada num terreno baldio.
Num certo dia, as cabras em vez de irem para o tal terreno, estavam espalhadas pelo meio da rua impedindo-me de passar com o carro. Dei umas duas buzinadas e ouvi o Zé dizer:
– Já vai dotô! Já vai avexado!...
Zé das cabras tocou os bichos, veio até o carro e disse:
– Desculpa o atrapalho, visse dotô!
- Que nada, seu Zé – respondi tranqüilo. Mas, aproveitando o embalo, perguntei:
– Ô seu Zé, esses bichos dão muito trabalho?
– Mais ou menos, dotô... E por falar nisso, tem uma safada aqui que eu tô de olho nela.
– Não entendi seu Zé... Por quê?
Aí, o velho apontando para uma cabra amarelada, falou:
– Tá vendo aquela safada ali? Eu to desconfiado que ela tá “transando” com o filho de um vizinho. Mas... Ai deles seu pegá!... A safada eu mato e vendo pro açougueiro e, no safado eu vou dar uma pisa de cipó umbigo de boi que eu só vou parar de bater quando ele tiver todo mijado calça abaixo.
Lembrando-me de alguns “zoofílicos” bom-jardinenses de meu tempo de moleque, dei uma baita gargalhada. Espantado, o velho indagou:
– Por que o sinhô tá rindo tanto dotô?
–– Nada de mais seu Zé – respondi rindo.
Passados alguns meses, devido às comidas gordurosas e picantes servidas pelo refeitório da fábrica, entrei numa violenta crise de “hemorróidas”. Aí, tentando evitar o médico da fábrica, abri o jogo com um colega, o qual, disse:
– Pô, bicho!... Isso aí é bronca safada!Eu também já passei por isso e quem me resolveu o problema foi o Zé das cabras com os medicamentos de plantas que ele fabrica. Fala com ele.
– O Zé das cabras?!...
– Sim, o Zé das cabras. – confirmou o colega.
Doido para me livrar dos incômodos das hemorróidas, fui até a casa do Zé e contei-lhe a minha história. Ele, pensativo e numa pose de guru, indagou:
– Dotô a sua hemorróida é do tipo “botão” ou do tipo “encruada”?
Sem entender direito a pergunta, mas doido por uma solução, respondi que era do tipo “botão”.
– Óxente, dotô! Hemorróida do tipo botão é bronca safada, visse?
“Ufa! Ainda bem”!– pensei todo animado.
Zé das cabras então me passou a seguinte receita para ser usada antes de dormir: Dissolver em meio copo d’água um toletinho de fumo de rolo até ficar uma massinha. Em seguida, enfiar tudinho no “fi- o - fó” e dormir.
Achei estranho, mas...
No dia seguinte, diante das assaduras que o fumo de rolo me causou à região anal eu tive vontade de matar o filho da “p” do Zé das cabras. Por dois dias eu fiquei andando que nem um caubói cagado. Porém, tão logo melhorei das assaduras, fui até ele e falei:
– Seu Zé!... Eu sei que de médico e de louco cada um tem um pouco. Porém, o senhor deve de ser mais do que isso, porque aquela porcaria que o senhor me receitou, quase me matou.
Zé das cabras contraiu a testa e rebateu a minha agressão:
– Pera lá dotô! Se a minha receita num funcionou, então a sua hemorróida não era de “botão”, já era “encruada”. Aí dotô, a culpa foi sua que me informou errado, entendeu?

Ampla entrega até 90 geladeiras em Bom Jardim


A Carreta do Programa "Consciência Ampla Sobre Rodas" está
vindo para Bom Jardim e ficará na Praça João Almeida no centro

Ação integra o programa “Consciência Ampla Sobre Rodas”; Carreta ficará estacionada no Centro da cidade

Uma carreta de 13 metros de comprimento onde crianças e adultos podem aprender sobre geração e distribuição de energia elétrica. Durante a próxima semana, moradores de Bom Jardim poderão conferir as atrações do programa ‘Consciência Ampla Sobre Rodas’, iniciativa da concessionária de energia Ampla que estimula o consumo consciente de energia e a preservação do meio ambiente. A carreta, totalmente adaptada para receber os visitantes, ficará estacionada a partir de segunda-feira (23/04) na Praça João Almeida de Carvalho, no Centro, ao lado da Estação. A entrada é gratuita.

Os visitantes poderão participar de atividades voltadas para o uso eficiente de energia elétrica e desenvolvidas para adultos e crianças. O veículo foi adaptado e recebeu uma sala de aula, além de um espaço interativo com maquetes e exposição em vídeo.  A carreta ficará aberta à visitação do público durante toda a semana.

Concurso cultural

Para estimular a formação de uma cultura de combate ao desperdício de energia, a concessionária irá promover um concurso cultural e os vencedores irão trocar suas geladeiras antigas por modelos novos e eficientes, com selo A do Procel. No total, serão trocadas até 90 geladeiras. Os critérios para participar do concurso cultural são: ser cliente da Ampla e estar com a conta em dia, possuir a Tarifa Social de Energia Elétrica (baixa renda), e ser maior de dez anos de idade. A distribuição das geladeiras será feita na Praça Governador Roberto Silveira, em frente à Prefeitura.

Serviço:

Praça João Almeida de Carvalho – Centro, Bom Jardim
De segunda (23/4) à sexta-feira (27/4)

Concurso cultural e entrega de geladeiras: Praça Governador Roberto Silveira, em frente à Prefeitura

Horários:

Segunda: 17h às 21h
Terça: 9h às 21h, com intervalo para almoço de 12h às 14h
Quarta: 9h às 21h, com intervalo para almoço de 12h às 14h
Quinta: 9h às 12h e evento de encerramento às 18h
Sexta: 9h às 13h

Terabyte está com novas velocidades de conexão à internet


Sempre procurado atender cada vez melhor seus clientes, a Terabyte, provedor de internet que mais cresce em Bom Jardim, acaba de disponibilizar novas velocidades de conexão com a grande rede. Com isso, foram lançados novos pacotes, que vão de 500 kbps até 2 megas, com mensalidades variado entre R$ 39,00 e R$ 84,00, possibilitando assim atender todos os gostos e necessidades dos internautas bom-jardinenses.
Além disso, continua a sensacional promoção da Terabyte, que é premiar os assinantes que pagam suas mensalidades até o vencimento, com o dobro da velocidade de conexão. Pague em dia e navegue com tranquilidade com a Terabyte. Para mais detalhes, confira o novo anúncio da Terabyte publicado nesta edição ou entre em contato pelos telefones (22) 2566-2525, 0800 022 2566, MSN: suporte@terabyteinternet.com.br, site www.terabyteinternet.com.br ou diretamente na sede do provedor, na Praça Doutor Orlando Oberlander, 210,  Centro, próximo à rodoviária de Bom Jardim.

Biblioteca Pública Municipal João XXIII convida para “A Tarde do Livronauta”


DA REDAÇÃO (JORNAL MAIS)

                Será nesta próxima quarta-feira, dia 25 de abril, a partir das 14h, na quadra ao lado da Casa da Cultura de Bom Jardim, o evento “A Tarde do Livronauta”, totalmente livre e gratuito e destinado à promoção e incentivo à leitura entre a comunidade bom-jardinense. Terá ainda a participação especial do Ponto de Cultura Arte na Serra. Contará ainda com atividades de doação de livros e revistas, cantinho da leitura, cantinho da pintura, show de arte circense, contação de histórias e distribuição de brindes.
Para os associados da biblioteca, basta levar a carteirinha de sócio e poderá pegar livros emprestados na hora. E quem ainda não é sócio pode fazer sua carteirinha de sócio no local, bastando levar uma foto e um documento de identificação. A "Cópia Fácil" também participa do evento, ofereceando 50% de desconto na plastificação da carteirinha. (O preço normal é R$3,00, mas sairá por R$1,50). Venha viajar na leitura! Venha ser um LIVRONAUTA!

Humorista cantagalense se apresenta no Galpão Cultural


Show "Prá morrer de rir" será neste sábado, 21.


Extraído do Portal Bom Jardim (www.portalbomjardim.blogspot.com)


Neste sábado, 21 de abril, às 20h, acontecerá um show do gênero "stand-up" intitulado "Prá morrer de rir". Vinicius Stael e equipe apresentarão o espetáculo no Teatro Municipal do Galpão Cultural Margaret de Jesus.
Vinicius é finalista num concurso de humor em programa da TV Record (da apresentadora Ana Hickman) e é instrutor de teatro da Prefeitura de Cantagalo, onde ministra aulas de teatro e expressão corporal para crianças e adolescentes na Oficina de Teatro do Centro de Atendimento de Assistência Social (CAAS). Stael também diverte as crianças em todo o município com a ‘Caravana Social’, da Secretaria de Assistência Social, quando se veste de palhaço para animar os pequenos.


Sócio de uma produtora de audiovisual, sua agência promove também o evento de humor "É Pra Morrer de Rir" em Cordeiro, cidade que está representando no concurso da Rede Record.


O show vem lotando, a cada dois meses, o teatro da sede da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense, com média de público por apresentação entre 600 a 900 pessoas. Para ele, o evento acabou sendo mais do que uma apresentação, mas uma troca de experiência com grandes nomes do setor, o que o projetou no cenário do stand-up nacional, recebendo convites para se apresentar em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro.

Participe do Concurso Garota Bom Jardim


A prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria municipal de Turismo, informa que estão abertas as inscrições para mais uma edição do Concurso Garota Bom Jardim. De acordo com as regras do concurso, as interessadas deverão ter mais de 15 anos e morar em Bom Jardim.
As inscrições serão feitas na Casa da Cultura, com a Coordenadora de Turismo, Elza Monnerat, das 13h30 às 16h30. A vencedora do Concurso Garota Bom Jardim representará o município, com participantes de outras cidades, dos concursos promovidos pelas feiras agropecuárias de toda região.

PSF de Banquete promove palestra a adolescentes


Por Ana Amélia Mendes (PMBJ)


Com objetivo de orientar, educar e acompanhar a rotina dos adolescentes da comunidade de Banquete, 3º distrito de Bom Jardim, a prefeitura, através da secretaria municipal de Saúde e do Programa Saúde da Família, promoveu uma palestra aos alunos dos 6º e 7º anos do Colégio Estadual Dr. Péricles Corrêa da Rocha, sobre gravidez na adolescência, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)/Aids e sexualidade, no dia 12 de abril.
Ministrada pela enfermeira, Anna Carolina Lima do Amaral, e pela psicóloga, Cinthia Robadey, ambas do PSF de Banquete – Thomaz Correia da Rocha, a palestra contou com a participação dos adolescentes, que fizeram diversas perguntas, assim como a presença da diretora Kátia e do professor Admir, parceiros das ações do PSF na unidade escolar.

Vigilância Ambiental de Bom Jardim presta socorro a bicho-preguiça


Por Ana Amélia Mendes (PMBJ)


No dia 11 de abril, após um estouro seguido por queda de energia elétrica, um bicho-preguiça (Bradypus tridactylus) foi encontrado por moradores, caído próximo a um poste de luz na localidade de Bairro de Fátima, no distrito de São José do Ribeirão. Com receio de o animal estar machucado, moradores entraram em contato com o Corpo de Bombeiros que acionou a prefeitura de Bom Jardim enviando ao local uma equipe de profissionais da Vigilância Sanitária e Ambiental que prestou cuidados e atendimento.
Após a avaliação veterinária, realizada pelo Coordenador da Vigilância Sanitária e Ambiental, Alessandro La Porta, quando se certificou que o animal encontrava-se bem, com algumas pequenas escoriações, o coordenador e equipe encaminharam o bicho-preguiça ao seu habitat de origem, na mata ao lado de onde foi encontrado.

Conselho Municipal de Saúde de Bom Jardim demonstra atuação constante


Por Ana Amélia Mendes (PMBJ)


No dia 03 de abril, com a pauta direcionada à abordagem sobre a Ouvidoria Municipal, o Conselho Municipal de Saúde de Bom Jardim se reuniu para mais uma reunião ordinária, às 17h, nas dependências da secretaria municipal de Saúde.
Sob o comando do presidente reeleito Wueliton Pires, e participação do secretário municipal de Saúde, Hudson Monnerat, que abordou o retorno das atividades do Programa Saúde da Família de São José do Ribeirão para sua antiga sede com objetivo de apurar junto aos membros presentes a ação da secretaria e o pedido da comunidade, o encontro explorou a importância da Ouvidoria Municipal, assim como sua função de aproximar o cidadão do poder público e seu funcionamento.
A Assessora da Ouvidoria Municipal, Camila Faria, explanou todos os pontos do sistema, que permite que o cidadão faça sua manifestação, reclamação, elogio, via internet, através do site da prefeitura (www.bomjardim.rj.gov.br), pelo telefone 2566-2916 e de forma presencial. “O sistema é eficiente, transparente e simples, mas é importante ressaltar que as manifestações serão recepcionadas somente mediante a identificação do autor, não sendo permitido o anonimato”, explicou Camila Faria.
Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Wueliton Pires, o sucesso do conselho é resultado da sua postura atuante e da participação efetiva dos membros, que proporciona maior compreensão às questões de saúde pública do município. “Somos um órgão colegiado, independente, com intuito de contribuir e avançar o município. Se for avaliar o Conselho Municipal de Saúde de Bom Jardim, é só começar pelo número de cadeiras ocupadas, o que reflete positivamente na nossa Saúde, pois temos a consciência de que não atuamos apenas como fiscalizadores, mas também como usuários do Sistema Único de Saúde”, ressaltou o presidente, Wueliton Pires.
O Conselho Municipal de Saúde de Bom Jardim é composto por 32 membros, suas reuniões acontecem na primeira terça-feira do mês, é aberta ao público e são realizadas na sala de reuniões da secretaria municipal de Saúde, ao lado da sala do conselho, e tem início às 17h.

Quintas Poéticas levam Mário Quintana ao Galpão Cultural


                Será no próximo dia 26 de abril, quinta-feira, às 19h, na sala de música do Galpão Cultural Margaret de Jesus, a segunda edição do evento “Quintas Poéticas”, quando serão apresentadas obras do escritor brasileiro Mário Quintana. O evento, mais uma promoção da secretaria municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, é totalmente livre e gratuito e o público pode participar das declamações ou leituras. Para isso, os interessados devem procurar os  poemas disponíveis no Galpão Cultural. 

Quintas Poéticas recita grandes autores brasileiros


Por Ana Amélia Mendes (PMBJ)


No dia 29 de março, a prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, promoveu mais uma edição do espetáculo “Quintas Poéticas”, com objetivo de mostrar o trabalho realizado com os alunos das oficinas de teatro e atores convidados do teatro de equipe “Nois da Casa” do Galpão Cultural Professora Margaret de Jesus Silva. O evento teve início às 19h e foi realizado no Teatro Municipal do Galpão Cultural Professora Margaret de Jesus Silva.
Os alunos e atores – Brenda Lach, Carlos Lyebert, Gleyci Paes, Ingrid Guerra, Jhully Salles, Jonathan Fernandes, Larissa França, Lisandra Barbosa, Marcela Barbosa, Matheus França, Martina Paiva, Peter Abreu, Pedro de Castro, Salvador Henrique, Sabrina Carvalho, Thais Gonçalves e Vinícius Pereira – recitaram poesias de ícones da literatura brasileira como Cecília Meireles, Manoel Bandeira, Vinícius de Moraes, Carlos Drumond de Andrade, Millôr Fernandes, entre outros, e clássicos da poesia, como ‘Ilusões’ de Wiliam Shakespeare.
O próximo “Quintas Poéticas” será uma roda de poesias de Mário Quintana, com a participação especial da poeta Maria Lua, na próxima quinta-feira, dia 26 de abril, às 19h, no Galpão Cultural Professora Margaret de Jesus Silva, e será aberto ao público.

domingo, 15 de abril de 2012

Secretaria de Cultura de Bom Jardim formará novos flautistas


DA REDAÇÃO (JORNAL MAIS)


Quem está a fim de aprender a tocar um instrumento musical deve aproveitar a oportunidade que está sendo dada pela Secretaria municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer de Bom Jardim. A STECLA está disponibilizando uma nova oficina no Galpão Cultural: AULAS GRATUITAS DE FLAUTA DOCE, a partir dos 5 anos de idade. Horários serão definidos conforme as inscrições, pela professora Elisabeth. O telefone Galpão é 2566-2236.

Blog do Jornal Mais chega a 180 mil visitações!

DA REDAÇÃO (JORNAL MAIS)



Na noite deste domingo, dia 15, por volta das 20h50m, o blog do JORNAL MAIS BJ (www.jornalmaisbjnf.blogspot.com) na internet atingiu a impressionante marca de 180 mil visitações, os chamados page views, demonstrando o poder de fogo deste veículo de comunicação no mundo virtual, onde os bom-jardinenses e demais interessados, de qualquer parte do mundo, podem acessar as matérias, artigos, fotos, comentários, etc, postados pela redação do jornal diariamente. O blog agora divide as atenções com o novo site do jornal (www.jornalmaisbj.com.br), onde se é possível ler as matérias e visualizá-las pelo sistema Pageflip, exatamente como saíram na edição impressa do jornal em papel. 
Também se é possível acessar as mídias sociais das quais o jornal faz parte, como o Facebook (https://www.facebook.com/pages/Jornal-Mais-Bom-Jardim/198605073540722), Orkut (http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=8687058959915106792) e Twitter (http://twitter.com/#!/@jornalmaisbj).
Por tudo isso, você, leitor e internauta, continue nos prestigiando, seja adquirindo o jornal impresso nas bancas de Bom Jardim e Nova Friburgo, acessando nosso blog ou site, ou nos visitando nas redes sociais. 
Finalizando, gostaríamos de dizer que estamos também com a nossa webTV, que entra no ar logo que você acessa o nosso blog e que, brevemente, estaremos no ar com o nosso canal no You Tube.
Por tudo isso e muito mais, que o JORNAL MAIS é, com certa, o melhor canal de comunicação multimídia sobre tudo que acontece em Bom Jardim e região.

sábado, 14 de abril de 2012

Família Monnerat promove mais um encontro no Portal do Vale


DA REDAÇÃO (JORNAL MAIS) - Conforme Edital de Convocação publicado no último dia 5 deste mês, no jornal “O Fluminense”, de Niterói, a Associação da Família Monnerat (AFM), está convocando seus integrantes, os chamados “primos”, para o “64º Encontro da Família Monnerat”, a realizar-se nos dias 04, 05 e 06 de maio de 2012, no Portal do Vale, Duas Barras (RJ), a 1km do trevo de acesso ao município. Na oportunidade, também será realizada a Assembleia Geral Ordinária (AGO), quando serão discutidos diversos assuntos de interesse da diretoria da associação, bem como a eleição da nova diretoria para o biênio 2012/2014.
O diretor de Relações Públicas da AFM, Rogerio Monnerat Baptista, informa que os convites, bem como a programação do encontro, já foram remetidos via postal para todos os associados e espera contar com a presença de todos mais uma vez, para o melhor brilhantismo deste encontro anual. O presidente da AFM, Nego Machado Monnerat, também aguarda o comparecimento dos associados e demais familiares convidados, numa demonstração de união, congraçamento e confraternização entre os integrantes do clã Monnerat e seus descendentes. O JORNAL MAIS brevemente estará publicando mais detalhes do evento, que também podem ser obtidos pelo e-mail rmonneratb@gmail.com

Revista Momento Ambiental recebe prêmio de jornalismo da Alerj


DA REDAÇÃO (JORNAL MAIS)
   

Aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no último dia 28 de março, a entrega do prêmio Barbosa Lima Sobrinho de Jornalismo. Entre os agraciados, estava a Revista Momento Ambiental, que completou dez anos de circulação na Região Serrana do Estado. A honraria foi concedida pelo deputado Rogério Cabral, que fez questão de enaltecer a importância do trabalho realizado pelo seu fundador e editor, jornalista e ambientalista Paulo Nunes. Falou do importante apoio que a revista deu a comissão de agricultura da Alerj cobrindo todos os fóruns regionais realizados do “Rio Eco Rural”.
E reconhecendo esse trabalho é que homenageamos a revista Momento Ambiental com esse importante prêmio conclui o Deputado. Usando da palavra Paulo Nunes agradeceu ao Deputado Rogério Cabral a honraria e aproveitou o momento para ler a carta enviada e publicada na revista Momento Ambiental edição nº 29 ao Governador Sérgio Cabral, sobre a possível extinção do Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente. Após o fechamento da 3º Cia. – Campos, do PPF 4/1 Morro Azul Angra dos Reis e do PPF 2/2 Duas Barras outras unidades estariam também em vias de serem fechadas, entrando o Estado assim, na contra mão da história, quando o mundo inteiro clama pela preservação do meio ambiente.
A revista Momento Ambiental, que tem como objetivo maior informar para conscientizar, circula em 11 municípios da região sendo eleita pela Associação Friburguense de Imprensa como a melhor revista do ano de 2008 e 2009. Promove também várias ações de responsabilidade social como: ação cidadania, passeio ciclístico ecológico e Projeto Mãos Dadas.
Na mesma noite foram agraciados à empresa InterTV–Serramar, de Nova Friburgo, à jornalista Myrthes Kleinpaul Godoi, o Promotor Público Dr. Elias Marcelo Barucke Marcondes e o Prefeito de Macaé Riverton Mussi. A cerimônia que contou com a presença do time máster do flamengo campeão do mundo, além de vereadores e lideranças regionais, terminou com um coquetel.

Ampla e Prefeitura de Bom Jardim realizam grande projeto de responsabilidade social


Programas permitem a troca de geladeiras antigas por novas.


Por Ana Amélia Mendes (PMBJ)

A Concessionária de Energia Ampla, em parceria com a Prefeitura de Bom Jardim, realiza na última semana do mês de abril, entre os dias 23 e 27, uma grande mobilização no sentido de incentivar o uso racional da energia elétrica e conservação do meio ambiente. Os programas Consciência Ampla Sobre Rodas e o Semana Consciência Ampla visitarão a cidade e trarão diversas palestras, oficinas, além da possibilidade de concorrer a 92 geladeiras à base de troca.
O Consciência Ampla Sobre Rodas é um programa onde a Ampla adaptou uma carreta para percorrer as cidades de sua área de atuação levando conceitos de uso eficiente de energia, segurança com a rede elétrica e preservação do meio ambiente. O veículo, que possui 13 metros de comprimento e estará estacionado na Praça João Almeida de Carvalho, a partir do dia 23 de abril, conta com uma sala de aula e maquete educativa, onde os clientes da empresa receberão noções sobre estes temas, aulas para alunos de escolas públicas, visitação aberta ao público, distribuição de lâmpadas e promoção de um concurso para troca de 90 geladeiras.
Já o Semana Consciência Ampla, que acontecerá entre os dias 24 e 26 de abril, no Ciep 322 Mozart Cunha Guimarães, é um programa que tem por objetivo estreitar o relacionamento com as comunidades e promover o consumo consciente de energia, através de oficinas, palestras, atendimento comercial, brindes, troca de lâmpadas, além do concurso cultural para toca de duas geladeiras.
Venha conhecer os programas e concorra à troca de geladeiras. Para participar você precisa ter mais de 10 anos, trazer uma conta de luz e responder a seguinte pergunta: “O que você faz para utilizar a energia de forma consciente?” As melhores frases ganharão a troca de geladeira. O resultado será divulgado na quinta-feira, dia 26, às 19h. Para trocar sua geladeira antiga por uma nova, os ganhadores deverão comparecer ao local do projeto, na sexta-feira, das 9h às 13h, trazendo:
• uma conta de luz
• um documento de identificação
• sua geladeira antiga
Não perca esta oportunidade. Participe!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Exposição sobre a memória de Bom Jardim é prorrogada



DA REDAÇÃO (JORNAL MAIS)

 Atendendo a inúmeros pedidos, a “1ª Mostra da Memória Minha Querida Bom Jardim” foi prorrogada até 29 de abril, no Galpão Cultural.  Trata-se de uma excelente oportunidade para estudantes e professores, além de curiosos e do público em geral conhecerem um pouco mais da história do município, contada pelos objetos, fotografias e documentos que compõem o acervo da exposição.
Muitos dos objetos expostos são de coleções particulares e foram doados ou emprestados ao Museu Clirton Rêgo Cabral por descendentes dos antigos fundadores e moradores de Bom Jardim, para compor o cenário do evento histórico e cultural. São dezenas de fotos, relógios, rádios, móveis, utensílios domésticos, máquinas de escrever, oratórios antigos e até correntes utilizadas para prender os escravos no tempo do império e da colonização portuguesa, quando predominava a escravidão na região e em todo o Brasil.
Grupos e escolas, interessados em fazer uma visita guiada e gratuita, podem fazer o agendamento pelo telefone 2566-2236. O horário de visitação é de 2ª a 6ª feira, de 9h às 12h e de 13h30m às 16h30m. No sábado e domingo, de 14h às 18h. 

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Evento social marca primeira simulação das sirenes do sistema de alarme


Por Ana Amélia Mendes (PMBJ)


No dia 29 de abril, Bom Jardim terá a primeira simulação das sirenes do sistema de alarme/alerta contra cheias e escorregamentos. O evento, que ganhará cunho social com a presença de outras atrações, será realizado no Ciep 322 Mozart Cunha Guimarães, no bairro São Miguel, às 10h. Segundo informações do prefeito, Dr. Paulo Barros, e do secretário municipal de Defesa Civil, Romildo André de Jesus, será oferecido transporte às comunidades dos distritos de São José do Ribeirão e Banquete, dada a importância da participação da população no evento.
Além das orientações, explicações e treinamento da Defesa Civil Estadual quanto à maneira de proceder diante de períodos de anormalidade, a secretaria de Defesa Civil de Bom Jardim quer realizar um grande evento e para isso conta com o apoio de diversos parceiros que, juntos, oferecerão aos participantes atrações para todas as idades. Cama elástica, balão pula-pula, pipoca, algodão doce, refrigerante, iogurte, café, cortes de cabelo, aferição de pressão arterial, são alguns dos resultados das parcerias com a SAF, Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, Larisol, Padaria Nonna Carmela, Café Bonjardinense e Secretaria Municipal de Saúde.

Radioamadores também participam do teste das sirenes


Atendendo ao convite do prefeito Paulo Barros, do secretário municipal de Defesa Civil, Romildo André de Jesus e sua equipe, o radialista e radioamador Getúlio Gomes, coordenador municipal da RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores e agente municipal da LABRE-RJ em Bom Jardim, também participa do Simulado de Defesa Civil em Bom Jardim, informando que providências estão sendo tomadas quanto a convocação dos radioamadores possuidores do COER no município e que no local designado para o evento será instalada uma estação rádio base (VHF), na frequência de 145.550, para ponto a ponto, e a frequência 145.350 RPT (Nova Friburgo) para QSO's longa distância. 



Obras de pavimentação no Campo Belo terminam esta semana


Por Ana Amélia Mendes (PMBJ)

Termina esta semana a execução das obras de reparo, manutenção e drenagem em toda extensão pavimentada do bairro Campo Belo, danificada pelo aumento expressivo do número de veículos em razão da queda da ponte sobre o Rio Grande. A obra foi realizada através de recursos próprios e teve duração de cerca de três meses.
A pavimentação teve início em janeiro deste ano, logo após a liberação para o funcionamento da ponte na RJ-116, que passou a receber todo o trânsito de veículos que antes passava pela via municipal. Para o secretário municipal de Obras, Thiago Muniz, a conclusão da obra é mais um passo dado em direção ao desenvolvimento, ordenação e organização que Bom Jardim apresentava antes da tragédia de 2011, uma referência de município, citado diversas vezes por autoridades estaduais, como o governador Sérgio Cabral e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o deputado estadual, Paulo Melo.

Bom Jardim e CGU promovem cursos a servidores públicos municipais

Por Ana Amelia Mendes (PMBJ)


Durante a última semana do mês de março, entre os dias 26 e 30, a Prefeitura de Bom Jardim em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) promoveram diversos cursos de fortalecimento da gestão pública voltados a servidores públicos do município e de algumas cidades vizinhas, além do Encontro de Conselheiros Municipais de Bom Jardim. Aberto pelo prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros, o evento teve início às 9h, no auditório da Casa da Cultura.
“Esse momento é bastante oportuno para abordarmos assuntos de relevante interesse para a administração pública, pois após a tragédia, todas as nossas prestações de contas foram aprovadas o que denota um zelo muito grande com a coisa pública”, salientou o prefeito Paulo Barros na abertura do evento.
Os cursos abordaram temas como Convênios, Lei de Responsabilidade Fiscal, Portal da Transparência, Controle Interno, Licitações e Compras, Servidor Público, Orçamento Público.
Para os técnicos da CGU, Carla Arêde, Rúbia Barros, Lidienio Menezes, os cursos são excelentes oportunidades para a atualização dos servidores públicos já que o próprio município é quem escolhe os assuntos a serem abordados. “O fato de estarmos em Bom Jardim denota o interesse do prefeito em proporcionar qualificação aos servidores, tornar a administração pública mais transparente e eficiente, pois o interesse parte do gestor”, esclareceu Carla Arêde.
Já no Encontro dos Conselheiros Municipais de Bom Jardim, que contou com um numeroso público, dez propostas foram confeccionadas para a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social, entre elas a criação de um espaço físico para o funcionamento dos conselhos, a implementação junto às escolas de informação sobre o papel do conselho e dos conselheiros, a estimulação das comunidades a discutirem as suas demandas e trazê-las aos conselhos.

Lions e Prefeitura de Bom Jardim organizam primeiro torneiro de xadrez


Por Ana Amélia Mendes (PMBJ) 

O Lions Clube de Bom Jardim com apoio da prefeitura municipal, através da secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, informa que se encontram abertas as inscrições para o seu primeiro torneio de xadrez com início previsto para o mês de maio. Aos interessados, as inscrições podem ser feitas pela internet, através do e-mail  xadrez.lions@gmail.com , com os seguintes dados, nome, endereço, data de nascimento, número do documento de Identidade e telefone para contato.

Médica pediatra lança livro de poesias


“Porta entreaberta” é o título da publicação.

DA REDAÇÃO (JORNAL MAIS) - Segundo informações publicadas pelo professor Marlon A. Rodrigues da Silva no blog da secretaria municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer de Bom Jardim (http://www.teclabj.blogspot.com), a médica pediatra Drª Élida Moreira estará lançando no próximo dia 10 de maio o seu livro, intitulado “Porta entreaberta”. A noite de autógrafos será realizada às 19h30m, no Galpão Cultural Margaret de Jesus, no centro da cidade.
Élida é pernambucana, mas está radicada em Bom Jardim há mais de dez anos, onde desenvolve trabalho voltado para o aleitamento materno e a nutrição infantil, como forma de prevenir doenças e diminuir os riscos da mortandade na primeira fase da vida dos bebês. Seu livro tem como tema poesias do cotidiano. Consta de 50 trabalhos escritos desde a adolescência até a maturidade da autora e mostra, em linguagem simples, uma visão poética das diversas facetas da vida ao longo do tempo, chegando a ser quase autobiográfico.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Falta de energia elétrica cancela encenação da Paixão de Cristo em São José


DA REDAÇÃO (JORNAL MAIS)
Em comunicado postado na página do JORNAL MAIS no Orkut, no último dia 7, sábado, o grupo Teatral Patres lamentou o cancelamento da encenação da “Paixão de Cristo”, via sacra realizada anualmente na Sexta-feira da Paixão, na praça central e escadarias da Igreja de São José do Ribeirão, segundo distrito de Bom Jardim, em comemoração à Semana Santa. Segundo o comunicado, a suspensão do evento foi motivada pela falta de energia elétrica na localidade, durante grande parte da noite, englobando o período em que seria realizado o espetáculo. O fornecimento de energia, necessária para a iluminação e sonorização do evento, foi suspenso devido ao forte temporal que se abateu sobre a região serrana durante toda se sexta-feira, dia 6, que provocou inúmeros transtornos em diversos municípios, inclusive, soterramentos em Teresópolis, onde morreram cinco pessoas, além de centenas que ficaram desabrigadas.
Em Bom Jardim, a queda de uma árvore sobre a rede elétrica teria sido a causa para a interrupção no fornecimento de eletricidade, que demorou mais de sete horas até ser finalmente restabelecida pela concessionária Ampla. Com isso, o espetáculo deixou de ser realizado pelo segundo ano consecutivo, uma vez que o mesmo também havia sido suspenso no ano passado, em decorrência da catástrofe ambiental que atingiu toda a região serrana, inclusive, o distrito de São José, destruindo equipamentos, indumentárias e partes do cenário utilizadas pelo Patres para a encenação.
Eis o comunicado postado pelo Patres: “Em 2011, uma grande catástrofe ambiental arrasou nossa querida região serrana, ceifando vidas, destruindo sonhos e todo o nosso patrimônio, resultando em um ‘deserto de lama’.  Mas, foi através de muito trabalho e dedicação e contando com nossos patrocinadores, que o Grupo Patres conseguiu ânimo para 2012. Mas, infelizmente, não pudemos concretizar o nosso objetivo, pois uma
tempestade de verão atingiu São José (2º distrito) no dia 06/04/2012, causando a queda de um eucalipto sobre os fios de energia elétrica e interrompendo assim o fornecimento de energia das 13h45m até às 21h45m (mais ou menos), impossibilitando a Encenação Teatral da Paixão de Cristo.
O que impressiona foi a demora para o restabelecimento da energia por
parte da Ampla. Será por que?  Bem, não queremos entrar em detalhes, mas cada um sabe do seu “gono”. Mas enalteço de uma forma respeitosa o empenho e o desejo de todos os
membros do Grupo Patres, em fazermos nossa apresentação. Tudo foi preparado com
dedicação e amor para o público que estava com desejo de assistir a apresentação, mas esbarramos na demora, no descaso, na falta de sensibilidade e respeito pelo trabalho dos outros.
O nosso muito obrigado àqueles que não faziam parte do Grupo Patres, mas que, vendo o nosso sacrifício em remontar todos os cenários após a chuva, se prontificaram a nos ajudar, ficando de baixo de chuva ajudando a terminar de montar. Gostaríamos também de agradecer e pedir desculpas a todas as pessoas que saíram de suas casas para vir assistir a encenação. Obrigado a todos os membros e patrocinadores. Desejamos a todos uma Feliz Páscoa, que Deus abençoe cada uma de vocês.  
São José do Ribeirão, 07 de abril de 2012.
Grupo Teatral Patres

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Bom Jardim marca presença no aniversário de Aperibé


Exposição e canto coral são as atrações levadas aos aperibenses.

DA REDAÇÃO (JORNAL MAIS) - O município de Aperibé, situado no norte-noroeste do estado, está comemorando no próximo dia 11 de abril, seu 20º aniversário de emancipação político-administrativa e, a convite dos organizadores dos festejos programados para a celebração da data, Bom Jardim estará participando, levando aos aperibenses um pouco de sua arte.  Para começar, foi inaugurada no último dia 3, quinta-feira, na Casa da Cultura de Aperibé, a exposição “Expressões”, do artista plástico, bom-jardinense por opção, Lula Tróccoli (foto acima), que inspirado na natureza e na pesquisa de expressões faciais, cria belíssimas peças em cerâmica e madeira. 
Já no próximo dia 21 de abril, sábado, feriado nacional, vai acontecer na tenda armada ao lado da Casa da Cultura de Aperibé, a apresentação do Coral de Bom Jardim (foto ao lado). Criado por iniciativa da secretaria municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer (Stecla), o coral está para completar dois anos de existência, somando experiências e novos integrantes. Já se apresentou em outros municípios, incluindo Aperibé – que agora ratifica a amizade cultural das duas cidades com este novo convite. O Coral de Bom Jardim apresentou-se neste último sábado, 31 de março, no Cine Bom Jardim, fechando as atividades comemorativas pelo aniversário do  município, com grande presença de público. 

Projeto “Fazendo Arte Na Praça” conquista público bom-jardinense



DA REDAÇÃO (JORNAL MAIS) 


Com o apoio da secretaria municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer (Stecla), o projeto “Fazendo Arte Na Praça”, apresentado pela Companhia Viva de Teatro e Circo, foi um grande sucesso em Bom Jardim, reunindo grande número de famílias em duas apresentações: No sábado, dia 24 de março, no centro da cidade, e no domingo, 25, em São José do Ribeirão.
 As crianças tiveram a oportunidade de participar de oficinas, confeccionando um brinquedo popular (o barangandão arco-íris), aprendendo a andar de perna-de-pau e treinando com malabares. E ainda: todos curtiram a valer a apresentação do espetáculo "Cabe na Mala", com Patrick Nogueira e o músico Paulo Dali. 
O projeto tem como focos principais ressignificar os espaços públicos, transmitir e preservar a cultura infantil e proteger os direitos das crianças e adolescentes. O projeto “Fazendo Arte na Praça” foi contemplado no Prêmio Pontinhos de Cultura de 2010, do Ministério da Cultura e segue circulando em praças e logradouros públicos em diversos municípios fluminenses. Em breve, Bom Jardim receberá outros espetáculos com a arte do Teatro e Circo: "O Menor Circo Do Mundo", com a Trupe Família Clou, e "Picadeiro Brasileiro", com a Cia. Trapos e Farrapos, em datas ainda a serem confirmadas.