O horto está localizado junto à Base de Apoio Operacional da Rota, em Papucaia, distrito de Cachoeiras de Macacu. No local, funcionários da concessionária, sob a supervisão de integrantes do Projeto Florestar & Cia, vão realizar todo o trabalho de plantio e manutenção de mudas, para posterior replantio às margens da rodovia. “No próximo ano pretendemos ampliar nossos programas de preservação ambiental e promover ações educativas nesta área, sempre buscando parcerias com Organizações Não-Governamentais (ONGS) e a rede particular e pública de ensino das cidades que estão sob nossa área de atuação”, disse David Barbosa, superintendente geral da Rota 116.
O ambientalista Luiz Latour, do Projeto Florestar & Cia, é o responsável por orientar a Rota a manter e administrar o horto. Para ele, a iniciativa da empresa é um exemplo de consciência ecológica e ambiental a ser seguido. “Com a instalação do complexo petroquímico (Comperj) em Itaboraí e os efeitos que o empreendimento poderá causar ao meio ambiente, é imprescindível que empresas responsáveis como a Rota 116 se antecipem e procurem meios de compensação ambiental”, disse Latour, citando o horto da Rota e o plantio de mudas como uma boa iniciativa.
Com isso, não só o meio ambiente, como os motoristas que trafegam diariamente pela RJ-116, nestes dias ensolarados e quentes que antecedem o verão – quando as temperaturas deverão ser ainda mais altas – estão recebendo uma boa notícia por parte da Rota 116.
Nenhum comentário:
Postar um comentário