segunda-feira, 30 de maio de 2022

Acesso ao Pico do Caledônia em Nova Friburgo passa a ser limitado a dois grupos por dia e agora exige senha

Montanhistas, alpinistas e demais visitantes devem solicitar senha pela internet antes de visitar o pico mais alto da região. Pelo menos o acesso ainda é gratuito

Objetivo é minimizar impactos causados por excesso de visitantes nesta época do ano

Alto do pico da Caledônia com os Três Picos ao fundo
A Prefeitura de Nova Friburgo decidiu limitar a visitação ao Pico do Caledônia a apenas dois grupos por dia. O objetivo, a Secretaria Municipal de Turismo, é minimizar os impactos causados pelo excesso de visitantes  nesta época do ano, quando o ponto é bastante procurado. Senhas para acesso serão emitidas aos grupos interessados, através do site https://senhas.novafriburgo.rj.gov.br.

A Secretaria de Turismo recomenda a contratação de guias de turismo especializados em atrativos naturais para acompanhar os grupos, a fim de garantir a segurança e a qualidade do passeio.

Outra recomendação importante é que evitem subir a estrada de acesso ao pico  com o próprio carro. Os veículos devem ficar estacionados no início da Estrada do Caledônia e os visitantes devem subir o trajeto a pé.

O Pico do Caledônia está aberto à visitação de terça-feira a domingo, das 7h às 15h, podendo permanecer no local até as 15h30.

É preciso, segundo a prefeitura,  respeitar as regras, levar o  lixo de volta, não fazer fogueiras, não alimentar os animais e não se arriscar por uma foto.

Saiba mais sobre o Pico da Caledônia 

Com 2.257 metros de altitude, o Pico do Caledônia é a segunda maior montanha da Serra do Mar, que vai de Santa Catarina ao Rio de Janeiro. Dele se tem uma vista privilegiada de Friburgo, de cidades vizinhas e até do Rio de Janeiro. 

O cume fica entre as cidades de Friburgo e Cachoeiras de Macacu, na divisa entre os dois municípios, inserido no Parque Estadual dos Três Picos.  Localização privilegiada, possui torres de transmissão de rádio, responsáveis pelas comunicações da Petrobras, possibilitando o envio de dados desde a Bacia de Campos até Brasília sem nenhuma montanha de maior altitude obstruindo as ondas.

Possui também uma rampa de asa delta para prática de vôo livre. A caminhada até o cume é de nível pesado e inclui mais de 500 degraus de escadas. O Pico é aberto para visitação em horários restritos e o seu acesso é feito através de uma estrada íngreme a partir do bairro Cascatinha. 

Milhares de pessoas sobem o Pico todos os anos.  Somente no inverno, o local recebe centenas de pessoas a cada dia, principalmente na época das férias de meio de ano e aos fins de semana.

Com o tempo limpo é possível visualizar uma parte da cidade maravilhosa, como a Ponte Rio-Niterói, a Baía de Guanabara, o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Em Friburgo é possível avistar de lá a região de São Lourenço e Salinas, bem como os Três Picos e suas montanhas. Lá do alto também é possível ver o Grande Rio (São Gonçalo, Niterói, Itaboraí), Baixada Fluminense (Guapimirim, Magé e Nova Iguaçu) e Região dos Lagos como Maricá, Araruama, Cabo Frio.

FONTE: A Voz da Serra News.


Nenhum comentário: