No inicio desta semana, compareceu à redação do Jornal Mais Bom Jardim, o médico veterinário da Emater-Rio, Dr. Fabiano Bohnenberger (foto), para deixar este importante alerta e comunicado para os criadores de bovinos e caprinos do município e região, que na íntegra diz o seguinte.
“Em virtude de dois casos confirmados de raiva bovina no município até o momento e casos suspeitos dessa doença, comunica-se a necessidade de vacinação anti-rábica em todos os animais domésticos existentes. Bovinos, ovinos, caprinos, equinos, felinos e caninos devem ser vacinados.
Como vacinar: 1ª dose a partir de 03 meses de idade, reforço 30 dias após a 1ª dose e revacinar anualmente. Adquirir vacinas somente de revendedores credenciados e armazená-la entre 2ºC e 8ºC. Pessoas que tiveram contato com a saliva desses animais doentes devem procurar a Santa Casa para soro-imunização.
A raiva é uma doença sempre fatal, causada por um vírus, que ataca o sistema nervoso central dos mamíferos. Também é um grande problema de saúde pública, pois afeta o homem.
Sintomas: Andar cambaleante, arrastando a ponta dos cascos, paralisia das patas traseiras, movimentos de pedalar, fezes ressecadas, salivação, prostração e morte.
Transmissão: A doença é principalmente transmitida através de mordeduras. O principal agente transmissor da raiva dos herbívoros é o morcego hematófago, aquela espécie que se alimenta de sangue”.
Fonte: Jornal Mais Bom Jardim
Nenhum comentário:
Postar um comentário