Recursos vão permitir expansão do programa da secretaria de Agricultura para comunidades rurais de 366 microbacias do estado do Rio de Janeiro.
Em sessão plenária nesta terça-feira (28), o senado federal aprovou a contratação de empréstimo do Banco Mundial ( Bird) ao governo do estado no valor de US$ 100 milhões. Os recursos, autorizados pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), serão destinados ao financiamento adicional do programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura, para o desenvolvimento rural sustentável em microbacias hidrográficas.
De acordo com o secretário da pasta, Christino Áureo, o Rio Rural tem como grande desafio a melhoria da qualidade de vida no campo, conciliando o aumento da renda do produtor rural com a conservação dos recursos naturais.
Em relatório favorável à proposta, o senado destacou os pareceres positivos da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e da Secretaria de Tesouro Nacional, que entenderam que as condições contratuais cumprem o estipulado pelo Bird e concluíram que o Estado do Rio de Janeiro apresenta capacidade financeira suficiente para contratar a operação.
- Essa importante vitória vai permitir a expansão das ações do programa para 366 microbacias em todas as regiões do estado. Atualmente o Rio Rural está presente em comunidades rurais de 200 microbacias. Nenhuma dessas conquistas seriam possíveis sem o estímulo decisivo e apoio ao setor dados pelo governador Sergio Cabral e o vice Luiz Fernando Pezão - afirmou Christino Áureo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário