Duas vigas de ferro de 18 toneladas e 29 metros de comprimento, cada, já estão baseadas na Avenida Governador Roberto Silveira desde a última quinta-feira, 19, próximo à rua de acesso ao centro do distrito, onde será erguida a nova ponte de acesso ao distrito de Conselheiro Paulino. As duas vigas foram transportadas de Minas Gerais até Nova Friburgo em duas grandes carretas de 33 metros de comprimento e seis eixos, cada. Na manhã dessa sexta-feira, 20, mais três vigas ainda eram aguardadas. O início dos trabalhos de instalação das vigas de ferro nas margens do Rio Bengalas deverá acontecer a partir desta segunda-feira, 23.
Para evitar transtornos ao trânsito nas imediações da obra de construção da nova ponte, a Autarquia Municipal de Trânsito (Autran) determinou que as carretas com as três vigas restantes permaneçam durante este fim de semana baseadas no acostamento da RJ-130 (Nova Friburgo-Teresópolis), na altura do bairro Córrego Dantas. A Autran também orientou que o transporte das vigas fosse realizado pela RJ-130, por ser mais larga, em vez da RJ-148 (Carmo-Nova Friburgo).
A nova ponte de Conselheiro Paulino terá estrutura metálica com bases de ferro e com todas as vigas de sustentação fora do leito. A medida permitirá maior vazão do Rio Bengalas durante enxurradas. A estrutura antiga, de concreto, tinha as bases fixadas em meio ao leito, o que contribuía para represar o curso do rio, inclusive com acúmulo de vegetações e lixo trazidos pelas enxurradas. A empresa que realiza a obra de construção da nova ponte anuncia o prazo de entrega para o próximo dia 30, caso não haja imprevistos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário