quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Mau-tempo adia inauguração de Escola Selo Verde em Banquete


Ana Amelia Mendes (PMBJ)

BOM JARDIM (RJ) - A inauguração da Escola Municipal Amanda Farias Almeida, em Banquete, que estava marcada para a última sexta-feira, dia 4, foi adiada, devido a ocorrência de fortes chuvas durante todo o dia. Uma data ainda será marcada para a inauguração. A obra, financiada pela PCH Santa Rosa, teve a duração de 12 meses e custou mais de 620 mil reais. A escola, dividida em dois pavimentos, aproveita a antiga construção da Estação de Trem e tem uma área construída de quase 1.000 m². Além disso, os visitantes, alunos, professores e comunidade encontrarão na escola: 06 salas de aulas com 30m² cada; 01 secretaria; 01 Diretoria; 01 sala de informática; 01 Biblioteca; 01 sala de estudos; 01 sala de professores; 01 sala de atividades; 01 sala coordenação; 02 banheiros p funcionários e professores; 02 banheiros coletivos (masculino/feminino) 1º andar; 02 banheiros coletivos (masculino/feminino) térreo; 01 banheiro para portadores de necessidades especiais (PNE) no térreo; 01 cozinha; 01 despensa; 01 refeitório; 01 pátio coberto; 02 rampas (acessibilidade às salas 1º pavimento) ao invés de escadas, mais: sistema de aproveitamento de água de chuva; sistema de aquecimento solar; sistema de som wireless para as salas de aula; quadros de aulas em fórmica para escrita em pincel atômico (piloto) e cobertura (telhado) com telha termoacústica, proporcionando isolamento acústico e térmico.

Escola Selo Verde Auto-sustentável, com equipamentos ecológicos

RECICLAGEM DE ÁGUA DE CHUVA:
A água da chuva é utilizada para fins não potáveis, tais como descarga de vasos sanitários e mictórios, molhar plantas, limpar pisos e calçadas, lavar equipamentos, lavagem de roupas, paisagismo e etc. O sistema de aproveitamento de água da chuva consiste no recolhimento da água da chuva através das calhas hidráulicas localizadas nos beirais dos telhados do prédio da escola, e através de tubos de PVC são carreadas até o reservatório subterrâneo onde passará pelo processo de decantação e clarificação. Ao longo deste trajeto a água da chuva recebe filtragem em diversos pontos visando retirada de sólidos em suspensão com maior e menor espessura. Do reservatório subterrâneo a água da chuva, é levada através de bombeamento gravitacional para o reservatório superior de onde é distribuída nas torneiras e descargas. É importante ressaltar que a água destinada ao uso potável (beber, cozinhar e banhos) é obtida através de sistema paralelo onde não há a mistura das águas da chuva com a água tratada obtida da rede pública, ou seja, a água de beber e lavagem de louças é obtida diretamente da rede pública e armazenada em reservatório independente do sistema de aproveitamento de águas da chuva.

ENERGIA SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA:
Fornecimento de água quente na cozinha visando auxiliar a limpeza das panelas e utensílios. O aproveitamento térmico da energia do sol para aquecimento de água é feito com o uso de coletores solares, localizados sobre o telhado do prédio da escola. Os coletores solares são constituídos por uma serpentina de cobre solidária a uma superfície negra absorvedora de energia luminosa, encapsulada em uma caixa com isolamento térmico e um vidro frontal.

SISTEMA DE SOM WIRELESS (SEM FIO):
Cada sala de aula possui kit de sistema de amplificação de som, ligado diretamente ao professor através de sistema de onda de rádio, portanto sem fio, facilitando a comunicação com os alunos despertando-lhes maior atenção e concentração individual e causando menor desgaste vocal para o professor.

ILUMINAÇÃO NATURAL:
Utilização de telhas translúcidas nos corredores superiores que permitem a entrada da Luz Natural suavizada através de película de policarbonato. Utilização de janelas amplas, envidraçadas e arquitonicamente projetadas de modo a receber maior incidência de luz natural. Nos locais em que é necessária a iluminação artificial foram utilizadas lâmpadas fluorescentes que se apresentam econômicas no consumo de energia elétrica e mais duradouras.

SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTOS:
É realizado através de mini Estação de Tratamento de Esgotos Compacta, subterrânea de modo a não causar danos à urbanização. É dotada de tecnologia de altíssima tratabilidade e total impermeabilidade, evitando assim a contaminação do lençol freático.

ACESSIBILIDADE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (PNE):
Este prédio foi projetado com o uso de: rampas que permitem o acesso e circulação de cadeiras de rodas em todo o interior da escola; Banheiro adaptado para portadores de necessidades especiais; Portas das salas de aula com 0.90m de largura que permitem o acesso de cadeira de rodas.

COBERTURA TERMO-ACÚSTICA:
Telhado do prédio da escola é constituído com telhas de última geração com isolamento térmico e acústico, permitindo maior conforto em relação às altas temperaturas do ar e ainda provocando maior concentração estudantil devido à ausência de ruídos externos. Não propaga fogo – possui em sua composição elementos retardantes que impedem a propagação das chamas por carbonificação e conseqüente falta de oxigenação.

Nenhum comentário: