terça-feira, 1 de outubro de 2013

Sinal de celular em Bom Jardim continua deixando a desejar



Falhas constantes na rede, falta de sinal, ligações que não completam ou são interrompidas são problemas reincidentes, que prejudicam a população, a realização de negócios, e até o acesso a contas bancárias.


Já está se tornando comum a falta de sinal de celular nas operadoras Claro, Oi e Tim em Bom Jardim. O sinal vem falhando seguidamente e neste dia 30 de setembro, as três operadoras estavam funcionando apenas para ligações de emergência, como bombeiros e polícia. Apenas a Vivo estava no ar, mas quando se tentava ligar para qualquer linha das outras operadoras do aparelho Vivo e de telefones fixos, ouvia-se sempre a mesma resposta que os celulares estavam desligados ou fora da área de cobertura.

A falta de sinal está se tornando um problema crônico em Bom Jardim, pois em outros municípios, como Nova Friburgo e Cordeiro, os celulares continuavam operando normalmente. Mas, no entanto, as pessoas destas cidades que tentavam ligar para Bom Jardim não estão conseguindo estabelecer a comunicação. A falha maior parece afetar a rede da Claro, pois mesmo com sinal, a operadora invariavelmente, não completa as ligações.

Muitos negócios estão deixando de ser feitos por causa das falhas na rede de telefonia móvel, fazendo com que os empresários percam dinheiro. Até as compras com cartão de crédito e débito foram afetadas, por falta de contato com a rede bancária. Os bancos e correspondentes bancários também deixam de atender muitos clientes, que encontram dificuldades para pagar suas contas ou sacar dinheiro nos terminais de auto-atendimento.

Como não é de hoje o problema da rede de comunicação via troncos de cabos, backbones ou torres de micro-ondas em Bom Jardim, faz-se necessário que as autoridades locais – Prefeitura, Câmara e Ministério Público, etc. – busquem uma solução definitiva junto às operadoras responsáveis pelo o sistema, como a Embratel (Claro), Telecom Italia (Tim), Telefonica (Vivo), Telemar Norte Leste (Oi) e Global Crossing.

Nenhum comentário: