domingo, 30 de abril de 2017

Greve e manifestações em Bom Jardim tiveram pouca adesão


              A greve geral e as manifestações programadas para o último dia 28, sexta-feira, convocadas pelas centrais sindicais e por partidos políticos de esquerda, em protesto contra as reformas trabalhista e da previdência social, propostas pelo presidente da República Michel Temer e atualmente seguindo em tramitação no Congresso Nacional, tiveram muito pouca adesão popular em todo o Brasil.

Os canais de televisão e as redes sociais na internet mostraram que, durante todo o dia, apenas os militantes dos sindicatos e de partidos que apoiavam a greve estavam presentes nas manifestações, que não conseguiram sensibilizar e atrair a população, pois a mesma logo percebeu se tratar de uma greve política, uma espécie de retaliação dos manifestantes esquerdistas contra o processo de impeachment no Congresso Nacional, que destituiu a então presidente Dilma e conduziu seu vice Temer ao poder.

               
Em Bom Jardim, a adesão ao movimento foi ainda menor. A paralisação atingiu apenas agências bancárias e repartições públicas, por força de influência do Sindicato dos Empregados dos Estabelecimento Bancários – SEEB, com sede em Nova Friburgo, e de outros com sede no Rio de Janeiro, capital do estado. O prefeito de Bom Jardim, Antonio Gonçalves, também aderiu ao movimento, emitindo no dia anterior, um decreto com base nos artigos 78 e 105, da Lei Orgânica do Município, suspendendo os trabalhos da prefeitura, para que os servidores pudessem participar das manifestações programadas pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bom Jardim – Sinsep. Como líderes políticos bom-jardinenses, apenas Geraldo Ayres – ex-presidente do Sinsep, e João Carlos Jund, do Partido Verde (PV), estiveram presentes e ativos na praça da Igreja Matriz.

               
Com isso, além do prédio da prefeitura e suas diversas secretarias, também não funcionaram as escolas públicas e os postos de saúde do município. Mas a iniciativa não levou os funcionários municipais a ir em massa para os protestos, promovidos pelo Sinsep na Praça Coronel Monnerat, e por partidos políticos na rodoviária, ambos no centro da cidade. A grande maioria dos servidores preferiu aproveitar mais um dia de feriado prolongado e viajar ou curtir o descanso extra.

Por conta da baixa adesão, foi um dia tranquilo em Bom Jardim, com o comércio e o transporte coletivo funcionando normalmente. Em outras cidades próximas, como Nova Friburgo, Cordeiro e em toda a região, o movimento também não atraiu a população, que preferiu trabalhar e seguir um dia normal, apenas acompanhando o desenrolar das manifestações pelo noticiário televisivo ou pela internet.

REPORTAGEM: Julio Cesar Carvalho (Kzar) - Jornalista e proprietário do Portal Fribonja e Blog do Kzar. Repórter do Jornal MAIS BJ.

Bom Jardim começa com vitória na primeira rodada do Torneio Regional de Ligas Sub-17

Depois de ser eliminada na primeira partida do torneio entre ligas da região Centro-Norte Fluminense, realizado na cidade de Macuco, no último dia 21, vencido pela seleção de Carmo – conforme o JORNAL MAIS BJ noticiou em sua edição anterior – a seleção sub-17 de Bom Jardim (Foto) voltou a campo no último sábado, 29, para disputar jogo válido a primeira rodada do Campeonato Regional Sub-17 da Região Centro Norte Fluminense, competição organizada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro – FERJ.

A partida foi realizada às 13h, no Estádio Edmo Figueira Rodrigues, campo do Bom Jardim Esporte Clube – BJEC, quando a equipe bom-jardinense enfrentou e venceu a de Duas Barras (Foto) pelo placar de 3 a 0. Os três gols foram anotados pelo centroavante Ronald, camisa 9. O jogo de volta será no próximo dia 13 de maio, às 15h, no estádio Monerá FC, em Monnerat, distrito de Duas Barras. O vencedor desse campeonato disputará o estadual Sub-17.

REPORTAGEM: Julio Cesar Carvalho (Kzar) - Jornalista e proprietário do Portal Fribonja e Blog do Kzar. Repórter do Jornal MAIS BJ.


Jovem de Bom Jardim morre em colisão com ônibus em Friburgo

Uma violenta colisão frontal com um ônibus causou a morte de mais um jovem bom-jardinense e ferimentos em outras duas pessoas envolvidas no acidente, que aconteceu na madrugada de sábado, 29, em Nova Friburgo. O trânsito ficou paralisado no local até a retirada do corpo do rapaz, que ficou preso nas ferragens. Os feridos foram levados para atendimento no Hospital Raul Sertã (HRS). A morte do rapaz consternou a população de Bom Jardim e foi muito comentada nas duas cidades.

Um jovem de 25 anos, morador de Bom Jardim morreu em uma violenta colisão que aconteceu na madrugada de sábado, 29, em Nova Friburgo, cidade vizinha. Segundo o Corpo de Bombeiros, Thiago Henrique Nunes Beltrão (foto à esq.) seguia pela Avenida Roberto Silveira, próximo ao Posto de combustíveis Raça, no bairro de Duas Pedras, retornando para Bom Jardim, quando bateu de frente com um ônibus da Friburgo Auto Ônibus (Faol).

Com o impacto, o carro que Thiago dirigia, um Peugeot 207 Passion, ano 2009, cor cinza, ficou totalmente destruído e a vítima não resistiu aos ferimentos, morrendo no local. Uma jovem, Wanessa Moraes (foto abaixo), de 20 anos, estava no banco do carona, ficou ferida e foi levada para o Hospital Municipal Raul Sertã (HRS), onde passou por cirurgia.

O cobrador do ônibus também foi conduzido para o HRS, sendo medicado e liberado. Segundo o motorista do coletivo, o acidente aconteceu por volta das 4h30, logo após ele sair da garagem da empresa, em Conselheiro Paulino, em direção ao centro da cidade, quando foi surpreendido pelo o carro de Thiago. Segundo seu relato, o veículo estava em alta velocidade e invadiu a pista contrária. “Eu ainda tentei desviar, mas não consegui”, disse o motorista. Por causa do acidente, os dois sentidos da avenida ficaram totalmente interditados e o trânsito teve que ser desviado para vias alternativas, com as avenidas dos Ferroviários e Nossa Senhora do Amparo. A perícia esteve no local e o caso foi registrado na 151ª DP.

O corpo de Thiago foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Nova Friburgo e depois liberado para que a família pudesse dar início ao velório e sepultamento. A morte do rapaz consternou a população bom-jardinense e foi muito comentada nas duas cidades. Ele era funcionário da prefeitura de Bom Jardim e filho de Roberto Beltrão, gerente do supermercado Superthal. A moça que estava no banco do carona, Wanessa Moraes, de 20 anos, que ficou internada no HRS e passou por cirurgia, logo que teve oportunidade, publicou um comunicado na rede social Facebook, falando sobre o seu estado de saúde e dando um alerta aos jovens motoristas de hoje, para não dirigirem embriagados, mensagem que reproduzimos em seguida:


“Galera, eu estou bem! Tive apenas uns cortes no rosto, clavícula quebrada e fratura exposta no ombro, mas já passei por cirurgia e estou bem. Agradeço as mensagens de apoio e peço desculpas por não estar respondendo direito. Ainda estou internada e até o momento não sei quando vou ter alta. Perdi alguém que eu realmente amo e peço desculpas por não poder dar apoio à família no momento. Lembrarei do meu querido amigo como uma pessoa alegre e contagiante. Lamento muito pela perda da família e minha também. Mas um conselho que eu dou: não dirijam embriagados. Isso pode custar vidas. E mais uma vez, obrigada pelo apoio”.

REPORTAGEM: Julio Cesar Carvalho (Kzar) - Jornalista e proprietário do Portal Fribonja e Blog do Kzar. Repórter do Jornal MAIS BJ.

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Prefeitos de onze cidades da região serrana se reúnem em Nova Friburgo

Na última segunda-feira, dia 24, os chefes do Poder Executivo de onze cidades da Região Serrana se reuniram no gabinete do prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, para abordar diversos assuntos comuns aos demais municípios da Serra Fluminense. Além do prefeito anfitrião, estiveram presentes no encontro os mandatários de Bom Jardim – Antonio Gonçalves; Cantagalo – Guga de Paula; Carmo – Cesar Ladeira; Cachoeiras de Macacu – Mauro Soares; Duas Barras – Luiz Carlos Lutterbach; Santa Maria Madalena – Beto Verbicário; São Sebastião do Alto – Tavinho Rodrigues; São José do Vale do Rio Preto – Gilberto Esteves; e Sumidouro – Eliesio Peres.

Entre os temas aventados no encontro, estava a possibilidade de criação de novas parcerias nas mais diversas áreas, mais particularmente na de turismo, que tem sido uma excelente alternativa para aumentar as arrecadações em tempos de crise. O Cis-Serra (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana), também foi tema de debate, com a ideia trazida pelos prefeitos em prosseguirem na tentativa de se unirem mais e tentar fazer com que todas as ideias saiam do papel e fortaleçam o consórcio, visto como a solução mais eficaz e definitiva para que o projeto siga em frente, obtenha o êxito desejado em apoio às questões de saúde em toda região.

A Usina de Asfalto de Nova Friburgo (Foto), com as atividades temporariamente paradas, em virtude dos gastos operacionais e da falta de matéria prima, também foi tema durante a reunião. Dotada de capacidade para a produção de aproximadamente 80 toneladas de massa asfáltica por hora, o prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, propôs um convênio entre os municípios que possa garantir os custeios da usina e, dessa forma, também trazer benefícios as cidades envolvidas, o que ficou de ser estudado pelos prefeitos. 

Acusado de matar irmão a facadas em 1997 é preso em Bom Jardim

Prisão aconteceu na zona rural durante um cumprimento de mandado.

Um homem de 48 anos foi preso nesta terça-feira, dia 25, acusado de homicídio, por ter matado o próprio irmão a facadas em Bom Jardim. O crime aconteceu no dia 23 de fevereiro de 1997, na localidade de Alameda São Boaventura.

José Cláudio Alves Sobral foi preso por policiais militares em uma fazenda no distrito de Barra Alegre. Segundo o Ministério Público, ele teria desferido golpe de faca contra seu irmão, Damião Alves Sobral, causando-lhe lesões que levaram a morte da vítima.


Ainda segundo o MP, todas as tentativas de localização do réu foram infrutíferas. Diante do exposto, foi necessária a decretação da prisão preventiva para assegurar-se a aplicação da Lei Penal. O acusado foi encaminhado para a 158ª Delegacia Legal de Bom Jardim, ficando de ser transferido para uma unidade prisional do Estado.

Colisão entre moto e caminhão no trevo de Duas Barras resulta em duas vítimas

Os feridos que estavam na motocicleta foram levados para atendimento no HCE em Bom Jardim. O piloto da moto ficou internado e estado grave e a mulher que estava na garupa teve ferimentos leves. O motorista do caminhão não se feriu.

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente registrado no final da tarde de terça-feira, 25, no município de Duas Barras. Uma motocicleta e um caminhão se envolveram em uma colisão na RJ-116, na altura do Km 110, no trevo de acesso à cidade, por volta das 17h. Equipes de resgate da Rota 116 foram imediatamente mobilizadas para o local.

As vítimas são um homem, que pilotava a moto, modelo Honda Fan, e uma mulher que estava na garupa. O rapaz foi identificado como Alef Damasceno Miranda, de 23 anos. A mulher ainda não foi identificada. Ambos feridos foram levados pela ambulância, para o Hospital Dr. Celso Erthal (HCE), da Santa Casa de Bom Jardim. O piloto da motocicleta ficou gravemente ferido e precisou ser internado, e a mulher sofreu apenas ferimentos leves. O motorista do caminhão, de 49 anos, não se feriu.


Por conta do acidente, o trânsito no trecho ficou prejudicado. Uma guarnição do Posto 17 (Balança), da Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), foi enviada ao local e controlou o trânsito. Os patrulheiros rodoviários também apuraram o ocorrido, sendo a ocorrência depois encaminhada à 158ª Delegacia de Polícia Legal de Bom Jardim.

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Bom Jardim também se destaca no boxe de praia, conquistando mais duas medalhas em competição realizada no Rio de Janeiro

                Mesmo não sendo banhado pelo mar e por isso, não tendo praia, o município de Bom Jardim, ainda assim, se destacou num esporte pouco imaginável na Região Serrana: o boxe de praia. A façanha aconteceu no último dia 23, domingo, quando foi realizado na Academia Rio Sport Center, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, o “1° Torneio de BeachBoxing de 2017”, promovido pela FEBOP – Federação Estadual de Boxe de Praia do Rio de Janeiro.

Participaram do evento os atletas da Academia Fight Champ de Bom Jardim (Equipe Beto Padilha Team), Adriano Alves e Antonio Marcos Chagas (foto abaixo), que lutaram em mais esta categoria, se saindo vitoriosos, conquistando a medalha São Jorge Guerreiro. Antonio Marcos venceu sua luta por nocaute no segundo round e Adriano venceu por decisão unânime dos árbitros que lhe conferiram a medalha de ouro na competição.

                A equipe de lutadores da Fight Champ viajou ao Rio de Janeiro, para lutar em mais esta competição, graças ao suporte de seus patrocinadores e amigos, como CEUC – Centro Educacional Universidade da Criança, Maluan Semijóias, Disk-Pizza do Jajá, Universo Verde Suplementos, STR – Studio de Treinamento Christian Ribeiro, Restaurante Almirante, com o apoio do secretário Ademyr Faria, da Secretaria de Esporte da Prefeitura de Bom Jardim e do JORNAL MAIS BJ.


                Nas fotos, Junior Sequela, da Academia Fight Champ, posa com os lutadores vitoriosos, que trouxeram mais medalhas, mostrando a força do esporte de lutas e artes marciais  de Bom Jardim. E vem mais medalhas por aí, pois o atleta Antonio Marcos Chagas já está se preparando para participar de mais um evento do Shotoo Brasil, considerado o segundo maior evento de lutas MMA do país.

REPORTAGEM: Julio Cesar Carvalho (Kzar) - Jornalista e proprietário do Portal Fribonja e Blog do Kzar. Repórter do Jornal MAIS BJ.

Nova diretoria da LBD promove diversas atividades esportivas em Bom Jardim e região

Encontros com autoridades estadual e municipal do esporte, promoções eventos, intercâmbio entre clubes e outras atividades deram início ao calendário esportivo de 2017.

                A nova diretoria da Liga Bonjardinense de Desportos (LBD), representada por seu atual presidente Nilton Benvenuti, pelo vice Robson de Jesus, e pelo tesoureiro Wagner Aldeia, tiveram uma agenda cheia no último dia 18, terça-feira. De início, houve uma reunião com o secretário estadual de Esporte Thiago Pamplona, quando obtiveram do mesmo o comprometimento em incentivar o esporte em Bom Jardim, através de um projeto ainda em fase aprovação. Em seguida, os diretores da LBD estiveram na sede FERJ – Federação de Futebol do Estado, onde receberam o material a ser distribuídos aos clubes que irão participar dos campeonatos municipais deste ano.

Ao todo, foram 18 bolas oficiais - como a que está na foto, na mão do presidente da entidade máxima do futebol estadual, Rubens Lopes da Costa Filho - com emblema da FERJ, as mesmas que são usadas no campeonato carioca, e 200 medalhas a serem distribuídas aos vencedores dos campeonatos. Ao retornar a Bom Jardim, os diretores mantiveram um encontro bastante proveitoso com o secretário municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, Ademyr Gomes Faria, que de imediato se prontificou a ajudar no que for necessário para a realização dos eventos da liga.

Torneio regional de ligas Sub-17– Já no último dia 21, feriado de Tiradentes, a seleção sub-17 bom-jardinense (foto ao lado) participou do torneio entre ligas da região Centro-Norte Fluminense, que teve lugar na cidade de Macuco, onde também participaram as seleções do Carmo, de Duas Barras e a liga anfitriã. A seleção de Bom Jardim perdeu logo na primeira rodada para o Carmo por 2 a 0, ficando assim fora da final. Já na outra chave, Macuco enfrentou Duas Barras, com a anfitriã sendo derrotada pelo placar de 4 a 1. Assim, foram para as finais no dia seguinte, 22, as ligas do Carmo e de Duas Barras, com a do Carmo se sagrando campeã pelo placar de 3 a 0.
   
Campeonato regional Sub-27 – No próximo dia 29, domingo, às 13h, no estádio Edmo Figueira Rodrigues (campo do BJEC), a seleção sub-17 de Bom Jardim, volta a campo para enfrentar a de Duas Barras, jogo pela primeira fase do Campeonato Sub-17 da Região Centro Norte Fluminense. O jogo de volta será dia 13 de Maio, às 15h, no estádio Monerá FC. O vencedor desse campeonato disputará o estadual Sub-17.

Também está marcado para o próximo dia 5 de maio, às 18h30, no Galpão Cultural, uma reunião da LBD com todos os times e clubes de Bom Jardim, para a confirmação dos participantes, assim como a apresentação do regulamento dos campeonatos a serem realizados no segundo semestre. A liga informa que todos os times e clubes receberam convites individuais e desde já estão convidados a participar.


Vem aí o Primeiro Passeio Ciclístico de São José do Ribeirão – A ser realizado pela LBD, no dia 1º de maio, dentre das festividades do padroeiro do segundo distrito, que está tento uma grande procura pelas inscrições. O passeio terá início às 07h, com um farto café da manhã para todos os participantes, na sede do São José FC, sendo que os 100 primeiros inscritos recebem uma camisa do evento. O trajeto percorrerá a área rural do município, entre as paisagens deslumbrantes das belezas naturais do interior de Bom Jardim. 

terça-feira, 25 de abril de 2017

Falta de água no Alto do Bem-Te-Vi está com os dias contados, diz coordenador da Cedae em Bom Jardim

O chefe de Coordenação da Gerência Serrana da Cedae de Bom Jardim, Wanderley Gonçalves de Moraes (Foto), falando no último dia 22, em pleno feriadão de Tiradentes, através de grupos na rede social WhatsApp, se pronunciou a respeito de algumas reclamações de falta d’água, que estariam acontecendo, principalmente, no Alto do Bem-Te-Vi. Um morador da Rua Graciano Cariello informou que a água, há vários dias, estava faltando nas torneiras daquela referida artéria. Depois de comunicar que ia solicitar ao plantonista do dia, para realizar uma manobra de reforço para a localidade, o que de fato acabou acontecendo, Wanderley disse que o problema de falta de água no bairro está prestes a ser resolvido, com a nova adutora de distribuição de água tratada, que está por pouco a ser concretizada.

Como se pode constatar, através de obras que vem sendo realizadas, às margens da rodovia RJ-116, em frente à entrada da Rua Desembargador Luiz Pinaud (Rua da Monthal), na elevatória da Cedae na esquina das ruas Graciano Cariello e Carlos Teixeira Correa, e na cabeceira da ponte sobre o Rio Grande, trata-se de um grande trabalho que visa a atender todo o bairro, que cresceu muito nos últimos anos, aumentando ainda mais a demanda, um problema que já era antigo. “O sistema atual já não comporta a demanda, é muito difícil conseguir abastecer todas as casas, mesmo com o reservatório principal cheio”, disse Wanderley, acrescentando que o novo reservatório, que irá abastecer a nova adutora, já está pronto e cheio, em fase de testes.
“Em poucos dias faremos o teste da rede, e colocaremos em carga”, disse. Esta obra foi iniciada em meados do mês de março, conforme já foi publicado pelo JORNAL MAIS BJ, em sua edição 820, que circulou no dia 17 daquele mês.

Ele informou ainda que a atual administração da prefeitura, do prefeito Antonio Gonçalves, tem ajudado muito, para que tudo seja concluído o mais rápido possível. Um morador ficou bastante satisfeito com a informação por Wanderley: “Ainda bem que o problema está sendo resolvido, pois quando há boa vontade dos governos, as coisas caminham. Nós consumidores também fazemos a nossa parte pagando as contas e avisando quando há problemas na rede”, disse ele, elogiando o fato de ter um canal direto com o chefe da Cedae local no WhatsApp, pois a população fica satisfeita, vendo sua voz sendo ouvida e as soluções chegando.


Wanderley também alertou que procurar orientar os funcionários do órgão para realizar as manobras corretamente para abastecer as residências, e que ninguém precisa pagar por carro-pipa. “A água que o caminhão pega é para distribuição gratuita pela Cedae e prefeitura, não pode ser cobrada e se estiverem cobrando tem que me informar, pois o caminhão já é pago pela prefeitura, em convênio junto à Cedae, que fornece a água gratuitamente.

REPORTAGEM: Julio Cesar Carvalho (Kzar) - Jornalista e Redator do Portal Fribonja - Blog do Kzar e Jornal Mais BJ.

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Ladrão que cometeu roubos e furtos em Bom Jardim foi preso pela Civil em Nova Friburgo

Policiais civis lotados na 158ª Delegacia Legal de Bom Jardim, sob a coordenação do delegado Gilberto Soares, prenderam no último domingo, 23, por volta das 21h, um foragido da justiça acusado de vários furtos e roubos na zona rural do município. 

Paulo Ernanini (Foto) foi localizado na cidade vizinha de Nova Friburgo, onde foi capturado e levado para a distrital, ficando à disposição das autoridades.

Portal Fribonja atinge mais 500 mil visualizações e uma única postagem recebe cerca de 8.300 visitas

Blog do jornalista Cesar Carvalho é um grande sucesso entre os canais noticiosos da internet na região!

O blog noticioso “Portal Fribonja”, criado e mantido pelo jornalista Julio Cesar Carvalho (Kzar) – também através de uma página no Facebook e de um grupo no WhatsApp – para divulgar notícias de Nova Friburgo, Bom Jardim, etc., acaba de ultrapassar 500 mil visualizações, demostrando sua força e pujança como o maior portal de notícias da região. Uma única postagem inserida no blog, intitulada “Idosa sofre constrangimento ao ser retirada de ônibus em Bom Jardim”, teve 8.297 acessos desde o dia 31 de março último, data em que foi publicada.

Mantido praticamente sem apoio publicitário, com anúncios apenas do “Good Adsense”, que paga por quantidade de “cliques” nos mesmos, o Portal Fribonja existe e sobrevive, graças ao esforço abnegado e solitário de seu criador, que dedica grande parte do seu dia a “caçar” notícias e matérias para oferecer aos seus leitores.
Algumas dessas matérias também são publicadas no único órgão noticioso impresso de Bom Jardim, o JORNAL MAIS BJ, onde Cesar Carvalho trabalha há quase 15 anos, depois de sua vasta experiência como jornalista em periódicos como A Voz da Serra, O Dia, Jornal de Conselheiro, Século 21, Manchetes, etc., e na Assessoria de Comunicação da prefeitura de Nova Friburgo.
Além da página no Facebook e do grupo próprio no WhatsApp, o Fribonja também conta com a publicação de links para suas matérias em diversos grupos de notícias do “Zap” em toda região, fazendo o blog alcançar solidez no âmbito jornalístico regional. Quem quiser inserir matérias gratuitas, institucionais ou anúncios no blog, basta entrar em contato pelo telefone-WhatsApp (22) 98848-5444 ou através do e-mail juliocesar.decarvalho@gmail.com.

terça-feira, 18 de abril de 2017

Consórcio Intermunicipal de Saúde promove sua primeira reunião do ano em Bom Jardim

Secretário estadual de Saúde anuncia aporte de R$ 200 milhões, oriundos de emendas parlamentares, para aplicação na melhoria da saúde nos municípios que fazem parte do consórcio.

Na manhã do último dia 17, segunda-feira, 17, aconteceu no auditório do Galpão Cultural, em Bom Jardim, a primeira reunião do ano do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana (Cis-Serra). Na oportunidade, estiveram presentes, o prefeito anfitrião de Bom Jardim, Antônio Gonçalves, seu secretário de saúde, Marcos Welber Pinheiro Vieira, e o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Junior, que recepcionaram os diversos prefeitos e representantes dos municípios participantes presentes.

Estiveram também participando na ocasião, os municípios de Nova Friburgo, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Guapimirim e São José do Vale do Rio Preto, além do deputado federal Hugo Leal. Não compareceram com seus membros ou representantes, as cidades de Cachoeiras de Macacu, Duas Barras, Macuco, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Moraes, que também fazem parte do Cis-Serra.

O encontro objetivou, entre outras demandas, buscar a ampliação da arrecadação de verbas, visando a facilitar, burocraticamente, o trâmite de recursos para o setor, o que promete gerar uma economia significativa para os municípios integrantes do consórcio. Também foram debatidos o apoio e as formas de melhorar a integração entre o Estado e, principalmente, entre os próprios municípios, com foco na visão regional dos desafios e possibilidades para a melhoria do atendimento oferecido à população. Também houve a eleição do conselho técnico.

“Esta foi mais uma oportunidade para reunir prefeitos e secretários de Saúde dos municípios consorciados, que aproveitaram a ocasião para alinhar e elaborar um planejamento, a fim de fortalecerem a parceria em prol de benefícios para o setor”, destacou o prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo. Já o secretário estadual de Saúde Luiz Antonio Teixeira Junior defendeu a união dos gestores municipais como medida essencial para a busca por soluções diante dos desafios a serem superados para a melhoria dos serviços de saúde para a população. “Acredito que ninguém resolve nada sozinho. A questão da gestão plena dos municípios deve ser olhada sob o ponto de vista da gestão regional. É fundamental que vocês atuem juntos. Decisões regionais devem ser tomadas em conjunto, em prol do atendimento que precisamos oferecer para as pessoas”, explicou.

O secretário ainda detalhou como serão utilizados os recursos obtidos por meio de uma emenda da bancada federal, de R$ 200 milhões, após uma reunião com deputados federais em Brasília, onde Teixeira apresentou as principais demandas do estado e o planejamento para a destinação dos recursos, que contemplará todas as regiões do estado. Na Região Serrana, a disponibilização dos recursos vai garantir o financiamento das duas UPAs de Petrópolis e da UPA de Nova Friburgo.

O deputado Hugo Leal, por sua vez, falou sobre o cenário atual para liberação de convênios e emendas parlamentares. O evento contou ainda com a presença de representantes da Confederação Nacional de Consórcios Intermunicipais do Brasil para uma apresentação sobre projetos e experiências bem-sucedidas na área da gestão consorciada. O Cis-Serra foi criado em 22 de junho de 2004, com o intuito de aproximar e, principalmente, solidificar as ações de saúde, tanto no que compete à compra de insumos como da prestação de serviços. Além disso, tem como proposta discutir em conjunto as questões relativas à Saúde pública na região e buscar meios para solucionar problemas recorrentes e questões consideradas essenciais para que a população usufrua de um atendimento cada vez mais eficiente e de qualidade.


Na foto acima , o secretário estadual de Saúde, Luiz Antonio Teixeira, fala aos prefeitos que compuseram a mesa: Renato Bravo (Nova Friburgo), Luciano Batatinha (Cordeiro) e Antonio Gonçalves (Bom Jardim), bem como ao deputado federal Hugo Leal, sobre a verba de R$ 200 milhões a ser aplicada no financiamento da saúde na região. 

REPORTAGEM: Julio Cesar Carvalho (Kzar), exclusivo para Jornal Mais Bom Jardim, Portal Fribonja e Blog do Kzar.

Alunos do CERB se engajam na luta contra o mosquito da dengue

                Os alunos da turma 1001 CN, primeiro ano do Curso Normal do Ensino Fundamental do CERB – Colégio Estadual Ramiro Braga, de Bom Jardim, se engajaram para valer na luta contra o Aedes Aegypti, mosquito transmissor de perigosas doenças tropicais, como dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. Para isso, depois de imprimir folhetos sobre como combater o mosquito, evitar a propagação do mesmo e se precaver contra possíveis contaminações, no último final de semana, os estudantes saíram pela cidade para visitar o comércio e residências e assim conscientizar a população da importância do combate aos possíveis focos transmissores, os criadouros dos mosquitos, que podem estar disseminados por toda parte, até mesmo dentro das moradias das pessoas.

                A campanha dos estudantes se intitula “Fora Aedes Aegypti” e tem sua divulgação na internet através da hashtag #FORAAEDES. A cada ano que passa, o mosquito se torna mais resistente e passa a ser o vetor de propagação de outras doenças. Antes era apenas da dengue comum e da dengue hemorrágica, que pode levar à morte. Depois surgiram doenças também transmitidas pelo mosquito, como a febre chikungunya e o temido zika vírus, que pode causar a microcefalia em bebês– doença em que os recém-nascidos podem apresentar diminuição na circunferência da cabeça e certo retardo mental.
Agora, surge outra temida doença, a febre amarela silvestre, que pode ser transmitida, tanto pelo aedes aegypti, quanto por outros mosquitos comuns na região. Os alunos orientam os moradores sobre os métodos de prevenção e proteção, como remover a água limpa e parada de vasilhames e pneus velhos, cobrir as caixas d’água, usar repelentes de insetos, etc.


segunda-feira, 17 de abril de 2017

Leitura em alta em Bom Jardim, com mais um espaço a ser inaugurado em Banquete

Bom Jardim vai ganhar, mais precisamente o distrito de Banquete, mais um local destinado à cultura, entretenimento e ao excelente lazer proporcionado pela leitura de livros. Por iniciativa da conhecida professora bom-jardinense Marisa Maia de Mello, está nascendo o “Espaço Histórias Viajantes”, uma sala de leitura que será aberta à comunidade, com sua inauguração marcada para o próximo dia 1º de maio, segunda-feira e feriado nacional do Dia do Trabalhador, às 15h.


O espaço vai funcionar na Rua Itamar Oliveira e Silva, no segundo distrito de Bom Jardim, e contará com acervo de livros sobre vários assuntos, contação de histórias, oficinas e saraus literários. Vários livros, como os da foto, já foram cadastrados e estarão à disposição dos amantes da boa leitura. Marisa informou ainda que, brevemente, trará mais notícias sobre esta novidade das Histórias Viajantes, tanto para os moradores de Banquete, quanto de todo o município.

Projeto inédito leva música aos pacientes do hospital da Santa Casa de Bom Jardim


Através de uma iniciativa pioneiro, o projeto “Música no Hospital” está levando música a pacientes internados no Hospital Dr. Celso Erthal (HCE), mantido pela Santa Casa de Bom Jardim. As apresentações acontecem aos domingos, durante o horário de visita. Quem teve a ideia inédita, foi a médica pediatra Dra. Élida Moreira (de óculos da foto abaixo), que foi prontamente apoiada pela direção e pelos funcionários da instituição hospitalar.
No último dia 16, domingo de Páscoa, a apresentação do projeto contou com um coral de meninas, que entoaram uma música sobre o nascimento, morte e ressurreição de Jesus, tema pertinente à ocasião, sendo muito aplaudido por todos os presentes. De acordo com a Dra. Elida, o programa de Música no Hospital existe há apenas cinco meses e acontece uma vez por semana.

“Nem sempre as apresentações são assim com tanta gente”, disse ela, acrescentando que os participantes são pessoas do próprio hospital, que, por alguns minutos tocam ou cantam para ou junto com os pacientes. “O objetivo é levar um pouco de descontração e alegria em meio ao sofrimento. Usamos qualquer tipo de música que tenha mensagens alegres e positivas”, acrescentou ela.

terça-feira, 11 de abril de 2017

Carreta de BJ, que transportava duas máquinas, foi roubada no Tocantins

No último dia 17 de março, ladrões levaram uma carreta que transportava duas máquinas pela rodovia BR-153, ente as cidades de Gurupi e Aliança do Tocantins, no Estado do Tocantins, na Região Norte do país. Segundo algumas informações, o conjunto carreta/cavalo (fotos) pertence à transportadora bom-jardinense Transfilinho, que atua em todo o Brasil, atendendo os setores industrial, agrícola e da construção civil.
Os proprietários dos veículos estão agora em busca dos mesmos, para isso, divulgaram em redes sociais as placas do cavalo e da carreta. O cavalo é um caminhão da marca Volvo, cor branca, ano 2010/2011, placa de Bom Jardim, CUC-6836, e a carreta do tipo prancha, de três eixo, tem a placa KNX-9052. A carreta transportava uma pá carregadeira Case W20 e um trator de lâmina John Deere.

Qualquer informação sobre os veículos deve ser comunicada aos nos telefones (22) 2566-2590, (22) 98156-0007, (22) 98164-0908, (22) 98174-1115, (22) 98156-0005 ou então ligar para polícia, no número 190.

Mais um casal de idosos cai no golpe do medidor de gás em Bom Jardim

Válvula com medidor, que custa 
até R$ 20 na internet, mas é vendida 
por até R$ 300 pelos bandidos 
(Foto: reprodução do Facebook).
                No último dia 7, sexta-feira, os golpistas estelionatários que se passam por vendedores de válvulas de gás, mais conhecidas como “cliques”, que vêm acopladas com um manômetro que mede o consumo, voltaram a ludibriar mais um casal de idosos – desta vez moradores do bairro Veloso, em Bom Jardim – que adquiriu a peça por absurdos R$ 300, quando no site Mercado Livre, na internet, ela custa pouco mais de R$ 20, mais o frete.
A exemplo do que aconteceu com outro casal, moradores do bairro Capivari, no Alto de São José, que pagaram R$ 150 pela mesma peça, os falsos vendedores chegaram à residência das vítimas, com o claro objetivo de “empurrar” o produto, pois eles convencem os idosos que a válvula existente no fogão da casa estaria “defeituosa”, com “vazamento”, o que representava “perigo”, precisando ser trocada por um modelo “mais novo”.
O repórter do Canal Blitz News no Facebook,
Maicon Queiroz, entrevista o casal de idosos
vítimas de golpistas. (Foto: Blitz News Facebook)
O casal de moradores ludibriados desta vez foi o senhor Benedito Lemos Pereira, e sua esposa, Dona Maria Isabel, uma senhora adoentada, que gasta muito com remédios, mas que nem assim sensibilizou os malfeitores. Para maior convencimento dos comparadores, os meliantes apresentam até a “nota fiscal” de um representante do fabricante do produto, sediado em São Paulo (SP), e ainda coloca, escrito à mão, atrás da nota, um aviso de que o mesmo tem “garantia” de 15 anos, quando na verdade, a garantia do fabricante é de apenas cinco anos.

Além disso, o produto vendido pela quadrilha é bem diferente e de qualidade inferior ao exibido em sites na internet. Apesar das denúncias nas redes sociais, os golpistas ainda não foram identificados e presos, continuando assim, a agir na região. Por isso, é de suma importância que as pessoas, principalmente mulheres e idosos, sejam alertadas quanto à atuação dessa quadrilha, denunciando imediatamente à polícia, através do telefone 190, qualquer tentativa de venda extorsiva por parte desses ladrões.

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Bom-jardinense Tinga volta ao Brasil, para jogar novamente no Joinville

Atleta revelou que foi muito boa a experiência no futebol chinês, mas que está feliz por retornar ao Brasil e voltar a jogar em Santa Catarina, onde goza de grande prestígio, por ter atuado em três grandes clubes do estado sulista. Familiares do nosso conhecido Luiz Otávio, que moram em Bom Jardim, entre eles, seu pai, o Pelé do Jardim Boa Esperança, também ficaram felizes por terem o Tinga de volta, jogando no Brasil.

Atleta profissional dos bons, o bom-jardinense Luiz Otávio, o Tinga, continua gozando de grande prestígio no futebol brasileiro, principalmente no sul do país, onde já atuou em três grandes clubes catarinenses: Avaí, Figueirense e Joinville. Agora, após rápida passagem pela China, o volante de 26 anos, volta a vestir novamente a camisa do Joinville Esporte Clube (JEC), e almeja colocar o clube de Santa Catarina entre os 40 melhores do país. 

No último dia 31 de março, quando volante foi apresentado como reforço para a temporada de 2017, Tinga revelou que retorna ao clube com algumas metas. E a principal delas é conseguir o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro no final do ano. Peça da equipe tricolor no rebaixamento, Tinga foi confirmado na semana retrasada, mas oficialmente apresentado na sexta, 31, por questões burocráticas. Ele afirmou ainda que acredita em uma boa temporada e tem certeza que irá comemorar muitas conquistas ainda este ano.

Apesar da queda à terceira divisão, Tinga teve bom desempenho pelo JEC em 2016, o que fez com que a diretoria desejasse a renovação de seu contrato, mas o atleta preferiu deixar o Brasil e assinar com o Zhejiang Yiteng, da segunda divisão da China, em dezembro do ano passado, onde ficou pouco tempo. Na entrevista coletiva, durante sua apresentação, o jogador falou sobre a experiência no outro lado do mundo e os objetivos no Tricolor. 

“Foi uma experiência boa. Aprendi muito profissionalmente, no lado ser humano também. Passei por momentos de alegria e também momentos de tristeza. Eu consegui reverter esses momentos tristes em momentos de alegria. Volto para cá feliz, motivado e acreditando que vamos fazer um grande ano. O Joinville vai estar novamente entre os 40 times do Brasil”, afirmou.

Ele também aproveitou para explicar os motivos pela saída e apontou o carinho da torcida por ele como um dos fatores que mais contribuiu para o retorno ao clube catarinense. “Profissionalmente, eu estou muito feliz. Eu conseguir dar o meu melhor, consegui jogar bem. Tive o reconhecimento dos torcedores, o que fez eu realmente voltar foi isso. Foi muito difícil essa decisão (de não renovar o contrato). Quando acabou o campeonato o pessoal já tinha me chamado para conversar e tinha o interesse da minha parte por ficar. Mas tem coisas que fogem do nosso alcance. Pelo movimento de vários jogadores estarem indo para lá, fui aproveitar a oportunidade. Fui lá, foi bom, mas melhor ainda é estar retornando ao Joinville”, finalizou.


Contratado em julho de 2016, Tinga fez 13 jogos pelo Joinville e marcou um gol. Na reta final da Segundona, sob o comando de Ramon Menezes, assumiu a titularidade e foi muito elogiado pela postura. Na carreira, ainda tem passagem por Avaí, Figueirense, Palmeiras e Ponte Preta. 

A família do jogador também revelou à nossa reportagem que todos os parentes e amigos próximos estão muito felizes com o seu retorno ao futebol brasileiro, principalmente por seu excelente desempenho em times do sul do país e pelo apoio dos torcedores, que admiram seu estilo de jogar.

REPORTAGEM: Julio Cesar (Kzar). Exclusivo para Portal Fribonja - Blog do Kzar - Jornal Mais BJ.

Golpe do medidor de gás lesa casal de idosos em Bom Jardim

Família foi visitada por golpista no Capivari, que “empurrou”, por um preço exorbitante, uma válvula reguladora de gás (clique), acoplado a um pequeno aparelho de medição do consumo (como o da foto), que custa cerca de 20% menos na internet, configurando crime de extorsão. Outras residências da região também receberam a visita do estelionatário, que ainda não foi identificado e preso, podendo, até mesmo, ser uma quadrilha atuando na região, que procura, principalmente, mulheres e idosos.

                Esta semana, diversos moradores da região de São José do Ribeirão, segundo distrito de Bom Jardim, principalmente das localidades de Alto de São José e Capivari, receberam a visita de uma pessoa, que tentava vender, na verdade, “empurrar”, uma válvula reguladora de gás – mais conhecido como “clique”, acoplado com um pequeno aparelho medidor de consumo, para ser introduzido no botijão de GLP (gás liquefeito do petróleo). Segundo informações, o espertalhão tenta vender o produto – que na internet, pode custar pouco mais de R$ 20, mais o frete (veja a reprodução) – por absurdos R$ 300 ou R$ 400!

Uma denúncia anônima apontou um casal de idosos do Capivari, que desavisado, foi vítima do golpista. Dona Geralda, de 78 anos, e “Seu” José, o marido, acabaram lesados pelo bandido em R$ 150. Eles estavam em casa quando o meliante chamou ao portão. Ao ser atendido, o indivíduo adentrou a residência, dizendo que era necessário substituir a válvula do botijão de gás, por um equipamento “mais moderno”, que ajudava a diminuir o consumo. Dito isso, ao ser conduzido até a cozinha, ele prontamente agiu e retirou a válvula que estava no botijão, instalando a tal peça. Pelo produto, ele cobrou do casal a quantia de R$ 300!


Dona Geralda disse então que não dispunha de tal valor, recebendo na hora um “desconto”, pois o bandido baixou o preço para R$ 150, quantia que ela acabou concordando em pagar, sem saber que o produto pode custar até 20% menos na internet. Diante do ocorrido, foram emitidos diversos avisos nas redes sociais, para alertar os consumidores, principalmente, mulheres e idosos, os mais visados pelos golpistas.

 Segundo informações, os mesmos ainda não foram identificados e ainda podem estar agindo na região. Os distribuidores de gás de Bom Jardim também emitiram alertas, comunicando que não vendem esse tipo de produto e, muito menos, fazem a instalação ou a substituição do mesmo.

REPORTAGEM: Julio Cesar (Kzar). Exclusivo para Portal Fribonja - Blog do Kzar - Jornal Mais BJ.

Vistoria do Detran estará em Bom Jardim no dia 18

Veja o calendário de vistorias e atendimento também em outros municípios da região.

Como faz todos os meses, durante o mês de abril, o DETRAN vai visitar municípios do interior do estado, que não dispõem de uma representação do órgão, para oferecer serviços como licenciamento anual, transferência de propriedade, transferência de município, transferência de jurisdição, 2ª via de CRV, inclusão e baixa de alienação, além de alteração de características. São 50 os municípios que serão visitados este mês.

A visita dos vistoriadores começou no último dia, 3, segunda-feira, e vai até o final do mês. Com a visita, o DETRAN evita que seus clientes precisem se deslocar até cidades vizinhas para regularizar os veículos. Para agendar o serviço, os motoristas devem ligar para 0800-0204040 e 0800-0204041 ou acessar o site www.detran.rj.gov.br.

Confira abaixo o calendário de vistorias em municípios da região:

03– Italva
04– Natividade
05– Varre-Sai
06– Laje do Muriaé
07– Porciúncula
10– São Francisco de Itabapoana
11– São Fidélis e Itaocara
12– Cambuci, Conceição de Macabu e São João da Barra
13– Italva e Aperibé
17– Cantagalo
18– Bom Jardim e São Fidélis
19– São João da Barra e Trajano de Moraes;
20– Duas Barras e Cardoso Moreira
25– Santa Maria Madalena, São Francisco de Itabapoana e Itaocara
26– São José de Ubá, Conceição de Macabu, São Francisco do Itabapoana e São Sebastião do Alto
27– São Fidélis

Atletas do MMA de Bom Jardim ganham lutas e medalhas em São João de Meriti

  Novamente, Bom Jardim volta a se destacar em disputas de artes marciais no Estado do Rio de Janeiro. Desta vez, cinco atletas da Academia Fight Champ (AFC), que competiram na Copa Beto Padilha Team, disputada no último sábado, dia 1º, no Bulldogs Gym, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, trouxeram para o município as medalhas conquistadas nas competições. Adriano Alves foi um dos destaques da AFC, sendo campeão por "knock Down" no primeiro round da luta, sendo que Thiago Ramos foi campeão por nocaute, também no primeiro round.
Leonardo dos Santos, por sua vez, sagrou-se campeão por decisão unânime dos jurados, após combate de três assaltos. Outro destaque foi Antonio Marcos, que conquistou o título de campeão logo em sua estreia no MMA (Mixed Martial Arts), também por decisão unânime dos árbitros nos três rounds. Por fim, o atleta Bruno Frazão, que perdendo por pontos, mas sua apresentação foi considerada a melhor luta do evento.

                Os atletas da AFC competiram com o suporte de vários apoiadores de patrocinadores, com Centro Educacional CEUC, Disk-Pizza do Jajá, Vieira's Bar, 1ª Linha Autopeças, Nonna Carmela, Infotech, Universo Verde e JORNAL MAIS BOM JARDIM. Logo em seguida, os vencedores posaram para fotos com seus troféus.

REPORTAGEM: Julio Cesar (Kzar). Exclusivo para Portal Fribonja - Blog do Kzar - Jornal Mais BJ.