O secretário estadual de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Marcus Vinícius, inaugurou na manhã desta quarta-feira (27) a primeira academia ao ar livre para idosos do município de Bom Jardim, na Região Serrana. A Academia da Terceira Idade (ATI) está instalada no distrito de São José do Ribeirão e foi a 20ª unidade inaugurada no Estado. O prefeito de Bom Jardim, Paulo de Barros, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Gastão, além de outras autoridades, participaram da cerimônia.
“É uma enorme alegria estar aqui hoje inaugurando essa academia, que só trará benefícios para a saúde e o bem estar dos idosos. O governador Sérgio Cabral criou a secretaria no início do ano para atender, principalmente, aos municípios do interior. Os nossos projetos, visam, acima de tudo, manter a saúde e a independência das pessoas que já passaram dos 60 anos”, explicou o secretário Marcus Vinícius.
Ao fim da inauguração, dona Júlia Lúcia, 76 anos, moradora do distrito de Banquete, foi conhecer os equipamentos nos quais pretende se exercitar, pelo menos, três vezes por semana. “Combinei com outras duas amigas de Banquete de virmos malhar juntas. Vai ser ótimo para nós”, disse a pensionista, lembrando que os médicos sempre falam que a prática de atividade física é fundamental para um envelhecimento saudável.
O programa prevê a instalação de 45 Academias da Terceira Idade (ATI) em todo o Estado, com diversos equipamentos de ginástica destinados a alongar, fortalecer e desenvolver a musculatura, além de trabalhar a capacidade aeróbica do idoso. O diferencial do programa é o acompanhamento de todas as atividades por profissionais da área, sendo um professor de educação física, um fisioterapeuta, um técnico de enfermagem, um nutricionista e um apoio.
Em todas as unidades, as aulas ocorrerão de segunda a sexta, em dois turnos, das 7h às 10h e das 16h às 19h. Haverá duas turmas por hora, com 20 alunos cada, totalizando 12 turmas ao dia. Após 30 minutos de aula na academia, os idosos receberão atenção dos profissionais de fisioterapia por mais 30 minutos para fazer alongamento.
Para participar das aulas, o idoso pode procurar o professor de educação física da academia do seu município, dentro do horário das atividades, para fazer sua inscrição e pegar as orientações necessárias. As inscrições começaram na última segunda-feira (25) para idosos com mais de 60 anos que estejam aptos a praticar atividades físicas.
Os idosos de São José do Ribeirão podem se cadastrar na Praça Padre Sebastião Gastaldi, a partir das 7h da manhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário