Foto de Helena Carmen Ballot (Banquete-Bom Jardim). |
As feiras, que acontecem durante a primavera, são frequentadas por proprietários de floriculturas e decoradores, os principais clientes das flores de corte. Os eventos representam a oportunidade de promover a produção local e incrementar a comercialização dos produtos.Registrando saltos expressivos nos últimos anos, a floricultura fluminense movimentou cerca de R$ 573 milhões em 2013, 20% a mais do que no ano anterior, produzindo 506.835.120 de flores, folhagens e plantas. São aproximadamente 1.020 produtores em todo o estado, metade deles na Região Serrana. Eles são responsáveis pela geração de 18 mil empregos diretos e indiretos.
Floricultores de Nova Friburgo |
Da plantação do floricultor José Roque Barroso, em Bom Jardim, brotam rosas, crisântemos, chuvas de prata e outras espécies. Há quase quatro décadas trabalhando com flores, todo ano ele aguarda pela participação nas feiras da região, com o objetivo de incrementar a comercialização de seus produtos.
– Com as feiras, estou variando minha clientela. Agora, além da Cadeg, vendo para a Região dos Lagos e até para Juiz de Fora, em Minas Gerais – disse o floricultor.
Expansão no interior
Além de ocupar as áreas já tradicionais de produção, como os municípios das regiões Serrana e Metropolitana, a floricultura está se expandindo por outras áreas do estado. No Noroeste, as condições climáticas favoreceram o cultivo de orquídeas, plantas ornamentais e flores tropicais. Antes, apenas quatro produtores de Santo Antônio de Pádua e Varre-Sai se dedicavam à floricultura. Hoje, este número passou para 17, distribuídos também nos municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Miracema, Itaperuna e Porciúncula. Mesmo na Região Metropolitana, o quantitativo de produtores também cresceu, saltando de 140 para 359, respondendo por 80% das plantas ornamentais cultivadas no estado.
"Este crescimento é resultado dos incentivos de crédito, capacitação e tributação do Governo do Estado, que ajudaram a atrair novos empreendedores, elevando a área de produção de 700 para 950 hectares, um aumento de 35%. Acreditamos no potencial de nossos produtores e na força do mercado consumidor. Continuamos intensificando as ações junto às zonas produtoras, visando melhorar cada vez mais a qualidade do produto fluminense", afirmou o secretário de Agricultura, Alberto Mofati.
Fotos: Marco Antônio Teixeira, da Secretaria de Agricultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário