sexta-feira, 30 de abril de 2010

Economia do Século XXI

Jorge Picciani (*)

Empresas, universidades e governo trabalhando juntos pelo desenvolvimento do estado. Há alguns anos, este conceito pareceria avançado demais. Mas hoje, com o avanço de nossa legislação, esta prática tende a se tornar cada vez mais comum, trazendo benefícios diretos à população.
Em fevereiro deste ano foi regulamentada a Lei de Inovação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro. Fruto de um amplo debate, a lei aproxima universidades e empresas, permitindo que elas trabalhem em projetos conjuntos de desenvolvimento tecnológico. Desde o início de sua formulação, que é de responsabilidade do Poder Executivo, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro – formado pela Assembleia Legislativa e por mais 28 entidades e universidades – tem participado deste processo. E, depois de aprovada e sancionada, continuamos acompanhando até a sua regulamentação que é o que faz a lei "valer" e poder ser posta em prática.
Por meio da Câmara Setorial de Tecnologia, formada por um grupo técnico de representantes das universidades públicas e privadas, dos centros de pesquisa (Redetec) e das entidades que representam a Indústria, (Firjan e IBP), o comércio (Fecomércio e ACRJ), e as micro e pequenas empresas (Sebrae), promovemos uma audiência pública para recolher sugestões de aperfeiçoamento do texto. Posteriormente, debatemos com a Faperj (Fundação Carlos Chagas de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) e com representantes da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, e contribuímos para aperfeiçoar o texto de regulamentação.
Vocação para fazer desta iniciativa um vetor de desenvolvimento temos de sobra. O Rio de Janeiro é o estado que concentra o maior número de universidades e centros de pesquisa de todo o País, ao todo são 147. E esta aproximação entre a inteligência, representada por estas entidades, e o mercado, só pode ajudar no crescimento da nossa economia e a pavimentar o futuro. A economia do século XXI é a economia do conhecimento. Temos um potencial muito grande de expansão das indústrias de base tecnológica, como a indústria farmoquímica, de biotecnologia, de informática (software), dentre outras. As incubadoras de empresas, que nascem dentro da universidade, são um exemplo disso.
Estas ações, somadas à decisão do governador Sérgio Cabral de assegurar o repasse de 2% do Orçamento do Estado para a Faperj, foram essenciais para o avanço neste setor. Mas é preciso continuar a investir para fazer com que estas mudanças cheguem à população. Daí a importância dos programas para a divulgação e popularização da ciência, tecnologia e inovação e para a difusão de tecnologias em empresas e sociais.
Em um futuro próximo, estas iniciativas contribuirão para uma maior oferta de empregos para profissionais cada vez mais qualificados.
(*) Jorge Picciani é presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

Locutores esportivos da região se destacam na capital

Edward de Bom Jardim, Bonan de Nova Friburgo, Ricardo de Cordeiro e Aladir do Carmo brilham com suas vozes nas comunicações esportivas

ESTÁDIO DO FRIBURGUENSE
Quem acompanha por vezes indo aos estádios de nossa região ou se ligando nas transmissões radiofônicas dos jogos de futebol do campeonato estadual deste ano, pôde se deparar com algumas belas vozes.
No Estádio Eduardo Guinle, por exemplo, nas partidas em que o nosso Friburguense representou a região serrana no estadual de profissionais, o conhecido bom-jardinense, professor, desportista e jornalista esportivo Edward Monnerat Rodrigues (foto) aqui de nossa cidade, se tornou desde a temporada passada, a “Voz do Frizão”. Contratado pela diretoria do Tricolor da Serra ano passado, coube ao nosso querido Edward, no inicio das partidas dar as escalações, assim como demais informações durante o jogo e ao final, relatar público pagante e presente, renda e substituições. Com uma voz e estilo que lembra o saudoso Vitório Guttemberg, que por anos foi a voz “oficial da Suderj” no Maracanã, Edward desenvolveu e promete continuar desenvolvendo belo trabalho também nesta área. Parabéns, Edward!

RÁDIO GLOBO DO RIO
O talentoso e já famoso locutor esportivo de nossa região, Luiz Fernando Bonan (foto), ou simplesmente, Fernando Bonan, o Juventude da Serra, começou nesta atividade há cerca de duas décadas atrás na Rádio Friburgo Am, onde até hoje dirige a equipe mais brilhante da região. Em seu início de carreira e de formação de sua equipe, Bonan contou com alguns participantes, entre os quais, o jornalista Luiz Antonio Dias, aqui do JORNAL MAIS, que chegou por anos, atuar como repórter esportivo e comentarista.
Depois de firmar-se, sem dúvida, como o mais brilhante locutor do rádio esportivo do interior do Estado do Rio, o nosso querido friburguense Fernando Bonan, desde o ano passado, passou a integrar a equipe de esportes da Rádio Globo, tendo no comando o renomado “garotinho” José Carlos Araújo. Com isso e mesmo sem deixar a Rádio Friburgo, tanto para transmitir alguns jogos quanto para comandar sua equipe, tem participado como contratado da Rádio Globo, em partidas em que José Carlos Araújo e Edson Mauro não podem transmitir. O sucesso do locutor juventude da serra está grande, que este ano o nosso querido Bonan teve seu contrato renovado e assim, deverá ter especialmente durante o período da Copa do Mundo, uma participação ainda mais acentuada pelas ondas da Globo Am, a maior emissora de rádio do Brasil.

NOVA RÁDIO FRIBURGO AM
Com seu contrato firmado com a Rádio Globo AM, Fernando Bonan não poderia deixar um excelente e já tradicional trabalho de transmissões de rádio ser prejudicado e por isso, ele acabou recentemente convidando para integrar a equipe da 660 de Nova Friburgo, o jovem jornalista e locutor esportivo de Cordeiro, Ricardo Vieira, que além de assessor de imprensa da Prefeitura daquela cidade, transmitia e por vezes, transmite ainda jogos pela Rádio 94 de Cordeiro, ao lado de Nilson Leão e outros valores daquela emissora.
Com isso, o querido Ricardinho, mostrando muito talento e capacidade, tem transmitido com freqüência, especialmente nas partidas do Friburguense em que o Bonan não pode atuar, os jogos levando muita informação e emoção num trabalho de alto nível técnico e quem já vem se tornando alvo de muitos e justos elogios.

A VOZ DO MARACANÃ
Por fim, neste toque de primeira e completo neste segmento em nossa região, vale registrar e apresentar alguém aqui de nossa região, que de pouco mais de um ano para cá, conseguiu um feito também mais dignos de aplausos.
Depois de atuar por mais de quarenta anos como a Voz Oficial do Maracanã, fazendo marcar durante os jogos do Maracanã o bordão “A Suderj Informa”, o locutor capixaba Vitório Guttember Volpato faleceu em 10 de maio de 2004. Com isso e após alguns anos sem colocar alguém em seu lugar, a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro em parceria com a Rádio Globo Am, promoveu ano passado um grande concurso a nível nacional para encontrar um substituto para o saudoso Vitório Guttemberg. Desta forma, após registrar cerca de 580 inscritos de praticamente todas as partes do Brasil, incluindo até mulheres, surgiu como voz escolhida por unanimidade pela comissão julgadora entre os 15 finalistas, o de um músico e locutor do município do Carmo aqui em nossa região e que chama-se Aladir Néviton Filho da Silva, atualmente com 37 anos de idade. Morador do distrito carmense de Influência, que fica na divisa com Além Paraíba, Aladir Néviton é músico, produtor musical e locutor da Rádio Juventude Fm de Além Paraíba. Recentemente, a reportagem do JORNAL MAIS teve a honra de fazer uma visita ao simpático Aladir, que além de receber muito bem o jornalista Luiz Antonio Dias, contou um pouco de sua história. “Eu na verdade, ouvi alguma coisa sobre o lançamento deste concurso pela Rádio Globo, mas confesso, não ter me empolgado muito por pensar que poderia ser alguma coisa tipo carta marcada ou então, ser quase impossível diante de tantos candidatos que por certo apareceriam do Brasil inteiro. Mas ai, um grande amigo, parceiro de sinuca por aqui, me incentivo mesmo a participar e ai, acabei mesmo sem muitas esperanças, mandando um MD com uma gravação de aproximadamente 20 segundos”. Porém, revelou também o Aladir: “Passado alguns dias, recebo um telefonema de uma funcionária da Rádio Globo, me comunicando que eu estava entre os 15 selecionados e que deveria dia e horário tal estar na emissora para um teste ao vivo. Com isso, claro, fui e depois de fazer o teste lá na emissora mesmo, fui chamado pela comissão julgadora, que me informou ter sido de forma unânime a escolha de meu nome para passar a atuar como a Voz Oficial do Maracanã pela Suderj”.
Com isso, Aladir Néviton, casado e pai de duas filhas, que leva uma vida modesta e bem tranqüila, inclusive apresentando nas noites de sexta-feira pela Rádio Juventude Am um dos programas de maiores audiência da região, segue todo final de semana para atuar pela Suderj, como locutor e voz oficial do Maracanã, passando ao público presentes no maior estádio do mundo, as informações relativas as escalações da equipes, substituições, público, renda e demais detalhes relativos as partidas. Sua estréia no Maracá, se deu no campeonato brasileiro do ano passado, na partida entre Fluminense X Palmeiras.

Bastidores da Câmara Municipal de Bom Jardim

Morte de empresário de é lamentada também na Câmara Municipal de BJ

O falecimento prematuro do empresário Elizeu Correa Lopes, proprietário da Construlopes, ocorrido no último dia 22, vítima de infarto no miocárdio, foi lamentado por diversos vereadores na sessão do dia 26, segunda-feira. O edil Luiz Chevrand foi à tribuna para destacar a perda do ilustre cidadão, friburguense de nascimento, mas há mais de três décadas radicado em Bom Jardim, onde estabeleceu seus negócios e criou sua família, chegando a receber o título honorário de cidadão bom-jardinense, outorgado pela Câmara. Depois de enaltecer a figura do empresário, Chevrand pediu um minuto de silêncio em sua memória.
Já o vereador Zé Nilton foi outro que destacou a figura de Elizeu Lopes no cenário empresarial bom-jardinense, dizendo que o comerciante desempenhou importante papel em sua trajetória de sucesso em Bom Jardim, “construindo um império a partir do nada”. Segundo o edil, Elizeu também era altruísta e um filantropo, ajudando pessoas com dificuldades, tanto dentro do município, como fora dele. “Há pouco tempo, ele passou 15 dias em Goiás, onde construiu casas para pessoas necessitadas”, disse Zé Nilton, enfatizando que o empresário ainda distribuía alimentos aos mais carentes. Finalizando, o comparou com outro empresário de sucesso, o também falecido ex-vereador Zaguinha Capozi, pai da vereadora Simone Capozi.
Ademyr Faria, por sua vez, disse que acompanhou a trajetória de Elizeu desde o início, pois o mesmo se tornou seu cliente e amigo, comprando com ele as baterias para seus veículos. “Foi uma perda muito grande para o município, pois assim como o Zaguinha Capozi, citado pelo nobre colega Zé Nilton, Elizeu Lopes era um homem de visão e com seus negócios proporcionava emprego e renda para muita gente”, acrescentou.

Ademyr promove festa em louvor a São Jorge

O feriado estadual do dia 23 de abril, consagrado a São Jorge, foi mais uma vez comemorado pelo vereador Ademyr Faria em sua residência, no bairro São Miguel. Indo à tribuna durante o período destinado às Explicações Pessoais, Ademyr lembrou que realiza a festa há 29 anos. “Pretendo manter essa tradição enquanto Deus me der vida e saúde”, disse ele, aproveitando para agradecer a presença dos demais colegas. Luiz Chevrand também foi à tribuna para agradecer ao convite do amigo Ademyr e disse que ficou muito satisfeito em participar dos festejos. “Foi uma festa muito bonita, feita com muito carinho e fartura”, disse ele. Zé Nilton também foi outro que cumprimentou o colega pela iniciativa.

Humbertinho Neves é saudado pelos vereadores

O ex-vice-prefeito Humberto Neves, que compareceu à sessão do dia 26 para acompanhar de perto o trabalho dos vereadores, teve a sua presença ressaltada na tribuna da Câmara. Luiz Chevrand fez questão de lembrar a passagem de “Humbertinho” pelo poder Executivo, quando foi vice do ex-prefeito Paulo Vieira de Barros, atual vice-prefeito. Destacou ainda seu trabalho como benemérito da Santa Casa de Bom Jardim, bem como a presença do diretor administrativo da entidade, Eder Carpi, o Ceará. Os edis Zé Nilton, Ademyr Faria e o presidente da casa, Joelson Veiga também fizeram questão de citar os nomes de Humberto Neves e Eder Carpi, devido ao excelente trabalho que vem sendo realizado na reestruturação do Hospital Dr. Celso Erthal, tendo por isso, recebido os cumprimentos dos demais vereadores após o término da sessão.

Informativo da Prefeitura Municipal de Bom Jardim (RJ)

Ana Amelia Mendes (PMBJ)

Bom Jardim é destaque no Salão Estadual de Turismo em Paraty

Nos dias 23 e 24 de abril, a secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer de Bom Jardim participou do II Salão Estadual de Turismo que, neste ano, foi realizado na cidade histórica de Paraty e contou com 60 municípios participantes e 65 estandes. Bom Jardim, junto a Duas Barras e Cordeiro, representaram a região turística Caminhos da Serra.
A coordenadora de Turismo, Elzinha Monnerat (foto), e o assessor de Cultura, Délio Russo, representaram a cidade e divulgaram seus atrativos turísticos, como a bela paisagem, a prática do vôo livre, escaladas, o calendário de eventos da cidade, com o famoso Carnaval, considerado o melhor da região, diversos produtos fabricados no município, como queijo, iogurte, geleias e flores.
A abertura, realizada na sexta-feira, às 11h, contou com a participação de Mário Moisés, Diretor Executivo do Ministério do Turismo; da secretária de estado de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins; do Presidente da TurisRio, Nilo Sérgio Félix; do secretário de Turismo da cidade do Rio de Janeiro, Antonio Pedro Figueira de Mello; e do Presidente da Federação de Conventions & Visitors Bureaux do Rio de Janeiro, Paulo Senise.
Paralelamente ao evento, foram realizados o congresso que debateu o tema "O mercado de eventos impactando a economia de um destino turístico", a Mostra de Artesanato, além de diversas apresentações culturais dos destinos presentes. O Salão Estadual de Turismo foi organizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Lazer, TurisRio e Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ), Ministério do Turismo, Sebrae-RJ, Prefeitura de Paraty e Paraty C&VB.
Banquete participa de reunião sobre Uso e Ocupação do Solo

Na segunda-feira, 19 de abril, a população do distrito de Banquete compareceu em número expressivo à quarta reunião pública sobre a elaboração do Projeto de Lei de Uso e Ocupação do Solo, promovida pela Prefeitura de Bom Jardim, com objetivo de contribuir para a construção da cidade para as próximas gerações. O encontro aconteceu na Escola Municipal Amanda Farias Almeida, às 17h30.
A reunião foi aberta pelo secretário de Governo, Luiz Carlos dos Santos, e contou com a participação do vereador Gastão, morador de Banquete. Foram discutidas situações para que o distrito tenha base para se desenvolver ordenadamente, definir a urbanização municipal, como revisão das regras de aprovação de projetos de loteamentos e construções.
As primeiras reuniões ocorreram em Bom Jardim, São José do Ribeirão e Barra Alegre. Outra reunião, a ser divulgada oportunamente a ser divulgada neste jornal, acaba de ocorreu neste dia 28 de abril na Casa da Cultura com representantes de instituições de todo o município.


Ampliação da Creche do Caxangá encontra-se em fase final


A ampliação da Creche Municipal Miguel Archanjo Erthal, localizada no Caxangá, está em fase final de construção. A obra é mais uma parceria com o governo do estado, através do recurso Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (Padem), no valor de 98 mil reais.
O projeto da ampliação conta com a construção de mais três salas de aula, um berçário, um lactário e um banheiro, totalizando mais 160 m² de área construída. Além da creche, mais obras são realizadas e outras estão no cronograma para execução, incluindo todo o município.

Bom Jardim comemora Dia Nacional de Combate à Hipertensão

No dia 26 de abril, a Prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria municipal de Saúde, comemorou o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial. O evento, que teve início às 8h, na Praça Coronel Monnerat, contou com a participação de todas as unidades do Programa Saúde da Família (PSF) do município e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da população.
Para a comemoração, a secretaria promoveu atividades como alongamento e dança, além de fornecer profissionais para aferir a pressão arterial dos participantes, que depois de muito exercício, beberam água e comeram maçã.
O evento teve objetivo educativo e conscientizador, com a distribuição de panfletos alertando a população sobre a doença, consequências, como proceder, grupos de risco, tipos de alimentação, enfim, fornecendo informação acerca da hipertensão arterial.

Lei obriga banheiros públicos a ter avisos sobres DST

Assessoria de Imprensa (ALERJ)

Tornar mais clara a regra que obrigou a disponibilização de avisos sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) em banheiros públicos é o objetivo do deputado Marcos Soares (PDT). Para isso, ele apresentou o projeto de lei 2.210/09, que modifica norma em vigor para detalhar o conceito de banheiro público. Aprovado em primeira discussão pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), dia 28 agora, o texto apresenta uma nova definição sobre o que devem ser considerados banheiros públicos: “aqueles colocados à disposição da população em prédios públicos, estabelecimentos comerciais e eventos públicos ou privados”. Segundo o parlamentar, a proposta aprimora a regra. “Estamos contribuindo para que campanha tão importante seja aplicada corretamente”, afirma. A definição anterior era a seguinte: “consideram-se, para efeito desta Lei, sanitários de uso público aqueles colocados à disposição da população em estabelecimentos públicos ou privados”.

Bom Jardim perde grande empresário da construção civil

No dia em que estava completando 53 anos, Elizeu Lopes veio a falecer

O empresário do ramo da construção civil e de transportes, Elizeu Correa Lopes, proprietário das empresas Construlopes e Transportadora Lopes, no bairro Bem-Te-Vi, faleceu no último dia 22 deste mês. Durante uma intervenção cirúrgica no Hospital São Lucas, em Nova Friburgo, quando a equipe médica tentava conter um irreversível infarto no miocárdio ele veio a falecer. Segundo seus dados clínicos, o empresário, que já havia enfartado em 2006, sendo submetido a partir de então a quatro angioplastias, teve seu quadro agravado nos últimos dias e precisou ser internado novamente. A equipe médica tentou sem sucesso desobstruir as artérias do coração de Elizeu, que acabou não resistindo e veio a falecer, por volta das 13 horas da quinta-feira passada.
A notícia da perda do empresário, ocorrida exatamente no dia em que completava seu 53º aniversário de nascimento, abalou grande parte da cidade, que consternada, se solidarizou com a família enlutada. Na sessão parlamentar do último dia 26, diversos vereadores foram à tribuna da Câmara Municipal de Bom Jardim, que já havia lhe concedido o título de cidadania bom-jardinense, para enaltecer a figura do friburguense Elizeu como empresário de sucesso, há mais de 30 anos morando e trabalhando neste município, onde constitui e mantinha seus negócios e sua família. Muito religioso, o empresário frequentava a igreja evangélica Congregação Cristã do Brasil, também localizada no Bem-Te-Vi. Como figura humana, ele também procurava ajudar pessoas necessitadas, até mesmo de fora do município, auxiliando-as com materiais de construção e gêneros alimentícios. Elizeu deixa a viúva, Dona Maria de Fátima, cinco filhos e seis netos. O sepultamento foi realizado às 17h do dia seguinte, 23, no cemitério municipal de Bom Jardim, com grande acompanhamento.

Parque da Vaquejada será inaugurado em Bom Jardim

Evento marca inauguração do novo espaço na localidade de Jaracatiá, zona rural do município

O empresário paulista Marcílio Nunes da Silva, que há 12 anos encontra-se radicado na região, por ter casado com uma bom-jardinense e aqui constituído família, atua na comercialização de purificadores de água, mas agora está partindo para um novo empreendimento à parte.
Nos próximos dias 7, 8 e 9 promoverá na localidade rural de Jacaratiá, que fica no distrito de São José do Ribeirão, a “1ª Vaquejada de Bom Jardim”, que marcará assim, a inauguração de seu “Parque de Vaquejada”, atividade que ele afirma gostar bastante e já ter realizado diversas vezes em São Paulo. Durante visita à redação do “Jornal Mais”, Marcílio disse que desta forma, o município e a região passarão doravante a contar com esta nova praça de diversão.
Contando com participações de vários animais, esta vaquejada de estréia estará distribuindo uma moto e mais R$ 15 mil em prêmios aos competidores. Segundo informou também o empresário Marcílio Nunes da Silva, o vento terá outras imperdíveis atrações, tais como: shows musicais com o grupo “Calcinha Rasgada” na sexta-feira, dia 7; “Trio Reluz” no sábado, dia 8 e no domingo (9 de maio), “Os Piratas do Forró”. Durante esta 1ª Vaquejada, estarão funcionando doze barraquinhas de comidas e bebidas, assim como também será servido aos presentes um boi de 150 quilos assado no rolete, entre outras movimentadas atrações. Campareçam!

Esquadrilha da Fumaça vai dar espetáculo nos céus de Friburgo

Evento faz parte das comemorações do 192º aniversário de município

No próximo dia 8, a partir das 14 horas, muitos friburguense passarão bom tempo olhando para um belo e diferente espetáculo no céu. É como parte das festividades comemorativas aos 192 anos do nosso municio, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como ‘Esquadrilha da Fumaça’, para um grande público que deverá se concentrar no campo do Nova Friburgo Futebol Clube, no Prado, distrito de Conselheiro Paulino.
No último dia 15, o capitão Alexandre de Carvalho Ribeiro e o suboficial Waldemar Prieto Júnior estiveram no gabinete do Prefeito para acertar detalhes e fazer visita técnica a locais com características apropriadas à realização do espetáculo. Durante aproximadamente 40 minutos, o público assistirá cerca de vinte seqüências de manobras e cinqüenta e cinco acrobacias individuais de sete aeronaves modelo T-27 Tucano, fabricados no Brasil pela Embraer e que virão da cidade paulista de Pirassununga. Horas antes do evento em Nova Friburgo, os aviões chegarão ao Aeroporto do Rio de Janeiro e, em seguida, o locutor oficial da EDA virá para Nova Friburgo de automóvel e assim, anunciar a partir da hora marcada, o início e andamento deste imperdível espetáculo.

Farmácias do RJ poderão deixar remédios ao alcance de clientes

Assessoria de Imprensa (ALERJ)

Medicamentos que não precisam de prescrição médica, como analgésicos, vitaminas e antitérmicos poderão ser colocados ao alcance dos consumidores por farmácias e drogarias localizadas no estado, ao contrário do que determina uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A mudança, que vale apenas para os estabelecimentos do Estado do Rio de Janeiro, foi defendida pelos parlamentares que aprovaram, nesta quinta-feira, dia 29, em segunda discussão, conforme texto assinado conjuntamente pelos deputados Edson Albertassi (PMDB) e Cidinha Campos (PDT). “Acredito que uma lei estadual tem mais força que uma resolução de uma agência”, explicou Albertassi.
Já Para Cidinha Campos, o projeto rompe com uma tentativa de cercear o consumidor. “No Brasil há esse movimento para tutelar o consumidor. Isso é um retrocesso, um passo atrás na relação de consumo”, acredita a parlamentar, que preside a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Em plenário, Cidinha lembrou que “no mundo inteiro é possível pegar esses medicamentos sem ter que ir ao balcão”.
Para Albertassi, a proposta dá sequência a outras normas suas que tratam da prestação de serviços nas farmácias, como a que garantiu a estes estabelecimentos a possibilidade de aplicação de injeções, a medição de pressão arterial e a aerossolterapia (inalação). Assim como a colega, ele critica a falta de confiança no julgamento do consumidor. “Não faz sentido que se pense que isso estimulará o consumo. Esse raciocínio deprecia nossos consumidores”, argumentou. O texto será enviado pela Alerj ao governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar a proposta.

Vem aí mais uma feira de artesanato do Centro Social Luisa de Marillac

Everton Bruno (JORNAL MAIS)

O Centro Social Luisa de Marillac, antiga Casa das Damas, através das Filhas da Caridade, voluntárias e benfeitores, estará realizando nos dias 6 a 8, deste mês de maio, quinta-feira à sábado, a sua Feira de Artesanato, que visa a arrecadar fundos para seus projetos sociais e famílias associadas à entidade.
Nos dias 6 e 7, o evento acontecerá nos horários das 14h às 20h e no dia 8, das 10h às 20h. O Centro Social fica na Praça Coronel Monnerat (Perto da igreja Matriz), 190, Centro, Bom Jardim. Todos estão convidados.

INEA vistoria obras do Complexo Rio Grande

Nos dias 14 e 15 deste mês de abril, o INEA – Instituto Estadual do Ambiente vistoriou as obras das Pequenas Centrais Hidrelétricas Caju, Santo Antônio e São Sebastião do Alto e o andamento dos PBAs - Programas Básicos Ambientais.
A equipe liderada pela analista ambiental do Processo de Instalação das três PCHs, Sílvia Carneiro Ferreira dos Santos, percorreu os canteiros de obras com o objetivo de averiguar o cumprimento das condicionantes que foram emitidas na licença de instalação (LI) dos empreendimentos. Segundo a analista, a ação executada é uma questão legal que contribui para o equilíbrio do meio ambiente no Estado do Rio de Janeiro.
O PAC - Programa Ambiental de Construção, que tem o objetivo de orientar ações dos construtores em relação aos cuidados com as questões ambientais no canteiro de obras, foi uma das atividades analisadas pelo INEA.
A gerente de meio ambiente da ENERGISA, Elizabete Lacerda também acompanhou a vistoria e esclareceu as dúvidas do órgão fiscalizador. Em breve, as PCHs do complexo Rio Grande produzirão energia com qualidade ambiental, ajudando o Estado do Rio de Janeiro e o Brasil a crescer.

JORNAL MAIS recebe correspondências através do Orkut

Recebemos nos últimos dias 22 e 24 deste mês, através dos nossos perfil e comunidade no Orkut, duas amáveis correspondências, vindas de duas escolas de samba. Uma delas, o “Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Madalena”, do município de Santa Maria Madalena (Gresuma), solicita divulgação de evento. E outra, da “Acadêmicos de Caxias”, de Quissamã (RJ) se declara fã de nosso trabalho. Agradecemos aos correspondentes por nos visitar na internet e pelas palavras de incentivo e transcrevemos abaixo, as mensagens:
Gresuma: “Obrigada por fazer parte da minha rede de amigos. Aproveito para lhe convidar para um grande baile dia 8 de maio de 2010, às 23h, aqui mesmo no Barracão da vermelho e branco. Ajude-nos a divulgar esse evento, convide seus amigos e amigas. Desde já agradeço sua presença e sua colaboração. Ingressos a R$ 10,00 (homem) e R$ 7,00 (mulher), ambos com direito a uma latinha de cerveja ou de refrigerante. Maria Helena”.
Acadêmicos de Caxias: “Olá, amigos! Somos fãs deste jornal, que recebemos de um amigo. Queremos parabenizá-los pelas reportagens, que são ótimas, e dizer que vocês estão indo bem. Quero aproveitar e mandar um forte abraço para todos do jornal e meus amigos da Gresuma de Madalena. Um forte abraço desta irmãzinha do samba. G.R.E.S. Acadêmicos de Caxias, de Quissamã, da sua presidente Claudia Lucia. Obrigada e fiquem com Deus!”.
O Jornal Mais informa ainda aos internautas interessados, que os podem acessar o nosso blog, onde estão nossas matérias e fotos atualizadas, através do endereço WWW.jornalmaisbjnf.blogspot.com. Já os usuários do Orkut podem adicionar nosso perfil, através do endereço http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=8687058959915106792 ou ainda entrar na nossa comunidade: http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=2933503. Sejam todos bem-vindos.

Palestra aborda mudanças no Código Penal Brasileiro

NOVA FRIBURGO (RJ) - Na última segunda-feira, dia 26, na vizinha cidade de Nova Friburgo e mais precisamente no Fórum Rivaldo Pereira Santos, a juíza da Comarca aqui de Bom Jardim, Drª Hevelise Scheer e também na qualidade de representante da EMERJ-Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, junto ao Defensor Público Dr. Marcelo Barucke, participou de destacada palestra enfocando as mudanças no código penal brasileiro decorrentes da vigência da Lei 12.015/2009, no que se refere mais especificamente aos crimes sexuais.
Além de uma série de informações e colocações bastante relevantes com relação ao assunto destacadas pelo Defensor Dr. Barucke, a juíza Drª Hevelise Scheer disse entre outros pontos explanados, que o direito está longe do ideal, mas no entanto esta lei dá mais um importante passo em relação à modernidade.

Pedro e Cadu, irmãos campeões de Jiu-Jitsu em Aperibé, disputam sulamericano em junho

Cesar Carvalho (JORNAL MAIS)

Os irmãos Carlos Eduardo, o Cadu, e Pedro Henrique Erthal Moraes (foto), alunos do projeto “Jiu-Jitsu Levado a Sério”, do professor Cristiano Monteiro, que foram campeões da VI Copa Aperibé de Jiu-Jitsu, disputada no último dia 11, no Ginásio Poliesportivo de Aperibé (RJ), estão se preparando agora para o campeonato sulamericano da modalidade. O evento, promovido pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE), será realizado nos dias 26 e 27 de junho, na cidade de Cabo Frio (RJ). Na oportunidade, também deverão estar presentes todos os demais lutadores da equipe do professor Cristiano, responsável pelo projeto, que se desenvolve nas dependências do Ciep Brizolão 322, em São Miguel.
Em Aperibé, Carlos Eduardo (quimono azul) se sagrou bicampeão de sua categoria, juntamente com seu irmão Pedro Henrique, de quimono preto. Os dois ficaram em primeiro lugar após disputarem suas respectivas lutas. É importante ressaltar que os irmãos lutadores, como toda equipe do professor Cristiano, estão treinando e participando com afinco destas competições, e mesmo sem qualquer patrocínio significante, estão levando o nome de Bom Jardim a se destacar no cenário esportivo nacional. Para a disputa do sulamericano, os pais dos alunos esperam que a equipe possa conseguir bons patrocinadores, pois quase sempre, são eles que têm que levar os filhos até os locais das competições.

Friburguense fica fora do Campeonato Carioca em 2011

Tricolor serrano é derrotado e região perde o representante na elite do futebol profissional do Rio de Janeiro. Agora o Frizão vai disputar a segunda divisão no ano que vem

Ao participar do chamado “Triangular da morte”, com Duque de Caxias e Resende, a equipe do Friburguense A.C. acaba de dar adeus a participação na 1ª divisão do futebol profissional, depois de doze anos ininterruptamente disputando o certame estadual ao lado de Flamengo, Vasco, Botafogo, Fluminense e outros clubes.
Depois de uma campanha bastante fraca em toda a competição nesta temporada de 2010, o Friburguense que com apenas um simples empate já poderia ter escapado da degola, acabou perdendo de 2 a 0 para o Duque de Caxias na tarde desta quarta-feira, dia 28, na baixada fluminense e com isso, se juntou ao Tigres do Brasil como rebaixados para a 2ª divisão do futebol profissional do Estado do Rio.

Servidores Estaduais da Educação pedem revisão do Plano de Carreira

Descongelamento do plano de carreira dos funcionários administrativos da rede estadual de Educação, novos concursos públicos, melhores condições de trabalho e distribuição do vale-transporte foram as reivindicações apresentadas pela categoria neste último dia 28, durante audiência pública da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), presidida pelo deputado Comte Bittencourt (PPS). "Esta se transformou em uma categoria de subempregados. É um quadro lamentável e é mais um indicador de como a educação pública foi tratada nos últimos anos", criticou o parlamentar, acrescentando ainda que a comissão pretende combater o serviço terceirizado nas escolas. "O ingresso pelo concurso público é um dispositivo constitucional e precisa ser cumprido pelos governantes", comentou.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Firjan destaca Bom Jardim entre os municípios que participam do “boom” econômico no interior do RJ

Da Redação (JORNAL MAIS)

O interior do Estado do Rio está se transformando num verdadeiro polo de investimentos, atraindo grandes empresas de outros estados do país, e mudando a realidade econômica da região. Quarenta e dois municípios, entre eles Bom Jardim, já estão experimentando com sucesso essa nova realidade. A mudança acontece graças à criação do fundo de recuperação econômica de municípios fluminenses e o oferecimento de benefícios fiscais e financeiros, gerados pelas leis 4.533/05, 4.534/05 e 5.636/2010. Hoje, os municípios que receberam o estímulo do estado e criaram uma política de fomento industrial, específica e profissionalizada, estão conseguindo usufruir a oportunidade e maximizar a geração de emprego e renda.
Entre os vários municípios que já colhem os frutos desta política de fomento, está Bom Jardim, citado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) como uma das cidades com maior crescimento na base de emprego em 2009. Já foram instaladas pelo menos seis novas indústrias no município, como CBS Elos, Plastseven, Plastserrana, Central Norte Rações e outras, que geraram aproximadamente 200 empregos diretos. Além disso, outras indústrias já manifestaram seu interesse em vir para a região, estimuladas também pelo fato de o governo e empresas concessionárias estarem investindo em infraestrutura, como a melhoria das estradas, energia elétrica, abastecimento d’água e outros investimentos, principalmente na área de Barra Alegre, que vêm se transformando no polo industrial do município. Mesmo com a distância de 160 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro e com a geografia acidentada, a política de fomento acabou superando os obstáculos.
“É necessário conhecimento, criatividade e trabalho conjunto entre os setores público e privado, para convencer os empresários de que estes municípios, que hoje têm vocações diversas, estão preparados para oferecer outros incentivos, além dos fiscais e financeiros oferecidos pelo estado”, explica Nelson Naibert, consultor de negócios da Rosa-Naibert Projetos, empresa responsável pela prospecção e consultoria de diversos empreendimentos. Segundo ele, com a criação de um polo de desenvolvimento econômico, são gerados centenas e até milhares de empregos diretos e indiretos. Os novos locais disponibilizados podem atrair desde grupos empresariais tradicionais do estado, que estão expandindo suas operações, até mesmo empresas que migram de outros estados, como vem acontecendo em Bom Jardim. “O grande desafio dessas cidades foi modificar a visão de municípios com tendências rurais ou turísticas e com mão de obra pouco qualificada”, explicou Naibert.

Informativo da Prefeitura Municipal de Bom Jardim (RJ)

Por Ana Amelia Mendes (PMBJ)

Cis-Serra discute novamente sobre importância do consórcio

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana – Cis-Serra – cujo presidente reeleito é o prefeito de Bom Jardim, Affonso Monnerat, realizou no dia 13 de abril, mais uma vez o seminário sobre “Consórcio: ferramenta de auxílio à Gestão Municipal”, ministrado pelo Dr. Vanoir Koehler, Fundador e Secretário Executivo da Associação Gaúcha de Consórcios Públicos, a prefeitos e secretários de Saúde de diversos municípios do estado do Rio de Janeiro. O evento aconteceu às 16h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas, em Nova Friburgo.
O seminário foi aberto pelo presidente do Cis-Serra, Affonso Monnerat, que mantendo o discurso anterior, lembrou aos presentes a importância do Consórcio para conquista de realizações na saúde da região. “Vou continuar lutando pelo Consórcio, pois acredito que ele seja a melhor forma de avançaremos na área da saúde em nossa região”, disse Affonso.
Dr. Vanoir Koehler ressaltou que o consórcio é uma política de cooperação, e abordou suas vantagens, como as licitações, conquista de verbas estaduais e federais, integração da região, ganho em escala, fórum permanente e identidade regional.
Além dos presidentes do Cis-Serra, estavam presentes os prefeitos de Cordeiro, Silvinho Daflon; de Madalena, Arthur Garcia, de Carmo, Carlos Emmanuel, secretários de saúde e médicos de diversos municípios.
Além de Bom Jardim, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana reúne outros quinze municípios: Nova Friburgo, Duas Barras, Cachoeiras de Macacu, Teresópolis, Petrópolis, Santa Maria Madalena, Macuco, Cordeiro, Cantagalo, Carmo, Sumidouro, Guapimirim, Trajano de Moraes, São Sebastião do Alto e São José do Vale do Rio Preto.

Barra Alegre discute sobre o uso e a ocupação do Solo


Na segunda-feira, dia 12 de abril, a Prefeitura de Bom Jardim promoveu a terceira reunião pública sobre a elaboração do Projeto de Lei de Uso e Ocupação do Solo, com objetivo de contribuir para a construção da cidade para as próximas gerações. O encontro aconteceu em Barra Alegre, no Colégio Estadual Leopoldo Oscar Stutz, às 17h30.
No quarto distrito, a reunião foi aberta pelo secretário de Agricultura e Desenvolvimento, Marcos Tadeu Erthal, e contou com a participação da vereadora Beta, ambos moradores de Barra Alegre a população compareceu de forma expressiva. Foram discutidas situações para definir a urbanização municipal, o desenvolvimento do distrito, como revisão das regras de aprovação de projetos de loteamentos e construções.
As primeiras reuniões ocorreram em Bom Jardim e São José do Ribeirão. As próximas serão em Banquete, em seguida com empresários e por fim, com instituições.

II Passeio Ciclístico Pascal é exemplo de solidariedade

No distrito de Banquete, pelo segundo ano consecutivo, o clima da Páscoa foi marcado pelo Passeio Ciclístico Pascal, realizado no dia 2 de abril, organizado pelos ciclistas Rovane Cardoso e Edson Winter. Além do valor da inscrição, como em 2009, os participantes doaram 1 quilo de alimento não perecível, repassados à secretaria municipal de Promoção e Assistência Social.
Foram doados à secretaria, 26 quilos de arroz, 13 de feijão, 6 de açúcar, 3 de farinha de trigo, 12 de macarrão, 6 de canjiquinha, 13 de farinha de mandioca, 5 de fubá e 1 quilo de sal. “Agradeço aos organizadores e ressalto a importância da ação, cheia de responsabilidade e atitude para com a população bom-jardinense. Esses alimentos serão distribuídos a famílias que realmente precisam de ajuda”, disse Regina Bérgamo, secretária de Promoção e Assistência Social.
Em sua segunda edição, o passeio contou com a participação de cerca de 80 atletas, que partiram do 3º distrito, com passagem pela Águas Claras, Monnerat, Bom Jardim e chegada no Pesqueiro do Rosário, totalizando um percurso de 56 km. Ao fim do trajeto, os participantes confraternizaram em um belo almoço com sorteio de brindes.
O passeio contou com o apoio da Prefeitura de Bom Jardim através da Guarda Municipal e da ambulância. “Agradecemos o apoio, a participação de todos e em 2011 contamos com a presença de todos novamente”, ressaltaram os organizadores.

Folias de Reis se apresentam em Barra Alegre


Thiago Dias (JORNAL MAIS)

“Nós viemos, nós viemos nas estradas com a bandeira sagrada em nossas mãos”, entoavam alguns foliões, homens e mulheres que participaram em Barra Alegre, no último dia 18, com almoço para duzentas pessoas, do encerramento da temporada dessa tradição no município de Bom Jardim. A Folia de Reis, em especial a “Bandeira do Divino Espírito Santo”, que tem à frente Jorge de Castro, inicia anualmente suas atividades em 25 de dezembro e as “encerra” no dia 20 de janeiro. Outras folias de cidades vizinhas como Nova Friburgo, Cordeiro e Duas Barras, foram convidadas para se apresentar no Centro de Turismo Rural Jorge Tardim.
Folião há 32 anos, Jorge de Castro, de 56 anos, um aficionado por essa manifestação cultural, ainda encontra prazer em outros segmentos festivos. Neste ano resgatou o carnaval em Barra Alegre. Além disso, dedica-se há mais de duas décadas a organizar cavalgadas e encontra tempo para ser, quando solicitado, leiloeiro.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Bastidores da Câmara Municipal de Bom Jardim

Estrada no Capivari necessita de reparos urgentes, diz Zé Nilton

O vereador Zé Nilton está solicitando reparos na estrada que liga a localidade do Capivari de Baixo, iniciando no Jardim Boa Esperança, até a serraria do Dalmo Berçot. Ele disse que já havia feito mais de uma vez a solicitação ao secretário de Obras, Thiago Braga, porque a estrada está precisando de reparos urgentes. Zé Nilton foi à tribuna para dar uma satisfação aos moradores do local, ratificando o pedido, para que o mesmo fique registrado através dos órgãos de comunicação que cobrem as sessões parlamentares.

Mães de Barra Alegre e São José solicitam creche para seus filhos

Dizendo que busca sempre o melhor para Barra Alegre e para o município, a vereadora Elizabeth Heckert, a Beta, reafirmou na tribuna sua esperança na administração do prefeito Affonso Monnerat que, segundo ela, tem um compromisso firmado com a população e vai levar para o quarto distrito sua tão sonhada creche. “Barra Alegre está crescendo muito. As mães precisam trabalhar, mas não têm onde deixar seus filhos”, disse ela, solicitando ao Executivo a implantação da benfeitoria. Disse também que a saúde pode melhorar, com a vinda de mais algumas especialidades médicas e um dentista para o posto de saúde local.
Já o vereador Nilton Benvenuti entrou com uma indicação ao chefe do Executivo, solicitando a construção também de uma creche municipal no distrito de São José. Disse que foi procurado pelas mães, que querem trabalhar, mas precisar deixar as crianças numa creche pública. “São cerca de 60 crianças só em São José. Uma creche é essencial para atender a população”, finalizou. Falando em seguida, Ademyr Faria parabenizou o colega pela indicação e disse que na legislatura passada, já havia assinado com o ex-vereador Carlos Flávio Eller (Flavinho), uma proposta neste sentido.

Pavimentação São José-Amparo pode parar de vez, infelizmente!

Preocupado com a pavimentação da estrada São José-Amparo, o edil Nilton Benvenuti esteve recentemente conversando com o empreiteiro da obra, o conhecido Portela, responsável pela extração de granito das pedreiras do segundo distrito. O empresário disse que a obra está parada e a vontade dele é retirar os paralelepípedos já colocados, pois ainda não recebeu do governo estadual a maior parte do pagamento pela obra e que todo o material empregado e a mão de obra são dele. Nilton solicitou que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) providencie o pagamento e a conclusão daquela obra tão importante para o escoamento da produção agrícola da região.

Gastão destaca matéria do JORNAL MAIS e sua luta por veículo para a APAE E BJ

O vereador Carlos Gastão, por sua vez, destacou matéria de capa do JORNAL MAIS, sobre a chegada nos novos equipamentos para o Hospital Celso Erthal, da Santa Casa de Bom Jardim. Citou nominalmente e agradeceu aos responsáveis pela cobertura jornalística da Câmara, Cesar Carvalho, Juliana Tostes e Luiz Antonio Dias, pela publicação da matéria. Em seguida, disse estar muito feliz em saber que os equipamentos já se encontram no hospital e vão poder ajudar a população local e de cidades vizinhas. Lembrou ainda seu recente encontro com o deputado Alcebíades Sabino, que trouxe os novos equipamentos para o HCE e agora está providenciando uma Kombi para a APAE de Bom Jardim, que necessita de um veículo para atender pacientes com problemas de deslocamento para tratamento na entidade. Finalizando, Gastão disse que ia solicitar a volta da máquina para continuar a dragagem em Banquete, mas desistiu, em solidariedade à população do Rio e Niterói, cidades recentemente atingidas por deslizamentos de terra.

Ademyr entra com indicações beneficiando diversos bairros

A construção de galerias de águas pluviais e recuperação do calçamento da Rua José Fernandes Ornellas, no bairro Jardim Ornellas, também conhecido como Varginha, foi solicitada ao Executivo pelo edil Ademyr Faria. Moradores da rua, que procuraram o vereador, disseram que já tinham solicitado a melhoria à secretaria de Obras, mas não foram atendidos. Ademyr justificou o pedido, dizendo que a referida artéria só tem quatro bueiros e que o piso da mesma é muito irregular. Também reclamou que diversos terrenos baldios situados naquela rua estão necessitando de capina e limpeza, devido ao crescimento da vegetação, que serve de abrigo para ratos, baratas e outros animais nocivos.
Em outra indicação, Ademyr pediu o asfaltamento da Rua Manoel Gonçalves Teixeira Neves, no bairro dos Alves, afim de que os ônibus que servem o bairro possam subir por aquela artéria e não passando pelo Jardim Boa Esperança, como é feito atualmente, aumentando o percurso e obrigado os passageiros a andar um longo trecho a pé. O vereador também solicitou a construção de um trevo na rodovia RJ-146, na entrada do Jardim Ouro Verde (antiga Buracada). Segundo Ademyr, os moradores já solicitaram uma linha de ônibus para o bairro, mas a saída para a rodovia é muito perigosa, sendo necessária a construção de um trevo no local.

Guarda diariamente na Praça Coronel Monnerat

Outra indicação aprovada pela Câmara pede a colocação de efetivos da Guarda Municipal de plantão diariamente na Praça Coronel Monnerat, a Praça da Matriz, no centro da cidade. O autor da proposta, vereador Luiz Chevrand, disse que é um pedido das famílias que frequentam o logradouro e não podem desfrutar daquele espaço de lazer e descanso para a população, devido ao trânsito de bicicletas. “Estamos presenciando alguns ciclistas descerem a escadaria em frente à igreja de bicicleta, assustando os pedestres, entre eles, mulheres com bebês, crianças e idosos”, concluiu Chevrand, que recebeu apoio do colega Ademyr, por sua indicação.

Cobertura jornalística da CMBJ:
Juliana Tostes (fotografia) e Cesar Carvalho (reportagens)

Aprovado certificado para produção familiar rural

Assessoria de Imprensa (ALERJ)

A Assembleia Legislativa do Rio aprovou, no último dia 15, em
segunda discussão, o projeto de lei 1.949/08 que cria o “Programa Estadual
de Certificação de Unidades Produtivas Familiares”.
Assinada pela deputada Beatriz Santos (PRB), a proposta cria um certificado socioambiental e busca garantir o uso sustentável dos recursos naturais. Os produtores rurais familiares que aderirem voluntariamente ao programa poderão receber pagamento anual por serviços ambientais e incentivos para a adoção de práticas produtivas sustentáveis. O valor será estabelecido na regulamentação, mas a fonte é citada pelo projeto: o Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam). Os produtores também poderão ter acesso a serviços e programas do governo voltados à produção sustentável e a linhas de crédito e financiamento. “Tendo o Zoneamento
Ecológico-Econômico do estado como instrumento norteador do programa,
busca-se com o projeto a melhoria das políticas de preservação ambiental e de desenvolvimento sustentável”, diz a parlamentar. O texto será enviado ao governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar a proposta.
O programa de certificação terá quatro fases: a do termo de adesão, com duração de 12 meses; a certificação básica, de 24 meses; a intermediária, de 24 meses; e a certificação plena, com duração de 48 meses. Uma vez assinado o termo de adesão, a produção será classificada e enquadrada nas fases de acordo com o nível de sustentabilidade. O texto também cria a unidade executora do programa, que terá a incumbência de fazer o planejamento.

Carro com placa de Bom Jardim está abandonado em Friburgo

O automóvel Ford Del Rey GLX, cor bege metálico, com placa KOF 1391 licenciado em Bom Jardim, encontra-se há cerca de 25 dias estacionado ou abandonado em frente ao nº 17 da Rua Pedro Ranucci, no bairro Ypu, via esta que dá acesso também à Vila Dom Bosco, no vizinho município de Nova Friburgo.
Com suas portas trancadas, assim como também o porta-malas, o carro que encontra-se com pneus até em bom estado e pelo visto, teve sua vistoria 2009 realizada, apesar do estado deficiente de algumas partes de sua lataria. Outro detalhe, é que porta do lado do motorista parece que foi adaptada depois, já que apresenta a cor prata, diferenciando assim da cor bege predominante do veículo.
Alguns moradores daquela rua, acreditam que este carro possa ter apresentado algum defeito mecânico e seu proprietário o tenha deixado lá até que possa ser retirado do local, já que está com todos os vidros fechados não dando assim aspecto de que possa ter sido furtado e ali deixando, pois encontra-se bem estacionado, inclusive com a roda dianteira virada um pouco para o meio-fio devido aquela rua ser um pouco íngreme. Sendo assim, se o proprietário deste carro for realmente de Bom Jardim e teve este seu veículo roubado fica a informação, assim como também se tiver deixado estacionado ate que possa providenciar o conserto, que desta forma e dentro do possível, tome as providências necessárias seja de retirá-lo de onde encontra-se.

Espaço Plastseven

Treinamento de matéria prima

Em duas turmas, o eng.º de Materiais da Quattor Klaus Gargitter apresentou aos colaboradores da fábrica o processo de extrusão, com informações sobre os componentes da extrusora e abordagem em destaque para roscas & cilindros, onde apresentou as funções, detalhes e características das roscas. Participaram com grande interesse cinqüenta e cinco colaboradores.

Parceria com Prefeitura de Trajano é ampliada

Além de colaborar na indicação e seleção de pessoal, a Prefeitura Trajano de Moraes tem sido grande parceira da Plastseven. Em diversas reuniões, inclusive durante recente visita à fabrica, o prefeito Carlos José se mostrou pronto a colaborar no que for preciso para dar o suporte na contratação de pessoal do município. Já são mais de trinta colaboradores que residem em Visconde de Imbé e Barra dos Passos que estão trabalhando nos turnos da tarde e noite da Plastseven. A partir de breve, haverá transporte também para o turno da manhã.

Participação em importante em Encontro Estadual das “APLs”


O Analista de Recursos Humanos da Plastseven, Rodrigo Bittencourt Ferreira representou a empresa bom-jardinense no Encontro Estadual de Arranjos Produtivos Locais (APLs) no auditório do Senai, em Nova Friburgo. Realizado pelo governo do estado, com o apoio da Firjan, cujo evento discutiu o desenvolvimento regional e suas perspectivas. Foram feitos diversos contatos para futuras parcerias com Firjan, Senai, Sesi, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e outras entidades.

Visita à escola técnica Faetec/CVT de Bom Jardim


O objetivo foi conhecer a unidade local e avaliar a possibilidade de abertura de turma para o curso de Qualificação em Operador de Máquinas de Processamento de Materiais Termoplásticos, que já existe na unidade de Saracuruna, em Duque de Caxias/RJ. Em reunião com a Coordenadora da Escola Virgínia Freire, foram dados os primeiros passos para mais esta parceria que irá beneficiar os colaboradores e a população em geral de Bom Jardim e região.

Venha trabalhar conosco!


Se você tem vontade de aprender, crescer e alcançar sucesso profissional, encaminhe seu currículo para nosso departamento de Recursos Humanos (bitencourt@plastseven.com.br) ou entregue pessoalmente em nossa portaria. Trabalhe em uma empresa séria, que investe em formação e qualificação do pessoal, oferece diversas oportunidades de crescimento e que valoriza seus colaboradores. Preferência para candidatos com Ensino Médio e noções de Informática.

Congregação Batista se reúne em Banquete

Dias atrás, teve lugar no distrito de Banquete, no belo sítio do empresário Manoel Ivan da empresa de alimentação industrial Senutri de Nova Friburgo, proveitoso e animado Encontro Social e Fraterno da Congregação Batista de Bom Jardim, enfocando de forma especial, o tema “Vencendo a tirania do mau humor”.
Além de diversos membros desta congregação de Bom Jardim, diversos convidados da Igreja Batista de Anchieta, no Rio de Janeiro, que assim ajudaram a engrandecer e abrilhantar ainda mais o evento, coordenador pela Dr. Élida Moreira, seu marido José Joaquim e especialmente também, o simpático pastor Gustavo Luiz, recém empossa na Congregação Batista de Bom Jardim. Num ambiente de bastante harmonia, congraçamento e companheirismo, participaram deste encontro cerca cristãos entre adultos, jovens e crianças. Sob o comando do conhecido José Joaquim de Souza, esposo da médica pediatra Dra. Élida, foi servido um farto café aos presentes, assim na hora do almoço e ao longo da tarde, um suculento churrasco.

62º Encontro da Família Monnerat movimenta região no fim de semana

No próximo final de semana, começando na sexta-feira, 30 de abril e dias 1e 2 de maio (sábado e domingo), a tradicional e benquista Família Monnerat estará realizando mais um de seus sensacionais encontros, agora na 62ª edição e uma vez mais, no Restaurante & Pousada Portal do Vale, que fica próximo ao trevo de acesso a Duas Barras.
Com o objetivo de fortalecer as amizades, assim como fazer novas amizades, perpetuando a união e o amor nos corações da atual e das futuras gerações da Família Monnerat, a organização do evento conta com a maior número possível de parentes.
Serão vendidos bilhetes ao custo de R$ 10,00, que além de propiciar a gratuidade no almoço de confraternização de domingo, fará com que o portador participe de “ação entre amigos” para assim concorrerem ao sorteio um Micro System, um dvd/karaokê e um televisor de 21 polegadas.
Segundo ainda o simpático Rogério Monnerat Batista, Relações Públicas da AFM, a programação deste 62ª Encontro da Família Monnerat é a seguinte:
== Dia 30/04 (Sexta-Feira): À noite: abertura e boas-vindas com churrasco de adesão no “Espaço do Dindim” (espaço rural do Portal do Vale). Os participantes deverão trazer carnes e acompanhamentos. As bebidas serão vendidas no bar.
=== Dia 01/05 (Sábado): Manhã livre para curtir a beleza do local, pescar, andar à cavalo, caminhar etc. Às 13h: continuação do churrasco de adesão (no “Espaço Dindim”). Indispensável sua colaboração. Às 21h: Baile Anos 60 (no Salão do Restaurante Portal do Vale). Traje: “Anos 60”.
=== Dioa 02/05 (Domingo): No Salão do Restaurante Portal do Vale:
Às 8h: Café da manhã. Contribuições serão bem-vindas, tais como: pães, bolos, queijos, geléias, manteiga, frutas etc. O café da manhã estará disponível até às 10h. Às 9h30min: Celebração de Santa Missa. Às 11h: Assembléia Geral Ordinária da AFM. Às 12h: Almoço festivo (contribua trazendo sobremesas) e Às 14h30min: sorteio da “Ação entre amigos” encerramento.

Encontro de Folias de Reis movimenta Barra Alegre

Independentemente de suas apresentações tradicionais que começam no dia de Natal, 25 de dezembro e vão até 20 de janeiro, diversas Folias de Reis de Bom Jardim, assim como de Nova Friburgo, Cordeiro e Duas Barras se apresentaram e proporcionaram belíssima festa deste tipo de manifestação cultural no Centro de Turismo Rural Jorge Tardin, no distrito bom-jardinense de Barra Alegre, dia 18 passado, domingo, atraindo grande número de participantes e pessoas que compareceram para apreciar. Um grande almoço, para cerca de duzentas pessoas, marcou também o acontecimento, que tem como um de seus principais idealizadores e organizadores, o simpático Jorge de Castro.
Folião há 32 anos, o admirado Jorge de Castro, de 56 anos de idade, é e se diz um verdadeiro aficionado por essa manifestação cultural que é a Folia de Reis, assim como ainda encontra prazer em outros segmentos festivos, sempre muito atencioso para com todos e incansavelmente empolgado. Jorge Castro, além de articular a organização deste grande encontro de Folias de Reis em Barra Alegre e ter contribuído para que a partir deste ano, o distrito de Barra Alegre voltasse a ter seu carnaval de rua, é conhecido e admirado por todos da região também, por promover com muita dedicação, grandes cavalgadas, que atraem considerável número de cavaleiros, amazonas e convidados. “Nós viemos, nós viemos nas estradas com a bandeira sagrada em nossas mãos”, entoavam assim alguns foliões, homens e mulheres, integrantes de algumas das várias folias que participaram deste acontecimento que realmente animou bastante aquela localidade.

Energisa fica entre as cinco melhores da América Latina

Empresa recebe prêmio de 2º lugar na 12ª edição do IR Global Rankings

A Energisa S/A foi uma das premiadas na categoria "TOP 5 Divulgação Financeira na América Latina" da edição de 2010 do IR Global Rankings, ocupando o segundo lugar entre as companhias latino-americanas inscritas para o ranking, abaixo apenas da Petrobras e acima de Fibria, Pemex, Amil Participações, Copasa, Marfrig, Ambev e Totvs.
A premiação, que considerou a divulgação financeira feita pela Energisa entre as cinco melhores companhias da América Latina na prática do Disclosure, entregue em São Paulo no último dia 8 de abril, leva em conta as informações completas e detalhadas que a Energisa divulga sobre seus negócios e resultados, cujo conteúdo é mais extenso do que as companhias costumam revelar ao mercado, assim como a clareza e transparência usadas na comunicação de seus relatórios anuais e nas apresentações trimestrais de balanços.
Neste ano, mais de 500 companhias, provenientes de 30 países, se inscreveram para participar do ranking, que tem edições na América Latina, Ásia, América do Norte e Europa. A elaboração do ranking ficou à cargo da MZ Consult, empresa líder na América Latina em consultoria e serviços de relações com investidores e tecnologia aplicada.

Jiu-Jistu de Bom Jardim conquista troféus e medalhas em Aperibé

Cesar Carvalho (JORNAL MAIS)

Os alunos do projeto “Jiu-Jitsu Levado a Sério”, do professor Cristiano Monteiro, participaram no último dia 11, domingo, da “VI Copa Aperibé de Jiu-Jitsu”, ocorrida no Ginásio Poliesportivo de Aperibé (RJ), quando representaram muito bem o município de Bom Jardim. Na ocasião, o professor Cristiano parabenizou o prefeito de Aperibé, Flávio Gomes de Sousa, pelo apoio dado ao campeonato, que reuniu mais de 500 atletas, adultos e crianças, oriundos de vários municípios. Dos 16 atletas que lutaram sob a bandeira bom-jardinense, o dobro de lutadores que participaram da copa no ano passado,13 trouxeram medalhas e troféus, sendo cinco de campeões, um de vice e os demais receberam troféus de terceiro colocado, provando mais uma vez que, mesmo sem o apoio merecido e necessário, o esporte se encontra em plena ascensão em Bom Jardim, de onde podem sair futuros atletas, para participar de competições nacionais e internacionais, como as Olimpíadas, a serem disputadas no Rio de Janeiro em 2016.
Veja a seguir os atletas que se destacaram nas categorias disputadas em Aperibé: Leandro Rodrigues (Bonamigo): 1° lugar na categoria meio-pesado (faixa verde); Tiago Cassiano Monteiro (Pety): 1º lugar na categoria médio (faixa verde); Victor Torres: 1º lugar na categoria pesado (faixa verde); Victor Hugo Monteiro: 1º lugar na categoria pesado/infantil (faixa amarela); Pedro Henrique Erthal Moraes: 1º lugar na categoria juvenil (faixa amarela); Peterson: 2º lugar na categoria leve (faixa branca); Gilciley Carnute: 2º lugar na categoria galo (faixa branca); Junior Brito Rosa: 3º lugar na categoria juvenil-pluma (faixa branca); Felipe Bruno Dutra: 3º lugar na categoria pluma (faixa verde); Danilo: 3º lugar na categoria meio-pesado (faixa branca); Willian Pitanga: 3º lugar na categoria pena (faixa verde).
Apesar do esforço, os alunos Rafael Friedman, Luiz Fernando e Claudio Sobrinho da Silva não trouxeram medalhas. O projeto Jiu-Jitsu Levado a Sério aproveita para agradecer à Câmara Municipal de Bom Jardim, Restaurante A Mineira, Lojas Sanglar, Good Web, Play House (Dedé), ao diretor do Ciep 322 (José Alcides) e ao JORNAL MAIS, pelo apoio dado no decorrer destes três anos do projeto. Informa ainda que já estão abertas as inscrições para novas turmas, pelo telefone (22) 8128-1668 e que em breve os alunos estarão treinando no Ginásio Poliesportivo Edgar Erthal, em São Miguel.

Escola de futebol do Bom Jardim E.C. é campeã e agradece

O presidente e competente técnico da Escolinha de Futebol do Bom Jardim Esporte Clube, Raymundo Christani, parabeniza às categorias Pré-Mirim, Mirim e Infantil, grandes campeãs da 1º Copa Estrela em 2010, com realização e encerramento ocorrido no último dia sábado, dia 24 no Estádio Edmo Figueira Rodrigues.
Em nossa próxima edição, o “JORNAL MAIS” estará apresentando reportagem à respeito de mais estas expressivas conquistas dos garotos que integram à Escolinha de Futebol do BJEC.

sábado, 24 de abril de 2010

Gresuma promove grande baile em Santa Maria Madalena

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Madalena (GRESUMA) está convidando a todos para um grande baile, que irá se realizar no próximo dia 08 de maio, sábado, 23h. O evento terá lugar no próprio barracão da vermelho e branco, em Santa Maria Madalena (RJ). Compareça e convide seus amigos e amigas para participar e ajude a divulgar esse grande evento. Sua presença e colaboração são indispensáveis para o sucesso de mais este empreendimento da escola de samba da família madalenense.
Os convites estão sendo vendidos a R$ 10.00 (Homem) e R$ 7,00 (Mulher), com direito a uma latinha de cerveja ou de refrigerante. A classificação etária é de 18 anos. Apoio JORNAL MAIS BJ+NF.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Importantes conquistas a mais do deputado Sabino para Bom Jardim

Novos equipamentos já chegaram para o HCE

Já se encontram nas dependências do Hospital Dr. Celso Erthal (HCE) os novos equipamentos conseguidos através de emenda parlamentar ao orçamento estadual pelo deputado, grande amigo também de Bom Jardim, Alcebíades Sabino (foto) em função dos empenhos diretos do seu particular amigo, o vereador bom-jardinense Carlos Gastão.
Os equipamentos – um aparelho de Raio-X completo e um Ultrassom com dopler – foram recebidos dias pelo diretor da Santa Casa de Bom Jardim, Eder Carpi, bem como por Carlos Gastão e alguns dos outros companheiros vereadores, tais como o presidente do Legislativo bom-jardinense Joelson Veiga, mais Jorge Quintes e Simone Capozi, que apoiaram a iniciativa e que aparecem no registro fotográfico. Além destes novos aparelhos, o deputado Sabino já havia conseguido no ano passado, junto ao governo estadual, duas ambulâncias, sendo uma delas equipada com UTI móvel, veículos que já estão em operações e assim prestando ótimos serviços à saúde do município..
Os equipamentos deverão ser instalados e entrarão em funcionamento dentro de 60 dias, uma vez que o hospital passa por obras de reforma em suas instalações, especialmente no centro cirúrgico, o pronto socorro, o setor administrativo, a sala de Raio-X e outras dependências.
Além disso, o HCE também recebeu recentemente um berço aquecido e uma incubadora, conseguidos pelo deputado estadual Comte Bittencourt. As doações são frutos de uma parceria entre a Santa Casa e os poderes Executivo e Legislativo estaduais e municipais.

PMBJ arrecada doações para as vítimas de São Gonçalo e Niterói

Ana Amelia Mendes (PMBJ)

A Prefeitura de Bom Jardim se mobiliza para ajudar as vítimas das fortes chuvas e do deslizamento do morro do Bumba em Niterói e São Gonçalo. Os interessados em contribuir com a campanha podem deixar suas doações na secretaria municipal de Promoção e Assistência Social, no horário das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30.
As necessidades mais urgentes neste momento são colchonetes, roupas de cama e banho, material de higiene, fraldas descartáveis, alimentos não perecíveis e, principalmente, água mineral e leite em caixinha. Todas as doações serão enviadas para órgãos específicos das Prefeituras de Niterói e São Gonçalo que cuidarão da distribuição.

Informativo da Prefeitura Municipal de Bom Jardim (RJ)

Ana Amelia Mendes (Assessoria de Imprensa - PMBJ)

Começam obras de ampliação do sistema de água de Barra Alegre

A prefeitura de Bom Jardim em parceria com o governo do estado do Rio de Janeiro e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) iniciou na última semana, as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no distrito de Barra Alegre. Com ações para ampliação do sistema de abastecimento de água tratada, essas obras beneficiarão mais de 1.500 pessoas, e o investimento ultrapassa R$ 1,2 milhão.
De acordo com a Companhia Estadual de Água e Esgotos, a captação atual fica distante da localidade e o córrego está sujeito à contaminação por agrotóxicos e pelo lançamento de lixo em suas margens. O sistema proposto consiste na perfuração de dois poços com profundidade de 150 metros e cloração da água. A rede de distribuição terá fornecimento e assentamento de 4.710 metros de tubos, além do fornecimento e montagem de 350 ligações novas com hidrômetro.

‘Dia D’ da campanha contra gripe A contemplou todas as idades

A prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria municipal de Saúde, promoveu no último sábado, dia 10 de abril, o primeiro “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe suína - também chamada gripe A. Apesar da recomendação do Ministério da Saúde (MS) para vacinar apenas pessoas com idade entre 20 a 29 anos, o município contemplou todas as idades. As unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e o Centro de Saúde Honório de Freitas Guimarães funcionaram das 8h às 17h.
Dividida em etapas, a campanha começou no dia 08 de março para os profissionais da saúde, seguida por crianças de seis meses a 1 ano e 11 meses. Nesta, a secretaria imunizou 95, 78% da faixa etária. Já as gestantes, o município já vacinou 55,65% e o prazo vai até 21 de maio. Na população de 20 a 29 anos, Bom Jardim alcançou marca de 55,65%. Porém, a expectativa é imunizar cerca de 10 mil pessoas, alcançando a meta fornecida pelo MS de 80% para cada grupo.
A coordenação de imunização informa que até o dia 21 de maio, a campanha segue conforme a determinação do MS, ou seja, até o dia 23 de abril, população de 20 a 29 anos; do dia 24 de abril (segundo “Dia D”) a 07 de maio, idosos; e do dia 10 a 21 de maio, pessoas entre 30 e 39 anos. “Há previsão de liberar novamente para toda população apenas no fim da campanha”, afirma Juliana Vasconcelos.

Mais três veículos para a Secretaria de Saúde

Na última segunda-feira, 12, a secretaria de Saúde de Bom Jardim, recebeu três novos veículos para incorporar à sua frota. São dois automóveis modelo Gol e um, modelo Saveiro, para atender às demandas da secretaria, auxiliando nos serviços prestados pela mesma, como transporte de pacientes entre outros.
O veículo faz parte do processo de renovação e recuperação da frota, implementado pela atual administração. Além desses, cerca de onze outros veículos foram adquiridos durante os dois mandatos do governo Affonso Monnerat/ Paulo Barros, atendendo melhor e dando uma maior cobertura à população bom-jardinense.

Prefeitura e Ministério do Trabalho promovem cursos na área de Turismo e Gastronomia

A Prefeitura Municipal de Bom Jardim, através da secretaria municipal de Promoção e Assistência Social promove em parceria com a Associação para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável e o Ministério do Trabalho e Emprego com o Plano Setorial de Qualificação, cursos gratuitos na área de Turismo e Gastronomia. Os cursos são para formação dos seguintes profissionais: Arrumadeira e Camareira de Hotel; Confeiteiro e Orientador Turístico. Aos interessados, a idade mínima é 18 anos e as inscrições podem ser feitas no PAIF, na Rua Aladyr Rodrigues Costa, número 73, bairro Jardim Ornellas, das 9h às 16h, até o dia 16 de abril, próxima sexta-feira.
Em caso de dúvida ou mais informações, procure a secretaria de Promoção e Assistência Social ou o Centro de Referência da Assistência Social em São Miguel, ou pelos telefones: 22 2566-2497/ 2566-2848/ 2566-2500.
Atenção! As vagas são limitadas.

Bom Jardim marcará presençano Salão Estadual de Turismo


Evento reúne 60 municípios em Paraty

O município de Bom Jardim, através da Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, participa nos dias 23 e 24 de abril, da segunda edição do Salão Estadual de Turismo do Rio de Janeiro. Neste ano, o evento acontece no Centro Histórico do município de Paraty, e evidencia mais uma ação visando fomentar o turismo no interior do estado.
Durante dois dias, Bom Jardim terá a oportunidade de divulgar seus atrativos turísticos, como a bela paisagem, a prática do vôo livre, escaladas, o calendário de eventos da cidade, com o famoso Carnaval, considerado o melhor da região, diversos produtos fabricados no município, como queijo, iogurte, doces, flores, artesanato e embutidos.
Pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa é promovida pelo governo fluminense, através da Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro e TurisRio, e pela Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, com o apoio do Ministério do Turismo, RioTur, Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, Rio Convention e Visitors Bureau, SEBRAE-RJ, Prefeitura de Paraty e o Paraty Convention & Visitors Bureau.
Segundo os organizadores, este ano, o evento será aproximadamente 20% maior que no ano passado, com 60 municípios participantes e 65 estandes. Em 2009, o Salão reuniu em Petrópolis cerca de 8.500 pessoas, dentre elas mais de 800 agentes de viagem e 50 municípios participantes, entre eles, Bom Jardim.

Bom Jardim abre Telecentro Comunitário em São Miguel

O Prefeito Affonso Monnerat informa que na última segunda-feira, dia 12, o Telecentro de Bom Jardim abriu suas portas à população. O Telecentro Comunitário, uma conquista do convênio entre a Prefeitura de Bom Jardim e o Ministério das Comunicações, fica na Rua João Jacinto de Carvalho, n° 1530, no bairro São Miguel. A população terá acesso à internet de forma gratuita no horário das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30.
O Telecentro é um espaço com computadores conectados à Internet banda larga, com 10 computadores para uso livre destes equipamentos, podendo abrigar cursos de informática básica e oficinas especiais que serão atividades oferecidas à população.
O Telecentro Comunitário é um projeto de uso intensivo da tecnologia da informação para ampliar a cidadania e combater a pobreza, visando garantir a privacidade e segurança digital do cidadão, sua inserção na sociedade da informação e o fortalecimento do desenvolvimento local. Um dos objetivos principais do projeto é organizar uma rede de unidades de múltiplas funções que permita às pessoas adquirirem autonomia tecnológica básica e privacidade a partir do software livre.

Affonso Monnerat, prefeito de BJ se tornará “Cidadão Friburguense”

No mês que vem, na véspera em que o vizinho município de Nova Friburgo estiver comemorando 192 anos, a Câmara Municipal local promoverá dia 15 de maio em solenidade que deverá ocorrer no Teatro Municipal, a solenidade de entrega de títulos de cidadãos friburguenses a sessenta agraciados oriundos das mais diversas áreas e segmentos.
Desta forma, junto a ilustres homenageados, como o governador Sérgio Cabral e o ex-governador Anthony Garotinho, estará também recebendo tal honraria, o prefeito de Bom Jardim Affonso Monnerat, por proposição apresentada pelo vereador e atual líder do governo Heródoto Bento de Mello, Jorge Carvalho, cuja aprovação foi unânime.
Na oportunidade, o evento terá também como homenagens especiais, a entrega das Comendas Barão de Nova Friburgo ao empresário Rogério Faria, diretor da Stam Metalúrgica e ao historiador suíço Martin Nicoulin.

CIEP 322 realizou o projeto ‘Bom Jardim pelo meu celular’

Por iniciativa de seu diretor José Alcides de Jesus Filho, o CIEP Brizolão 322 Mozart Cunha Guimarães, localizado no bairro São Miguel, realizou a culminância do projeto “Bom Jardim pelo meu celular”, juntamente com a equipe da biblioteca, pedagógica e de informática, bem como professores, alunos e a representante da Secretaria Municipal de Educação, professora Cristiane.
As fotos e os textos foram desenvolvidos pelos alunos do 1º Segmento do Ensino Fundamental, com o objetivo de inserir a comunidade no contexto escolar, ampliar a percepção do aluno e revitalizar a biblioteca, segundo as orientações da Política de Formação de Leitores, do Ministério da Educação. Atualmente, a biblioteca do Ciep 322 possui cerca de 4,5 mil livros em seu acervo, que está à disposição de toda a comunidade bom-jardinense.

Game Show estreia com sucesso no Sabor & Sonho

O jogo de perguntas e respostas GAME SHOW estreou no último dia 9, sexta-feira, às 20h, no restaurante Sabor & Sonho, com enorme sucesso, conforme reportagens passadas já apresentadas pelo JORNAL MAIS. Compareceram ao evento mais de 40 participantes, que compuseram o total de onze equipes, formadas por pessoas de diferentes faixas etárias. A Equipe Azul, que contava com Félix Carrielo, Luciana Carrielo, Karina Carrielo e Lídio Mululo (foto), se destacou por sua regularidade e foi a “Equipe do Placar”, vencendo o jogo com a incrível marca de 27 respostas corretas de um total de 28 perguntas. Como resultado de sua vitória, a equipe Azul foi premiada com uma camisa Game Show, uma porção de petiscos, uma pizza grande e duas rodadas de bebidas para seus integrantes. A equipe A Dupla ficou em segundo lugar após ganhar a segunda e a quarta rodada na pergunta “Chutômetro” (pergunta de desempate), faturando um mouse e um mouse pad para cada um de seus integrantes, além de uma porção de petiscos com rodada de bebidas. O vale prêmio oferecido pela Padaria Nonna Carmela foi ganho pela equipe Hunters, que na pergunta “Chutômetro” levou a terceira rodada.
Os realizadores do Game Show aproveitaram a oportunidade da estreia para lançar a Campanha Doe e Ganhe, que visa recolher donativos para as famílias desabrigadas pela chuva na região metropolitana do Rio de Janeiro. “Neste momento existem muitas famílias precisando de ajuda e encontramos esta forma de colaborar”, disse Anderson Mululo, um dos idealizadores do Game Show. Segundo Anderson, todos que quiserem doar roupas, fraldas, alimentos não perecíveis, água, cobertores, etc., podem deixar seus donativos no Restaurante Sabor & Sonho, sendo estas doações posteriormente destinadas às famílias desabrigadas. Todos podem doar, mas aqueles que participam do Game Show podem deixar seus nomes registrados e cada doação será convertida em 1 ponto no jogo da semana seguinte. “Além de entreter as pessoas, o Game Show também nasceu com este propósito, que é de buscar alterar a realidade que nos cerca. Ajudando estas famílias estamos cumprindo com nossos objetivos”, afirmou Felipe Lopes, apresentador do Game Show.
O Game Show é realizado todas as sextas-feiras, no restaurante Sabor & Sonho, a partir das 20h, sem restrições de idade para participar. Os participantes devem formar equipes de duas, três ou quatro pessoas. Cada um paga R$5,00 para participar, concorrendo a cada semana a MEGA PRÊMIOS. O evento conta com o patrocínio de Pixote Modas, Microlins, HR Automóveis, CCM – Bom Jardim, Imóveis Bom Jardim, Farmácia Azevedo, Link & Cia, Cine Star Locadora, Castor Designer e Padaria Nonna Carmela. Apóiam o Game Show o Restaurante Sabor & Sonho, Goodweb Produções, K-Silk Estamparia e JORNAL MAIS BJ+NF.

De “cara nova”, Santa Casa de Bom Jardim segue rumo ao título de Hospital Amigo da Criança

A Santa Casa de Bom Jardim, na busca de um atendimento diferenciado e de qualidade, vem proporcionando aos seus funcionários cursos de capacitação, com o objetivo de prepará-los para um melhor atendimento aos usuários. Com esse intuito, vem trabalhando a algum tempo no Projeto “Rumo ao Título de Hospital Amigo da Criança” e os resultados já podem ser sentidos, como um interesse maior dos profissionais em ajudar e orientar as mães, um ambiente mais calmo, cada mãe junto com seu bebê, podendo observá-lo, cuidar e amamentá-lo sem horários rígidos. Isso resulta em um ambiente mais humano, onde há mais tranquilidade e confiança, com resultados visíveis nos índices de aleitamento materno durante os primeiros dias de vida das crianças. E com a finalidade de trazer conhecimentos atualizados sobre tal Iniciativa, a pediatra Élida Moreira esteve recentemente no Rio de Janeiro, participando do Curso de Facilitadores da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).
Esse curso, organizado pelo Ministério da Saúde e UNICEF e promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, foi realizado no Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, em Madureira, e dele participaram 29 profissionais, que já trabalham na área de amamentação em seus municípios, sendo cinco da Região Serrana. A finalidade do curso é capacitar profissionais para levarem treinamento às equipes de saúde das maternidades visando a mudanças de conduta com relação às práticas prejudiciais à amamentação.
A representante da Santa Casa de Bom Jardim aproveitou a oportunidade para trocar idéias com profissionais que labutam em outros hospitais, que são ou também pretendem chegar a ser Hospitais Amigos da Criança.
Visitou as instalações do Hospital Maternidade Herculano Pinheiro – Hospital Amigo da Criança – onde acompanhou por várias horas o atendimento a gestantes e recém-nascidos, observando as rotinas e fazendo anotações que servirão de base a mudanças que precisam ser realizadas na Santa Casa de Bom Jardim para melhorar ainda mais a assistência à dupla mãe-filho, fator primordial para a IHAC. “Em maio próximo a Santa Casa estará promovendo mais um curso sobre amamentação para os profissionais que trabalham na maternidade. A meta é atingir todos os funcionários”, diz Eder Carpi, diretor administrativo da Santa Casa.

São José do Ribeirão promove festa em louvor a seu padroeiro

A comunidade católica de São José do Ribeirão e seu pároco, padre Roberto José Pinto, estão convidando a todos os bom-jardinenses e cidades vizinhas para a “40ª Festa do Padroeiro São José”, a realizar-se de 28 de abril a 2 de maio, no segundo distrito de Bom Jardim. A festa terá a seguinte programação:
Dia 28/04 – 19h – Santa Missa celebrada pelo pároco, padre Roberto José Pinto. Tema: São José padroeiro da família formadora de valores humanos e cristãos - 20h – Palestra com o casal Bento e Sandra, coordenadores da Pastoral Familiar da Diocese de Nova Friburgo.
Dia 29/04 – 19h – Santa Missa celebrada pelo Padre Jéferson Fernandes Nóbrega. Tema: São José Padroeiro da Igreja.
Dia 30/04 – 19h – Santa Missa celebrada pelo Frei Jurandir de Freitas Silveira – OAD. Tema: São José Padroeiro dos Trabalhadores – 21h – Apresentação do Ministério de Dança da Paróquia de São José - 22h – Show com a Banda RABONI 33 – 23h30mim – Show com CESÁRIO RAMOS E GABRIEL.
Dia 01/05 – 06h – Alvorada com de repicar de sinos e espocar de fogos – 17h – Santa Missa Festiva e Procissão – Presença das comunidades da paróquia com seus respectivos estandartes – Participação da Banda de Música Sociedade Musical União Ribeironense – 20h – Leilão de bezerros e valiosas prendas – 22h – Show católico com a Banda DOM VITAE – 23h30mim – Show com a Banda ESTRATÉGIA.
Dia 02/05 – 18h – Santa Missa celebrada pelo Padre Roberto José Pinto – 19h – Apresentação da Banda Sociedade Musical União Ribeironense (SMUR) – 20h30min – Concurso Rainha da Festa de São José 2010 – 21h – Show com WAL DOS TECLADOS.
A festa também terá a parte esportiva nos dias 1º e 2 de maio, a partir das 13 horas. O evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Bom Jardim, Mercado São José e C.P. Eller.

BASTIDORES DA CÂMARA DIA 23 DE MARÇO

Simone parabeniza Gastão pela obtenção dos novos equipamentos para o HCE

Durante a sessão do dia 29, a vereadora Simone Capozi parabenizou o colega Carlos Gastão por ter conseguido os novos aparelhos para o Hospital Celso Erthal, demonstrando sua felicidade pelo município estar sendo agraciado por emendas de Sabino e outros deputados e que a população deverá saber demonstrar sua gratidão. Ela também agradeceu ao diretor da Santa Casa, Eder Carpi, por haver recebido os vereadores no hospital e ao secretário de Obras, Thiago Braga, pelas benfeitorias realizadas no município.

Gastão ressalta a importância dos equipamentos para o hospital

Depois de agradecer as palavras da colega Simone, Carlos Gastão ressaltou a importância da chegada dos novos equipamentos conseguidos por Sabino e Comte Bittencourt. Em seguida, também fez um agradecimento ao diretor da Santa Casa e elogiou o colega Jorge Quintes, médico do hospital. Revelou ainda sua felicidade em dividir com seus colegas o mérito pela obtenção dos equipamentos e disse que a nova administração da Santa Casa está revolucionando o hospital, que vai ficar de primeiro mundo e que ele sente orgulho de fazer parte da história política de Bom Jardim. “É um somatório de forças que trouxe para a cidade quase R$ 1 milhão e, a cada dia, mais coisas boas virão”, concluiu.

Quintes propõe compra de terreno para construção de casas populares

Através de indicação aprovada por unanimidade, o vereador Jorge Quintes está propondo ao Poder Executivo a compra de uma área de terra no bairro São Miguel, para a construção de casas populares. Como justificativa à sua indicação, Quintes apresentou o argumento que já existe um projeto denominado “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal, com financiamento da Caixa Econômica, que poderia ser implantado em Bom Jardim. O local indicado, de acordo com o vereador, é próximo de escolas, postos de saúde e área comercial. Ele pediu empenho dos demais colegas, para implementação do projeto junto ao Poder Executivo.

Nilton também quer casas populares


Depois de apoiar a iniciativa do colega Jorge Quintes, o vereador Nilton Benvenuti informou que ele e sua colega Beta conversaram recentemente com o deputado federal Leonardo Picciani, no Rio de Janeiro, solicitando a liberação de casas populares, não só no primeiro distrito, mas também em São José, Banquete e Barra Alegre. Em aparte, Beta também apoiou a iniciativa de Quintes, mas quer que os demais distritos do municípios também sejam contemplados.

Beta volta a pedir pela quadra de esportes de Barra Alegre


A vereadora Elisabeth Heckert, a Beta, voltou a insistir em seu pedido de reforma da quadra esportiva do centro de Barra Alegre. Ela quer que a secretaria de Obras refaça o piso da quadra, que segundo já foi informado, é muito áspero e pode causar acidentes aos usuários. Beta também informou que a quadra é muito utilizada por alunos das escolas próximas, para fazer educação física, e que as crianças ficam invariavelmente, expostas ao sol forte ou à chuva. Por isso pede, se possível, a cobertura da mesma.

Professores concursados de Friburgo desistem de trabalhar em Bom Jardim


O vereador Ademyr Faria disse que professores concursados contratados pela prefeitura de Bom Jardim, mas que residem em Nova Friburgo, estão tendo que pagar quatro passagens de ônibus diariamente, para dar aulas em escolas do município. Ademyr informou ainda que, devido ao alto custo que o deslocamento da cidade vizinha até o local de trabalho está acarretando, muitos professores estão pedindo demissão. O vereador disse que, neste caso, o ideal seria que a prefeitura contratasse professores locais, já que a vinda de concursados de outras cidades não está compensando, uma vez que, neste caso, os contratados têm que arcar o próprio custo do transporte.

Pedido de novo acesso para as ambulâncias à rodovia RJ-116


Uma reivindicação antiga do vereador Jorge Quintes foi reforçada por seu colega Carlos Gastão, que voltou a pedir, na sessão do dia 29 de março, a abertura de acesso para ambulâncias do Hospital Dr. Celso Erthal (HCE) à rodovia RJ-116. Gastão justificou o pedido, dizendo que seria mais uma rota alternativa, principalmente nos dias de festa, quando as ruas do centro ficam fechadas, dificultando a passagem dos carros de socorro. Ele solicitou ainda a união dos demais colegas em torno do pedido. Fazendo uso também à tribuna, Jorge Quintes disse que a passagem está quase pronta, mas sendo usada por pedestres. Para o vereador, bastaria a prefeitura modificar um pouco aquele trecho, calçando com paralelepípedos, para permitir o tráfego de ambulâncias.

Atenção para quadra de esportes de São José


O edil Nilton Benvenuti ocupou a tribuna para cobrar das autoridades responsáveis o término da reforma da quadra esportiva de São José do Ribeirão, cujas obras se encontram inacabadas há mais de dois anos e sem iluminação. Nilton disse que, com isso, os alunos da escola estadual Professor João Brasil estão sem local adequado para as aulas de educação física.

Cães soltos incomodam e vereadores pedem canil


Já na sessão do dia 5 passado, a vereadora Elisabeth Heckert falou sobre cães perambulando pelas ruas da cidade, que chegaram a morder uma criança e uma senhora na praça em frente ao prédio da Câmara. Ela sugeriu que os animais sejam recolhidos pelas autoridades responsáveis, para evitar que novos ataques aconteçam, pois os cães costumam avançar sobre crianças e idosos. Falando em seguida, Simone Capozi disse que já protocolou, junto com o colega Luiz Chevrand, o pedido de construção de um canil municipal para abrigar os cães vadios, a ser mantido pela Vigilância Sanitária municipal, inclusive, realizando a vacinação dos mesmos.
Em seu pronunciamento, o vereador Ademyr Faria solidarizou-se com as colegas Beta e Simone lembrando que sempre batalhou contra o excesso de cães nas ruas de Bom Jardim. Disse que pessoas de outros municípios costumam soltar os animais, que depois ficam perambulando pela cidade, incomodando os transeuntes, mas disse que no ano passado o número de cães nas ruas era muito maior, cerca de 15 a 20, e que os mesmos foram levados a Duas Barras para fazer a castração e atualmente, esse número diminuiu bastante, mas ainda preocupa. Ademyr falou ainda sobre a infestação de ratos, que teria havido um atraso na licitação para a compra do raticida, mas que naquela semana já estava sendo feita a desratização nas ruas do município.

Roubo de tampas de bueiro provoca acidente no centro


A queda de um carro num buraco em frente à sede da prefeitura, em pleno centro da cidade, chamou a atenção do vereador Ademyr Faria, que foi ao local verificar o acidente. Depois de constatar que o veículo, de propriedade do comerciante conhecido como Betinho, não sofrera danos, atravessou a rua e foi até à prefeitura, onde um funcionário, de nome Jorge, compareceu ao local e constatou a falta da tampa do bueiro, que provavelmente, havia sido roubada. Falando na tribuna da Câmara, Ademyr disse que o roubo de tampas de bueiros é uma vergonha para o município. Contou ainda que as grades de bueiro são roubadas indiscriminadamente em toda a cidade por vândalos e pessoas que não respeitam o patrimônio público. Lembrou que no passado, os alvos do vandalismo eram as placas de bronze fixadas em monumentos e prédios públicos da cidade. “Isso é uma pouca vergonha! Precisamos acabar com isso”, indignou-se o vereador.

Vereador Zé Nilton lembra o Dia Mundial de Combate ao Câncer


Ocupando a tribuna, o edil Zé Nilton lembrou que naquela data, 8 de abril, estava sendo celebrado o “Dia Mundial de Combate ao Câncer”. Pedindo ao seu colega vereador, o médico Jorge Quintes, que o retificasse, em caso de algum equívoco, citou, que a causa maior de morte em homens é o câncer de próstata, enfatizando o preconceito que existe em relação ao exame preventivo da próstata, que pode detectar a doença ainda em fase inicial, facilitando o tratamento e evitando o óbito. “É preciso que se combata esse preconceito, que não cabe mais no mundo moderno”, destacou. Disse ainda que a incidência de câncer em Bom Jardim, ao contrário do que tem sido apregoado, segundo as estatísticas, está dentro da normalidade. “Não existe um incidência maior da doença aqui na cidade. A incidência é normal”, concluiu.
O vereador e médico Jorge Quintes parabenizou o colega pela lembrança da data e acrescentou que, quanto mais precoce for feito o diagnóstico da doença, mais cedo pode ser iniciado o tratamento e o câncer ser debelado. Disse que teve a satisfação de descobrir vários casos em fase inicial e curar pacientes que puderam viver mais 25 ou 30 anos. Lembrou ainda que o câncer de mama, o mais comum nas mulheres, pode ser facilmente detectado, através do autoexame, que pode ser feito rapidamente, até mesmo durante o banho.

Dona Terezinha é parabenizada pelo seu niver


Frequentadora assídua das sessões da Câmara, a senhora Terezinha de Jesus Rocha, teve seu aniversário, comemorado no último dia 9, lembrado pelos vereadores durante a sessão do dia 8. Terezinha foi saudada por Elisabeth Herckert na tribuna e pelo presidente da casa, Joelson Veiga, no encerramento da sessão, além de cumprimentos recebidos pessoalmente dos demais parlamentares, que destacaram sua participação cívica, exercendo seu direito de cidadã, ao prestigiar praticamente todas as sessões legislativas.

Energia elétrica instável gera reclamações aos vereadores


A baixa qualidade da energia elétrica fornecida aos bairros Veloso, Bem-Te-Vi e Alto de São José está provocando diversas reclamações dos moradores dessas localidades. No Bem-Te-Vi, as ruas José Eugênio Erthal, Luiz Pinaud e Graciano Cariello, onde existe uma caixa d’água da Cedae, são as mais atingidas. Os problemas mais comuns são picos de energia e quedas de fase. Por conta disso, as bombas que enchem o reservatório, para depois abastecer as casas, acabam danificadas, deixando parte da rua sem o líquido tão precioso. Os vereadores Zé Nilton e Nilton Benvenuti comentaram o fato na tribuna, falando que as interrupções são constantes nesses bairros, que são abastecidos pelas linhas de transmissão que vêm de Duas Barras. “Só nos últimos dias, foram doze picos de energia em São José”, disse Nilton Benvenuti. Pedem que a Ampla, concessionária do serviço, tome as devidas providências.