Policiais da 158ª DP (Bom Jardim), com apoio da 151ª DP (Nova Friburgo), localizaram no último dia 27, sexta-feira, Ítalo Jose Monteiro (foto ao lado), de 26 anos, que havia furtado a carteira de uma mulher em caixa eletrônico do Banco Itaú, em Bom Jardim, e depois sacado R$ 2.100 da conta da vítima.
O indivíduo foi localizado próximo a sua residência, na localidade de Amparo, zona rural de Nova Friburgo, e confessou o delito aos policiais. Uma vez que já havia gasto o dinheiro, precisou recorrer a familiares para conseguir arrecadar a quantia subtraída, que foi devolvida à vítima.
O autor do delito foi então autuado por furto e estelionato, prestou depoimento e foi liberado, já que não cabia a prisão em flagrante neste caso, conforme determina o código penal em vigor. O delegado titular da 158ª DP, Herbert Tavares Cardoso, destacou o apoio da equipe da 151ª DP, comandada pelo delegado Robson Pizzo, que divulgou na página da delegacia de Nova Friburgo no Facebook as fotos do suspeito e o telefone da delegacia de Bom Jardim, o que foi imprescindível para localizar o indivíduo.
Graças aos compartilhamentos das postagens por usuários da rede social, em menos de 24 horas, uma ligação anônima forneceu dados que permitiram encontrar o suspeito. A polícia também destacou que toda ação também foi facilitada pela obtenção de imagens do suspeito por câmeras de segurança das agências bancárias, que logo foram divulgadas no Facebook, a maior rede social do planeta, com mais de 1,2 bilhão de usuários no mundo e mais de 60 milhões no Brasil.
Toda ação no dia do furto e nos dias subsequentes foi monitorada por câmeras do Banco Itaú e da Caixa Econômica Federal, cujas imagens foram cedidas à polícia, que as publicou em sua própria página e também na página da delegacia de Nova Friburgo na rede social, suspeitando que o indivíduo pudesse ser de fora.
A sequência de imagens do Banco Itaú (fotos) mostra o momento em que a cliente ao usar o caixa eletrônico, acaba esquecendo a carteira, logo em seguida sendo furtada pelo suspeito, que estava dentro do banco, sem camisa e com diversas tatuagens no corpo. Dentro da carteira a mulher guardava o cartão da Caixa junto com a senha do banco, o que segundo a polícia, é um erro fatal em caso de perda ou roubo, por facilitar a ação de bandidos. O que de fato acabou acontecendo no dia seguinte, quando o ladrão sacou todo o dinheiro da mulher.
Já é a segunda vez que a delegacia de Bom Jardim usa o Facebook para identificar pessoas usando cartões furtados para sacar dinheiro nos caixas eletrônicos da cidade. Em maio passado, outro indivíduo também havia surrupiado o cartão de uma idosa e retirado todo o dinheiro de sua aposentadoria. Depois de ter sua imagem exposta na internet e ser identificado, na iminência de ser preso, o homem se arrependeu e procurou a delegacia, devolvendo o dinheiro e também um notebook da vítima, que estava em seu poder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário