Simone parabeniza Gastão pela obtenção dos novos equipamentos para o HCEDurante a sessão do dia 29, a vereadora Simone Capozi parabenizou o colega Carlos Gastão por ter conseguido os novos aparelhos para o Hospital Celso Erthal, demonstrando sua felicidade pelo município estar sendo agraciado por emendas de Sabino e outros deputados e que a população deverá saber demonstrar sua gratidão. Ela também agradeceu ao diretor da Santa Casa, Eder Carpi, por haver recebido os vereadores no hospital e ao secretário de Obras, Thiago Braga, pelas benfeitorias realizadas no município.
Gastão ressalta a importância dos equipamentos para o hospitalDepois de agradecer as palavras da colega Simone, Carlos Gastão ressaltou a importância da chegada dos novos equipamentos conseguidos por Sabino e Comte Bittencourt. Em seguida, também fez um agradecimento ao diretor da Santa Casa e elogiou o colega Jorge Quintes, médico do hospital. Revelou ainda sua felicidade em dividir com seus colegas o mérito pela obtenção dos equipamentos e disse que a nova administração da Santa Casa está revolucionando o hospital, que vai ficar de primeiro mundo e que ele sente orgulho de fazer parte da história política de Bom Jardim. “É um somatório de forças que trouxe para a cidade quase R$ 1 milhão e, a cada dia, mais coisas boas virão”, concluiu.
Quintes propõe compra de terreno para construção de casas populares
Através de indicação aprovada por unanimidade, o vereador Jorge Quintes está propondo ao Poder Executivo a compra de uma área de terra no bairro São Miguel, para a construção de casas populares. Como justificativa à sua indicação, Quintes apresentou o argumento que já existe um projeto denominado “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal, com financiamento da Caixa Econômica, que poderia ser implantado em Bom Jardim. O local indicado, de acordo com o vereador, é próximo de escolas, postos de saúde e área comercial. Ele pediu empenho dos demais colegas, para implementação do projeto junto ao Poder Executivo.
Nilton também quer casas populares
Depois de apoiar a iniciativa do colega Jorge Quintes, o vereador Nilton Benvenuti informou que ele e sua colega Beta conversaram recentemente com o deputado federal Leonardo Picciani, no Rio de Janeiro, solicitando a liberação de casas populares, não só no primeiro distrito, mas também em São José, Banquete e Barra Alegre. Em aparte, Beta também apoiou a iniciativa de Quintes, mas quer que os demais distritos do municípios também sejam contemplados.
Beta volta a pedir pela quadra de esportes de Barra Alegre
A vereadora Elisabeth Heckert, a Beta, voltou a insistir em seu pedido de reforma da quadra esportiva do centro de Barra Alegre. Ela quer que a secretaria de Obras refaça o piso da quadra, que segundo já foi informado, é muito áspero e pode causar acidentes aos usuários. Beta também informou que a quadra é muito utilizada por alunos das escolas próximas, para fazer educação física, e que as crianças ficam invariavelmente, expostas ao sol forte ou à chuva. Por isso pede, se possível, a cobertura da mesma.
Professores concursados de Friburgo desistem de trabalhar em Bom Jardim
O vereador Ademyr Faria disse que professores concursados contratados pela prefeitura de Bom Jardim, mas que residem em Nova Friburgo, estão tendo que pagar quatro passagens de ônibus diariamente, para dar aulas em escolas do município. Ademyr informou ainda que, devido ao alto custo que o deslocamento da cidade vizinha até o local de trabalho está acarretando, muitos professores estão pedindo demissão. O vereador disse que, neste caso, o ideal seria que a prefeitura contratasse professores locais, já que a vinda de concursados de outras cidades não está compensando, uma vez que, neste caso, os contratados têm que arcar o próprio custo do transporte.
Pedido de novo acesso para as ambulâncias à rodovia RJ-116
Uma reivindicação antiga do vereador Jorge Quintes foi reforçada por seu colega Carlos Gastão, que voltou a pedir, na sessão do dia 29 de março, a abertura de acesso para ambulâncias do Hospital Dr. Celso Erthal (HCE) à rodovia RJ-116. Gastão justificou o pedido, dizendo que seria mais uma rota alternativa, principalmente nos dias de festa, quando as ruas do centro ficam fechadas, dificultando a passagem dos carros de socorro. Ele solicitou ainda a união dos demais colegas em torno do pedido. Fazendo uso também à tribuna, Jorge Quintes disse que a passagem está quase pronta, mas sendo usada por pedestres. Para o vereador, bastaria a prefeitura modificar um pouco aquele trecho, calçando com paralelepípedos, para permitir o tráfego de ambulâncias.
Atenção para quadra de esportes de São José
O edil Nilton Benvenuti ocupou a tribuna para cobrar das autoridades responsáveis o término da reforma da quadra esportiva de São José do Ribeirão, cujas obras se encontram inacabadas há mais de dois anos e sem iluminação. Nilton disse que, com isso, os alunos da escola estadual Professor João Brasil estão sem local adequado para as aulas de educação física.
Cães soltos incomodam e vereadores pedem canil
Já na sessão do dia 5 passado, a vereadora Elisabeth Heckert falou sobre cães perambulando pelas ruas da cidade, que chegaram a morder uma criança e uma senhora na praça em frente ao prédio da Câmara. Ela sugeriu que os animais sejam recolhidos pelas autoridades responsáveis, para evitar que novos ataques aconteçam, pois os cães costumam avançar sobre crianças e idosos. Falando em seguida, Simone Capozi disse que já protocolou, junto com o colega Luiz Chevrand, o pedido de construção de um canil municipal para abrigar os cães vadios, a ser mantido pela Vigilância Sanitária municipal, inclusive, realizando a vacinação dos mesmos.
Em seu pronunciamento, o vereador Ademyr Faria solidarizou-se com as colegas Beta e Simone lembrando que sempre batalhou contra o excesso de cães nas ruas de Bom Jardim. Disse que pessoas de outros municípios costumam soltar os animais, que depois ficam perambulando pela cidade, incomodando os transeuntes, mas disse que no ano passado o número de cães nas ruas era muito maior, cerca de 15 a 20, e que os mesmos foram levados a Duas Barras para fazer a castração e atualmente, esse número diminuiu bastante, mas ainda preocupa. Ademyr falou ainda sobre a infestação de ratos, que teria havido um atraso na licitação para a compra do raticida, mas que naquela semana já estava sendo feita a desratização nas ruas do município.
Roubo de tampas de bueiro provoca acidente no centro
A queda de um carro num buraco em frente à sede da prefeitura, em pleno centro da cidade, chamou a atenção do vereador Ademyr Faria, que foi ao local verificar o acidente. Depois de constatar que o veículo, de propriedade do comerciante conhecido como Betinho, não sofrera danos, atravessou a rua e foi até à prefeitura, onde um funcionário, de nome Jorge, compareceu ao local e constatou a falta da tampa do bueiro, que provavelmente, havia sido roubada. Falando na tribuna da Câmara, Ademyr disse que o roubo de tampas de bueiros é uma vergonha para o município. Contou ainda que as grades de bueiro são roubadas indiscriminadamente em toda a cidade por vândalos e pessoas que não respeitam o patrimônio público. Lembrou que no passado, os alvos do vandalismo eram as placas de bronze fixadas em monumentos e prédios públicos da cidade. “Isso é uma pouca vergonha! Precisamos acabar com isso”, indignou-se o vereador.
Vereador Zé Nilton lembra o Dia Mundial de Combate ao Câncer
Ocupando a tribuna, o edil Zé Nilton lembrou que naquela data, 8 de abril, estava sendo celebrado o “Dia Mundial de Combate ao Câncer”. Pedindo ao seu colega vereador, o médico Jorge Quintes, que o retificasse, em caso de algum equívoco, citou, que a causa maior de morte em homens é o câncer de próstata, enfatizando o preconceito que existe em relação ao exame preventivo da próstata, que pode detectar a doença ainda em fase inicial, facilitando o tratamento e evitando o óbito. “É preciso que se combata esse preconceito, que não cabe mais no mundo moderno”, destacou. Disse ainda que a incidência de câncer em Bom Jardim, ao contrário do que tem sido apregoado, segundo as estatísticas, está dentro da normalidade. “Não existe um incidência maior da doença aqui na cidade. A incidência é normal”, concluiu.
O vereador e médico Jorge Quintes parabenizou o colega pela lembrança da data e acrescentou que, quanto mais precoce for feito o diagnóstico da doença, mais cedo pode ser iniciado o tratamento e o câncer ser debelado. Disse que teve a satisfação de descobrir vários casos em fase inicial e curar pacientes que puderam viver mais 25 ou 30 anos. Lembrou ainda que o câncer de mama, o mais comum nas mulheres, pode ser facilmente detectado, através do autoexame, que pode ser feito rapidamente, até mesmo durante o banho.
Dona Terezinha é parabenizada pelo seu niver
Frequentadora assídua das sessões da Câmara, a senhora Terezinha de Jesus Rocha, teve seu aniversário, comemorado no último dia 9, lembrado pelos vereadores durante a sessão do dia 8. Terezinha foi saudada por Elisabeth Herckert na tribuna e pelo presidente da casa, Joelson Veiga, no encerramento da sessão, além de cumprimentos recebidos pessoalmente dos demais parlamentares, que destacaram sua participação cívica, exercendo seu direito de cidadã, ao prestigiar praticamente todas as sessões legislativas.
Energia elétrica instável gera reclamações aos vereadores
A baixa qualidade da energia elétrica fornecida aos bairros Veloso, Bem-Te-Vi e Alto de São José está provocando diversas reclamações dos moradores dessas localidades. No Bem-Te-Vi, as ruas José Eugênio Erthal, Luiz Pinaud e Graciano Cariello, onde existe uma caixa d’água da Cedae, são as mais atingidas. Os problemas mais comuns são picos de energia e quedas de fase. Por conta disso, as bombas que enchem o reservatório, para depois abastecer as casas, acabam danificadas, deixando parte da rua sem o líquido tão precioso. Os vereadores Zé Nilton e Nilton Benvenuti comentaram o fato na tribuna, falando que as interrupções são constantes nesses bairros, que são abastecidos pelas linhas de transmissão que vêm de Duas Barras. “Só nos últimos dias, foram doze picos de energia em São José”, disse Nilton Benvenuti. Pedem que a Ampla, concessionária do serviço, tome as devidas providências.