terça-feira, 12 de março de 2013

São José do Ribeirão cancela encenação da Paixão de Cristo


Por conta de obras de remodelação da praça principal, do segundo distrito, além da aguardada encenação da Paixão de Cristo, a tradicional festa do dia 1º de maio também foi suspensa.

As obras de remodelação da Praça Padre Sebastião Gastaldi, no centro de São José do Ribeirão, que não têm previsão para serem concluídas, fizeram com que a direção do Grupo Teatral Patres decidisse cancelar este ano a encenação da Paixão de Cristo, que anualmente ocorre na Semana Santa, envolvendo além da praça, as escadarias e o adro Miguel Archanjo de Souza Azevedo, da Igreja Matriz de São José. A informação foi postada na página de O Bonde Blog, versão eletrônica do antigo jornal impresso O Bonde Ribeironense, mantido pelo professor Marlon Rodrigues para divulgar as notícias e fatos do segundo distrito de Bom Jardim.
 Para realizar a encenação, além dos atores principais, que interpretam figuras bíblicas, como Jesus, Maria, José, Herodes, Pilatos, os apóstolos e outros personagens, parte da população também participa como figurantes, lembrando a já famosa Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, Pernambuco. Como a Semana Santa este ano acontece no final deste mês de março, os organizadores do evento resolveram optar pelo cancelamento, já que parte do local utilizado para o mesmo se encontra cercado por tapumes e totalmente descaracterizado.
Esta é a segunda vez que o evento é cancelado, pois em 2011, devido à catástrofe climática ocorrida em janeiro, que destruiu sete municípios da região serrana, o distrito de São José também foi invadido pelas águas, que deixaram todo o material cenográfico e vestimentas dos personagens totalmente danificados, ocasionando o cancelamento.
Festa do dia 1º de Maio também foi cancelada
As obras da praça também ocasionaram o cancelamento da tradicional Festa de 1º Maio, Dia do Trabalhador, que têm em São José como seu padroeiro. Isto porque a realização da festa é planejada com certa antecedência, principalmente a contratação de artistas e envio de convites aos participantes.  Considerada um centro de lazer e socialização, a praça principal do distrito é o lugar ideal para abrigar a festa, por se tratar de um espaço seguro e propício para crianças, que podem se divertir no parquinho infantil nela localizado. Sem a disponibilidade da praça, os organizadores dos festejos entenderam ser inviável a realização de qualquer evento no centro do distrito. Outro lugar que poderia abrigar a festa, o campo de futebol, conhecido como Estádio Municipal Luiz Carlos Lamy Campani, também está em péssimas condições desde a enchente.

Leia mais notícias de Bom Jardim, Nova Friburgo e Região, acessando o site oficial do JORNAL MAIS! Clique no link abaixo e confira:
www.jornalmaisbj.com.br

Nenhum comentário: