Acaba de ser conquistado um novo marco na história da extensão rural. O deputado estadual e secretário Agricultura do Estado, Christino Áureo, participou ontem em Brasília, da solenidade na qual o presidente Lula sancionou a nova Lei de ATER, que institui a “Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar”. Segundo o deputado foram 10 anos de lutas para a aprovação da lei que confere sustentabilidade e agilidade nos recursos destinados à extensão rural no país.
A legislação foi aprovada por unanimidade na Câmara dos Deputados e no Senado Federal e a cerimônia que consagrou a sanção foi realizada na sala de audiências do Centro de Formação do Banco do Brasil. Estiveram presentes a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, o presidente da Emater-Rio, Justino Antônio da Silva, secretários estaduais de Agricultura e representantes das Emateres de outras unidades da federação.
Na ocasião, Christino Áureo lembrou que desde o tempo em que presidiu a Emater-Rio e foi dirigente da ASBRAER (Associação Brasileira das Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural), no plano nacional, lutava pela aprovação da Lei de ATER.
– Ela chega no momento em que a extensão rural fluminense vive uma fase histórica de retomada, após maciços investimentos do governador Sérgio Cabral nos apoiando para implementá-la. Especialmente no que diz respeito aos novos concursados da Emater-Rio, a aquisição de maquinário para recuperação de estradas vicinais e apoio ao agricultor, além da infraestrutura de escritórios em todo o estado, com veículos, computadores e obras de reforma, em parceria com o governo federal. Estamos abrindo 2010 com a mesma chave de ouro que fechamos 2009 – informou o deputado.
Mais informações: www.christinoaureo.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário