No dia 21 de junho (sábado), das 9h às 18h, no SerraVerde Shopping, localizado na Ponte da Saudade – Nova Friburgo/RJ, será realizado um Encontro de Vinil, com o objetivo de reunir pessoas que ainda curtem Disco de Vinil, independente do gênero musical: MBP, rock, samba, infantil, Blues, Jazz, bossa nova, clássicos, entre outros.
A ideia do encontro é identificar e valorizar os colecionadores de vinil de Nova Friburgo e região, possibilitando a venda ou troca de discos de vinil, assim como propiciar a quem não tem uma vitrola, escutar os vinis que tem guardado. O Encontro de Vinil na Ponte da Saudade pretende também reunir pessoas que produzem peças que remetam à música, como: camisetas, bottons, trabalhos artesanais e artísticos, equipamentos para vitrola, entre outros.
Encontros de Vinis acontecem em várias cidades brasileiras e têm sido momentos de pura descontração, conversas saudáveis e troca de informações do mundo da música. Em Nova Friburgo, alguns encontros já foram realizados no passado e há a intenção de promover o encontro a cada dois (02) meses, seja no SerraVerde Shopping, na Ponte da Saudade, ou em outros locais comprometidos com a Cultura.
Cuidados
O vinil, mídia para reprodução de áudio que reinou absoluta entre o início dos anos 1950 e final da década de 1980, exigia de seus ouvintes cuidado e zelo, transformando em ritual o ato de colocar um bom disco para rodar.
Os dedos cuidadosos permitem que o LP deslize, deixando a proteção do álbum para o apoio das mãos. O olhar apurado examina o disco, certificando-se de que a mídia está limpa, livre de arranhões e pronta para tocar.
O toca-discos precisa estar afinado para a tarefa, com a mola que determina o peso da agulha sobre o vinil devidamente regulada. O LP escorrega para o prato com um baque surdo e, posicionada a agulha, é hora de apertar o play e sentar em um lugar confortável para curtir o som despreocupadamente, até o momento de trocar o lado do disco.
Ascensão
Recentemente foi publicado no site do O Globo que, em franca ascensão, a indústria do vinil recebeu boas notícias no Brasil e no exterior nas últimas semanas. Por aqui, a única fábrica de long plays da América Latina, a carioca Polysom, anunciou um aumento surpreendente de 126% nas vendas de discos entre março e abril de 2014.
A Feira de Discos de Vinil do Rio de Janeiro, que hoje é uma das maiores do Brasil, prepara sua 10ª edição. No Record Store Day do último 19 de abril, a Inglaterra registrou seu maior número de vendas da história. Já a maior fábrica de vinis dos Estados Unidos, a United Record Pressing, anunciou que vai instalar mais 16 prensas a seu maquinário atual de 30.
Como participar
A entrada é franca, mas quem desejar vender alguns discos de vinil da sua coleção, deve entrar em contato com a produção e entregar o material à venda (vinis ou artigos ligados à música) no dia anterior, ou seja, 20 de junho (sexta-feira), das 15h às 18h, ou em horário a combinar, no local do evento. De preferência, pede-se que um responsável pelos artigos à venda permaneça no encontro para efetuar a negociação. Já a Prestação de Conta e retirada do material que for colocado à venda serão feitas ao final do encontro, ou seja, no dia 21, das 18h às 19h.
Para estimular a participação, a produção do evento está em contato com as lojas do Circuito Turístico de Moda Íntima da Ponte da Saudade orientando a decorarem suas vitrines com discos de vinil. O Encontro de Vinil conta inicialmente com o apoio do Culturanf, SerraVerde Shopping, Circuito Turístico Moda Íntima da Ponte da Saudade e Associação de Moradores e Amigos da Ponte da Saudade (Amaps). Informações podem ser obtidas com Scheila pelo e-mail culturanf@gmail.com ou pelos telefones: (22)99962-1911 VIVO / (22)98146-2493 TIM / (22)98857-6147 OI, ou ainda no Facebook https://www.facebook.com/encontrodevinil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário