Emoção, agradecimentos, homenagens, reencontros e despedidas marcaram a o encerramento de mais um período legislativo
Quem compareceu à sessão da Câmara do último dia 15 – a última do período legislativo de 2008, marcando também o encerramento da atual legislatura, iniciada em 2005 – pôde notar que era uma reunião de vereadores “diferente” das demais sessões, normalmente realizadas pelo Legislativo. A começar, pela presença do prefeito Affonso Monnerat – convidado a fazer parte da mesa – do vice Paulo Barros e dos secretários municipais Marcos Tadeu, Fabrício Hoelz, Guilherme Mululo e Luiz Carlos dos Santos, entre outros. As novas vereadoras Beta e Simone Capozi, que tinham acabado de ser diplomadas, juntamente com os demais colegas reeleitos, também estavam presentes. Ausente mesmo, só o vereador Joelson Veiga, que por motivos particulares, não compareceu, sendo substituído na função de secretário da Câmara, pelo colega Ademir Faria.
Apesar da sua aparente formalidade, o clima da sessão era de festa. Mais que isso, também era de agradecimentos, reconhecimentos, elogios, homenagens, reencontros e despedidas. A emoção pairava no ar. Um a um, os vereadores subiram à tribuna para expressar sua gratidão e tecer palavras elogiosas aos colegas e personalidades presentes. Porém, enquanto a emoção dominava todos, ainda havia trabalho a fazer, projetos e mensagens a serem analisados e votados. Pedidos de urgência foram feitos pelo vereador Zé Nilton, pois as matérias não podiam ficar para a próxima legislatura. Aceitos os pedidos, as matérias tiveram parecer favorável das diversas comissões. Para não prolongar ainda mais a sessão – certamente, a mais longa do ano – o presidente Jorge Quintes sugeriu votar em um único bloco, o que foi aceito pelos demais vereadores. Porém, como jurista que é, Vantuil alertou os companheiros que a prática não deve se tornar comum na Casa Legislativa, pois as matérias precisam ser analisadas antes da votação.
Os vereadores votaram e aprovaram concessões de subvenção social à Santa Casa de Bom Jardim e de plano assistencial familiar para os funcionários públicos municipais. Aprovaram, principalmente, matérias relativas ao orçamento público municipal de 2009 enviadas à Câmara pelo Poder Executivo. Foram registradas ainda pelos vereadores, a excelente apresentação da Banda Campesina Friburguense, no domingo, dia 14, no Bom Jardim Maravilha Clube, mencionada pelo vereador Zé Nilton e a presença do Dr. Sidney, grande profissional médico do Hospital Dr. Celso Erthal, citado pelos vereadores Gastão e Nilton Benvenuti.
O vereador Vantuil, por sua vez, registrou a recente passeata das igrejas, saindo da rodoviária em direção à prefeitura, em cuja praça em frente será erguido o “Monumento à Bíblia Sagrada”, conforme projeto de sua autoria, que atende aos anseios da comunidade cristã do município e a um antigo sonho de seu pai. Ao final, entregou, em nome da Câmara, “Moção de Aplausos e Congratulações” ao grupo bom-jardinense Tócaz Instrumental Band, formado por Tiquinho, Jouber, Marcelinho e New, segundo ele, “pela excelente performance que vem demonstrando em suas apresentações, tocando por amor e prazer de tocar”.
A festa continuou com mais agradecimentos, elogios e homenagens até o final da sessão, encerrada com muitos abraços, e muita emoção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário