terça-feira, 6 de março de 2012

Cinema é reinaugurado como presente de aniversário de Bom Jardim


Depois de 17 anos desativado, o cineteatro de Bom Jardim foi reinaugurado na última segunda-feira, dia 5, data em que o município comemorava 119 anos de existência. Cerca de 300 pessoas estavam na plateia, participando da comemoração que marcou a volta do antigo cinema, reconstruído pela prefeitura, com verba do governo federal. A reativação do espaço traz de volta à população bom-jardinense o antigo costume de frequentar o local onde eram exibidos grandes filmes e desfrutar de fortes emoções projetadas na telona. Uma alternativa a mais para a cultura de Bom jardim, que recentemente ganhou o Galpão Cultural, também localizado em prédio histórico, onde antigamente se situava a usina de beneficiamento de café da antiga fazenda pertencente à família de Luiz Correa.
O velho cinema, totalmente restaurado coloca a sétima arte ao alcance de todos em Bom Jardim, num local onde muitos viveram grandes histórias, desde meados da década de 50 até o final do século passado.  A restauração levou cerca de dois anos, mas a longa espera valeu a pena, pois o velho cinema, já de cara nova, ficou totalmente lotado em sua reinauguração. Voltaram muitos dos velhos frequentadores, gente antiga se misturou com a rapaziada nova, que fora ver de perto a novidade s. Entre eles, casais que iniciaram o namoro no cinema, como o conhecido Mauro Barreto, 85 anos, e muitos outros.  Um livreto traz os nomes daqueles que foram ao cinema na primeira exibição, em 1954.
Enquanto o filme não começa, as pessoas conversam, num burburinho natural. Faz muito calor, mas ninguém arreda o pé, esperam pacientemente começar a projeção, numa tela de 60m2. O prédio agora está aberto, não apenas para exibições cinematográficas, mas também para apresentações culturais. Porém, a exibição regular de filmes só deve começar dentro de dois a três meses, com a chegada de um moderno projetor digital, que deve permitir, inclusive, a exibição de filmes atuais em 3D.

Nenhum comentário: