DA REDAÇÃO
O Portal Fri-Bonja, conhecido blog de notícias, sob responsabilidade do jornalista Julio Cesar de Carvalho (Julio Cesar Kzar) - FOTO, ex-funcionário do extinto Jornal Mais Bom Jardim, depois de cerca de cinco anos em "banho maria" na internet, foi recentemente reativado e está de volta, trazendo notícias de Bom Jardim, Nova Friburgo (daí o nome Fri-Bonja), e de outros municípios da região.
O endereço eletrônico do portal na internet é: portalfribonja.blogspot.com.br.
Além do blog, as notícias também estão sendo publicadas em páginas do Facebook, Instagram, grupos do WhatsApp, Tweeter e brevemente serão disponibilizadas em outras plataformas, como o
Telegram, Pinterest, Gettr, etc.
Fim do jornal
impresso refletiu na paralização do portal
O motivo da “dormência” do portal durante todo esse tempo
foi principalmente, devido ao encerramento das atividades do Jornal Mais BJ, depois de mais de 20
anos atuando no município, fato que se deu no primeiro semestre de 2017, quando Luiz Antonio Dias, diretor-proprietário
do periódico, que semanalmente era distribuído gratuitamente nas ruas do centro
da cidade, seus bairros e seus distritos, por razões econômicas, anunciou o fechamento em definitivo do jornal.
Por esse motivo então, o jornalista Julio Kzar passou se dedicar a outros projetos profissionais e, sem
seu principal estímulo para escrever matérias noticiosas, deixou o portal meio que de lado, “dormindo”
na internet.
Mas, vendo que o ex-proprietário do Mais BJ havia reativado seu antigo projeto, o Jornal de Conselheiro, desta vez no
formato digital, que toda semana é distribuído a usuários do WhatsApp e que
ainda mantinha sua coluna semanal “ETC.& ETC.” no diário friburguense A Voz da Serra, Julio Kzar (que também
já havia trabalhadi nestes dois jornais), sentiu o jornalismo ainda pulsando em
suas veias.
Sendo assim, ele naturalmente partiu para a ressuscitação do Portal Fri-Bonja, que reúne e transcreve fatos e acontecimentos de outras fontes noticiosas (sempre citadas no final de cada matéria), mas que também, às vezes, “ousa” publicar matérias próprias.
Relíquias históricas em papel jornal, que podem se deteriorar e se perder com o tempo, por falta de um ambiente climatizado
Segundo informações, Luiz Antonio ainda guarda em algum lugar de Bom Jardim e/ou Nova Friburgo, onde reside, como relíquias históricas, milhares de exemplares das mais de 500 edições do JORNAL MAIS, que ele publicou nos 22 anos de sua profícua existência, desde que foi fundado, ainda com o nome de "Jornal de Bom Jardim", no dia 5 de março de 1995.
Entretanto, por falta de amarzenamento adequado em um ambiente climatizado, esses exemplares de papel podem estar se deteriorando e se perder com o tempo, e a única fonte de consulta de notícias antigas do município, esperamos que ainda seja a Biblioteca Pública Municipal, mantida pela Secretaria de Educação, para onde eram remetidos diversos exemplares de cada edição, assim que publicadas.
Portal Fri-Bonja também guarda matérias, acontecimentos e fotos antigas de várias edições do extinto JORNAL MAIS, que ainda podem ser vistas
Julio Kzar também era responsável na época, por abastecer de notícias e fotos tanto o jornal impresso, quanto o antigo blog do MAIS BJ e ainda o site do jornal na internet, no sistema "flip-page". Entretanto, essas páginas também foram extintas quando o jornal impresso deixou de existir.
De posse de farto material em seu computador, Kzar começou a abastecer também o seu blog com as notícias, fatos e fotos retirados do MAIS BJ e assim o Portal Fri-Bonja, passou a ser também uma fonte de consultas desses fatos e acontecimentos históricos da cidade e da região. Infelizmente, o blog não cobre todos os 22 anos de existência do jornal, uma vez que o jornalista começou a trabalhar no MAIS BJ, só a partir de junho de 2003 e a criação do blog só se deu no final de 2008.
Mais de 3.600 postagens publicadas e mais de 570 mil visualisações
A partir desta data até o ultimo dia de existência do jornal, é possível visitar o blog e pesquisar grande parte do material publicado desde 2008 até 2017, e depois, até os dias atuais. Nestes 14 anos de existência na internet, o Portal já acumulou mais de 570 mil visitações, um número crescente e incontável de visualizações às suas mais de 3.600 postagens já publicadas