sábado, 22 de setembro de 2012

Homem é esfaqueado no Bairro dos Alves e acaba morrendo

Romildo Amélio, suspeito de matar Wilian
Olival a facadas no Bairro dos Alves.

Na noite do último sábado, 15, conforme informações chegadas à redação do JORNAL MAIS, por volta das 22h10min, a Polícia Militar de Bom Jardim foi acionada para comparecer à Rua Manoel Gonçalves Teixeira Neves, no Bairro dos Alves, onde segundo denúncia, havia um homem esfaqueado. A guarnição policial, composta pelos Cb. Scream e Sd Garcia, chegou rapidamente ao local onde, e de fato, encontrou um homem ensanguentado no chão, identificado como Willian Olival, de 29 anos. Como ele ainda se encontrava com vida, a polícia prestou socorro, levanto-o imediatamente ao Hospital Celso Erthal (HCE), aonde infelizmente ele já chegou sem vida.
Após este procedimento, os policiais retomaram ao local da ocorrência para colher mais informações sobre o paradeiro do suspeito do crime, contando com o auxílio de outras viaturas da corporação. Acabaram encontrando em determinado local uma faca de caça com mais de 30 cm de comprimento, possivelmente usada no crime. Após quase duas horas de buscas em residências e terrenos na localidade, os policiais Iograram êxito, encontrando o suspeito escondido dentro de uma caia d'água no quintal de sua própria residência. Alguns moradores revoltados com o ocorrido chegaram a cogitar o linchamento do elemento acusado de cometer o crime, que foi identificado como sendo Romildo Amélio Guine (foto acima), 39 anos, que também mora nos Alves.
Ele foi conduzido a 158ª DP para ser autuado em flagrante por homicídio, onde permaneceu até ser transferido para uma penitenciária no Rio. Consta ainda que o acusado se negou a dar depoimentos. Permanece em silêncio, se valendo do direito constitucional de falar somente em juízo.  O motivo para o esfaqueamento não foi revelado e segundo informações, Willian Olival em casado e pai de dos filhos.

Projeto promove palestra com pediatra envolvendo família e escola no Bem-Te-Vi

Drª Joelma Lattanzi e a direção da escola

A secretaria municipal de Educação propôs que as unidades escolares de Bom Jardim desenvolvessem o “Projeto Família e Escola em Ação” durante este ano letivo de 2012. Assim, a escola municipal Armando Jorge Pereira de Lemos, tanto cumpriu esta recomendação, quanto procurou empreendê-la da melhor forma possível.
Grande número de pais de alunos compareceu
à palestra do projeto Família e Escola em Ação.
Com isso, foi realizado no último dia 20 de agosto um encontro com os pais de alunos, oportunidade em que lhes foi apresentada uma produtiva palestra com a médica pediatra Drª Joelma Lattanzi Erthal que, entre outros assuntos oportunos e relevantes, abordou o tema Higiene.
Durante a palestra, os pais também puderam formular perguntas e levantar dúvidas, recebendo assim interessantes e instrutivos esclarecimentos a respeito do assunto. Aproveitando também a oportunidade, a Drª Joelma apresentou orientações quanto a algo que preocupa bastante as mães, que é a questão do piolho, inclusive passando para todas as mães e alguns país presentes, uma fácil e eficiente receita caseira para eliminar este temível e indesejável parasita.
A diretora do educandário, Tânia Jasmim, juntamente com toda sua equipe, em contato com a reportagem do JORNAL MAIS, aproveitou para agradecer à Drª Joelma, bastante querida na comunidade – uma vez que por muito tempo foi médica do PSF do Bem-Te-Vi -, por ter aceito o convite e lá ter realizado sua palestra,  contribuindo assim para o sucesso do projeto. 

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Galpão Cultural apresenta neste domingo mais dois filmes do I Festival do Cinema Mudo


                O Cineclube Professor Assuramaya está apresentando no Galpão Cultural Margaret de Jesus Silva o “l Festival de Cinema Mudo de Bom Jardim”. O evento acontece todos os domingos do mês de setembro, com uma sessão de dois filmes, às 16h. A programação para este dia 23 de setembro apresenta o clássico franco-americano “Alice no País das Maravilhas, da obra de Lewis Caroll “Alice in Wonderland” (1915).  
Já na segunda parte da sessão será exibido o filme alemão “Nosferatu”, de 1922, que tem a direção de F. W. Murnau e roteiro de Henrik Galeen. No elenco estão Max Schreck,Greta Schröder e Ruth Landshoff.  Num dos filmes mais marcantes de todos os tempos, Max Schreck foi por muito tempo confundido com um vampiro real, tal a sua integração ao papel. O filme é baseado na obra “Dracula”, de Bram Stoker.
O projeto conta com a parceria da Associação Cultural Barra Alegre e Sabores de Macacu Alimentos Orgânicos, com o apoio do Governo Federal, Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer (Stecla), Cultura+Cine, entre outros.

II Encontro de Corais no Cine Teatro Edmo Erthal


                Será nesse dia 22 (sábado) às 19h 30min e dia 23 (domingo) às 17h, o II Encontro de Corais de Bom Jardim que terá lugar no Cine Teatro Edmo Erthal (antigo Cine Bom Jardim), no centro da cidade. Como anfitrião do encontro, o Coral de Bom Jardim fará as honras da casa, recepcionando os demais corais coirmãos convidados.
O evento conta com a seguinte programação: No sábado, dia 22 a partir das 19h30min – Coral SerCidadão (Rio de Janeiro), Coral UFRJ (Rio de Janeiro), Coral do Grêmio Português (Nova Friburgo) e Coral Inegrassom (Rio de Janeiro). No domingo, 23 de setembro, a partir das 1 7 horas Coral Municipal de São José do Vale do Rio Preto, Coral da Casa de Portugal (Teresópolis) e Coral Nossa Senhora da Piedade (Cordeiro). A censura é livre e a entrada franca. Mais informações com a equipe da secretaria municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer (Stecla), na Casa da Cultura (22) 2566-3032 ou no Galpão Cultural (22) 2566-2236.

Tinga aguarda chamado do novo técnico do Palmeiras para voltar a jogar no clube


Desprezado pelo Ceará, para o qual havia sido emprestado, atleta nascido em Bom Jardim não conseguiu se transferir para o Avaí de Santa Catarina nem para o Náutico do Recife e continua sem jogar na Série B do Brasileirão. A esperança é que agora o novo treinador possa chamá-lo de volta ao Palmeiras e voltar a atuar pela Série A.
Tinga durante os treinos no clube cearense

A chegada do novo técnico do Palmeiras, Gilson Kleina (ex-Ponte Preta), que veio substituir Luiz Felipe Scolari (Felipão) e tentar tirar o clube da zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro, Série A, trouxe novas esperanças ao volante bom-jardinense Tinga, que pertence ao Verdão, mas que havia sido emprestado ao Ceará, para onde foi levado a fim de disputar a Série B pelo clube nordestino. No Ceará, entretanto, Tinga atuou em algumas partidas, recebendo até algumas críticas favoráveis da imprensa cearense, mas acabou preterido pelo técnico PC Gusmão, que não estava mais relacionando o craque para as partidas.
Gilson Kleina, novo técnico do Verdão que também
veio da Ponte Preta, pode chamar Tinga de volta.
Colocado à disposição da diretoria alvinegra, Tinga chegou a ser oferecido ao Avaí, clube de Florianópolis, que também disputa a Série B, mas um empecilho jurídico acabou impedindo a sua contratação pelo chamado  Leão da Ilha. De acordo com o regulamento da CBF, entidade que regulamenta a disputa do Campeonato Brasileiro, o atleta não poderia atuar por outro clube na Série B, por já haver jogado pelo Ceará, onde foi relacionado para mais de seis jogos como titular. O time catarinense tentava contar com o jogador com base no artigo 46 do Regulamento Geral das Competições, que prevê que não seriam contabilizadas partidas em que o atleta fica à disposição no banco de reservas durante um jogo, mas não entra em campo. No entanto, a CBF emitiu parecer negativo no caso. Pelo mesmo motivo, o jogador também não pôde ser contratado pelo Náutico do Recife, que em agosto passado manifestou interesse em coloca-lo em seu plantel. Caso a transação se concretizasse, Tinga permaneceria do nordeste, mas atuando por um clube da Série A.
Sem poder jogar novamente pelo Ceará, onde foi barrado por PC Gusmão e sem poder ser contratado por outro clube, Tinga acabou ficando ocioso, sem jogar desde o início do segundo semestre do ano.  A diretoria da CBF alegou que Tinga não poderia atuar por uma terceira equipe no mesmo ano. “Ele também foi reserva em jogos do Palmeiras pela Copa do Brasil neste ano. Não é permitido que um jogador atue por três clubes numa mesma temporada”, disse Sandro Barreto, diretor jurídico do Avaí.
Como Tinga havia saído do Palmeiras dispensado por Felipão, que o excluiu do elenco do alviverde paulista, a esperança do atleta é que o novo técnico Gilson Kleina – que também veio da Ponte Preta, onde o atleta despontou para o futebol profissional, chegando até mesmo a vestir a camisa amarela da seleção brasileira Sub-20 - venha a chamá-lo para se reintegrar ao time que agora precisa contar com a sua força máxima para fugir da chamada “zona da degola”.

Decoração clean: Uma nova tendência nas festas infantis!


            Hoje vim falar sobre a atual tendência das festas infantis. Os elementos são mais sofisticados e requintados (nem sempre mais caros) nas festinhas dos pimpolhos. Essa tendência “clean” privilegia uma decoração mais clara e limpa. 
Mas afinal o que caracteriza a decoração clean? 
Em linguagem décor: O estilo clean é caracterizado pela ausência de elementos ornamentais ou supérfluos, limpeza nas formas e pureza de linhas, ou seja, menos é mais! Também chamada de minimalista, a regra é evitar o excesso. São usadas poucas "coisas", apenas as essenciais, mas ao contrário do que se pensa a decoração o ambiente não fica “sem graça”, e sim com uma cara mais funcional e limpa. 
Vamos pensar em algo ecologicamente correto Também, sem muito exagero com as bolas em látex!
Todos os itens que vão a mesa necessariamente não precisam ser para todos os convidados. Fazendo assim algo que agrade também a família e, é claro, ficando como recordação belas fotos.
Com relação aos docinhos podem ser servidos os tradicionais (beijinhos, brigadeiro, olho de sogra...). O que muda é a forma que eles são é apresentados. Por exemplo, os mesmos docinhos passam a ser modelados com o tema da festa, ou com totens (mini adereço decorativo ou mini bandeira, tags, totens e mini display – personalizados com o tema da festa – espetados nos docinhos).
E ainda podem ser utilizadas forminhas também personalizadas para abrigar os docinhos. Eles passam a fazer parte da decoração da mesa principal. São dispostos em bandejas, caixa de MDF forrada com tecido seguindo o mesmo padrão da festa, mesmo “soltos” (mas de forma padronizada) na mesa! Como elementos decorativos são utilizados bonecos de tecido com roupas seguindo o mesmo padrão da festa.
Peças em miniaturas. Também são utilizados tecidos e fitas para forrar vasos e assim trazer mais charme para a mesa principal. Uma alternativa ao uso do painel de fundo é forrar a parede com tecido/lycra/bolas/elipses/banner e a lona, que é menor no tamanho 0,70x1,00.
Os bolos falsos – o dito bolo fake – vieram apenas para facilitar na hora do parabéns. Os displays no tamanho real da criança também dão um charme à festa.
Nada impede que molduras, quadros, vasinhos... sejam pendurados. Souplats forrados com tecido floral alternando com tecidos de listras também são uma boa dica para a mesa dos convidados. Aqui o que vale é a imaginação...
A mesa propriamente dita pode ser utilizada na sua forma bruta (clássica, moderna, provençal ou cottage, rústica...). Tudo depende da linha do estilo que se deseja seguir. Também podem ser utilizadas toalhas ou trilhos, mas nada como nas festinhas tradicionais.
Agora essas são simples e mais elegantes!

Flavia Braga

Grupo Maneiros do Café, da escola EBC, conquista troféu em Casimiro de Abreu


A escola municipal Edmo Benedicto Correa mais uma vez, em grande estilo, representou o município de Bom Jardim na Festa do Folclore realizada em Casimiro de Abreu, município da Baixada Litorânea Fluminense. O grupo de Maneiro-Pau Maneiros do Café, sob a orientação da professora Andreia e a diretora Valdineia, que vem fazendo muito sucesso em apresentações em festas que valorizam o resgate da cultura popular, realizou grande apresentação, trazendo até um lindo e cobiçado troféu para o acervo da escola. 
Como prêmio pela conquista, foi realizando um passeio com alunos e professores em Costa Azul.Este trabalho da Escola EBC vem transformando estudantes, que se superam a cada dia participando desta dança que exige muita responsabilidade, atenção, coordenação, concentração, companheirismo e, sobretudo, bom rendimento escolar.  Todos os alunos da EBC se sentem motivados a participar e assim, vão procurando a cada dia uma melhoria no comportamento, rendimento, para merecerem a vaga no grupo. Desta forma, a equipe da escola vai realizando mudanças significativas.
A última apresentação foi prestigiando a Festa do folclore na escola municipal Armando Jorge Pereira de Lemos, no bairro Bem-Te-Vi, em Bom Jardim. “Fica aqui o nosso agradecimento às diretoras Tania e Valéria e a toda a equipe organizadora da festa”, disse a diretora da EBC, Valdineia Silveira Dias.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Família Erthal realiza mais um encontro anual em Bom Jardim


Neste dia 29 de setembro, sábado, a conhecida família Erthal estará realizado mais um encontro anual em Bom Jardim, o 34º, evento que terá lugar no Maravilha Clube e contará com presidência e a realização da professora Delia Erthal Guinâncio. A programação do encontro prevê abertura com evocação  religiosa, apresentação do Coral de Bom Jardim, almoço de confraternização, dança típica alemã, sorteio de um tablet e outros brindes, concurso de chopp a metro, eleição da nova diretoria e baile de encerramento.
Haverá também uma homenagem especial à Madre Erthal,  nascida Maria Luzia da Rocha Erthal, bisneta do patriarca da família João Erthal.  No esplendor da juventude, Madre Erthal resolveu dedicar-se à vida religiosa,  ingressando na Ordem das Doroteias, em Nova Friburgo, onde acabou se tornando professora do Colégio Nossa Senhora  das Dores. Em pouco tempo, por seus méritos e dedicação, galgou  a posição de Madre Superiora da Congregação e  diretora da Faculdade de Filosofia Santa Doroteia (FFSD).
Depois de aprender e a falar fluentemente o idioma alemão, em 1966, foi  à Alemanha pesquisar a origem  da Família Erthal naquele país. Suas descobertas serviram de base a que seu irmão, Hélio da Rocha Erthal escrevesse em 1998, o livro “Doze Séculos de História”, complementando suas preciosas informações sobre a família. Já em 6 de novembro de 1971, aos 42 anos de idade, falecia Madre Erthal em Nova Friburgo, onde está sepultada.
O jornalista Célio Erthal Rocha, conselheiro da Associação João Erthal e ex-presidente da entidade,  congratulou com  a presidente Delia pelo que ele considerou excelente a programação do encontro. Exaltou também a figura de Madre Erthal, sua prima, a qual, juntamente com seu irmão, o cirurgião-dentista  Hélio da Rocha Erthal e Manoel Erthal se deve a preservação da memória da família. “Sem  o trabalho desses abnegados, através de suas pesquisas e livros, ela se perderia na poeira dos tempos”, disse.

sábado, 15 de setembro de 2012

Brasilidade: um novo caminho


Maria Inez do Espírito Santo (foto)

Outro dia falávamos aqui, num texto criado especialmente para este jornal, sobre a importância da cultura, como elemento de revivificação nas horas de sofrimento.  A receita vale para os cidadãos de Bom Jardim tanto quanto para qualquer grupo humano.
E é por isso mesmo, pela força fundamental que os elementos culturais genuínos de um povo têm, que os colonizadores, em todos os tempos e lugares, desprezam e renegam as culturas dos locais que invadem e impõem, aos colonizados, seus costumes e crenças. Buscam  destruir a verdadeira identidade  dos que são submetidos e, assim,  toda  possibilidade de reação ao domínio que lhes é imposto.
No Brasil,  não foi diferente. Desde  o tempo conhecido como de nosso “descobrimento” , os habitantes originais  dessa terra “Pindorama” foram desprezados e tiveram seus costumes desvalorizados,  em nome de uma suposta superioridade da cultura européia. E assim foram se sucedendo umas e outras  colonizações, declaradas ou disfarçadas,  de modo que nosso sistema de valores  foi-se deformando para agradar, principalmente, a interesses estrangeiros.
A educação não poderia passar isenta por esse processo. Pelo contrário, se é ela, exatamente, o instrumento que melhor serve tanto para estimular quanto para destruir a auto estima do ser humano. Foi, portanto, seguindo a postura de desvalorização de nossas culturas, que a escola brasileira, de modo geral, reproduziu os padrões de sistemas de governos submetidos a políticas que não respeitaram nem valorizaram as características genuínas de nossa terra.
Uma das trágicas consequências desse processo  foi  a sabedoria milenar de nossos povos ancestrais  ter sido soterrada nos destroços das centenas de nações indígenas assassinadas,  por séculos e séculos de sucessivas invasões ocorridas aqui (que a história oficial não conta). Essa situação foi  agravada, definitivamente com o estabelecimento dos portugueses no Brasil, a partir de 1500, quando se declararam, legalmente, os donos do território invadido.
No entanto, como acontece na Natureza maior, a cultura igualmente se refaz, em movimento contínuo e perene. E vivemos, hoje, o início de um tempo de resgate e reconstrução do que nos pertence, sim, por direito legítimo: os ensinamentos preciosos de nossos antepassados indígenas, preservados pela transmissão oral, de geração em geração, através do que eles chamam de “histórias dos antigos” e que nós conhecemos pelo conceito universal de mitos.
Com a  recente (ainda que tardia) determinação do governo federal, que estabeleceu, com força de lei (11645) a obrigatoriedade do ensino das culturas indígenas  nos cursos fundamental e médio de todas as escolas do país, inaugura-se um espaço oficial para que possamos formar cidadãos brasileiros  conhecedores de suas raízes e orgulhosos delas.
Resta-nos levar a lei para a efetiva prática diária. Um exercício  que surgirá  do prazer de descobrirmos  quem verdadeiramente somos.
Maria Inez do Espírito Santo  -  www.mariainezdoespiritosanto.com

Vem aí a 3ª Festa da Flor e do Café de Bom Jardim


Com a Primavera chegando, nada melhor do que um evento para valorizar as flores da região. Inspirados também no café, outro produto apreciado pela maioria dos brasileiros, a Produtora Cultural Sempre prepara a 3ª Edição da Festa da Flor e do Café de Bom Jardim, que vai acontecer nos dias 29 e 30 de setembro. O principal objetivo do evento é oferecer cultura e entretenimento para todos, fortalecendo e divulgando a identidade deste município do interior do Estado do Rio de Janeiro, que é o segundo maior produtor de flores de corte do Estado. O local escolhido para a realização da Festa da Flor e do Café é o Galpão Cultural Margaret de Jesus, que está localizado ao lado do antigo zoológico.
No espaço, haverá exposições de flores, café, carros antigos e fotografias; o Jardim da Princesa; Espaço Decor; mostra de trabalhos artesanais; serão realizadas palestras e oficinas; almoço dançante; shows; degustações; dança; recital; o Museu do Café; e muito mais. No sábado, o evento começa às 14 horas, e no domingo às 10h; com entrada gratuita.
Segundo Ana Quintela e Adriana Rocha, organizadoras do evento, produtores de flores vão expor rosas, palmas, crisântemos, margaridas, heras, statices, lírios, girassol e uma enorme variedade de flores de corte. O horto convidado fará a venda de bromélias e haverá exposição e venda de artesanato e de produtos da agroindústria. Outro atrativo será a degustação de café, com cafés especiais, expresso e comum, durante os dois dias, oferta de dois parceiros do evento. E na área externa, a exposição de carros antigos contará com o primeiro carro táxi de Bom Jardim, um Ford 1928, restaurado.
Quanto às atrações culturais, além de diversos shows haverá um recital com piano e coral, logo após a abertura da Festa, no sábado. “No almoço de domingo, comidinhas da roça, galinhada e canjiquinha com costelinha de porco, além de vários petiscos para acompanhar uma cervejinha gelada”, acrescenta Ana Quintela, para deixar os interessados com água na boca.A terceira edição da Festa da Flor e Café de Bom Jardim conta com a parceria da Prefeitura local, por meio das secretarias municipais de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, e de Agricultura e Desenvolvimento, e apoio da EMATER-RIO, Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado, SEBRAE, Sistema FAERJ, Rio Rural, Jornal Mais Bom Jardim, Rádio Alternativa e Rádio Serrana de Banquete, além de empreendedores locais.
Outras informações pelos links:
Telefones: (22) 8127-5494 (Tim) e (22) 9907-6703 (Vivo).

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

"Viagem no tempo" traz "II Festival Um Jardim de Poesia"


Por Marlon A. Rodrigues da Silva

O vídeo amador trazido esta semana pelo Projeto Mídia Digital mostra os shows musicais do "II Festival Um Jardim de Poesia - Troféu Marino Pinto", realizado na Casa da Cultura Mário Machado Nicoliello - Auditório Marino Pinto, em 30 de abril de 2010.

João Cláudio Lassarotte, Weslen Ramos, Eliane Lomba e Telma da Costa cantaram na abertura e em intervalos do festival de poesias, enriquecendo o evento literário com a arte da música.

Esta é a atração desse fim-de-semana da "Viagem no tempo", exibição de uma série de filmes sobre Bom Jardim produzidos pelo Projeto Mídia Digital (ou digitalizados a partir de fitas VHS e convertidos em DVD).

Duração: 39 minutos.
Data: sábado e domingo, 15 e 16 de setembro de 2012.
Horário: 16h.
Local: Museu Clirton Rêgo Cabral (Galpão Cultural).
Classificação: LIVRE.
GRATUITO.

Fonte: Blog da Secretaria municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer de Bom Jardim (Stecla).

V Festival de Talentos Bom-jardinenses foi sucesso de público

A banda Black Öut fechou a noite com mais rock'n roll

Por Marlon A. Rodrigues da Silva

O Grupo Atitude do Samba fez a abertura do evento.
O Festival de Talentos Bom-jardinenses está melhor a cada edição! Na versão 2012, que aconteceu no feriado de 7 de setembro, proporcionou ao público (que lotou as dependências do Cine-teatro Edmo Erthal) uma sensacional noite com muitos atrativos musicais. Ao todo foram 12 atrações, com cantores, músicos e bandas de diversos estilos.

O público lotou as dependências do Cine-teatro Edmo Erthal
Esta  foi a 5ª edição de um evento que tornou-se uma vitrine para os artistas da região e é promovido pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer (STECLA), devidamente fotografado e filmado pelo Projeto Mídia Digital, que desde 2007 trata do resgate, registro e conservação da memória bom-jardinense.
Fonte: Blog Um Bom Jardim de Cultura - da secretaria municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazes - Stecla (http://teclabj.blogspot.com.br/).

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Bom Jardim se destaca novamente no Brasileiro de Kung-Fu em SP


Bom Jardim mais uma vez se destacou no cenário nacional do Kung-Fu, com a Equipe Ângelo Marques participando no último dia 26 de agosto, do campeonato brasileiro da categoria. O evento foi organizado pela Liga Nacional de Kung-Fu, no Ginásio Mané Garrincha, na localidade de Vila Clementino, em São Paulo. A equipe bom-jardinense obteve excelentes resultados e muitas medalhas. Apesar da pouca ajuda financeira que tiveram, aproximadamente 3% do valor necessário, os lutadores, com muita garra e determinação conseguiram vencer as dificuldades e trazer para a cidade mais alguns títulos.
A atleta Daiana Marques foi o grande destaque da equipe, com quatro medalhas de ouro, obtidas com vitórias nas modalidades Combate até 60kg, Katy com Facão e Mão Livre, ficando em segundo na modalidade Katy com Bastão. Já o atleta Charles conseguiu duas medalhas de prata nas modalidades Mão Livre e Katy com Facão, e bronze na Katy com Bastão. Paulo Cesar Junior, por sua vez, ficou em segundo lugar no Combate Kuoshu e Pedro Henrique também em segundo em sua modalidade até a 80 kg, modalidade Combate Kuoshu. Wellinton Fausto foi segundo lugar na Kuoshu até 65 quilos. Já na categoria de professores e mestres, Warlen Roberto Silva, instrutor, participou com ótima atuação na modalidade Combate Sanshou e na Luta Clássica, ganhou medalha de prata no Tui Shou.
Agora, a equipe Ângelo Marques se prepara para a Copa Brasil Internacional de Kung-Fu, a ser realizada em novembro, também em São Paulo. O mestre Ângelo Marques e toda equipe agradecem a Simu Genilda Marques, auxiliar técnica da equipe no campeonato, a todos que ajudaram de alguma forma e aos pais dos atletas, pelo incentivo. Aproveita para avisar que as aulas acontecem nas terças e quintas, na Academia Corpo em Ação, a partir das 18h30m. As pessoas que quiserem aulas em domicílio devem entrar em contato pelos telefones 2566-5732 ou 8818-950.

Galpão Cultural apresenta lançamento de livro e palestra sobre mitos indígenas brasileiros


A Editora Ao Livro Técnico, a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer de Bom Jardim (Stecla) e a autora Maria Inez do Espirito Santo estão convidando a população de Bom Jardim e adjacências para o lançamento do livro “Com gosto de terra natal – Um novo olhar sobre mitos indígenas brasileiros”. O evento acontece no próximo dia 20 de setembro, quinta-feira, às 18 horas, no Galpão Cultural Professora Margaret de Jesus Silva – Rua Luiz Correa da Rocha, no centro de Bom Jardim.
                A autora fará uma palestra onde apresenta os mitos e suas reflexões, abrindo uma roda de discussão com o público.  A entrada é livre e gratuita.  Para quem desejar, o livro poderá ser adquirido por R$ 17,00. Mais informações com a Equipe Stecla, na Casa da Cultura (22) 2566-3032 e no Galpão Cultural (22) 2566-2236.

Alunos do Ciep realizam caminhada na trilha da Pedra Aguda em Barra Alegre


          Os alunos e a direção do Ciep 322 Mozart Cunha Guimarães, em São Miguel realizaram no último dia 6, quinta-feira uma caminhada pela trilha da Pedra Aguda (foto), no distrito de Barra Alegre. Inicialmente prevista para acontecer em 30 de agosto, a caminhada precisou ser adiada, em virtude da palestra educativa “Papo Responsa”, ocorrida naquela data e destinada aos alunos do Ciep. Participaram do evento os alunos das turmas 901, 902 e do Ensino Médio, juntamente com os professores Vanuza, Délio, Renata, Fidélis, Eliane e Mariana, acompanhados pelas bibliotecárias Rosangela, Francisca e Aline, responsáveis pela organização e realização de mais esta edição do projeto.
Todos os participantes disseram se sentir felizes e gratificados pelo passeio e pela oportunidade de apreciar magníficas paisagens, a riqueza da flora, cascatas e pedras, além de uma surpreendente gruta. Segundo eles, foi uma caminhada inesquecível. A direção do educandário ressaltou também o companheirismo e os momentos alegres e divertidos, que serão guardados na memória e no coração de cada um, além de entrar para o acervo de imagens do colégio, uma vez que ficaram registrados através de imensa quantidade de fotografias. 
A direção do CIEP 322, tendo a frente os diretores José Alcides de Jesus Filho, Cintia Araujo Salgado e Denise Terra, aproveita ainda para destinar agradecimentos especiais ao conhecido Pierre Gayte, o francês do Refúgio Pedra Aguda, assim como ao Jorge, guia responsável pelo desbravamento das trilhas existentes no local.  Por fim, agradece também pelo empenho e dedicação de todos os envolvidos neste projeto, aproveitando para anunciar futuros eventos que ainda são surpresas para os alunos.

Caminhão atola em vala aberta pela Cedae em São José do Ribeirão


                No último feriado, 7 de setembro, o caminhão de um supermercado acabou atolando em uma vala aberta pela Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae), quando fazia a entrega de mercadorias no centro do distrito. O fato prejudicou diversos moradores em pleno feriado, pois o estabelecimento acabou atrasando as entregas que pretendia fazer naquele dia, pois foi preciso contratar um caminhão guincho para retirar o veículo do buraco. Insatisfeitos, alguns moradores tiraram fotos do ocorrido e postaram na página de São José rede social Facebook, na internet. Eles reclamaram que a obra não foi devidamente sinalizada com a colocação de cones, o que evitaria o incidente ou até mesmo uma ocorrência mais grave. (Fotos do Facebook).

Papelaria Pigmeu participa da Office Paper Brasil Escolar 2012 em São Paulo


Na semana de 27 a 30 de agosto último, os conhecidos e simpáticos comerciantes Carlos Alberto e Patrícia, proprietários da Papelaria Pigmeu de Bom Jardim, estiveram mais uma vez participando da importante feira “Office Paper Brasil Escolar 2012”, que reúne fabricantes e vendedores de material escolar e de escritório de todo o país. A feira aconteceu nos pavilhões do Anhembi, em São Paulo, onde Carlos e Patrícia vão todos os anos, desde que abriram sua loja no centro da cidade, para trazer as principais novidades do mercado de papelaria, e esse ano não podia ser diferente.
Na foto acima, o belo filho do casal, Pedro Henrique, junto a Popó e Toquinho, consagrados lutadores do UFC, em lançamento da marca Pretorian, de mochilas e cadernos vendidos na loja de Bom Jardim. 
Na outra foto, Pedro Henrique com a famosa dupla de palhaços Patati Patatá, também em lançamento de produtos escolares com suas marcas. Parabéns aos bravos donos da Pigmeu por mais essa empreitada, buscando sempre trazer o melhor par o nosso município e região.

Família Cariello-Carriello realizará encontro festivo e bastante animado


A grandiosa e tradicional família Cariello–Carriello já está com praticamente tudo pronto para realização do seu XIV Encontro nos próximos dias 21 e 22 de setembro, em Bom Jardim, tendo este ano como tema “A festa da uva”. Esse tipo de realização da família Cariello-Carriello, que sempre se desenvolve como uma festa familiar bem produzida, terá muitas novidades em meio a algumas surpresas, conforme declararam a reportagem do JORNAL MAIS, as presidentes deste Encontro, Nathaly Cariello e Fabiana Corrêa.

O encontro da Família Cariello– Carriello terá início às 20h do dia 21, sexta-feira, com a missa em ação de graças na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no centro de Bom Jardim. Todos os bom-jardinenses estão convidados à partilhar este momento religioso com a família. Já no sábado, 22, os convidados serão recepcionados a partir das 9h, no Bom Jardim Maravilha Clube, com um especial café da manhã, seguindo-se, abertura das barracas de queijos e vinhos, chope, refrigerantes, dentre outras atrações que acontecerão ao longo do dia, até o encerramento com o esperado baile de carnaval.As presidentes aguardam ansiosamente a presença de todos os familiares.

Acidente cinematográfico: Gigantesca carreta de cimento fica pendurada na Serra


Na manhã do último sábado, a carreta placa MEN 1913 da empresa catarinense Logomix, que transporta cimento a granel de Cantagalo para o Rio, passando com frequência por Bom Jardim e Nova Friburgo, desgovernou-se na descida da serra de Cachoeiras de Macacu, pouco abaixo da localidade de Teodoro de Oliveira, quase em frente ao local conhecido como “biquínha d'água”. Milagrosamente o motorista, que não teve seu nome revelado, nada sofreu, a não ser alguns arranhões. A carreta capotou sobre o guard rail que margeia a pista naquele trecho e ficou pendurada num muro de contenção, por muito pouco não caindo num grande penhasco. O veículo precisou ser retirado com a força de possantes carros guicho e guindastes, inclusive por o mesmo estar carregado com quase 40 toneladas de cimento. (Fotos do Facebook).

Vôlei de Bom Jardim promove encontro de jogadores


Numa iniciativa do professor Ricardo Tito, o popular Cado, aconteceu em Bom Jardim o "I Encontro de Jogadores, Ex-jogadores e Amigos do Vôlei", que teve lugar na escola municipal Governador Moreira Franco, no último feriado de 7 de setembro.  O evento contou com a presença de vários atletas do esporte, que saborearam um churrasco e participaram de um animado bate-papo, tendo como tema principal o encontro dos atletas e ex-atletas, quando foram feitas homenagens aos iniciadores do vôlei no município. Na festa não podia faltar e não faltou, é claro, uma disputa de vôlei entre os presentes, o que foi feito na quadra do colégio. Ao som de Renato Tito e com a voz de Carminha (foto), o evento teve também uma exibição de dança apresentada por jovens de uma academia de ginástica da cidade.

Fonte: Portal Bom Jardim (www.portalbomjardim.blogspot.com).

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Câmara aprova aumento salarial de prefeito e vereadores de Bom Jardim

Manifestantes protestaram dentro e fora da
Câmara e na internet (Foto: Facebook).
Reajustes também beneficiam vice prefeito, secretários municipais e causam protestos no plenário da Câmara e na internet.
A Câmara Municipal de Bom Jardim aprovou, nesta sexta, dia 31, por seis votos a favor e três contrários, o reajuste de 24% para o subsídio dos vereadores, a partir de janeiro de 2013, quando assumirão os novos vereadores eleitos no próximo dia 7 de outubro. A mudança corresponde à equiparação do índice percentual de aumento dos servidores da Casa nos últimos quatro anos, com o valor do salário dos vereadores que atualmente é de R$ 4.194,11 e passará para R$ 5.966,00 a partir de 2013. Os vereadores, segundo a Constituição Federal, devem aumentar seus subsídios a cada legislatura para entrar em vigência na seguinte. O aumento também vale para o prefeito, o vice-prefeito e os secretários do município.
A iniciativa, porém, causou certa repercussão e provocou a indignação de vários cidadãos bom-jardinenses, que utilizaram seus perfis nas redes sociais, como o Facebook, para protestar. Alguns chegaram até a compartilhar imagens com dizeres demonstrando quais foram os vereadores do município que votaram a favor do aumento e os que foram contrários. Votaram à favor dos dois projetos de aumento Ademir Faria, Joelson, José Nilton, Luiz Chevrand e Nilton Benvenutti. Votaram contra Beta e Simone Capozi. Já o edil Carlos Gastão votou contra o aumento para vereadores e se posicionou a favor do aumento para prefeito, vice e secretários. O presidente da Câmara, Jorge Quintes, não votou.
Com a aprovação das matérias enviadas pelo Poder Executivo, o prefeito passa a ter seus vencimentos reajustados de R$ 7 mil para R$ 14 mil, um aumento de 100%. O vice-prefeito vai receber R$ 7.200,00 e os secretários municipais R$ 5.200,00 cada um. Depois desta primeira votação, um grupo de Bom Jardim criado na rede social Facebook, convocou os internautas locais para protestar na sessão do último dia 3, segunda-feira, quando as matérias seriam votadas em segundo turno, mas um artigo na Lei Orgânica permitiu que  não houvesse uma nova votação, o que gerou protestos exaltados por parte dos manifestantes presentes. A pedido do presidente da Câmara, vereador Jorge Quintes, a Polícia Militar retirou alguns manifestantes do plenário, mas os mesmos permaneceram do lado de fora da Câmara, entoando gritos de protesto.

Comparativo dos salários de prefeitos, vices, secretários e vereadores dos municípios da região:

Nova FriburgoAtualmente:
Prefeito = R$ 19.000,00
Vice = R$ 9.000,00
Vereadores = R$ 7.700,00
Secretários = Não informado

Cantagalo (2013-2016):
Prefeito = R$ 17.000,00
Vice = R$ 8.500,00
Vereadores = R$ 6.012,71
Secretários = R$ 6.012,71

Areal (2013-2016):
Prefeito = R$ 15.972,00
Vice = R$ 7.986,00
Vereadores = R$ 6.930,00
Secretários = R$ 6.930,00

Duas Barras – Atualmente:
Prefeito = R$ 13.000,00
Vice = R$ 7.739,00
Vereadores = R$ 7.324,42
Secretários = R$ 3.500,00

Trajano de Moraes (2013-2016):
Prefeito = R$ 16.900,00
Vice = R$ 10.400,00
Vereadores = R$ 7.000,00
Secretários = R$ 4.900,00

Cordeiro – Atualmente:
Prefeito = R$ 12.000,00
Vice = R$ 6.000,00
Vereadores = Não informado
Secretários = R$ 3.450,00

Santa Mª Madalena (2013-2016):
Prefeito = R$ 16.099,24
Vice = R$ 8.049,62
Vereadores = R$ 7.324,00
Secretários = Não informado

São Sebastião do Alto – Atualmente:
Prefeito = R$ 13.000,00
Vice = R$ 6.500,00
Vereadores = Não informado
Secretários = Não informado

Bom Jardim (2013-2016):
Prefeito = R$ 14,000,00
Vice = R$ 7.200,00
Vereadores = R$ 5.966,00
Secretários = R$ 5.200,00

Equipe Maximus se prepara para mais uma importante disputa internacional de kung-fu, em SP


A Liga Nacional de Kung-Fu bateu o recorde de inscrições para o próximo torneio internacional da categoria, a ser realizado em São Paulo, nos dia 24 e 25 de novembro deste ano e que contará com mais de 1.400 inscritos. Mais uma vez, lutando contra as adversidades de sempre, a equipe Maximus (foto) estará representado o município de Bom Jardim. Segundo informações da Maximus, os lutadores estão sendo muito bem preparados por seus mestres, para fazer bonito mais uma vez. A equipe informou ainda que mestres e alunos ainda precisam se desdobrar, vendendo rifas e contando com a colaboração constante dos pais, os mestres Maximiliano e Roberto Carlos ainda esperam por uma mudança nesta situação, que além de prejudicar muito o treinamento, pode impedir a equipe de participar de outras competições.
“E importante ressaltar que a equipe, após uma semana de folga, já está treinando novamente para estar presente em uma das maiores competições da de kung fu da America Latina, a 10ª Copa Brasil Internacional de Kung Fu, que será realizada em novembro em São Paulo. Os mestres e instrutores estão muito animados em relação à evolução técnica da equipe e muito confiantes em resultados muito melhores”, disse o mestre Maximiliano.
Vão participar os lutadores Mestre Maximiliano – bicampeão brasileiro mãos do sul; Jhonatan – bicampeão brasileiro nas formas livres, campeão brasileiro em armas articuladas, vice campeão brasileiro em combate e 3º lugar nas armas curtas; Raoni – campeão brasileiro em combate e vice campeão nas formas livres; Estefani – vice campeã brasileira em outras armas; Roberto – bicampeão brasileiro nas categorias armas articuladas, formas livres e outras formas; Matthew – bicampeão brasileiro nas armas articuladas e campeão nas formas livres; Daiane – campeã brasileira em combate e em outras armas; Suenia – campeã brasileira em outras armas e vice campeã mãos do sul; Any Kelly – 3º lugar em formas livres; Marcos Vinicius – campeão brasileiro em outras armas. Rodrigo – vice campeão em outras armas e 3º lugar em armas articuladas, que resultaram em um total de 21 medalhas para o kung-fu praticado em Bom Jardim.
“Também é importante ressaltar a efetiva participação das meninas do kung-fu Estefani, Daiane, Suenia e Any Kelly, que juntas conquistaram seis medalhas, mostrando assim a força do esporte feminino em nosso município. Já se prevê para a próxima competição o dobro de participantes do sexo feminino, o que orgulha muito os mestres e todo restante da equipe”, finalizou.

Semana Nacional das Famílias movimentou toda a comunidade católica em Bom Jardim


Do dia 13 ao dia 17 de agosto, Igreja Católica em todo país celebrou a Semana Nacional das Famílias e em Bom Jardim não foi diferente. De segunda a sexta-feira, depois da missa das 18h30min, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, sediou várias atividades, envolvendo toda comunidade. Na segunda-feira aconteceu uma Adoração envolvendo as crianças da catequese. Na terça, houve uma palestra com Claudinei, membro da Comunidade Católica Corban, de Monnerat.
Já na quarta-feira, aconteceu um grande Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica (RCC), com os grupos de oração Unidos em Cristo (Banquete), Nossa Senhora Aparecida (Jardim Ornellas) e Doce Coração de Maria (Centro). Na quinta-feira, ficou por conta dos jovens dos movimentos e na sexta-feira houve uma oração do terço, sendo todas as atividades com o tema família. O encerramento da Semana das Famílias aconteceu na cidade de São Sebastião do Alto no dia 19, domingo, onde todas as cidades da região puderam estar juntas neste momento de oração e união em louvor às famílias.

Veículo é incendiado durante a madrugada no centro de BJ


Kombi velha e sem motor pertence a um candidato a vereador do município, que utilizava o veículo parado na rua para a guarda de objetos.

Na madrugada de segunda-feira, dia 27, por volta de 1h, um veículo Kombi VW, de cor branca, cuja placa não foi divulgada, pegou fogo nas proximidades do centro de Bom Jardim. O incêndio durou poucos minutos, mas tempo suficiente para deixar o carro e os pertences em seu interior bastante queimados.  Um dos moradores do local, Claudio Figueira, estava vendo TV, quando ouviu o barulho de vidros estilhaçando, o que chamou sua atenção.
Imediatamente, ele chamou os bombeiros, que logo chegaram para combater o sinistro. “Eu estava assistindo uma luta na televisão, quando fui surpreendido pelo barulho causado pelas chamas. Chamei os bombeiros que prontamente vieram e apagaram”, disse Claudio.Antes da chegada dos bombeiros, outro morador, Ramon Reghini, tentou conter as chamas para não agravar a situação. A suspeita é que a ação criminosa tenha sido provocada por vândalos, já que segundo se soube, a Kombi pertence a Jonny Poubel, candidato a vereador. No local do incêndio não havia ninguém que pudesse dar alguma informação e nenhum indício de como o fogo pode ter iniciado.
Apesar do susto, a perda foi apenas material, já que de acordo com vizinhos, o proprietário utilizava o carro para guardar objetos porque o veículo não tinha motor e estava parado ali há muitos anos, inclusive atrapalhando o trânsito de veículos e pedestres no local, o que já havia motivado reclamações dos moradores no setor de trânsito da prefeitura. Agora, a preocupação é que o veículo fica com a porta aberta, com ferrugens, objetos cortantes, pedaços de objetos queimados e água parada no interior do carro podendo ocasionar mais problemas no futuro.

FONTE: Portal A Serra (www.aserra.com.br).