Por Ana Amelia Mendes
A Prefeitura de Bom Jardim em parceria com o Banco do Brasil têm priorizado cada vez mais o desenvolvimento sustentável das áreas rurais do município. Exemplos disso são as ações executadas pelos parceiros, inclusive Emater-Rio, Sindicato Rural e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), como o programa de coleta de embalagens vazias de agrotóxico. O Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) é uma estratégia negocial do Banco do Brasil, que busca impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões onde o banco está presente, por meio da mobilização de agentes econômicos, políticos e sociais, para práticas de apoio a atividades produtivas economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas, sempre observada e respeitada a diversidade cultural.
Segundo o gerente do Banco do Brasil, da agência local, Wellington Jaccoud Pinto, apoiado na necessidade específica de cada associação de produtores rurais, em específico a da localidade de São Domingos, pode-se observar três aspectos vinculados ao desenvolvimento da região: estrada, maquinário e comercialização dos produtos. “A partir dessa análise, conseguimos uma linha de financiamento para compra de uma máquina, onde os produtores de São Domingos, onde estamos fazendo o teste piloto, terão dez anos para quitar o pagamento, que é anual, com juros de 2% ao ano”, ressaltou Wellington.
O intuito do plano de Desenvolvimento Regional Sustentável é formar grupos para divulgação de todas as etapas do projeto para auxiliar o produtor nos processos que envolvam desde a compra de insumos agrícolas à venda dos produtos.
“O desenvolvimento regional sustentável somente será possível, se houver o comprometimento de todos os setores sociais, pois o município somente será forte quando todos abraçarem a mesma causa”, enfatizou o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento, Marcos Tadeu Erthal.
Além de desenvolver e implantar estratégias de atuação, mobilizando agentes econômicos, políticos e sociais, de forma a impulsionar o desenvolvimento sustentável dessas regiões, a Prefeitura e seus parceiros visam também a promoção da inclusão social, por meio da geração de trabalho e renda, democratização do acesso ao crédito e contribuição para a melhora dos indicadores de qualidade de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário