segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

BASTIDORES DA CÂMARA DIA 21 DE DEZEMBRO DE 2009:

Clima especial na última sessão
A data de segunda-feira, 21 de dezembro, marcou a última sessão legislativa de 2009, quando todos os vereadores estiveram presentes, a exceção de Elisabeth Rosa, a Beta, que por motivos particulares, não pôde comparecer. Em clima natalino e de despedida do ano que termina, todos os edis foram à tribuna no período destinado às Explicações Pessoais, para desejar votos de Boas Festas e Feliz 2010 aos presentes, tecer palavras elogiosas e fazer agradecimentos a todos com quem conviveram durante o ano parlamentar.

Orçamento de 2010 é aprovado com emendas para beneficiar instituições
Na última sessão do ano, a Câmara votou e aprovou por unanimidade matérias do Poder Executivo, entre elas o Plano Pluri-Anual (PPA) para os anos 2010 a 2013 e o Projeto de Lei que estima as receitas e fixa as despesas da prefeitura de Bom Jardim para 2010, ou seja, o orçamento financeiro do Executivo para o ano que vem. Entretanto, os vereadores Nilton Benvenuti e Simone Capozi incluíram “emendas modificativas”, visando ao aumento dos subsídios destinados a diversas entidades sediadas no município, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o Centro Social Luiza de Marillac (antiga Casa das Damas), as bandas musicais Recreio Bonjardinense e União Ribeironense, como também a Liga Bom-jardinense de Desportos (LBD), os clubes de futebol, entre outros. Colocadas em votação, as emendas foram aprovadas por unanimidade e incluídas no texto do orçamento.
Em seu pronunciamento, Simone destacou a necessidade de aumentar os repasses para a Apae e o Centro Social Luiza de Marillac, que atendem portadores de necessidades especiais e pessoas carentes de Bom Jardim, bem como as bandas de música, uma centenária e outra cinquentenária, que já fazem parte da tradição cultural da cidade. “A gente vota por uma estimativa de repasse, pois estimando mais, o repasse pode se tornar maior”, justificou a vereadora, alegando que esteve presente e participou da fundação da Apae no município.
Já Nilton Benvenuti justificou dizendo que todos os vereadores sabem que os repasses destinados à Apae e às bandas são muito baixos, como também os valores destinados à área de esportes. “É preciso que os campeonatos de futebol sejam reativados, pois temos que manter o esporte em alta em Bom Jardim, pois a prática esportiva também faz parte da educação dos nossos jovens”, acrescentou o vereador.

Uso de tabaco deve ser proibido em todas as repartições públicas de Bom Jardim
Depois de ser proibido nos postos e unidades básicas de saúde de Bom Jardim, por determinação do secretário municipal de Saúde, Dr. Marcos Célio, o uso de tabaco deverá ter sua proibição estendia a todas as repartições públicas localizadas no município. Projeto de Lei nesse sentido, de autoria da vereadora Simone Capozi, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, em sessão do último dia 21. O projeto segue agora para a sanção do prefeito Affonso Monnerat e depois será transformado em Lei Municipal, passando o uso do fumo a ser reprimido em todas as repartições, a exemplo do que já ocorre das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e outras, onde o tabaco foi proibido não apenas nas repartições, mas em todos os locais públicos fechados.

Ventiladores para a Guarda Municipal
O vereador Luiz Chevrand entrou com indicação, já aprovada por seus colegas, solicitando ao Executivo a instalação de três vereadores na sede da Guarda Municipal, em São Miguel. Justificou seu pedido, dizendo que em tempos de aquecimento global, os guardas que dão plantão no referido prédio não estão suportando as altas temperaturas desta época do ano em Bom Jardim.

NA PRÓXIMA EDIÇÃO:
= Câmara aprova “Moções” para ex-governador Anthony Garotinho e deputado estadual Alcebíades Sabino.
= Campeão bom-jardinense de jiu-jitsu recebe justas homenagens.

Nenhum comentário: