sexta-feira, 30 de março de 2012

Jiu-jítsu bom-jardinense volta a se destacar em competição estadual


Por Cesar Carvalho (JORNAL MAIS BJ)

Atletas do projeto “Jiu-jítsu Levado a Sério”, que está sendo desenvolvido no Ciep 322 Mozart Cunha Guimarães, em São Miguel, mais uma vez brilharam no Campeonato Estadual de Jiu-jítsu Olímpico, realizado no último dia 17 de março, no ginásio do Canto do Rio, em Niterói.  Juntamente com seu mestre Cristiano Cassiano Monteiro, que sempre dá oportunidades aos jovens competidores, visando expandir e dar asas ao esporte de grande importância no mundo atual, os lutadores tiveram excelentes resultados, segundo o mestre, deixando também muito satisfeitos seus familiares e amigos bom-jardinenses.
 Contando desta vez com apoio e ajuda dos patrocinadores Elicar Automóveis, Padaria Nonna Carmela, IntimaTex, Restaurante A Mineira, Clara Confecções, Ciep 322, Esquadria Bom Jardim, Impercar Automóveis e JORNAL MAIS BJ, a equipe Dela Riva conquistou medalhas de ouro, prata e bronze. Por conta disso, o professor Cristiano está parabenizando e agradecendo aos atletas que se destacaram: Ricardo José silva dos santos, Rafael Freiman, com medalha de ouro; Emerson de Souza (prata) e Peterson ventura (bronze) e também o próprio mestre com medalha de ouro mais uma para fazer parte de sua história e coleção.
Cristiano aproveita a oportunidade e agradece a confiança prestada ao seu trabalho, e parafraseando o poeta português Fernando Pessoa, disse que “tudo vale a pena quando a alma não é pequena”, garantindo que estes jovens são merecedores de todas as homenagens, pois confiaram e mostraram que são capazes. Os atletas e seu mestre, mais uma vez lamentam o pouco caso dos órgãos competentes, dizendo que poderiam ter um olhar mais sério e dinamizador para este esporte, que vem crescendo e se destacando em todo o mundo, principalmente em Bom Jardim. “Isso com a força, coragem e determinação destes jovens, que vêm mostrando muita garra e amor ao que fazem”, finalizou.

Secretaria de Saúde de Bom Jardim realiza campanha para vacinar funcionários de empresa


Por Ana Amélia Mendes (PMBJ)

Com atuação constante na área de prevenção, no dia 10 de março, a secretaria de Saúde de Bom Jardim, através da Coordenação de Imunização, iniciou campanha de vacinação contra tétano e hepatite B em funcionários de empresa que se encontra no município para instalação de rede de energia elétrica.
Segundo a coordenadora, Harina de Abreu, foram avaliados os cartões de vacina de 120 funcionários e colocadas em dia as vacinas contra Hepatite B e Antitetânica. “A campanha continuará em outras etapas para atingirmos os 660 funcionários da empresa. Aproveito a oportunidade para agradecer aos profissionais Cinara Cerbino, Diana Souza e ao enfermeiro da empresa, Sr. Josias pelo emprenho que todos tiveram na realização de mais essa ação de saúde”, disse Harina Abreu.

Bom Jardim promove primeira simulação das sirenes do sistema de alarme


Por Ana Amélia Mendes (PMBJ)


No dia 29 de abril, Bom Jardim terá a primeira simulação das sirenes do sistema de alarme/alerta contra cheias e escorregamentos. O evento, que contará com outras atrações, será realizado no Ciep 322 Mozart Cunha Guimarães, no bairro São Miguel, às 10h. O prefeito, Dr. Paulo Barros, e o secretário municipal de Defesa Civil, Romildo André de Jesus, convidam a população e ressaltam que é imprescindível a presença de todos para que o sucesso e os objetivos sejam alcançados.
Confira na próxima semana a programação completa do evento que envolverá diversos parceiros e atividades para todas as idades.

Bom Jardim celebra Dia Mundial da Saúde


Por Ana Amélia Mendes (PMBJ)


Na quarta-feira, dia 04 de abril, a prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria municipal de Saúde, promove um grande evento em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado anualmente no dia 7 de abril. Com início às 9h e término previsto para as 12h, o evento discutirá assuntos relacionados à prevenção e tratamento de doenças que mais acometem a população bom-jardinense e desenvolverá algumas atividades físicas com os participantes.
Distribuídas em quatro barracas, as equipes de profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), das unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e da Vigilância Sanitária e Ambiental abordarão os seguintes temas: Hipertensão, Diabetes, Obesidade, Importância da Atividade Física, Aferição de Pressão Arterial; Doenças Sexualmente Transmissíveis, Câncer (ovário e mama); Tuberculose e Hanseníase; e Dengue.
Participe de mais esse evento, ele foi feito pra você!

Mudanças importantes no tratamento do lixo urbano de Bom Jardim



Por Ana Amélia Mendes (PMBJ)


Histórico da atividade
Bom Jardim, como vários outros municípios na década de 90, aderiu ao programa federal “Pró Lixo” que distribuiu em várias cidades do país usinas de triagem e reciclagem. Muitas dessas iniciativas fracassaram pela inviabilidade do formato pensado na época. Nossa cidade também recebeu usina de reciclagem, que mesmo distante de seu potencial, funcionou até anos recentes. Porem o lixão criado dentro do horto municipal a mais de trinta anos continuava sendo a opção de descarte irregular e clandestino de tudo o que a usina não processava, ou rejeitava. No ano de 2007 um deslizamento de lixo dentro do parque municipal (caindo como avalanche sobre o conjunto habitacional cehab) evidenciou a complexidade do problema negligenciado há décadas, exigindo da administração municipal atual resposta urgente. A saída mais viável no momento foi remover todo o lixo superficial para aterro sanitário da região.

Para não repetir erros passados decidiu-se que ate que o município fosse capaz de se restabelecer e amadurecer sua política de gerenciamento de resíduos os mesmos seriam destinados em aterro sanitário conforme exigência da lei. A partir de então, de 2007 a 2011, Bom Jardim manteve somente a atividade de transbordo (o lixo coletado nos domicílios ia para local de transferência, onde encarretado seguia para aterro em madalena).

Novo Modelo de Gerenciamento
Visando aprimorar sua gestão e a atender as diretrizes da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS - Lei 12.305), aprovada no final de 2010, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pesquisou modelos exitosos de tratamento de lixo, chegando a consultar ate o governo do Estado. Iluminados por estas experiências aprendidas a prefeitura iniciou mudanças de todo processo de gerenciamento de lixo, começando por obras de reforma e adequação emergencial da Usina de Triagem desativada.

Alem de intervenções físicas as mudanças se estenderam aos serviços. Para cumprimento de destinação correta novo contrato específico foi firmado para incineração dos resíduos de saúde e hospitalar, tanto da rede pública de saúde quanto particular, atendendo a postos, consultórios e clínicas. Quanto ao serviço de coleta de lixo domiciliar também foi aprimorado, mesmo já sendo reconhecido pelo Governo do Estado como eficiente, abrangendo quase a totalidade do Município e recolhendo média de 26 toneladas dia, cerca de um quilo para cada um de seus 26.000 habitantes (conforme indicam Dados do IBGE que cada brasileiro produz quase um quilo de lixo diário).
A maior e mais relevante mudança foi a retomada do serviço de triagem e reciclagem. Hoje Bom Jardim possui mais de 30 de pessoas envolvidas nas operações relativas a lixo. Estimasse que o Brasil produza soma  diária de 183 mil toneladas de lixo e deste volume, cerca de 73 mil toneladas são de resíduos recicláveis não aproveitados. Em valores monetários, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), isso equivale à perda de R$ 8 bilhões por ano.
Neste momento de consolidação de uma nova proposta de gestão de resíduos, onde o Poder Publico mostrou progressos, será de fundamental importância contar com o comprometimento de quem sempre demandou por projetos de coleta seletiva e reciclagem, a sociedade.  Só assim será possível obter novos sucessos.

Campanha de Coleta Seletiva
Para ser um participante ativo desta campanha municipal, o cidadão só precisa dar o primeiro passo da reciclagem, que é a separação do lixo em casa da forma mais simples, isolando o lixo seco do molhado. Isso facilita o trabalho dos catadores, que conseguem recolher maior quantidade de material reaproveitavel, mais limpo, mais valorizado comercialmente.

É preciso saber como separar corretamente o lixo:
O lixo úmido (ou orgânico) é composto por restos de alimentos, cascas e ossos, pó de café e de chá, galhos e podas. Separados e reciclados, podem servir de adubo na produção agrícola ou como insumo para gerar energia.O lixo seco, por sua vez, é todo o resíduo feito de papel (como caixas longa vida), vidro (potes de maionese), metal (latas de alumínio) e plástico (garrafas PET). Se limpos e separados corretamente, podem gerar emprego, renda e poupar recursos naturais. Com garrafas PET, por exemplo, é possível produzir madeira sintética ou um novo plástico.

O mais indicado para o lar é adotar em seus principais cômodos, como a cozinha, o uso de duas lixeirinhas distintas, sendo uma para o lixo seco e outra para o lixo úmido. Quem mora em residências com quintal tem alternativas ainda mais completas pois alem das lixeiras seletivas o morador pode adotar o uso de uma composteira de orgânicos, onde depositará os restos de comida, cascas de fruta e etc. A composteira pode ser construída em casa com o uso de um recipiente médio ou grande, com tampa (como uma lata). Ele precisa ter seu fundo retirado e sem ele ser fixado no solo, daí já esta pronto a receber os orgânicos, que podem ser cobertos com uma pequena camada de terra e depois o recipiente deve permanecer tampado, sem quaisquer problemas com mosquitos, odor ou outros incômodos.

As Lixeiras Urbanas
Os coletores seletivos urbanos, as “lixeirinhas”, que estão sendo instaladas nos locais de maior circulação de pessoas, como praças, logradouros e vias públicas do centro da cidade, também fazem parte desta nova política ambiental. As novas lixeiras seletivas atendem restritamente ao objetivo de separação e coleta de pequenos resíduos gerados pelos pedestres e foram dispostas distantes de residências justamente para não serem confundidas com depósitos de lixo domestico. Elas estampam textos que fazem referencia a dois apelos importantes: o primeiro que a população contribua com o Município separando seu lixo em casa e o segundo apelo que a população respeite os horários de coleta estimados para cada comunidade. Prevendo que este cronograma talvez não seja de conhecimento de todos a prefeitura providenciou em seu portal na web relação com freqüência e os horários da coleta domiciliar.
Fabricadas sobre encomenda em Ipatinga – MG, as lixeiras são integralmente compostas de metalão, com pintura automotiva, caçambas basculantes e travas de segurança. Seu formato e estampa exclusiva, pensado pela prefeitura, buscam seguir tendência da campanha nacional “Separe o lixo e acerte na lata”, dos ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Social. A campanha publicitária já veiculada desde 2011 na TV aberta, radios e jornais, visa conscientizar a população brasileira sobre o valor do lixo e como separá-lo adequadamente, começando com um simples gesto de separar o lixo seco do úmido. A iniciativa da campanha reforça a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS - Lei 12.305), que prevê a desativação dos lixões até 2014, implantação da coleta seletiva e reciclagem, assim garantindo que aterros sanitários deverão receber apenas aquilo que não pode mais ser reciclado.

Musical infantil encanta público bom-jardinense


Por Ana Amélia Mendes (PMBJ)


Sob direção de Nobel Medeiros, os jovens atores Ingrid Guerra, Lisandra Barbosa, Carlos Lyebert e Marcello Volut estrearam no dia 17 de março, a peça teatral O Planeta Lilás. O espetáculo, baseado no livro do escritor e cartunista Ziraldo, foi apresentado no Teatro Municipal do Galpão Cultural Professora Margaret de Jesus Silva, em Bom Jardim, às 17h.
O musical infantil, que conta a história de um Bichinho que vive em um Planeta Lilás e cansado de viver onde tudo é roxo, constrói um foguete e vai conhecer o universo onde existem outros planetas e habitantes, encantou o público presente, que contou com a presença do prefeito Dr. Paulo Barros.
Com duração de 50 minutos, cenários de Zepp, figurinos e adereços de Leonam Thurler, músicas de Luiz Sobrel e coreografias de Luiz Carlos Cavalcanti, o espetáculo fará novas apresentações nos dias 15 e 22 de abril, também no espaço Galpão Cultural, às 17h. E para escolas, o elenco faz espetáculos em horários alternativos, é só entrar em contato com Nobel Medeiros através dos telefones (22) 2566-2236 ou (22) 9961-6300.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Acidente envolve jipe e ônibus no trevo de Bom Jardim


            Um acidente envolvendo um jipe Toyota, da empresa Schahin, e um ônibus da empresa Pinto e Palma, que levava estudantes de Cordeiro e Cantagalo para as universidades de Nova Friburgo, interrompeu trânsito por volta das 18h da última quarta-feira, dia 28, no trevo Zaguinha Capozi, principal entrada para Bom Jardim. Segundo reportou o site noticioso Informativo Região Serrana RJ (http://inforegiaoserrana.blogspot.com.br), a colisão não ocasionou ferimentos em ocupantes dos veículos acidentados e o trânsito foi liberado em meia pista, logo após a chegada das autoridades policiais, o que provocou lentidão do tráfego no local.
            No momento da batida, chovia forte, a visibilidade estava baixa e a pista escorregadia. Com a força do impacto, o jipe foi jogado contra a mureta de proteção, parando a alguns metros de distância do ônibus. O guard-rail evitou que o carro fosse arremessado morro abaixo. Segundo comentários colhidos no local, a retirada da ponte do Maravilha, que está sendo feita pelo Exército, provocou aumento do fluxo de trânsito no trevo de acesso a Bom Jardim, cujo cruzamento já é bastante perigoso, pois fica numa curva, o que deve ter colaborado para a ocorrência de mais esse acidente.


Foto: Informativo Região Serrana RJ.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Exército retira ponte provisória instalada no bairro Maravilha


A ponte metálica provisória, montada pelo Exército Brasileiro em janeiro do ano passado no bairro Maravilha, começou a ser removida pelos soldados. A passagem havia sido construída emergencialmente, depois que a enchente que assolou a região no início de 2011 derrubou a ponte que havia no local e que interligava o centro de Bom Jardim, ao bairro São Miguel e aos distritos de São José e Barra Alegre. A instalação da ponte pelo Exército se fez necessária, pois praticamente todas as pontes do município foram derrubadas pelas águas, deixando parte da cidade e seus distritos isolados.
O trabalho de remoção envolve 60 soldados, além de máquinas e caminhões do Exército, que foram mobilizados para o transporte das 80 toneladas de metal. Segundo informações extraoficiais, os militares estão retirando a ponte, uma vez que o fluxo da RJ-116 foi restabelecido depois da reconstrução de duas pontes sobre o Rio Grande, uma que passa na rodovia e outra na localidade de Barra de Santa Teresa. O trabalho está previsto para terminar nesta sexta-feira (30). Por enquanto, apenas pedestres estão podendo atravessar por uma ponte de madeira improvisada no local. O governo do Estado já elaborou o projeto para reconstrução da ponte definitiva do Maravilha, que está em fase de licitação e não há previsão de data para início das obras. Uma passagem provisória será construída dentro de 30 dias.

sábado, 24 de março de 2012

Bom Jardim ganha sua Unidade Básica de Saúde ainda este ano


Governo do Estado irá construir 57 Clínicas da Saúde na Região Metropolitana e no interior


Para reforçar a qualidade dos serviços básicos de saúde na Região Metropolitana e no interior, o Governo do Estado irá construir 57 Clínicas da Saúde. Em outubro do ano passado, a cidade de Cabo Frio ganhou a primeira unidade estadual e a população de Bom Jardim, na Região Serrana, será a próxima a contar com o serviço. Até o fim do ano, serão inauguradas outras 40 unidades.


Inspiradas nas Clínicas da Família da Prefeitura do Rio, as unidades servirão como base para equipes do Programa Saúde da Família. Na Região Metropolitana, serão construídas, por exemplo, duas unidades em Niterói e três em São Gonçalo. A Região Serrana também ganhará Clínicas da Saúde, como as três que serão inauguradas em Teresópolis. Municípios do Centro-Sul, do Noroeste, do Norte e das Baixadas Litorâneas também receberão suas unidades.


A clínica especializada em saúde básica e atendimento ambulatorial atenderá milhares de pessoas, que serão cadastradas por agentes de saúde. Nas unidades, que serão administradas pelas prefeituras, serão oferecidos programas de saúde básica, planejamento familiar, vigilância em saúde, teste do pezinho e tratamento e acompanhamento de diabéticos.


Construídas pela Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro (Emop-RJ) e orçadas em R$ 100 milhões, as clínicas de 362 m2 terão a mesma estrutura de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, e contarão com cinco consultórios de atendimento geral, além de farmácia e salas de odontologia, curativos e imunização.


- O ano de 2012 será de muito trabalho e grandes desafios, pois iremos realizar obras em diversas áreas, como saúde, ajudando a melhorar a qualidade de vida da população fluminense - disse o presidente da Emop, Ícaro Moreno.


FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro

sexta-feira, 23 de março de 2012

Lutador de Bom Jardim conquista mais um ouro no jiu-jítsu


No último dia 11 de março, o esforçado atleta bom-jardinense Cristiano Cassiano Monteiro, novamente com sua força, garra e determinação, conquistou mais uma medalha de ouro para Bom Jardim, no “XI Campeonato Taça Estado do Rio de Janeiro de Jiu-jítsu – LERJJI 2012”, disputando três lutas. O atleta finalizou o combate no estrangulamento, imobilizando seus dois primeiros oponentes e se consagrando campeão por pontuação na luta final, na categoria pesadíssimo, faixa preta. Em parceria com o Ciep Brizolão 322 Mozart Cunha Guimarães, de São Miguel, Cristiano vem a quatro anos mantendo seu projeto, denominado “Jiu-Jítsu Levado a Sério”, contando sempre com o apoio imprescindível do diretor-geral do educandário, José Alcides de Jesus Filho.
Na oportunidade, ele vem agradecer aos amigos e patrocinadores, pelo apoio sempre dispensado, que em muito contribuem para o sucesso do atleta, o engrandecimento do esporte e a divulgação do município de Bom Jardim pelo Brasil afora. São eles: Padaria Nonna Carmela, HR Automóveis, Supermercado Supremo, Intimatex, Farmácia do Nivaldo, JF Rações, Clara Confecções, Mark Informática, Restaurante O Casarão e JORNAL MAIS BJ. Mestre  Cristiano lembra a todos que todos que tenham interesse em participar do projeto devem procurá-lo no Ciep e fazer sua inscrição.
O horário das aulas é segunda e quarta, às 7h30, e sexta às 7h. Para participar do projeto não há limite de idade, pois este esporte vem sendo praticado cada vez com mais força, então quando mais cedo começar melhor para a saúde da mente, do corpo e do espírito. Em breve, este projeto será desenvolvido com o apoio da prefeitura municipal de Bom Jardim, que cedeu a quadra de esporte do centro, para que o mestre desenvolva com os alunos a tão respeitada modalidade de luta marcial. Este projeto está previsto para acontecer às quartas e sábados. Os interessados deve ficar atentos e procurar o mestre Cristiano. 

quinta-feira, 22 de março de 2012

Mais uma quadra de esporte é inaugurada em Bom Jardim


Alunos da Escola Municipal Moreira Franco e a comunidade recebem uma Quadra poliesportiva. 
por Bruno Aguiar (GoodWeb)
Aconteceu na manhã do último sábado, dia 17 de março, a entrega de mais uma obra para a população, em especial os alunos da Escola Municipal Governador Moreira Franco, no Campo Belo.

Na ocasião, houve a solenidade de inauguração da Quadra Poliesportiva Ivan Neves Cariello.

Estiveram presentes ao evento, os vereadores, Carlos Gastão, Joaquim Chevrand Neto, Zé Nilton e o presidente da Câmara Municipal Dr. Jorge Quintes, além de secretários, dentre eles, Déscio Frerie que responde pela pasta do esporte e o prefeito Dr. Paulo Barros.

Dando início a solenidade discursou Ivan Cariello, filho do homenageado expressando sua gratidão pela homenagem. A Professora Fátima Mululo Bianco Salomon, diretora da escola e a professora de Educação Física Professora Carmen também fizeram discursaram.
Representando a Secretária Municipal de Educação, Roseli Correia, discursou a Srª. Cristiane Othiz, que leu uma carta enviada pela secretária.

Ainda fizeram o uso da palavra o vereador Zé Nilton, que fez a indicação para homenagear o Senhor Ivan Neves Cariello, falando da importância desta homenagem e o presidente da Câmara Municipal, Dr. Jorge Quintes, que relatou algum dos momentos vividos com o homenageado e inclusive ressaltando a sua importância para o esporte quando atuou como jogador profissional, sendo um dos poucos bom-jardinenses a disputar importantes campeonatos.

Encerrando a solenidade discursou o Prefeito Paulo Barros, além de registrar a importância da obra na valorização do esporte e agradecer a empresa PlastSevem aproveitou o momento para cobrar dos alunos mais responsabilidade quanto à educação e respeito ao professor.

Logo em seguida foi descerrada a placa de inauguração e cortada a faixa para que todos pudessem adentrar a quadra e conhecer a obra que teve sua construção realizada através do somatório de forças da Prefeitura de Bom Jardim com a Indústria de Plásticos PlastSeven. O investimento é sinônimo de mais qualidade de vida, integração entre a comunidade, alunos e a escola, oferecendo esporte, lazer e entretenimento como qualificadores também da educação municipal.

Finalizando o evento houve ainda um número de dança das alunas da Escola Municipal Governador Moreira Franco e um jogo de futebol entre os alunos do 9º ano.

Se o povo não vai ao teatro...

...O teatro vai até o povo!

Dentro do projeto “Fazendo Arte na Praça”, a Cia Viva - Circo/Teatro vai estar em duas apresentações: neste sábado, 24, às 15h, na Praça Cel. Monnerat, no centro de Bom Jardim, e no domingo, 25, às 15h, na Praça Padre Sebastião Gastaldi, no centro de São José do Ribeirão, segundo distrito. Os eventos são em locais abertos, totalmente livres e gratuitos.
O espetáculo recebeu o 'Prêmio Pontinhos de Cultura 2010', consistindo em arte circense, contação de histórias, oficina de malabarismo e perna-de-pau, construção de brinquedos populares e biblioteca itinerante. As ações do projeto visam despertar o sonho, o riso e a brincadeira coletiva como energia criadora e transformadora, requisito fundamental para a construção de um mundo mais justo e solidário, para o desenvolvimento humano e para a cultura de infância e paz.
Sobre a Cia. Viva: é formada por artistas e educadores da associação Centro Cultural Viva e dedica-se à apresentação de espetáculos de circo-teatro, sessões de contação de histórias, Oficinas de teatro, circo, música e construção de brinquedos artesanais.


Veja esta e outras notícias de Bom Jardim e região no novo site do JORNAL MAIS BJ: http://www.jornalmaisbj.com.br.

Eventos teatrais do final de semana são cancelados em Bom Jardim


Por motivos de força maior, dois espetáculos teatrais, que aconteceriam neste final-de-semana no Galpão Cultural, em Bom Jardim, foram cancelados. A secretaria municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer (Stecla) informou que a peça infanto-juvenil “Expedição ao Castelo do Príncipe Amigo” (foto), programada para este sábado, 24, às 17h, e a peça teatral “O Riso Teatral Nosso de Cada Dia”, que seria apresentada no domingo, 25, às 19h, tiveram que ser adiados. As novas datas para realização dos espetáculos devem ser divulgadas brevemente.

“Pai da aviação” bom-jardinense, inventor do aerostato, é tema de festival de poesia


A Biblioteca Pública João XXIII, situada na Casa da Cultura de Bom Jardim, está promovendo o seu “IV Festival Um Jardim de Poesia”, que vai oferecer ao vencedor o Troféu Leopoldo Silva. O homenageado deste ano é o inventor mineiro-bom-jardinense, criador do aerostato, primeiro veículo dirigível a voar, antes mesmo do famoso “Zeppelin” alemão. O tema é inspirado justamente em sua participação na história da aviação, com sua ação inventiva e empreendedora. A palavra-chave, portanto, é “INVENTIVO”. Os poemas devem ser em língua portuguesa. Serão desclassificados trabalhos já publicados ou que caracterizem plágio.
As inscrições se encerrarão no dia 1º de junho e o concurso terá as seguintes categorias: Infantil, até 12 anos; Juvenil, 13 a 17 anos e Adulto, a partir dos 18 anos. O regulamento completo disponível em http://bjoao23.blogspot.com.br/.  Para se inscrever, o participante deve escrever seus dados numa folha, digitar seu trabalho, colocando o título, o seu pseudônimo e a categoria.
Mas não deve colocar o nome verdadeiro nessa folha. Em seguida, deve entregar quatro cópias do trabalho, junto com os dados pessoais, na Biblioteca da Casa da Cultura, no horário de 9h às 12h e de 13h30m às 16h30m. Mas se for postar pelos correios, deve  endereçar à Casa da Cultura Mário Machado Nicoliello, Rua Mozart Serpa de Carvalho, nº 190, centro, Bom Jardim, RJ. CEP 28660-000.
Da ficha de inscrição, devem contar os seguintes dados do interessado: nome, pseudônimo, endereço, cidade, CEP, estado, telefone, e-mail e título do trabalho. Se for categoria Infantil ou juvenil, além dos dados acima, também deve preencher o ano escolar, idade, onde estuda, professor que orientou.


Veja esta e outras notícias de Bom Jardim e região no novo site do JORNAL MAIS BJ: http://www.jornalmaisbj.com.br. 

Conheça a história de Leopoldo Silva, o “Pai da Aviação” bom-jardinense


A História, que destacou feitos dos brasileiros Bartolomeu de Gusmão e Alberto Santos Dumont, dos irmãos americanos Wilbur e Orville Wright e do alemão Ferdinand von Zeppelin, foi madrasta com o mineiro Leopoldo Silva, o “Pai da Aviação” bom-jardinense. Isto porque a invenção do primeiro aerostato dirigível teve início em Bom Jardim, antes mesmo do alemão sonhar em voar pelo mundo no seu famoso balão Zeppelin.

                Com o título “O Brasil na aviação – o aerostato dirigível ’21 de abril’ foi o precursor do Zeppelin”, o então jornal “O Bom Jardim”, do saudoso jornalista e historiador Manoel Erthal, afirmava em sua edição do dia 2 de julho de 1930, com o título “O Brasil na aviação”: O aerostato dirigível “21 de Abril”, foi o precursor do Zeppelin”. Inventado pelo brasileiro Leopoldo Silva, o “21 de Abril” fez seu primeiro voo em 1889, em Lisboa, Portugal. O voo inaugural do aerostato LZ-1, construído pelo conde alemão Ferdinand von Zeppelin, só ocorreu em 2 de julho de 1900, às margens do lago Constança, na Alemanha. Com base em seu feito, Leopoldo Silva fundou a "Sociedade Particular de Navegação Aérea”, sendo o primeiro brasileiro a tentar organizar o tráfego aéreo no Brasil.
Mas, atacado por uma enfermidade, Silva não pode concluir suas experiências, falecendo quando ainda se dedicava às suas invenções inovadoras.  Segundo informa o antigo jornal de 1930, o esqueleto do “21 de Abril” ainda existiria, guardado no paiol de uma fazenda, em Paraíba do Sul, município fluminense. Outras informações dão conta que o mesmo estaria em Vassouras, também no Sul fluminense. O invento do brasileiro teria sido registrado, ainda no século XVIII, no Brasil e na Alemanha, sendo sido requerido ao governo imperial alemão, cuja patente e demais documentos foram arquivados no Museu Nacional em 1922. Mas os documentos se perderam, sem que o nome modesto de Leopoldo Silva corresse o mundo como o do famoso conde Von Zeppelin.  O jornal indaga da possibilidade de o então Aeroclube Brasileiro ter providenciado para que os despojos do “21 de Abril” fossem transportados para um museu, uma vez que o invento de Leopoldo Silva obtivera a sanção nos círculos competentes. Entretanto, devido ao descaso do poder público na época, Leopoldo Silva desapareceu, pobre, sem o reconhecimento que lhe era devido.
Também o blog do Instituto Histórico e Geográfico de Bom Jardim (www.ihgbj.blogspot.com) informa dados de Leopoldo Silva, sob o título “Navegação Aérea, Um Fato Histórico”.  Leopoldo Silva era filho do português Manoel Joaquim Correia da Silva, que imigrou para o Brasil, onde se casou com a mineira Emília Henriques Correia da Silva, indo residir em Vassouras, cidade do Sul Fluminense.  Leopoldo não nasceu em Vassouras, mas em Mar de Espanha (MG) – onde seu pai era proprietário de uma cerâmica – em 21 de abril de 1849. Iniciou seus estudos até chegar à escola superior, mas depois seguiu carreira comercial.
Depois, quando servia o Exército, estando prestes a seguir para a guerra no Paraguai, sendo ainda menor, seu pai conseguiu sua exclusão das fileiras. Foi nessa época que se mudou para Bom Jardim, indo residir em São José do Ribeirão, onde dedicou suas atividades ao comércio de lojas. Casou-se a 1869 com D. Maria Luiz de Castro Chevrand, filha de Joaquim Chevrand, tendo 12 filhos. Mudou-se depois para sede do município, que naqueles tempos ainda era distrito de Cantagalo. Ai estabeleceu-se com casa comercial tendo em seguida adquirido o Hotel Bom Jardim. Em 1889 planeou o aeróstato dirigível “21 de Abril”, fato histórico reconhecido na época, mas sem a repercussão dada ao Zeppelin.  Desfez-se do hotel para cuidar exclusivamente do seu invento.
Além do “21 de Abril”, Leopoldo também projetou o segundo dirigível, denominado  “Cruzeiro do Sul”, que sem dúvida, serviu mais tarde na Alemanha de modelo para o Zeppelin, entretanto, sem nenhuma menção ao seu verdadeiro inventor. Leopoldo Silva não conseguia terminar a construção do “Cruzeiro do Sul” por ter se agravado o seu estado de saúde, tendo seguido para o Rio de Janeiro onde se submeteu a tratamento médico mais completo, porém vindo a falecer ainda muito jovem, com apenas 43 anos de idade. Foi sepultado no cemitério do Caju por conta das irmandades N.S. do Carmo e S. João Batista das quais era irmão remido.
O blog do IHG-BJ emite nota ao final, lamentando o fato do nome e o feito de Leopoldo Silva não constar nos arquivos da aeronáutica, uma vez esse fato ser tão relevante para a história da aviação mundial. Diz ainda que em Bom Jardim e em Cantagalo, foram realizados vários testes com o dirigível, que foi confeccionado em seda pura por D. Mariquinha. Existem provas que o dirigível chegou a subir 100 metros de altura, mas lhe faltou dinheiro para a conclusão do projeto. “A maior prova é que existe um avião no museu da Aeronáutica com seu nome: LEOPOLDO SILVA! E também que o famoso Zeppelin, surgiu após esse dirigível. Onde estará escondida essa verdade?”, questiona o blog.

NOTA DA REDAÇÃO: As únicas homenagens que teriam sido prestadas ao inventor, além de ter batizado um avião no museu da Aeronáutica foram a colocação de seu nome numa rua às margens do Córrego Floresta, nos fundos da prefeitura de Bom Jardim, e também seu filho, Leôncio Correia da Silva, que recebeu uma homenagem no antigo cinema de Bom Jardim, que na época, também contou no céu com show da Esquadrilha da Fumaça.

CRÉDITOS: Matéria escrita por Julio Cesar de Carvalho (Julio Kzar), jornalista do antigo "Jornal de Bom Jardim", que depois mudou sua denominação para JORNAL MAIS BOM JARDIM, onde Julio Kzar (também conhecido como Cesar Carvalho) trabalhou de 2003 a 2017. Esta matéria não chegou a ser publicada no referido jornal, pois o mesmo deixou de circular antes mesmo da matéria se escrita.

Agricultores, Moradores e Artesãos de Barra Alegre empossam nova diretoria


Tomou posse no último dia 12, segunda-feira, para o mandato de dois anos, a nova diretoria da Associação dos Agricultores Rurais, Moradores e Artesãos de Barra Alegre, que ficou assim constituída: Presidente – Jorge de Castro, vice-presidente – Jorge Armando Spindola, 1° secretário – Sérgio Maurício, 2° secretário – Maria Catarina Tardin Amaral, 1° tesoureiro – Ruth Lima Stutz, 2° tesoureiro – Herlen Stutz.
Na oportunidade, estiveram presentes,  compondo a mesa, o prefeito municipal Paulo Barros, o secretário de Agricultura Marcos Tadeu Erthal, o vereador e líder do governo na Câmara José Nilton, além dos presidentes de outras associações, como Ronaldo Emerick (Associação de Trabalhadores e Amigos da Ponte Berçot), Dejair Lopes e Niltinho (Associação da Barra de Santa Tereza) e a Emater Rio, na pessoa do Marcos Bello e Miguel Schuenck, além da presença de um grande número de moradores e agricultores. 

Circuito Estadual de Artes abre inscrições para novos projetos


Estão abertas até o próximo dia 25 de abril as inscrições para o Circuito Estadual das Artes, iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (SEC-RJ), que tem como objetivo levar montagens já consagradas a municípios do interior e/ou às localidades mais distantes da região metropolitana da capital. Priorizando os preços populares ou entrada franca.
O circuito vai para a sua quinta edição em 2012 e prevê a circulação de cada espetáculo selecionado por três cidades do interior. Será empenhado um valor total de R$ 2 milhões para a iniciativa. Cada projeto poderá ser enquadrado em apenas um dos módulos financeiros descritos:
Circulação de Espetáculos: Módulo 01: Até R$ 45.000,00 (quarenta mil reais) para as três apresentações; Módulo 02: Até R$ 30.000,00 (trinta mil reais) para as três apresentações; e Módulo 03: Até R$ 15.000,00 (quinze mil reais) para as três apresentações. Formação e Capacitação Técnica: Os projetos receberão R$ 30.000,00 (trinta mil reais) para as duas residências.
Os interessados em participar deverão realizar a inscrição exclusivamente na página da Secretaria de Estado de Cultura, onde constam, também, informações detalhadas sobre o edital. Clique no link a seguir e saiba mais: http://www.cultura.rj.gov.br/materias/estao-abertas-as-inscricoes-para-o-circuito-estadual-das-artes-2012.

terça-feira, 20 de março de 2012

Labre-RJ forma novos radioamadores em Bom Jardim


O presidente da Liga Amadora Brasileira de Rádio Emissão do Estado do Rio de Janeiro (Labre-RJ), Paulo Roberto, acompanhado do diretor-secretário do órgão, Francisco Jacson, viajou oficialmente para Bom Jardim, a fim de acompanhar de perto a realização das novas provas para radioamador da Labre-RJ e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), realizadas no município nos dias 13 e 14 de março último.  Paulo Roberto e Jacson foram recebidos em Bom Jardim, pelo agente municipal da Labre, Getúlio Francisco Gomes, e depois seguiram o Colégio Estadual Ramiro Braga (Cerb), local das provas. Já no interior do colégio, o presidente se encontrou com os fiscais da Anatel, que também tinham acabado de chegar ao local da aplicação das provas.
Depois de conferir todos os detalhes, bem como a documentação dos inscritos, Paulo Roberto deu sinal verde para o início do exame. Esse ritual se deu na manhã e na tarde do dia 13 e na manhã do dia 14, haja vista que a prova foi dividida em três etapas, devido ao grande número de inscritos para o primeiro exame para novos radioamadores em Bom Jardim, que arrebanhou um total de 76 inscrições. Cabe registrar também as presenças dos secretários de Defesa Civil dos municípios de Cantagalo e de Bom Jardim, que também fizeram as provas para a classe C. Notou-se ainda, para a satisfação dos organizadores do exame, o grande números de senhoras e senhoritas fazendo as provas para a classe C, em torno de 26.
Terminadas as provas, o presidente da Labre se reuniu com o agente municipal, para uma pequena avaliação das mesmas, chegando à conclusão que os objetivos foram plenamente alcançados. Os membros da diretoria da Labre aproveitaram para agradecer às autoridades bom-jardinenses, pelo apoio e pela cordialidade com que foram recebidos em Bom Jardim, aonde vieram cumprir com a missão de formar novos radioamadores e radioamadores no município, segundo eles, peças importantíssimas nas ações humanitárias e preventiva nos municípios e na região onde estão inseridos.
Receberam os agradecimentos da Labre-RJ, o prefeito de Bom Jardim Paulo Barros e seus secretários municipais Hudson Monnerat (Saúde),  Descio Freire (Turismo, Esporte, Cultura E Lazer), Alexandre Carvalho (Segurança e Guarda Municipal) e Romildo André de Jesus (Defesa Civil), além do Comandante do Corpo de Bombeiros de Bom Jardim, 1 Ten. BM Bruno França Silva Thurler; da diretora do C. E. Ramiro Braga, Virginia Freire De Almeida, como também o secretário de Defesa Civil do vizinho município de Cantagalo, Gustavo Roque Bard.

Governo do Rio vai fazer mapeamento de encostas de mais 18 municípios


Bom Jardim e outros municípios mais críticos do estado terão serviço geológico para a orientação do uso do solo.

Rio de Janeiro – Dezoito municípios das regiões norte e noroeste do estado do Rio vão ter as encostas mapeadas dentro de seis meses. A informação é do diretor de Geologia do Serviço Geológico do Estado (DRM-RJ), Claudio Amaral. O trabalho será feito pela empresa TWG Consultoria e Projetos Geológicos, que venceu a licitação promovida pelo órgão. Serão mapeadas as cidades de Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra, São José de Ubá e Varre-Sai.
Esse mapeamento já foi feito em 31 dos 92 municípios fluminenses. A totalidade dos municípios do estado, com exceção da capital, deverá estar mapeada até o final do ano que vem. Para isso, o DRM-RJ apresentou proposta de recursos ao Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam), da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA). Segundo Amaral, o mapeamento está voltado para situações de risco iminente, ou seja, em que há probabilidade muito alta de ocorrência de acidentes com danos, envolvendo mortes ou perda de propriedades. “Nesse caso, o mapeamento é vital para a preparação dos planos de contingência dos municípios e também do estado, assim como para a elaboração de planos de reconstrução, reabilitação e até de expansão urbana.”
Nos 31 municípios já mapeados, foram gastos R$ 2,5 milhões, com recursos oriundos do Fecam. Para a conclusão do trabalho, serão necessários mais R$ 2,5 milhões. Concluída essa etapa, o DRM-RJ fará novo mapeamento de caráter mais preventivo nos municípios com maior risco iminente. O objetivo é orientar a expansão urbana para evitar a ocupação de novas áreas de risco. O Serviço Geológico quer criar mapas para a orientação do uso do solo, principalmente nos municípios mais críticos do estado: Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Sumidouro, Areal, São José do Vale do Rio Preto e Bom Jardim, na região serrana; além de Angra dos Reis, Mangaratiba, Barra Mansa, Niterói e São Gonçalo.

Edição: Lana Cristina.

Bom Jardim recolhe embalagens de agrotóxicos


Paulo Filgueiras (*)

Bom Jardim, na Região Serrana, promoverá no próximo dia 27 de março a sétima edição da campanha anual de devolução de embalagens vazias de agrotóxicos, uma iniciativa do Rio Rural junto com as organizações parceiras no município. Durante todo o dia, um caminhão da prefeitura e um grupo de funcionários percorrerão as sete microbacias hidrográficas do município para fazer o recolhimento. O agricultor deverá depositar o material nos seis pontos coletores fixos espalhados pelas localidades rurais dos distritos sede, São José do Ribeirão, Banquete e Barra Alegre.
Antes da entrega, no entanto, o agricultor deverá realizar a tríplice lavagem da embalagem e acondicioná-la em um recipiente plástico. Após o recolhimento, todas serão transportadas até o posto de recebimento da Ceasa de Nova Friburgo, em Conquista, até serem posteriormente recolhidas pelo fabricante e encaminhadas para reciclagem ou incineração, da maneira ambientalmente correta.
De acordo com o técnico executor do Rio Rural e supervisor local da Emater-Rio em Bom Jardim, Jaime Sander Silva, a devolução diminui os riscos à saúde do agricultor e a contaminação do ambiente. No mês passado, foi o município de Teresópolis que realizou sua primeira campanha de devolução de embalagens, recolhendo mais de 36 mil recipientes vazios. Segundo o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), o Rio de Janeiro é o estado com o maior crescimento no recolhimento de recipientes de agrotóxicos no Brasil. Em 2011 foram retirados do campo 67,7 toneladas desse material, volume 211,5% superior ao alcançado no ano anterior.
Em Bom Jardim, a campanha é uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Agricultura, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro, através da Emater-Rio e do Programa Rio Rural. As próximas etapas da campanha no município estão previstas para os dias 24 de julho e 27 de novembro.
(*) Assessor de Imprensa Programa Rio Rural - Região Serrana
Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária - RJ - (22) 9967-1799

Grupo Teatral Patres volta a encenar a “Paixão de Cristo” em São José do Ribeirão


A tradicional “Encenação Teatral da Paixão de Cristo”, pelo grupo teatral Patres, vai acontecer novamente este ano, no distrito bom-jardinense de São José do Ribeirão. O espetáculo será apresentado pela 13ª vez, no próximo dia 6 de abril, Sexta-feira da Paixão, ao ar livre, nas ruas e escadarias da igreja de São José, quando o público assiste e participa com os atores da encenação. No ano passado, o evento teve que ser suspenso, devido à grande tragédia climática que assolou a região em janeiro, deixando o segundo distrito debaixo d’água, com muitas casas e lojas comerciais invadidas pela inundação. Mas, este ano, o espetáculo volta com força total. O Grupo Patres informa que os ensaios já estão acontecendo e convida os atores a participarem dos mesmos.
Este ano, a encenação da Paixão de Cristo deverá contar com numeroso elenco, reunindo os atores Francisco Acir Gonçalves, Jorge Penin Garcia, Vicente Paulo Beltrão, Hudson Monnerat, Cristian Douglas Candal, Gilcimar Brito, Vitor Duarte da Silveira,
Edilson Caetano Manhães Junior, Jardel Rodrigues Portella, Pablo Benvenuti Borba, Peterson Feliciano, Sebastião Nascimento, Romário Damázio, Fernando Eller, Gilberto Tavares, Rafael Gomes, Thiago do Nascimento, Jeferson Marques da Silva, Weverton Barcelos dos Santos, Dílson Magliano Junior, Rodrigo Nascimento, José Antônio, Elias Gomes da Silva, Renato Queiroz, Gilson Brito, José Luiz Schimidt, Rodrigo Sandre, Marcelo Schimidt, Felipe dos Santos, Marcos Antônio dos Santos, Diogo Domingos, Frank Magliano, Welberson de Mello, João Pedro Knupp, Marcus Axel, Gilberto Marques da Silva e Edgar Heckert do Couto.
As atrizes participantes são Marília Werneck, Janaina Rodrigues Portella, Marly de Lourdes, Glaucia Beltrão, Yara Gomes, Valcelen Andrelino, Iza Klein, Emily, Cátia Damázio Pinheiro, Marcelle F. Mafort, Juliane Benvenuti Emerick e Maísa Benvenuti, tendo ainda Elton Vicente Knupp no papel de Jesus Cristo e na direção da peça, Gabriel Penin Garcia na sonoplastia e a seguinte equipe de apoio: Ramon Eugênio, Jonias Abel Martins, Izael Nicanor,
Henázio Furtado, Atayde Guimarães, José Luiz Siqueira e Celso Fernandes.
Sobre a encenação, assim fala o Grupo Patres em seu blog na internet: “A Encenação Teatral da Paixão é o nosso principal evento. Nossa primeira apresentação ocorreu no adro da Igreja Matriz de São José do Ribeirão, em 1997, para um público estimado em 400 pessoas. O mesmo acontecendo no ano seguinte, para um público superior. Devido à problemas internos, novamente não podemos nos apresentar em 2001 e 2002. Em 2 de abril de 2010, apresentamos a XII Encenação Teatral da Paixão de Cristo para um público aproximado de quatro mil espectadores. Devido a grande enchente de 2011, que devastou nossa região e afetou de maneira significativa nosso patrimônio, não realizamos a Encenação. Para mais informações, acesse o blog http://grupopatres.blogspot.com/

Livro sobre Bom Jardim tem noite de autógrafos no Galpão Cultural


Aconteceu no dia 16 de março, sexta-feira, às 19h, no Teatro do Galpão Cultural Profª Margaret de Jesus, em Bom Jardim, a esperada noite de autógrafos do lançamento do livro "Bom Jardim: Breves notas sobre a evolução à luz da história regional", de autoria de Clélio Erthal e editado pela Editora Nitpress. Neste livro, Clélio Erthal aborda neste seu novo trabalho de pesquisas, relatos e informações, destacando: Antecedentes históricos de Bom Jardim; Início da história regional; As sesmarias e a ocupação do vasto sertão; A grande dispersão; Organização pública da região; O núcleo bom-jardinense durante o Império e mais outros 22 capítulos, apêndices, bibliografia, assim como em duas orelhas da publicação, o Hino de Bom Jardim e sua biografia. Diversas fotos históricas, também ilustram o livro.

Coluna do Magno

CINE BOM JARDIM - HISTÓRIAS, LEMBRANÇAS E SAUDADES...


O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário –Albert Einstein


Por Antonio Magno

Foi preciso que ressuscitassem o velho Cine Bom Jardim para que depois de tantos anos eu me lembrasse que naquele 10 de janeiro de 1954 eu tinha apenas doze anos de idade.
Antes de 1954 em se tratando de cinema em Bom Jardim tivemos onde hoje é a Sede da Banda de música o cinema do Senhor Borges, cujo velho prédio numa certa madrugada veio a baixo, felizmente, sem causar acidentes pessoais. Anos depois o cantagalense Humberto Santelli – apelidado por camundongo – inaugurou um improvisado cinema num dos galpões do Sr. Manoel Fernandes na Av. Leopoldo Silva ao lado da residência de número 352. Porém, enquanto o “cinema do camundongo” exibia seus filmes e seriados, o sonho bom-jardinense de ter um bom cinema se transformava em realidade pela iniciativa do Sr. Édmo Erthal e acionistas. Assim sendo, após grande luta aquele que seria por bom tempo o orgulho dos bom-jardinenses estava pronto para ser inaugurado em 10 de janeiro de 1954 em cinema scope e tela panorâmica com vista vision (tecnologia de última geração).  
Naquele ano eu ainda cursava a quinta série primária no Ramiro Braga e, portanto, ainda andava de calças curtas, normalmente cerzidas e sapatos com meia sola. Tempos difíceis... Mas, a essas alturas dos acontecimentos o que nos ansiava era poder participar da inauguração do imponente Cine Bom Jardim.
Lembro-me que desde a véspera eu aguardava por uma brecha para pedir dinheiro à mamãe para participar do dito evento. Mas, como mãe é telepata nata, antes do meio dia do dia “D” ela chamou-me e disse:
– Antônio Magno, meu filho, você já engraxou seus sapatos?
Como até então ela não havia dito nada sobre a minha ida para a inauguração do cinema, perguntei:
– Engraxar os sapatos para quê, mamãe?
Foi quando então, ela respondeu tudo que eu queria ouvir:
– Meu filho!... Por acaso você vai querer ir à inauguração do cinema com os sapatos sujos?
Sem pensar duas vezes, apanhei a graxa, a escova e a flanelinha e, em poucos minutos deixei o pisante brilhando. E assim, mais tarde pude – juntamente com amigos que já nos deixaram e com amigos que ainda perambulam entre nós – participar desse marco da história bom-jardinense.
Quando eu completei meus 15 anos eu achava bacana casais de namorados no cinema e aí, cá com os meus botões, comecei a imaginar que a minha hora também já estava chegando. Foi quando Aloísio Figueira de Barros (dentinho) que já tinha namorada arranjou-me uma namorada – amiga da dele – numa festa em São Miguel. Passados uns trinta dias, Aloísio marcou para irmos à “matinê” com as namoradas. Achei radiante, porém fiquei pensando: “Pô!... Como vou fazer para pagar a entrada da namorada?”
No domingo estabelecido, Aloísio e as duas chegaram na hora marcada, enquanto eu, por não dispor de dinheiro para pagar a entrada da namorada, fiquei em casa aguardando o início da sessão do cinema para depois entrar. Como as duas vieram sem dinheiro e nada de eu chegar, Aloísio comprou as três entradas, resolvendo o pepino. Mas, quando o filme terminou e as namoradas foram embora, Aloísio falou:
– Pô rapaz, o seu atraso me causou prejuízo!
– Como assim?– eu sabia do que se tratava, mas dei uma de não entendido.
– Como assim, que eu tive de pagar a entrada de sua namorada, pô!...
– Pô!... Que troço chato!– imediatamente, procurei desviar a conversa para que ele não me falasse em ressarcimento. Ainda bem que até hoje nunca falou...
Nos meus dezessete anos, certo dia o cinema exibia um filme proibido para menores de 18 anos, achando que pelo meu porte físico eu não sofreria censuras, comprei a entrada, dirigi-me ao Senhor Lulu Bianco (porteiro) e dei-lhe o bilhete. Seu Lulu colocou a mão em meu ombro e falou:
– O Lopes, você não sabe que o filme é proibido para menores de 18 anos? Infelizmente, você ainda não pode entrar.
Confesso que se raiva matasse alguém, seu Lulu teria morrido naquela noite bom-jardinense.
De volta do cinema, com as orelhas muchas, o rabo entre as pernas e raivoso, encontrei Danillo Cariello que logo perguntou:
– Ué! Não gostou do filme?
Após contar-lhe o que me aconteceu, Danillo riu e disse:
– Seu Lulu é foooda!... Como é que ele sabia que você ainda não tem 18 anos?!
– Sei lá!... Mas... Deixa-me completar 18 anos que ele vai ver uma coisa!...
Por coincidência, na semana em que fiz 18 anos o cinema estava exibindo um filme proibido para menores de 18 anos. Aí, pensei: “É hoje!... É hoje que eu vou mostrar a “ele” com quantos paus se faz uma cangalha!” Pois bem, coloquei a minha certidão de nascimento no bolso e chamei Danillo para testemunhar a confusão que eu pretendia criar se fosse “barrado” pela portaria do cinema. Comprei a entrada e entreguei-a ao Senhor Lulu – pedindo a Deus que eu fosse barrado – mas, o tiro saiu pela culatra, pois sorridente, ele olhou- e disse:
– Pode entrar Lopes. – simplesmente, acabou com o meu ímpeto.
Sentei-me em minha cadeira cativa e pensei: “Danillo tem razão. Seu Lulu é foda mesmo! Como ele adivinhou a minha idade?” 
Pois é, meu eterno Cine Bom Jardim, hoje Cine Teatro Édmo Erthal, são inúmeras as histórias que se poderia contar relacionadas a você.
Doravante, tanto a sua inauguração em 10 de janeiro de 1954 quanto a sua reinauguração em 05 de março de 2012 são eventos que marcaram e que se eternizarão na história de Bom Jardim.

E.T. Sinceros cumprimentos à gestão do Prefeito Dr. Paulo Barros por mais essa etapa vencida.

Tinga pode vir jogar no Botafogo


O volante do Palmeiras não vem sendo aproveitado pelo técnico Luiz Felipe Scolari e deve ser negociado com o alvinegro carioca.

Após surgir como uma das principais promessas da Ponte Preta nos últimos anos, o jogador bom-jardinense Tinga, depois de ser publicamente elogiado pelo goleiro Rogério Ceni, do São Paulo, acabou sendo negociado com o Palmeiras, onde disputou algumas partidas como titular. Num grande clube paulista, onde se esperava que seu futebol aparecesse mais, o volante acabou perdendo espaço, desde a chegada do técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão, que às vezes, nem o relacionava para o banco de reservas. Agora, o jogador deve ser negociado com o Botafogo e terminar a temporada no futebol carioca.
A notícia foi divulgada essa semana pela imprensa paulista, dando conta que Tinga, sem oportunidades com Felipão – disputou apenas duas partidas no Paulistão deste ano – teria sido oferecido ao Botafogo, que não tem muitas opções para o setor de meio-campo. Por isso, o nome de Tinga foi visto com bons olhos pela diretoria alvinegra, que deve estudar sua contratação. Atualmente, o técnico Oswaldo Oliveira conta cinco volantes no elenco alvinegro: Renato, Marcelo Mattos, Lucas Zen, Elber e Gabriel. No entanto, os três últimos ainda são jovens e revelados nas categorias de base da Estrela Solitária. O vice-presidente do Palmeiras, Roberto Frizzo, preferiu não entrar em muitos detalhes sobre uma possível negociação, mas garantiu que ainda não existe nenhuma proposta oficial do Botafogo. No entanto, uma definição sobre o futuro de Tinga ficou de ser tomada até o final de semana.
Tinga tem 21 anos e ainda menino participou de escolinhas de futebol em Bom Jardim e no Friburguense, até ser levado por seu pai, o conhecido Pelezinho do Jardim Boa Esperança, para treinar nas categorias de base da Ponte Preta de Campinas, onde foi revelado. Depois de disputar algumas partidas pela Seleção Brasileira Sub-20, em 2009, assumiu a camisa 7 titular do time campineiro, até ser negociado com o Palmeiras, onde acabou subaproveitado. Um fator que pode prevalecer na sua transferência para o Botafogo é que, por ele ter nascido em Bom Jardim, ficaria mais perto de seus familiares, inclusive de seu pai, um declarado torcedor alvinegro, que deseja mais do que nunca ver seu filho atuando no time botafoguense.


(Na fotomontagem acima, Tinga como ficaria já com a camisa do Botafogo).

Pedreiras são interditadas e trabalhadores são resgatados no noroeste do Estado do Rio de Janeiro


Cerca de 20 pedreiras foram alvo de fiscalização durante operação conjunta do Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego e Polícia Rodoviária Federal dias entre os dias 12 a 16 de março. Inúmeras irregularidades trabalhistas foram encontradas, como risco iminente à integridade física dos empregados devido ao uso de maquinários inadequados. Condições degradantes nas frentes de trabalho também foram detectadas e sete trabalhadores foram resgatados.
Os pontos de extração de pedras estavam localizados próximos as cidades de Nova Friburgo e Santo Antônio de Pádua no Estado do Rio de Janeiro. A operação conjunta, que reuniu procuradores do Trabalho, auditores fiscais do Trabalho e policiais da PRF, foi decorrente de denúncia encaminhada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) à Polícia Federal de Nova Friburgo. A localidade, de difícil acesso foi objeto de mapeamento terrestre feito por auditores fiscais do trabalho e, aéreo, pela PRF a fim de identificar as frentes de trabalho e montar a logística para a operação.
As primeiras pedreiras fiscalizadas foram as de Amparo, próximo a Nova Friburgo, região serrana do Estado. Com a chegada da fiscalização, muitos trabalhadores fugiram mata adentro. Entretanto, alguns prestaram depoimentos, alegando trabalhar como autônomos, embora trabalhem diariamente em uma jornada excessiva. A extração das pedras tem o aval de Devenir Leão, conhecido como “Vivi Leão”, a quem os trabalhadores repassam 15% do que é vendido com a extração. Procurado, ele não foi localizado. Um dos seus filhos prestou depoimento e recebeu a notificação da fiscalização do trabalho para apresentar documentos no próximo dia 28.
As equipes também encontraram outros empregadores mencionados como responsáveis pela atividade. As empresas Antônio NC Portella ME. e MGE - Mineração Granito Friburgo foram identificadas porque havia placas na entrada das pedreiras. A inspeção também fiscalizou uma área que, segundo levantamento prévio, é da responsabilidade do “sr. Cremilson”. No entanto, como os trabalhadores se evadiram do local, não foi possível obter mais informações.
As condições de trabalho e as informações colhidas acerca da exploração do mineral chamaram ainda mais a atenção da equipe. Em todos os pontos fiscalizados, a extração está em desconformidade com as normas regulamentadoras, em especial com a de nº 22, que trata, especificamente, da segurança e saúde ocupacional na mineração. Outro ponto é referente à legalidade da exploração, no que se refere às formalidades e às autorizações dos órgãos competentes para o exercício da atividade. Neste aspecto, as investigações serão mais minuciosas daqui para frente.
Na região de São Antônio de Pádua, foram inspecionadas três frentes de trabalho terceirizadas ilicitamente por quem não têm autorização legal para exploração da atividade, razão pela qual a única empresa que detém o direito de lavra foi responsabilizada pelos contratos de trabalho existentes. Aqueles que foram encontrados em situação degradante foram resgatados e receberam as verbas rescisórias e as guias do seguro-desemprego.
Segundo o procurador do Trabalho Marcelo José Fernandes, foi assinado Termo de Ajustamento de Conduta com as empresas envolvidas a fim de regularizar os contratos de trabalho pelo explorador da lavra, João Luís Nacif. “Enquanto não houver a formalização perante as autoridades competentes para a exploração da atividade, a extração mineral feita por terceiros continuará sendo ilícita. O resultado desta operação será comunicado aos órgãos responsáveis pela concessão da lavra e pelas licenças ambientes pertinentes”, explicou.
Máquinas, equipamentos, ferramentas e instalações estavam em desacordo com a NR-22, o que configurou situação de grave e iminente risco à integridade física do trabalhador. Foram lavrados 18 autos de infração naquela localidade.
A empresa IPEPAM – Indústria de Pedras Pádua Miracema Ltda. Também foi alvo de investigação da equipe. Equipamentos e atividades também foram interditados por conta do desrespeito às normas com relação ao uso explosivo e outras máquinas na exploração de pedras. Foram lavrados 23 autos de infração neste ponto de extração. A interdição só será levantada após a regularização dos itens irregulares detectados pela inspeção.
Segundo o coordenador do Projeto de Fiscalização Rural, do MTE, Cláudio Secchin, há um cronograma anual para fiscalizar essa atividade. Somente na região de São Antônio de Pádua, estima-se a existência de mais de 100 pontos de extração e grande parte está em locais de difícil acesso, motivo pelo qual se tem feito mapeamentos para identificar as áreas. “O resultado desta operação foi positivo, pois em um curto espaço de tempo, a fiscalização chegou a três frentes de trabalho e encontrou diversas irregularidades, inclusive culminando em interdições e resgate de trabalhadores”, afirmou.


Informações/Imagens

Flávia Arbache
Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro
(21) 3212-2121

quinta-feira, 15 de março de 2012

PSF do Bem-Te-Vi promove atividades no Dia Internacional da Mulher


O Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8 de março, não passou em branco no posto do Programa Saúde da Família (PSF) do bairro Bem-Te-Vi Amarelo. As atividades programadas pelo posto tiveram início às 14h, com palestras sobre câncer de mama, de colo do útero, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), sedentarismo, e aspectos psicológicos. As palestras foram ministradas pelo médico da unidade, Marco Mourão, pela enfermeira Mylena Cariello e por Adriana, psicóloga do NASF.

No final, aconteceu o já tradicional lanche de confraternização, doado pela secretaria municipal de Saúde e organizado pela nutricionista do NASF, Júlia Cunha. Também houve a entrega de rosas para mulheres, que foram doadas pelo floricultor Jonas, morador do Campo Belo, bairro também atendido pelo PSF do Bem-Te-Vi. Houve ainda uma participação especial da moradora e paciente Jacir Lima Rosa, que deu seu depoimento e conselhos, pois passou e está passando pelo câncer de mama.
A enfermeira Mylena aproveitou a ocasião para agradecer a todos pela ajuda, em especial a equipe do PSF, Janaina, Vanilda, Gracinha, Debora, Iracy, Erminda, Marco e Manoel. “Sem vocês não seria possível fazer esse trabalho maravilhoso, como também todos os demais que colaboraram com esse evento, principalmente as mulheres, pois receberam um pouco de informação, para saber que a melhor forma de combater um câncer é a prevenção, pois o prognóstico de cura é de quase 100%”, disse ela, deixando ainda uma mensagem final, que foi lida no posto: “Mulher aos 20, princesa, aos 40, imperatriz e especial em todos os momentos da vida...”.

Dia de combate ao sedentarismo também é comemorado

Também foi comemorado pelo PSF do Bem-Te-Vi, o Dia de Combate ao Sedentarismo, que aconteceu no dia 10 de março. O evento teve a participação do grupo de ginástica mantido pelo posto, lembrando que a atividade física melhora não só o corpo, mas também a mente.
“Nosso grupo de ginástica realiza os exercícios físicos todas as terças e quintas, às 8h, na quadra de esportes do bairro, sendo orientado pela fisioterapeuta Michele Mello e pelo professor de educação física Ramon Erthal”, continuou Mylena, afirmando que todos os moradores da região atendida pelo PSF estão convidados a participar das atividades.
Finalizando, Mylena agradeceu em especial, a uma paciente, que não falta um dia de grupo. “É a nossa querida dona Herondina! Apesar dos trabalhos domiciliares ela, não falta um dia e está desde o início do grupo, há três anos”, concluiu.


ATENÇÃO! Veja esta e outras notícias, fatos e fotos de Bom Jardim, acessando o novo website do JORNAL MAIS BJ , onde você pode visualizar virtualmente toda a edição impressa, folheando página por página, como no jornal de papel. Clique www.jornalmaisbj.com.br e confira.





sábado, 10 de março de 2012


AS ELEIÇÕES 2012 ESTÃO CHEGANDO...!

Você, que pretende se candidatar, leia primeiro, este importante comunicado:


Já se encontra disponível na internet uma imprescindível ferramenta, que em muito ajudará o político e candidato a se eleger nesta e em outras eleições e consolidar uma vitoriosa carreira política.
Trata-se do MANUAL DO POLÍTICO E DO CANDIDATO A VEREADOR, com dicas valiosas tanto para aspirantes quanto para veteranos ocupantes de cargos públicos eletivos.
·         COMO CONQUISTAR E MANTER O SEU MANDATO
·         COMO ARREBANHAR UM GRANDE NÚMERO DE ELEITORES
·         COMO CONQUISTAR UMA GRANDE LEGIÃO DE FÃS E ADMIRADORES, MUITOS QUAIS SE TORNARÃO SEUS CABOS ELEITORAIS
·         COMO CONSOLIDAR SUA CARREIRA POLÍTICA, REELEGENDO-SE PARA MANDATOS SUCESSIVOS E SUBINDO OS DEGRAUS DA ESCALADA POLÍTICA
Conheça a fundo o que muitos políticos já tentaram e conseguiram e porque muitos outros fracassaram.
Com um pequeno investimento você, político e candidato, pode ter acesso imediato a todas essas  valiosas e importantes informações.

Adquira hoje mesmo o seu exemplar do
MANUAL DO POLÍTICO E DO CANDIDATO A VEREADOR!

À venda exclusivamente pela internet, no site do CLUBE DE AUTORES.

Acesse agora o link abaixo e confira!

Veja também o vídeo institucional no YOUTUBE:




MAIS INFORMAÇÕES DIRETAMENTE COM O AUTOR:
TELEFONE: (62) 3218-2760 
CELS: (62) 8583-8616, (62) 9269-4579 E (22) 8134-9432.