O primeiro turno das eleições gerais realizadas ontem, dia 5, em todo o Brasil, comprovou o viés ascendente do candidato à presidência Aécio Neves (PSDB), que na reta final ultrapassou Marina Silva (PSB) e se aproximou perigosamente de Dilma Rousseff (PT), que busca a reeleição. Terminada a contagem dos votos, Aécio só perdeu no Rio de Janeiro, em Minas (curiosamente, em seu próprio estado), no Tocantins, em toda a Região Nordeste e na Região Norte, com exceção dos estados de Rondônia e Roraima.
No estado do Rio, apesar de contar com o apoio de grande parte de parlamentares do PMDB, partido aliado de Dilma, Aécio também foi derrotado.
Como Dilma Rousseff não obteve a maioria absoluta dos votos, haverá segundo turno no próximo dia 26, entre Dilma e Aécio. Os dois candidatos esperam agora contar com os votos dados no primeiro turno a Marina Silva e demais candidatos. Marina ainda não manifestou apoio a nenhum dos postulantes ao cargo de presidente, mas disse que está disposta a conversar. Enquanto isso, uma ala de intelectuais que apoiou a candidata do PSB já lançou manifesto afirmando que vai apoiar Aécio.
No Estado do Rio, a surpresa foi Pezão (PMDB) ter saído do terceiro lugar nas pesquisas e vencer o primeiro turno para governador. Garotinho (PR), que vinha em primeiro acabou perdendo a vaga para Marcelo Crivela (PRB), que vai disputar o segundo turno com Pezão.
Para senador pelo Rio de Janeiro, o ex-jogador de futebol e atual deputado federal Romário venceu tranquilamente a eleição, como já era esperado.
Veja o resultado final da votação em Bom Jardim:
Nenhum comentário:
Postar um comentário