Os moradores da localidade de
Barra do Bengala, que fica no limite entre os municípios de Bom Jardim e Nova
Friburgo, já estão utilizando a nova ponte sobre o Rio Grande, reconstruída
pela Secretaria Estadual de Obras – SEOBRAS. A informação é da Subsecretaria para
Reconstrução da Região Serrana, sediada em Nova Friburgo. Iniciada em abril
deste ano, a ponte da Barra do Bengala, localizada na Pedra Branca, em
Banquete, terceiro distrito de Bom Jardim, já está permitindo acesso de
veículos e pedestres. A nova ponte de concreto veio substituir a que havia no
local, levada pelas enchentes de janeiro de 2011.
Com 42 metros de extensão e uma passarela
para pedestres, a ponte foi montada com auxílio de um grande guindaste, processo
acompanhado por um engenheiro da Premag Construtora, empresa responsável pela
obra. A nova passagem começou a ser imediatamente utilizada pelos moradores do
local, que se disseram bastante aliviados, pois antes somente uma ponte improvisada pela prefeitura de Bom
Jardim permitia a passagem de veículos leves, enquanto os pedestres se utilizavam
de uma passarela, também improvisada. Já
os caminhões estavam precisando se deslocar até Banquete, para ter acesso à
Rodovia RJ-116 e vice-versa.
“A nossa comunidade depende muito
dessa passagem, principalmente para o escoamento da produção, por se tratar de
uma área de produção agrícola”, disse um dos moradores, que se mostraram satisfeitos
com a obra e reconheceram que, embora não tenha sido reconstruída logo após a
catástrofe, a nova ponte ficou muito melhor do que a anterior, que era muito
antiga.
Segundo o subsecretário da
Reconstrução Affonso Monnerat, a ponte foi construída dentro dos padrões e
procedimentos corretos, para que não haja mais problemas de acesso caso venha
ocorrer novamente a elevação do nível do Rio Grande. Monnerat relata ainda que em todas as
construções de pontes no município foram feitos estudos de vazão, para que as
obras tivessem padrões adequados, o que acarretou a demora em sua conclusão.
“Foi preciso construir com um
comprimento maior e mais elevado, para se evitar situações de represamento, o
que acabaria comprometendo as cabeceiras em caso de enchentes”, disse Affonso
Monnerat, que anunciou também a reconstrução de mais 24 pontes, já em andamento,
nas cidades de Bom Jardim, Nova Friburgo, Teresópolis, Areal, Sumidouro e
Petrópolis.
Em Bom Jardim, a SEOBRAS está
reconstruindo as pontes de Venda Azul, Barroso, Ribeirão de São Domingos,
Goiabal e Barra Grande, na Ponte Berçot. Monnerat ressalta ainda que as outras
pontes estão sendo licitadas pelo DER-RJ e que até o final de 2012 todas devem
estar reconstruídas.
2 comentários:
Sou moradora de Barra do Bengalas e gostaria de solicitar um esclarecimento sobre o seguinte comentário na reportagem em questão: "(...) uma ponte improvisada pela prefeitura de Bom Jardim permitia a passagem de veículos leves (...)"
Desde a tragédia de janeiro / 2011, em que ficamos sem ponte, APENAS os moradores da localidade trabalharam na construção das passagens que utilizamos até agora! Tanto na "pinguela", usada pelos pedestres, quanto na "antiga ponte", que ao cair, fixou-se no nível do rio e só pode ser utilizada para passagem dos carros leves depois que os MORADORES improvisaram as rampas laterais.
Em nenhum momento, a Prefeitura de Bom Jardim improvisou uma passagem para a comunidade, como afirma a reportagem!
Gostaria de obter resposta ao comentário! Pois trata-se de um erro, dar os créditos a quem não os tem por direito!
Cara internauta e leitora do JORNAL MAIS! Agrademos por sua atenção e observação, mas devemos esclarecer que esta matéria, como muitas outras foi baseada num comunicado da assessoria de imprensa da prefeitura de Bom Jardim, a qual o jornal limitou-se a reproduzir. Sendo assim, eximimo-nos do erro e fazemos aqui o devido reparo. Obrigado!
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