Cerca de 21 mil câmeras foram adquiridas pelo governo estadual e começaram a ser utilizados no Rio no mês passado
Policiais militares que atuam na Região Serrana do Rio de Janeiro passaram a utilizar a partir de segunda-feira, dia 20, câmeras filmadoras portáteis acopladas aos uniformes. No total, foram distribuídos 701 equipamentos às quatro unidades operacionais da região e que compõem o 7º Comando de Policiamento de Área, CPA.
São elas: 11º BPM, em Nova Friburgo; em 26º BPM, Petrópolis; 30° BPM, em Teresópolis e 35º BPM, em Três Rios.
A tecnologia adquirida pelo governo estadual faz parte do programa de transparência na área de segurança pública e fiscalização e promete proporcionar maior segurança jurídica aos policiais militares durante as ações de incursão, de acordo com o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.
As câmeras, que serão usadas inicialmente pelas equipes de patrulha, vão ajudar a esclarecer dúvidas sobre possíveis erros dos agentes de segurança, cujas ações muitas vezes não são compreendidas.
"Essa tecnologia, além de garantir a transparência exigida pela sociedade, proporcionará maior segurança jurídica aos policiais militares em ações de patrulhamento e abordagem", explica o coronel Luiz Henrique.
As câmeras portáteis começaram a ser utilizadas no fim do mês passado por policiais militares que atuam em 11 unidades operacionais da capital, subordinadas ao 1º CPA.Policiais passaram por uma fase de treinamento antes
do uso do equipamento | Foto: Divulgação/30ºBPM-RJ
Com as duas áreas, 2.790 câmeras corporais estão em operação, no momento.
Na operação de lançamento da operação, o governador Cláudio Castro informou que foram compradas 21 mil câmeras.
“Quem dirá a curva de aprendizado e a hora de avançar é a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e eu reitero a minha confiança da Polícia Militar”, disse na ocasião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário