PORTAL FRI-BONJA NOTÍCIAS Blog noticioso editado em Bom Jardim (RJ), sob a responsabilidade do jornalista Julio Cesar de Carvalho (JULIO KZAR), com notícias, fatos, fotos e acontecimentos de Bom Jardim, Nova Friburgo e Região Serrana e Centro-Norte Fluminense, a ela pertinentes ou de interesse da população desta região.
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Empresas de ônibus vão disponibilizar horários extras no dia da eleição
Os novos roteiros e horários – não gratuitos – que serão implantados pelas empresas são os seguintes:
EXPRESSO FARINHA
Roteiro: São José – Bairro de Fátima – Ribeirão do Capitão – Ribeirão de São Domingos – Venda Azul – Vargem Alta.
Saídas de São José: 08h00min – 12h00min – 16h00min.
Saídas de Vargem Alta: 10h00min – 14h00min – 17h30min.
AUTO VIAÇÃO 1001
Roteiro: Amparo – Fazenda Velha – Laranjal – São José.
Saídas de São José: 08h00min – 12h00min – 16h00min.
Saídas de Amparo: 10h00min – 14h00min – 17h30min.
Saiba quais são as conseqüências para quem não justificar ausência no dia da eleição
No dia da votação basta que o eleitor, portando o título eleitoral e um documento oficial de identificação com foto, dirija-se a qualquer local destinado ao recebimento de justificativa eleitoral e entregue o respectivo formulário devidamente preenchido. O formulário entregue no local situado no município onde o eleitor é inscrito ou preenchido com dados incorretos que não permitam sua identificação não será considerado válido para justificar a ausência às urnas. Caso o requerimento de justificativa seja entregue em lugar diverso dos definidos pela Justiça Eleitoral, cabe ao juiz eleitoral decidir sobre seu deferimento ou não.
Após o dia da votação, o eleitor tem um prazo de até 60 dias para formalizar a justificativa eleitoral, encaminhando requerimento ao juiz da zona eleitoral em que for inscrito. Esse requerimento pode ser entregue em qualquer cartório ou posto de atendimento eleitoral, ou, na impossibilidade, encaminhado, por via postal, ao cartório da zona eleitoral onde é inscrito o requerente. O pedido deve conter a qualificação completa do eleitor (nome, data de nascimento, filiação, número do título e endereço atual), o motivo da ausência à votação, cabendo-lhe, ainda, apresentar documentos que comprovem sua identidade e as razões alegadas para justificar a ausência às urnas. O acolhimento ou não das alegações apresentadas ficará, sempre, a critério do juiz da zona eleitoral em que o eleitor estiver inscrito.
O prazo de 60 (sessenta) dias é contado a partir da data de cada turno. Assim, se o eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, terá dois prazos para justificar suas ausências: um de sessenta dias, contado da data de realização do primeiro turno; e outro, com a mesma duração, com início a partir do dia em que ocorrer o segundo turno. No caso, o segundo turno só ocorrerá em cidades com mais de 200 mil eleitores, onde o candidato mais votado não obteve maioria absoluta (50% + 1), havendo nova eleição entre os dois mais votados no dia 26 de outubro.O eleitor pode justificar as ausências às eleições tantas vezes quantas forem necessárias, mas deve estar atento a eventual realização de revisão do eleitorado no município onde for inscrito, em decorrência da qual pode ter o seu título cancelado.
FONTE: JUSTIÇA ELEITORAL.
TSE decide que Câmara tem competência exclusiva para julgar contas de prefeitos
Foi mantida a atual jurisprudência do TSE, segundo a qual a fiscalização do município é exercida pelo poder Legislativo municipal, mediante controle externo, com auxílio do Tribunal de Contas, cujo parecer só poderá ser rejeitado por maioria qualificada de dois terços dos vereadores. A norma está expressa no artigo 31 da Constituição.
Mas, para a corrente vencida, deveria ser aplicado à esfera municipal o disposto no artigo 71 da mesma Constituição, segundo o qual compete ao tribunal julgar contas dos administradores de dinheiro, bens e valores públicos e ainda as contas daqueles que derem causa à perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público.
E-mails falsos enviados em nome do TSE podem conter vírus ou “spyware”
Ao receber uma mensagem desta natureza, o internauta não deve clicar em nenhum link, pois podem conter vírus de computador ou os chamados “spywares” (programas-espiões), que após instalados, roubam senhas bancárias, números de CPF e de cartão de crédito que por acaso forem digitados, quando o internauta fizer uma compra “online” ou acessar sua conta bancária pela Internet. Mensagens assim devem ser imediatamente apagadas.
TSE não conseguiu julgar dentro do prazo os recursos de candidatos indeferidos
E o número de recursos ainda pode ser muito maior. Só no Estado do Rio, dos mais de 600 recursos foram encaminhados ao TSE pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e destes, apenas 5% haviam chegado a tempo em Brasília, segundo relatório da Secretaria Judiciária. Ainda assim, um número ínfimo pôde ser apreciado dentro do prazo previsto no calendário. Como a lei prevê o direito de recurso até a última instância, há o risco de que candidaturas indeferidas – por rejeição de contas, dívidas com a Justiça Eleitoral e até por ausência de comprovação partidária e outras irregularidades – possam concorrer por falta de julgamento de seus recursos pelo TSE.
Assim, cai por terra o esforço feito em primeira e segunda instâncias para afastar das eleições, se não os candidatos com folha penal, pelo menos os maus administradores, que por enquanto, estariam livres para continuar na disputa e serem eleitos. O que pode acontecer é a impugnação ocorrer após a eleição do candidato em dívida com a Justiça Eleitoral ou com contas indeferidas pelo TCE-RJ. Neste caso, os candidatos que estariam plenamente aptos desde o início da campanha política temem que, uma vez impugnados, o vice seja reconduzido ao cargo e não o segundo colocado.
Governador afirma em Friburgo, que “Estrada do Contorno” só em 2010
“A conclusão da Delegacia Legal e do Centro de Polícia Técnica vai acontecer no ano que vem, dentro de um projeto que estamos viabilizando para todo o estado do Rio, através de recursos do BNDES”, disse o governador, durante a entrevista coletiva aos jornalistas no campus da Uerj, quando também anunciou a construção da Casa de Custódia e conseqüente desativação da Delegacia da Vila Amélia, que ele admite que está em precárias condições de uso.
terça-feira, 23 de setembro de 2008
Instalação e posse do Instituto Histórico e Geográfico de Bom Jardim será no dia 12 de outubro
Grão-Mestre do GOERJ visita Loja Maçônica de Bom Jardim
No próximo dia 29, segunda-feira, a Loja Maçônica Rio Branco de Bom Jardim estará recebendo, a partir das 20 horas, a visita oficial Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil no Estado do Rio de Janeiro (GOERJ), Eduardo Gomes de Souza. Haverá a sessão fechada e, logo após, momento de confraternização com todos os presentes.
Escolinha de futebol do BJEC agradece apoios e vai abrir inscrições para categoria feminina
Parabeniza também pela conquista do Troféu Disciplina, as equipes das categorias pré-mirim e mirim do BJEC e aproveita para agradecer aos pais, pela grande colaboração e dedicação; à prefeitura de Bom Jardim, às secretaria municipais de Fazenda, Saúde e Educação – através da secretária Roseli Correia e as funcionárias Mônica e Adely, pela grande dedicação.
Agradecimentos também à Mark Informática, Guarda Municipal, Auto Peças Prado, Bamcel de Barra Alegre, SAF e SAF Plus, Drogaria Central, Papelaria Pigmeu, Isto É Vídeo-locadora, Império das Frutas – através de seu proprietário Hélio, ao Gutinho dentista, ao Portela, ao Félix Albertini e a todos que de uma forma ou de outra, colaboraram para o sucesso da escolinha de futebol.
Comunicamos que para breve, estarão abertas as inscrições para a Categoria Feminina. Contatos pelo celular (22) 8119-3442.
Comissão técnica do BJEC: Raymundo Christani, Luiz Antônio Tito, Fábio dos Santos Christani, Elinéia de Castro, Neto, Paulo e Tarcísio.
1º Campeonato de Robótica do CNSD supera expectativas e se constitui em grande sucesso
Após os belos e interessantes trabalhos apresentados, este 1º Campeonato de Robótica conheceu os seus vencedores. Em 1º lugar, ficou equipe S.W.W.7, formada por alunos do 8º ano. A segunda foi obtida pela equipe PHOENIX, constituída também, por alunos do 8º ano e em 3º lugar, a equipe POWER F5, formada por alunos do Ensino Médio, contando entre eles, com o estudioso bom-jardinense Arthur Silva de Almeida.
Secretaria de Educação de Bom Jardim lança Biblioteca Itinerante
Por Ana Amelia Mendes
A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, através da Coordenadoria de Cultura, realizou no dia 17 de setembro, o lançamento do projeto “Histórias Viajantes”, uma biblioteca itinerante que circulará por todo o município. Este projeto surgiu com o objetivo de desenvolver o hábito da leitura nas crianças e seus familiares, além da integração entre eles.
O evento, realizado em dois horários, manhã e tarde, contou com a presença de crianças de diversas escolas da rede municipal de ensino e convidados. Além de brincadeiras, contação de história, o “Histórias Viajantes” teve teatro e muita música.
A equipe da secretaria aproveitou para oferecer um momento de integração e troca de experiências entre as diversidades apresentadas por cada menino e menina.
O projeto beneficiará crianças e jovens de todo o município, as quais escolherão um livro de sua preferência para viajarem nas histórias com os seus familiares.
A leitura melhora a expressão oral da criança, desenvolve também a criatividade e imaginação da criança. De acordo com a Coordenadora de Cultura, Joanna Helena, os próximos encontros com os livros estão marcados para os dias 24 e 30 de setembro, em Banquete e São Miguel respectivamente.
Secretaria de Saúde reforma suas instalações
Com objetivo de melhorar as condições de trabalho dos profissionais e oferecer melhor qualidade no atendimento ao público, a Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Obras e Infra-Estrutura, está reformando suas instalações.
A obra, que inclui serviços de pintura, padronização interna, melhoria do sistema elétrico, além da aquisição de novas peças do mobiliário e informatização em todos os departamentos da secretaria, começou no dia 8 de setembro com previsão de término até este dia 19.
Segundo informou o secretário Dr. Marcos Célio Pontes Rangel, a prioridade está centrada na melhoria contínua da qualidade dos serviços. “O nosso objetivo é oferecer melhores condições de atendimento à população e de condições de trabalho para os funcionários e profissionais de Saúde. Aproveito para agradecer a todos os profissionais que se dedicaram intensamente em mais essa empreitada”, ressaltou Dr. Marcos Célio.
A Secretaria de Saúde funciona das 9hàs 12h30 e das 13h30 às 16h30, na Praça Governador Roberto Silveira, nº 40, Centro. Informações pelo telefone 2566-2766.
Time do Fórum&Polícia Civil goleia equipe de Advogados & Funcionários dos Cartórios
Ao final da disputada partida, o combinado o time do FÓRUM com os Serventuários e reforço da Polícia Civil, venceu pelo placar de 9 a 2 ao time dos Advogados & funcionários dos Cartórios.
A equipe do Fórum/Polícia Civil tendo como técnico o profº Elias (oficial de justiça), jogou e venceu com Anísio, Rominho, Arildo, Adalberto, Robson Pizo, Thiago, Roney, Vanderson e Baiano. Já o combinado Advogados/funcionários de cartórios perdeu com Thiago Siqueira, Jano Strauss, Alexandre Mululo, Vinícius Trigo, Ivon, Rodrigo e Ramon do 1º Ofício.
Depois do jogo, integrantes das combinados e convidados, participaram de animado momento festivo e de confraternização entre eles.
Professor fala dos benefícios e mentais do Taekwondo
> Aptidão Física: Ajuda o pulmão a operar mais eficientemente,
amplia a circulação de sangue, reduzindo a resistência ao seu fluxo, abaixando assim, a pressão arterial. Aumenta as hemoglobinas e células vermelhas do sangue. Torna o tecido do corpo mais saudável em fornecê-lo mais oxigênio. Condiciona o coração, fornecendo mais reserva para emergências e ajuda a regular o sono. > Aptidão Mental: Cada movimento, no Taekwondo é projetado cientificamente com um propósito específico e um instrutor hábil pode, conseqüentemente, desenvolver no estudante a certeza de que o sucesso é possível para qualquer um. A repetição constante ensina a paciência e o ajuda a superar todas as dificuldades. O poder tremendo gerado de seu corpo desenvolve a autoconfiança para enfrentar qualquer oponente, em qualquer lugar e em qualquer situação.
Lutar Taekwondo ensina a humildade, a coragem, a atenção e a exatidão, bem como o autocontrole e vários outros conceitos gerados pela prática. “Particularmente para mim, não só o Taekwondo, mas toda arte marcial sendo bem praticada em suas filosofias, são ferramentas importantes no desenvolvimento de um ser humano”, salientou o professor Vitor Neves.
Taekwondo para crianças
Crianças são naturalmente cheias de vida, força e vitalidade em certos casos chega até parecer incontrolável, as crianças se dissipam rapidamente, não conseguindo se concentrar por causa do acúmulo de energia. Diante disso a arte marcial tem como ponto relevante também, deixá-los mais atentas e compenetradas em seus deveres.
Explorando seus limites, as crianças podem abrir novos horizontes sobre o mundo em que vivem. As artes marciais são consideradas geralmente um estudo sério que leva os seres humanos a testarem seus limites.
Muitos praticantes de artes marciais acham que o divertimento não combina, porque estudar artes marciais deve ser sempre levado a sério. Entretanto, para uma criança, todo o ambiente que promove aprendizado com a alegria, uso da imaginação e dos jogos, transforma-se um ambiente sadio e prazeroso. Este ambiente sadio pode realçar a habilidade da criança em aprender e começar a estudar o lado mais sério das artes marciais. O Taekwondo é uma arte marcial não violenta, que incorpora princípios naturais, tais como: Um excelente exercício de educação, relaxamento, filosofia de vida, autocontrole, defesa pessoal e principalmente para as crianças a disciplina escolar e familiar. Seu papel é, além de ensinar a auto defesa, é ensinar o respeito pelos outros e o melhor relacionamento com as pessoas ao seu redor.
É importante que os adultos tenham consciência de dar às crianças as habilidades para tratar das situações difíceis e dos conflitos de uma maneira pacífica, ao contrário do que é passado na televisão e no dia-a-dia. O desafio é ensinarmos a não resolver conflitos com agressões físicas, mas sim, aprender relaxar e ser flexível, fazendo a avaliação de como resolvê-los sem a ameaça de machucar o semelhante.
Família Erthal se reúne neste dia 27 no Portal do Vale
Conforma organização da Associação João Erthal, atualmente sob a presidência do conhecido bom-jardinense João Eugênio Erthal, consta na programação, a abertura às 10h, depois às 10h30 momento ecumênico. Na seqüência, inicio das atividades e às 12 horas, almoço especial com a deliciosa comida do Portal do Vale preparada em fogões de lenha com saladas e churrasco. Haverá ainda recreação infantil para a garotada e uma homenagens especial à mais idosa integrante da família, a querida escritora Sra.Isa Erthal Thomaz. Durante a festa, além de apresentações de mágica, haverá sorteios de brindes diversos, correrá a rifa de um lap-top. Os presentes poderão também adquirir exemplares dos livros “Doze Séculos de História” e “A saga de uma família rural Fluminense”, respectivamente, dos autores Hélio da Rocha Erthal e Clélio Erthal.
Os primeiro “Erthais”, oriundos da Alemanha, chegaram ao Brasil em 29 de setembro de 1826, daí inclusive a razão destes encontros festivos serem realizados nesta época do ano. A Família Erthal é uma das mais antigas do mundo com comprovação histórica, já que seus primeiros descendentes surgiram no ano de 779 a.C na região central da Alemanha, antigamente conhecida como Francônia e hoje denominada de Baviera. Outro detalhe interessante envolvendo esta família, é que seu nome significa advém do nome de um vale e um rio naquela região e assim foi a clã foi “batizada” de Erthal, pelos irmãos Raho, Burgeo e Folko da família Switmodi. A vila na qual se estabeleceram os primeiros membros da família Erthal, chamava-se Unterthal que existe até hoje e já foi visitada por vários Erthais, boa parte deles moradores aqui de Bom Jardim.
Conforma organização da Associação João Erthal, atualmente sob a presidência do conhecido bom-jardinense João Eugênio Erthal, consta na programação a abertura às 10h, depois às 10h30 momento ecumênico. Na seqüência, inicio das atividades e às 12 horas, almoço especial com a deliciosa comida do Portal do Vale preparada em fogões de lenha com saladas e churrasco. Haverá ainda recreação infantil para a garotada e uma homenagens especial à mais idosa integrante da família, a querida escritora Sra.Isa Erthal Thomaz. Durante a festa, além de apresentações de mágica, haverá sorteios de brindes e da rifa de um lap-top, Os presentes poderão também adquirir exemplares dos livros “Doze Séculos de História” e “A saga de uma família rural Fluminense”, respectivamente dos autores Hélio da Rocha Erthal e Clélio Erthal.
Sempre com a presença maciça de parentes, a organização do Encontro deste ano conta mais uma vez com grande número de participantes.
Como o título indica, são 30 anos de encontros dos familiares oriundos da Alemanha que aqui chegaram em 29 de setembro de 1826. Nesses encontros, além da inevitável alegria de reencontrar os parentes, existem várias atrações para as crianças e adultos passarem um dia de muita felicidade. Também serão sorteados um notebook e vários outros prêmios.
Vale destacar que a Família Erthal é uma das mais antigas do mundo com comprovação histórica. Nasceu no ano de 779 na região central da Alemanha, antigamente conhecida como Francônia, hoje Baviera, e seu nome significa Vale do Er (Thal= Vale e Er=um rio da região) quando três irmãos Raho , Burgeo e Folko adotaram o nome ERTHAL. Eram da família Switmodi e se apelidaram ERTHAL. A vila na qual se estabeleceram chamava-se Unterethal que existe até hoje e já foi visitada por vários membros da família.
Sempre com a presença maciça de parentes, a organização do Encontro deste ano conta mais uma vez com grande número de participantes.
Realização do XXX ENCONTRO DA FAMÍLIA ERTHAL no próximo dia 27 de setembro, a partir das 9:00 a ser realizado no Portal do Vale, km 1 da RJ 144 (trevo da RJ 116-Duas Barras).
Candidatos a prefeito de Bom Jardim visitam estudantes do CERB
Bom Jardim se destaca no Festival de Poesia de Cachoeiras de Macacu
No Concurso de Melhor Intérprete, o segundo lugar ficou com Camilla Rocha Brown, apresentando a poesia “De bem com a vida”, que arrancou suspiros da platéia. Já o primeiro lugar de Melhor Intérprete ficou com o conhecido cantor e compositor Toni Barreto. Apesar de nunca ter atuado como intérprete de poesias, Toni apresentou uma atuação caracterizada de sertanejo, pois interpretou a própria poesia “Vida Seca”, conseguindo emocionar a platéia.
Para sua surpresa, pois não se considera um poeta, Toni Barreto, depois do suspense de um desempate no primeiro lugar, faturou o segundo lugar do festival, com sua poesia “Vida Seca”. Os troféus conquistados já estão expostos na Casa da Cultura Mário Machado Nicoliello. Os participantes agradecem ao apoio da Secretaria de Educação e à Coordenadoria de Cultura da prefeitura municipal de Bom Jardim, por terem viabilizado o transporte até a cidade de Cachoeiras. Mais uma vez, a cidade de Bom Jardim, graças ao talento de seus artistas, consegue mostrar seus valores e sair premiada de um festival bastante concorrido e disputado.
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
OAB se reúne em Bom Jardim e pede a construção de um novo Fórum local
Atualmente, o Fórum está funcionando num imóvel acanhado, que possui dois pavimentos, dificultando o acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais – os “cadeirantes”. Além disso, suas salas são pequenas, não atendem à crescente demanda de serviços. Carlos Pedrazzi citou inclusive, que a própria sala da OAB – a chamada “Sala do Advogado” – não tem espaço sequer para duas pessoas. “Para um entrar, o outro tem que sair”, disse ele. A colocação de um computador na sala – uma necessidade básica para agilizar o trabalho dos advogados e seus assistentes – também está dificultada pela falta de espaço. Sem um local próprio, até mesmo as audiências estão sendo realizadas no tribunal do júri e a condução das perícias tem que ser feita nas salas dos comissariados.
Pedrazzi informou ainda que o prefeito de Bom Jardim, Affonso Monnerat, já liberou o terreno do Fórum atual para a construção do novo prédio – mais amplo e mais moderno. Para isso, será necessário o remanejamento do Judiciário para um outro local, durante a realização das obras. O encontro serviu ainda para a avaliação do exercício da profissão de advogado em Bom Jardim e o acompanhamento dos processos em andamento nas diversas varas. Também foram discutidos na oportunidade, assuntos de cunho social, como a prestação de um bom atendimento jurídico à comunidade. Foram mencionados ainda a implantação da nova carteira da OAB com chip eletrônico, a redução da anuidade em 30% e a reforma e informatização de 100 Salas do Advogado até o final do ano – que em Bom Jardim ficará na dependência da ampliação do prédio do Judiciário. Pedrazzi também citou as novas conquistas para a OAB em Nova Friburgo, como a nova farmácia da Caixa de Assistência ao Advogado (CAARJ), a criação de novos cursos para advogados na UERJ-NF, a realização do Exame da Ordem em Nova Friburgo e o transporte circular para advogados entre o Fórum e o centro da cidade.
Escolinha de futebol do BJEC agradece apoios e vai abrir inscrições para categoria feminina
Parabeniza também pela conquista do Troféu Disciplina, as equipes das categorias pré-mirim e mirim do BJEC e aproveita para agradecer aos pais, pela grande colaboração e dedicação; à prefeitura de Bom Jardim, às secretaria municipais de Fazenda, Saúde e Educação – através da secretária Roseli Correia e as funcionárias Mônica e Adely, pela grande dedicação.
Agradecimentos também à Mark Informática, Guarda Municipal, Auto Peças Prado, Bamcel de Barra Alegre, SAF e SAF Plus, Drogaria Central, Papelaria Pigmeu, Isto É Vídeo-locadora, Império das Frutas – através de seu proprietário Hélio, ao Gutinho dentista, ao Portela, ao Félix Albertini e a todos que de uma forma ou de outra, colaboraram para o sucesso da escolinha de futebol.
Comunicamos que para breve, estarão abertas as inscrições para a Categoria Feminina. Contatos pelo celular (22) 8119-3442.
Comissão técnica do BJEC: Raymundo Christani, Luiz Antônio Tito, Fábio dos Santos Christani, Elinéia de Castro, Neto, Paulo e Tarcísio.
Estrada do Contorno de Nova Friburgo vai passar por Bom Jardim
No dia 22 de agosto passado, o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, esteve em Nova Friburgo, quando se reuniu com empresários da indústria cimenteira da região. Na oportunidade, Lopes apresentou o projeto da Estrada do Contorno, um antigo sonho dos friburguenses. Visando atrair parceiros que ajudem a viabilizar o projeto, Lopes mostrou estudos elaborados pela concessionária Rota 116, que prevê a construção do contorno em uma extensão de 34,5 quilômetros, com o objetivo de desviar o tráfego de veículos pesados do trecho da RJ-116, estrada que corta Nova Friburgo.
Julio Lopes explicou também que o grande fluxo de veículos pesados se deve à localização estratégica da cidade para o escoamento de produtos pela região serrana. De acordo com o secretário, além de trazer benefícios diretos para Nova Friburgo, como o desenvolvimento das indústrias locais, a “Estrada do Contorno” irá viabilizar o tráfego em direção ao Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro). “Esse projeto para a construção do contorno em Nova Friburgo é antigo e infelizmente estava abandonado. O que o governo do Estado quer é retirá-lo da inércia, porque o enxergamos como estratégico para o Rio e fundamental para Nova Friburgo. Um exemplo notório da localização estratégica do município e da região é o escoamento da fabricação de cimento situada no município de Cantagalo pela RJ-116”, disse Lopes.
Trecho da nova rodovia vai passar por São José do Ribeirão
Segundo os estudos da Rota 116, a Estrada do Contorno terá início na localidade de Mury, no acesso a Lumiar (RJ-142), cortando os entroncamentos de Fátima, RJ-144, São José do Ribeirão (RJ-146) e de Bom Jardim. O projeto está orçado em cerca de R$ 195 milhões, incluindo os serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação, as obras de arte especiais e de contenção e a sinalização. Durante a solenidade realizada no Colégio Anchieta, no Centro de Nova Friburgo, onde foi homenageado com a entrega do título de cidadão friburguense, Julio Lopes ressaltou o interesse do Estado em desenvolver a região serrana e explicou que o projeto para a construção de uma via férrea no lugar da Estrada do Contorno foi colocado de lado por ser mais oneroso e demorado.
“Se o transporte de cargas fosse realizado através de trem, haveria necessidade de baldeação. Atualmente, o Estado está solicitando a concessão do trecho Magé-Itaboraí para que a via férrea seja reativada. Para o projeto do contorno, o governo quer estudar a possibilidade de construí-lo com cimento ao invés de asfalto, já que o cimento é bem mais barato. Durante a reunião que tivemos hoje, a Associação Brasileira de Cimento Portland colocou três máquinas cimenteiras à disposição e mostrou desejo em desenvolver o projeto em parceria”, informou o secretário.
Veja como você vai votar nas Eleições 2008 em Bom Jardim
A justificativa é apresentada por meio de formulário, distribuído gratuitamente nos cartórios eleitorais e também disponíveis na página do Tribunal Superior Eleitoral-TSE na internet (www.tse.gov.br), a partir de 27 de setembro. Os formulários também serão distribuídos nos locais de votação no dia da eleição. Terão preferência para votar os candidatos, juízes, seus auxiliares e servidores da Justiça Eleitoral, os promotores eleitorais e os policiais em serviço e ainda, os eleitores com mais de 60 anos de idade, os enfermos, os portadores de necessidades especiais e as mulheres grávidas e lactantes.
Primeiramente, vota-se no vereador, que é identificado por cinco dígitos. O eleitor deve verificar o nome e o número do candidato na tela da urna eletrônica e apertar a tecla “confirma”, na cor verde. Depois disso, aparece a tela para prefeito e o eleitor deve digitar os dois números do seu candidato e, novamente, a tecla “confirma”. Caso o eleitor erre a digitação, deverá apertar a tecla laranja “corrige” e repetir o processo. E se a foto e o número que aparecerem na tela não forem os de seu candidato, também se deve apertar a tecla “corrige”, digitar novamente os números de seu candidato e só depois apertar a tecla “confirma”. Os eleitores podem levar os números de seus candidatos anotados para facilitar a digitação.
O portador de necessidades especiais poderá contar com o auxílio de pessoa de sua confiança, inclusive para digitar os números na urna. Já os portadores de deficiência visual podem fazer uso de qualquer instrumento mecânico que portar ou lhe for fornecido pela mesa receptora de votos, além do sistema de áudio, quando disponível, e o uso da marca de identificação da tecla número 5 da urna.
CUIDADOS A SEREM TOMADOS NA HORA DE VOTAR – Quando estiver no interior da seção eleitoral, o eleitor não poderá fazer uso de telefone celular, equipamento de radiocomunicação ou outro equipamento que possa comprometer o sigilo do voto. O presidente da seção e os mesários estarão atentos para garantir a tranqüilidade durante todo o processo de votação.
PRÓXIMAS DATAS DO CALENDÁRIO ELEITORAL: 20 DE SETEMBRO – Nenhum candidato poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito. 25 DE SETEMBRO – Data em que todos os recursos sobre pedidos de registro de candidatos devem estar julgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e publicadas as respectivas decisões. Também é o último dia para o eleitor requerer a segunda via do título eleitoral.30 DE SETEMBRO – Data a partir da qual, e até 48 horas depois do encerramento da eleição, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto.
VEJA AQUI EM QUEM VOCÊ VAI VOTAR:
CANDIDATOS A PREFEITO (Por ordem alfabética):
Affonso Monnerat, vice Paulo Barros (PMDB), coligação Ordem com Progresso, nº. 15.
Celso Jardim, vice Ledir Carvalho (PTB), coligação O Povo Feliz Novamente, nº. 14.
João Carlos Jund, vice André Leal (PV), sem coligação, nº. 43.
CANDIDATOS A VEREADOR (Por ordem alfabética):
Coligação PDT-PSB-PC do B: PC do B – Leda Martins (65555), Venâncio (65123) e Zé Pacheco (65432); PDT – Bruno Guimarães (12123), Coelho do Som (12222), Heraldo (12345), Nilton Benvenuti (12699) e Nogueira (12333); PSB – Geraldo Ayres (40608), Mário Néris (40123), Paulinho do Bem Te Vi (40445) e Roth (40800). 12
Coligação PMDB-PP: PMDB – Ademir da Bateria (15111), Cleuza (15115), Fernanda Venturine (15000), Flavinho (15123), Joelma (15333), Manoel Toledo (15500), Paulão (15222), Zé Nilton (15555) e Zé Pretinho (15200); PP – Cirlea Chiapini (11688), Joelson (11111), Luiz Chevrand (11222), Pelezinho (11456), Rimes (11789) e Vandinho (11123). 15
Coligação PSDB-PPS-PT: PPS – Alvinho Cariello (23333), Luizinho Frossard (23123), Maxi (23001), Telmo Caetano (23601) e Vantuil Chiapini (23456); PSDB – Edilson Stutz (45123), João Barroso (45111), Jorge Quintes (45258), José Américo (45455), Marcos Assis (45222), e Spitz (45678); PT – Jones Poubel (13123). 12
Coligação PT do B – PSC: PSC – Jucélia Lomeu (20567) e Toni Barreto (20222); PT do B – Beta (70610), Cristina Tito (70222), Dail Auto Elétrica (70456), Diogo Eller (70518), Edilson (70111), Ernesto Azevedo-Nekin (70789), Iracema Loyola (70888), Marcos Rosa (70333), Muniz Moraes (70000), Professor Azeredo (70123), Rocha Neto (70958) e Valadar (70820). 14
Coligação PTB-PR: PR – Esequias (22222) e Simone Capozi (22333); PTB – Leonardo Passos (14123), Gastão (14620), Helvia (14113), Jefinho (14333), Carlinhos da Barbearia (14000), Calvão da Banda (14444), Marim Dutra (14777) e Sydmar Jasmim (14044). 10
Sem Coligação: PV – Aurino do PV (43333).
Num total de 64 candidatos a vereador estão disputando uma cadeira na Câmara. Desses, apenas dez são mulheres. Os nove atuais vereadores concorrem à reeleição. Curiosamente, um candidato usa nome de mulher (Leda), mas é homem.
Conversa de Banco de Praça
Diz o sambista que, “quem não gosta de samba, bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé”. E quem não gosta de praça? Bom, quem não gosta de praça, bom matuto não é. É ruim da cabeça, ou então, zé-mané.
De algum tempo pra cá, um grupo de amigos, sem nenhuma pretensão, passou a reunir-se num dos bancos da praça Cel. Monnerat, após o expediente de trabalho. Praça essa, que nos traz saudades de alguma coisa que tinha e que fugiu sutilmente junto com a mocidade.
Saudosos, nos sentamos em nosso banco predileto, não para discussões intelectualizadas, como nas academias, mas sim, para contarmos e ouvirmos casos e “causos” que têm transformado os nossos leves sorrisos em boas gargalhadas.
E assim, em meio a casos e “causos” e ao sabor das pipocas do Erly, temos feito de nossas tardes-noites uma espécie de “terapia do riso”. Aliás, rir é bem melhor do que enfrentar o divã dos “psis” da vida.
Num desses nossos encontros, enquanto observávamos uns molequinhos batendo bola no meio da praça – tal como fizemos outrora – eis que nos apareceu o Jalver Litz, portando seu “boné de maquinista de trem”, que antes de sentar-se, já chegou atropelando:
— Ué! Vocês não trabalham não, heim?
— Senta aí e deixa de fuleragem, cabra! – respondi.
Jalver sentou-se, tirou e botou o boné na cabeça e murmurou:
— É... criar frangos tá f...!
Mas, enquanto Jalver continuava murmurando, Maurício Jasmim, para variar, cheio de pacotes, sentou-se e perguntou:
— Caras, vocês já conhecem a do “anão”?
— Que isso, Maurição! – dissemos.
— Não é sacanagem, não! É uma piada.
Cadô Hoelz tomou a palavra:
— Entãonnapareceu o Jalver Litz, portando seu "o da praça - tal es-noites uma espe casos e "a e que fugiu sutilmente junto com a mocio, conte-a, né!
Maurição alisou o bigodão e pôs-se a contar:
— Certa vez, um trem elétrico estacionou numa estação, na qual embarcou um “anão”. Como o anão não conseguia sentar-se na cadeira, um gentil passageiro o apanhou no colo e o colocou sentado a seu lado. Como o trem era “paradouro”, sempre que aproximava-se uma estação, o anão ia escorregando cadeira abaixo. Porém, o gentil passageiro o apanhava e recolocava sentadinho na cadeira. Faltando apenas duas estações para o fim da viagem, o passageiro, já de saco cheio, perguntou ao anão:
— Escuta, cara, você não vai desembarcar, não? Sem pensar duas vezes, o anão, todo espinhado, respondeu:
— Querer desembarcar, eu quero, mas você não me permite, cacete!!
Rimos bastante com a piada e ao vermos o Maurício ajuntar os pacotes, dissemos numa só voz:
— Conta outra, Maurição!!
sexta-feira, 19 de setembro de 2008
1º Encontro de Estudantes Teen de Bom Jardim será no CERB
Patrocinam e apóiam a realização do encontro, as empresas Padaria Nonna Carmela, Tropical Modas, Pigmeu Papelaria, Mercado São José, Magju Calçados, Superthal, Mercado Supremo, Mirage Íntima Confeções, Mark Informática e Rádio Alternativa.
terça-feira, 16 de setembro de 2008
Quem serão os novos prefeitos de Bom Jardim e Nova Friburgo?
O Jornal Mais está fazendo uma pequena enquête entre seus leitores, para saber a opinião e o palpite daqueles que querem "adivinhar" quem vão ser os futuros prefeitos de Bom Jardim e Nova Friburgo. Para isso, basta acessar o nosso blog no endereço www.jornalmaisbjnf.blogspot.com, escolher a enquête que deseja participar e clicar no candidato desejado, que estão mencionados em ordem alfabética. Os resultados das enquêtes podem ser observados imediatamente, em tempo real, na medida em que os participantes forem votando. Mas, atenção! Só será aceito um voto por computador e por acesso ao blog, não podendo o participante votar mais de uma vez em cada enquête.
Informamos também que as enquêtes estão longe de ser uma pesquisa eleitoral e não têm qualquer fundamento ou base científica ou estatística, que possa ser usada como parâmetro para saber quem vai ganhar a eleição, servindo apenas para que os nossos leitores internautas, não importando se têm ou não título eleitoral ou se votam nos municípios em questão, dêem o seu palpite e participem, ainda que de forma anônima e informal, da eleição.
Mais dois empreendimentos estão chegando brevemente a Bom Jardim:
"Em relação às motonetas, no começo, os veículos serão 100% importados e, futuramente, virão somente as peças, para serem montadas aqui, num galpão que vou alugar", continuou Oswaldo, dizendo que poderia ter escolhido Manaus, mas optou por Bom Jardim, onde segundo ele, "as coisas estão dando certo". Inicialmente, foram importados seis veículos, que serão testados dentro das condições de tráfego do município. "Por ser elétrica, ela não tem muita força na subida, mas em terreno plano pode andar a mais de 40km/h. Apesar disso, consegui andar bem nas subidas", disse. O empresário acrescentou que a motoneta é essencialmente urbana, com autonomia de 70km, segundo ele, o suficiente para ir ao trabalho e voltar, pois durante a noite, o veículo deve ficar ligado na tomada, carregando.
A versatilidade do transporte por motonetas pôde ser comprovada por Oswaldo nos restaurantes chineses, onde existem carregadores na entrada, onde o piloto pode deixar a moto carregando, enquanto almoça ou vai trabalhar. "Custa apenas R$ 1,00 por 100km, é muito barato!", enfatizou. Além de ser econômico, o veículo é totalmente ecológico, pois é silencioso e não polui. Finalizando, ele disse que as motinhas ou lambretas deverão ser comercializadas no Brasil a um custo final de R$ 3,4 mil a R$ 4 mil e não será necessário ter carteira para pilotar. "Eu quero vender em Bom Jardim, as primeiras mil motonetas e vamos por no jornal: Bom Jardim é pioneira na lambreta elétrica!", arrematou.
Sobre o GPS, Oswaldo Rezende falou que já está em processo de negociação do produto, que faz um enorme sucesso nas maiores cidades do país, principalmente, entre motoristas e usuários de celular com o sistema. Inicialmente, serão produzidos os programas e as embalagens, que serão feitas na própria fábrica da CBS. Futuramente, será montada uma linha de produção, cujo investimento é bem alto, gira em torno de US$ 5 milhões.
Oswaldo revelou que as empresas que vendem o programa já têm todo o município de Bom Jardim catalogado, podendo ser acessado de aparelhos portáteis ou veiculares. "Quem quiser ir até alguma rua que não conhece, é só colocar o nome, que o aparelho vai dizendo em português: agora você vira à esquerda... agora entra à direita... você chegou!", explicou, acrescentando que, a exemplo das motonetas, também pretende vender as primeiras mil unidades em Bom Jardim.
Em dois anos, faturamento de Bom Jardim deve chegar à R$ 350 milhões, com as novas indústrias, diz empresário.
Por Cesar Carvalho
Os diretores dos Colégios Bom Jardim (CBJ), Jeane Copello; Ramiro Braga (CERB), Kátia Zebendo e Santo Agostinho (CSA), Frei Jurandir Silva; os empresários Icelizer Rodrigues e Raygs Monnerat, bem como os presidentes da Associação Comercial (ACIR-BJ), Napolião Silva; do Sindicato Rural, Roberto Monnerat; do Lions Clube, Firmo Erthal e o venerável mestre da Loja Maçônica Rio Branco, Ângelo Lattanzi, entre outros, estiveram no último domingo, 14, visitando as instalações das indústrias de embalagens plásticas CBS Elos e Plastseven, ambas situadas em Barra Alegre, quarto distrito de Bom Jardim. O grupo foi recebido com um bem preparado café da manhã na CBS Elos, pelo industrial Oswaldo Rezende Filho, que falou aos visitantes sobre a vinda da indústria paulista para Bom Jardim, atraída pelos incentivos fiscais do governo estadual e por facilidades concedidas pela prefeitura local.
Falando ao grupo, durante o café, Oswaldo lembrou de como começou, desde muito novo, sua luta pela vida, no início, com apenas oito anos de idade, trabalhando como engraxate e vendedor de pipa, até chegar a ser dono de uma grande indústria, a CBS, instalada a partir de 1988, e depois, em 2001, fundida à Elos, na cidade paulista de Arujá. Falou também das dificuldades iniciais da montagem da nova indústria em solo bom-jardinense, em meados de 2005, até a mesma entrar em funcionamento, num investimento total de mais de R$ 6 milhões em obras e ainda mantendo estoque operacional de mais de R$ 20 milhões em matéria-prima. Com orgulho, disse que hoje, a CBS Elos de Bom Jardim está operando com 114 funcionários e produzindo cerca de 80 milhões de sacos plásticos por mês, atendendo encomendas de todo o país. "Começamos com um caminhão trucado, com 12.000kg de polietileno – a matéria-prima usada para produção de sacolas plásticas – e hoje compramos 80 carretas por mês, o que dá 2.000 toneladas mensais para as duas fábricas", enfatizou Oswaldo, dizendo ainda que, se hoje, o faturamento do município gira em torno de R$ 35 milhões, em dois ou três anos, esse número deve ser dez vezes mais, ou seja R$ 350 milhões. "Imaginem o ICMS que isso vai gerar!", exclamou
Segundo ele, a única deficiência encontrada na região foi a baixa qualidade de energia elétrica, sujeita a constantes interrupções e causando, por isso, muitos prejuízos, com as paralisações momentâneas da produção, a perda de tempo e de material. O problema, entretanto, já está sendo sanado, com a nova subestação da Ampla, que começa a ser construída no distrito, que deverá entrar em operação em maio de 2009. Mas, com algumas máquinas paradas e aumento crescente da demanda, Oswaldo resolveu não esperar e já está montando sua própria subestação geradora de energia, a exemplo do que já fez a vizinha e concorrente, a Plastseven. "As coisas estão acontecendo, não podemos ficar parados, esperando pela iniciativa dos outros. Temos que tomar nossas próprias iniciativas", finalizou o empresário, que em seguida, levou os visitantes para conhecer as instalações da monumental fábrica e ver de perto todo o processo de produção, cuja cadeia produtiva começa com a transformação da matéria-prima – o polietileno – até o produto final, já embalado e pronto para ser entregue aos clientes.
Visita à Plastseven – Após conhecerem de perto a portentosa CBS Elos, a comitiva de empresários e autoridades rumou para a unidade fabril da Plastseven, também situada na RJ-146, onde foi recebida pelo gerente da filial bom-jardinense, João Machado. João informou que a matriz, localizada em Mogi-Guaçu (SP), conta atualmente com 250 funcionários, enquanto a filial está operando com 140, mais os terceirizados. "A Plastseven processa aqui o polietileno – que é uma matéria prima oriunda do petróleo – em produto acabado. A grande maioria dos produtos vai para São Paulo, onde é distribuída aos clientes", disse ele. Entre os maiores compradores dos produtos da empresa estão as grandes cervejarias, como a Ambev – que produz as famosas marcas Brahma, Skol, Antarctica e Bohemia – e a Schincariol.
A exemplo do que ocorreu na CBS Elos, na Platseven, os visitantes também conheceram todo o processo industrial, através de suas várias etapas. João falou também que a empresa construiu uma subestação para geração de energia elétrica própria, a fim de evitar os prejuízos com as constantes quedas na energia fornecida pela Ampla e revelou que, aproveitando um bom momento em que vive a Plastseven de Bom Jardim, a fábrica será ampliada, duplicando a sua capacidade de produção, que está atualmente trabalhando no limite. Com a ampliação, a empresa também vai ganhar um restaurante. "Atualmente, a comida vem de Barra Alegre, mas brevemente, vamos ter um restaurante funcionando dentro da própria empresa, com uma cozinheira e uma nutricionista, cuidando das refeições dos nossos funcionários", disse. Sobre a ampliação, João disse que as obras ainda estão no fundamento, devendo ser concluídas em cerca de um ano e meio a dois anos.
Após o encerramento da visitação, e como parte da programação, os empresários e as autoridades participaram de um almoço, inicialmente marcado para acontecer em Barra Alegre, depois transferido para o restaurante Casarão, no centro de Bom Jardim.
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Nova fábrica da Mega será instalada no Alto de São José
Depois de muita expectativa, está confirmadíssima a vinda para Bom Jardim, mais uma indústria do ramo plástico, a Mega Embalagens, que vai se instalar no Alto de São José, fazendo companhia à CBS Elos, Plastseven (Barra Alegre) e Plastserrana (Banquete), já instaladas e em operação. Para dar início ao processo de implantação da nova fábrica, os empresários Roberto Graf e Gerson Wallauer, acompanhados pelo engenheiro Fernando Friedrich, estiveram visitando o município no último dia 11, quando mantiveram contato com os secretários municipais Thadeu Erthal (Agricultura e Desenvolvimento) e Fabrício Hoelz (Planejamento e Controle), durante almoço no restaurante Sabor & Sonho. Os dois empresários também conversaram com o gerente da agência local do Banco do Brasil, Wellington Jaccoud Pinto.
Falando à reportagem do JORNAL MAIS, Roberto Graf – diretor de operações comerciais – informou que será a primeira unidade industrial fora do Rio Grande do Sul, onde se localiza a sede da empresa, que se dedica basicamente à produção de embalagens plásticas do tipo “petfood” – usadas para embalar rações de cães e gatos – além da linha para embalar alimentos e de higiênicos, como fraldas e absorventes. Segundo Graf, a Mega está vindo para Bom Jardim, primeiramente por entender que a empresa tem que ter uma visão globalizada do mercado e também porque sua principal área de atuação se concentra na Região Sudeste, com ênfase ao estado de São Paulo. “Logisticamente, o Rio de Janeiro se tornou bastante atrativo, pois o estado está com uma política econômica bastante agressiva, em termos de incentivos fiscais e isso foi o que nos trouxe para cá”, disse Roberto Graf.
Além disso, ele lembrou que, por sua estrutura, o Rio de Janeiro vem se destacando por seu desenvolvimento, fazendo com que a Mega optasse por construir sua nova unidade operacional no estado. Graf informou ainda que a visita teve como objetivo realizar a aquisição do terreno onde será construída a nova unidade industrial e dar início à execução das obras. Ao contrário de outras empresas, que escolheram se instalar em Barra Alegre, a Mega optou por ficar no Alto de São José, devido à proximidade com a RJ-116, proporcionando assim o rápido escoamento da produção e recebimento de matéria-prima, o entre outras facilidades. Depois de elogiar a infra-estrutura oferecida pelo município, e o apoio da atual administração municipal, Graf disse que a previsão para o término das obras e início da produção industrial é de algo em torno de 180 dias, devendo entrar em operação em meados de 2009. A nova indústria deverá gerar numa primeira fase, de 70 a 80 empregos diretos, sem contar com os indiretos.
Show da dupla sertaneja Victor & Léo nesta quinta, dia 11, no Sesi
Com um enfoque do sertanejo tradicional e fugindo do estilo chamado sertanejo universitário a dupla Victor e Leo já gravou quatro CDs e um DVD e e recebeu em maio o Prêmio Tim de música na categoria Full Track com a canção “Amigo Apaixonado”, que é hoje uma das mais baixadas pela internet e em celulares. Todas estas canções e muitas outras serão apresentadas no show.
O gerente administrativo da Concessionária Rota 116 S/A, Adalberto Silva Ribeiro (foto) lembra que a Rota 116 vem procurando estimular shows e eventos culturais que acontecem nas cidades que estão sob a sua área de concessão. "Estamos sempre aptos a apoiar os eventos que acontecem em nossa região e durante todo esse ano ampliamos consideravelmente a nossa participação nos eventos das sete cidades que cortam a RJ 116", explica ele.
Empresários de Barra Alegre põem em prática a Educação Corporativa, de olho no crescimento econômico da região
Seguindo atual e saudável tendência no mundo globalizado dos negócios, os empresários da BAMCEL Materiais de Construção e Eletromóveis, de Barra Alegre e da COISAS NOSSAS – com lojas Barra Alegre e São Pedro da Serra, onde são comercializados artigos do vestuário para crianças e adultos, jornais, revistas, além serviços de copiadora, etc. – reúnem mensalmente toda a sua equipe, para assistirem palestras de Educação Corporativa, conduzidas pela Consultora Adélia Moreira – que publica periodicamente no JORNAL MAIS, a coluna “Olha Só!”. As reuniões são focadas no autodesenvolvimento dos profissionais, abordando temas técnicos, tais como os relacionados a Atendimento a Clientes e a Organização/Método de Trabalho. Como base para o desenvolvimento técnico, são também tratados os temas sobre Relações Humanas – integração, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, ética, motivação, dentre inúmeros outros.
A Educação Corporativa tem como objetivo despertar o interesse e a consciência dos profissionais sobre a necessidade de um processo de melhoria contínua. Certamente, visa a desenvolver melhores resultados financeiros para a empresa, mas, principalmente, dá foco ao desenvolvimento pessoal e profissional da equipe de trabalho para se chegar à excelência nos resultados operacionais e na melhoria da qualidade de vida para todos. A iniciativa dos empresários da BAMCEL e COISAS NOSSAS merece aplausos, por seu oportuno enfoque no crescimento econômico, que vem sendo experimentado em toda a região, e também por apresentarem uma ampla visão empresarial e mercadológica, que os deixa atentos às novas tendências de gerenciamento de negócios e também à valorização contínua do potencial humano de que dispõem.
Empresários de Barra Alegre põem em prática a Educação Corporativa, de olho no crescimento econômico da região
Seguindo atual e saudável tendência no mundo globalizado dos negócios, os empresários da BAMCEL Materiais de Construção e Eletromóveis, de Barra Alegre e da COISAS NOSSAS – com lojas Barra Alegre e São Pedro da Serra, onde são comercializados artigos do vestuário para crianças e adultos, jornais, revistas, além serviços de copiadora, etc. – reúnem mensalmente toda a sua equipe, para assistirem palestras de Educação Corporativa, conduzidas pela Consultora Adélia Moreira – que publica periodicamente no JORNAL MAIS, a coluna “Olha Só!”. As reuniões são focadas no autodesenvolvimento dos profissionais, abordando temas técnicos, tais como os relacionados a Atendimento a Clientes e a Organização/Método de Trabalho. Como base para o desenvolvimento técnico, são também tratados os temas sobre Relações Humanas – integração, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, ética, motivação, dentre inúmeros outros.
A Educação Corporativa tem como objetivo despertar o interesse e a consciência dos profissionais sobre a necessidade de um processo de melhoria contínua. Certamente, visa a desenvolver melhores resultados financeiros para a empresa, mas, principalmente, dá foco ao desenvolvimento pessoal e profissional da equipe de trabalho para se chegar à excelência nos resultados operacionais e na melhoria da qualidade de vida para todos. A iniciativa dos empresários da BAMCEL e COISAS NOSSAS merece aplausos, por seu oportuno enfoque no crescimento econômico, que vem sendo experimentado em toda a região, e também por apresentarem uma ampla visão empresarial e mercadológica, que os deixa atentos às novas tendências de gerenciamento de negócios e também à valorização contínua do potencial humano de que dispõem.
Dia da Amazônia é lembrado pela ONG UBEM de Bom Jardim
No último dia 5, aconteceu no CIEP 322, em São Miguel, um ciclo de palestras, ministrado pelo coordenador da 5ª célula da ONG UBEM – Bom Jardim, Vasco Balthazar. Na oportunidade, foi abordado o corte de árvores, os incêndios florestais criminosos, a exploração do solo amazônico – seja para a formação de pastagens para o gado ou pela agricultura, principalmente a de soja. Também foi abordada a importância da região para o ciclo das águas e sua influência nas regiões Sul e Sudeste – seja no abastecimento de água da bacia do Rio da Prata ou no regime das chuvas da região de São Paulo.
Em ambos os casos, as queimadas e o desmatamento contínuo têm ocasionado diminuição constante e gradativa do volume líquido necessário para manter o equilíbrio hídrico, não só nessas duas regiões, mas em outras partes do país. Em relação a isso, também foi feita a relação do desmatamento com o aquecimento global, já que a região corresponde com 70% da emissão de CO2 – o chamado gás carbônico – que o Brasil lança para a atmosfera, ajudando a aumentar o efeito estufa.
Participaram do evento os alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio, com palestras pela manhã e à noite. No final, foram distribuídas cartilhas ecológicas e sorteadas camisas da UBEM-BJ. Com mais este trabalho de conscientização, a ONG UBEM segue seu papel em prol da preservação do meio ambiente e, consequentemente, da vida no planeta Terra.
Inscrições para Curso de Educação Digital estão abertas no Ramiro Braga
Já estão abertas no Colégio Estadual Ramiro Braga (CERB), as inscrições gratuitas para o segundo curso de capacitação em Educação Digital promovido pelo Programa Nacional de Informática na Educação – Proinfo, com a finalidade de capacitar professores da Rede Pública para utilização dos recursos tecnológicos disponibilizados pelo programa. Trata-se de um Curso de Formação Continuada trabalhado de forma prática, tendo em vista a utilização do computador, da Internet e outros recursos multimídia na ação pedagógica.
Para se inscrever, os professores da rede pública devem primeiramente cadastrar-se no site www.cted.educacao.rj.gov.br. Em seguida, devem preencher um formulário de inscrição, disponível no protocolo do Colégio Ramiro Braga. O curso será ministrado no Laboratório de Informática do CERB, com carga horária de 24 horas presenciais e 16 horas à distância. As aulas ocorrerão uma vez por semana, havendo três opções de dias e horários.
O início das aulas ocorrerá na segunda quinzena deste mês de setembro e as vagas são limitadas. Após a o conclusão do curso, os participantes receberão certificados expedidos pela Secretaria Estadual de Educação (SEED) e homologados pelo Ministério da Educação (MEC).
Caminhada na Natureza Anda Brasil traz turistas de todo o estado
Por Ana Amelia Mendes
A Secretaria de Turismo e a ABRATUR, com apoio da Coordenadoria de Esportes realizaram no dia 30 de agosto, a segunda Caminhada na Natureza Anda Brasil. Além de promover a aproximação com o meio rural, o incentivo a prática esportiva, o projeto fortalece a expansão das potencialidades turísticas de Bom Jardim.
A caminhada teve duas saídas, às 9h, com participantes bom-jardinenses, e às 11h, com estudantes universitários de diversas cidades do estado do Rio. Além do credenciamento gratuito, teve aferimento de pressão e alongamento, distribuição de maçãs e água. O percurso foi de seis quilômetros pela vegetação típica do município, incluindo ainda passagens por fazendas centenárias, que abrigavam a cultura do café.
“A caminhada não tem caráter competitivo, bom-jardinenses de todas as idades podem participar. Este ano, além da população local, contamos com a participação de estudantes de Educação Física de Niterói, o que nos motiva ainda mais para o próximo ano”, disse a coordenadora de Turismo, Elzinha Monnerat.
O evento contou também com a participação da Guarda Municipal e da secretaria de Saúde, com o motorista Luiz Antônio a frente da ambulância e as agentes comunitárias de saúde Gilcinéia Santos e Ângela Maria Masiero que acompanharam todo o percurso, promovendo a segurança dos participantes.
Secretaria de Saúde entrega PSF de São José reformado e ampliado
Por Ana Amélia Mendes
No dia 28 de agosto, quinta-feira, às 17h, a Secretaria municipal de Saúde entregou a reforma e ampliação da Unidade do Programa Saúde da Família Aido Azerêdo, localizada no segundo distrito, São José do Ribeirão, visando proporcionar mais qualidade nos serviços de saúde oferecidos pela rede de atenção básica. O evento foi marcado pela presença da comunidade e de autoridades locais, como secretários municipais e pela bela homenagem ao ex-Prefeito Álvaro Guimarães, responsável pela construção do posto.
O Programa Saúde da família (PSF) de São José Aido Azerêdo foi inaugurado em 1992, passando a atender as localidades do segundo distrito e proximidades. Hoje, a unidade atende em torno de 1.146 famílias, abrangendo as localidades de Trapiche, Vargem Alta, Laranjal, Jaracatiá, Ponte de Ferro, Trevo de São José, Barra de São Domingos, entre outras. O PSF é a porta de entrada do sistema unificado de saúde com ações preventivas e ações básicas de saúde junto à comunidade.
Na reforma da unidade de saúde foram feitas obras necessárias como trocas da rede de esgoto e de águas pluviais, do piso, da pintura, compra de equipamentos, reformulação dos consultórios, da sala da enfermagem, dos banheiros, e ampliação de sua área construída.
Quanto às instalações, o posto hoje possui dois consultórios, salas de espera, de vacina, de curativo, ginecológica, banheiro para o público e uma sala para almoxarifado. Cada unidade de PSF funciona com uma equipe básica que dispõe de médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, fisioterapeuta, auxiliar de serviços gerais, e nove agentes comunitários de saúde, oferecendo serviços básicos de saúde como consultas médicas, coleta de preventivos, serviço de nebulização, vacinação, realização de exames, eletrocardiograma, visitação domiciliar, entre outros. “São José merece, merece toda atenção da prefeitura de Bom Jardim, a prefeitura tem feito tudo que, dentro do planejamento, do orçamento, do dinheiro que cabe ao nosso município, o máximo para servir o distrito de São José do Ribeirão. É muito difícil administrar, porque o município tem que ser administrado com honradez, compromisso e, principalmente, com transparência, e assim tem sido a administração municipal”, discursou o secretário de Governo e Turismo Déscio Luiz Frerie.
Com grande satisfação em ver a obra concluída, personagens da comunidade, como a moradora mais antiga do distrito, Dona Edith e um dos usuários de saúde mental, Antônio, além de agradecerem pelo feito, ressaltaram a importância do posto para a comunidade. “Em nome do povo de São José gostaria de agradecer ao secretário de saúde do nosso município, Dr. Marcos Célio, este grande homem, que fez esta excelente obra. Estou falando aqui em nome do meu povo, povo simples, trabalhador que precisa de saúde com qualidade. Tenho que agradecer também a todos os funcionários da prefeitura que colocaram a mão na massa, pegaram no pesado, em especial, como já disse, ao Dr. Marcos Célio e Sr. Luiz Carlos e todos os outros secretários que têm nos ajudado muito. É importante falar que os funcionários do posto de saúde de São José cumprem honestamente seu trabalho, vão de casa em casa, atendem as pessoas com educação e amabilidade, como todo funcionário tem que fazer, pois sem amor, não se constrói nada”, disse emocionada Dona Edith.
Além do momento de reflexão, onde o Sr. Elias lembrou aos presentes, que “esta casa tem o propósito de socorrer vidas, creio que vocês entendem como eu entendo, os profissionais de saúde nascem com o dom de servir e ajudar, trazer o alívio às pessoas, por isso temos que agradecer a esses profissionais o que fazem por nós”.
Ao final da cerimônia de entrega do PSF, o Secretário de Saúde concluiu: “Esses momentos são sempre de muita alegria, ao saber que mais essa etapa foi cumprida, e também por que ela foi feita com diversos parceiros, parceiros dignos, que nos orgulham de poder dividir com eles essa batalha. A equipe da secretaria sabe que isso não é demagogia, sabe que esse posto, esse resgate que estamos fazendo, pois por mais que trabalhemos, na verdade, ficaremos sempre devendo a comunidade de São José pela sua importância, por tudo que as pessoas que aqui moram, trabalham, fazem para merecer. Aqui dentro tem o esforço de cada um de nós e eu começo a minha peregrinação de agradecimentos, agradecendo a todos da saúde, e aos meus companheiros secretários, que, mais uma vez, sou extremamente grato. Tenho um orgulho profundo de poder pertencer a essa equipe, e de trabalhar ao lado de pessoas tão corretas, honestas, e dedicadas ao município. Houve empenho, opinião, dedicação e prazer de estar resgatando, de estar oferecendo a comunidade essa unidade totalmente reformada. Essa parceria, união, faz com que momentos como esses fiquem marcados em nosso coração”.
Libertados 11 trabalhadores em fazenda de Bom Jardim
Ministério Público do Trabalho
Operação conjunta do Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego e Polícia Federal possibilitou a libertação de 11 trabalhadores que se sentiam coagidos e intimidados pelos responsáveis da Fazenda Santa Adriana, em Bom Jardim. Os trabalhadores receberam as verbas rescisórias, danos morais individuais e as passagens de retorno à cidade de origem.
O Ministério Público do Trabalho em Nova Friburgo abriu investigação para apurar denúncias de coação e trabalho degradante na fazenda. Oriundos da Paraíba, os trabalhadores estavam em Boa Esperança, interior de Minas Gerais, quando foram arregimentados com a promessa de que receberiam salário conforme produtividade da colheita, além de alojamento e alimentação.
Segundo o procurador do Trabalho Dr. Fernando Pinaud Júnior, durante a inspeção, os empregados denunciaram que as promessas não condiziam com a realidade. Os trabalhadores tinham que pagar pela alimentação, dormiam em colchões finos no chão, dentro de um alojamento cujas condições eram impróprias, e não tinham equipamentos de segurança. “Além das falsas promessas, os trabalhadores declararam que se sentiam intimidados com a presença de vigilantes armados na fazenda, que faziam questão de demonstrar tal poder de coação”, disse o procurador, acrescentando que a polícia federal apreendeu réplica de arma de fogo utilizada pelo “gato” que, segundo indícios, era para intimidar os trabalhadores.
A denúncia revelou também que os trabalhadores tiveram as carteiras retidas, salários atrasados e assinatura de recibo de pagamento feita por outra pessoa. Segundo depoimentos colhidos durante a inspeção, a jornada era excessiva, das 6h às 18h. Eventualmente, a interrupção do horário ocorria por volta das 21h.
Segundo o procurador, há outros trabalhadores na colheita de café, mas apenas um grupo denunciou as condições de trabalho. “A fazenda será objeto de outras fiscalizações por parte do Ministério Público do Trabalho e auditores fiscais. Estou aguardando o relatório da fiscalização para propor a assinatura de termo de ajustamento de conduta a fim de coibir futuras irregularidades”, afirmou o procurador.
Mais uma homenagem ao Dr. Jorge Vieira de Barros
“Ao querido Jorge Barros:
Você veio, cumpriu sua missão e se foi, muito breve, de uma forma brutal, humanamente inaceitável para todos nós que tanto o amamos! E a partir desse momento, tudo se misturou: a dor, a tristeza, a saudade, o vazio, as lágrimas.
Um dos grandes mistérios da nossa vida, chama-se Destino. Ele é o porquê das coisas. É o recurso que buscamos de imediato para suportamos tão grande dor. Porém a esperança é uma obra divina. Ela nos traz a certeza de que um dia as lágrimas secarão e o imenso vazio que em nós ficou, muito em breve será preenchido pelas lembranças dos momentos felizes que juntos vivemos, e de forma inexplicável, sentiremos você bem junto de nós, como sempre ficamos, guiando nossos passos. Porque, apesar de ter partido cedo demais, Deus nos deixou juntos o bastante para que nunca deixássemos de nos amar!
Por mais que o tempo e a distância insistam em nos separar, sabemos que o amor verdadeiro nunca morrerá e, enquanto vivermos, perpetuaremos sua memória e haveremos de ser fiéis aos seus princípios.
Entre as milhares de suas virtudes, o que mais nos orgulha é saber que não lhe satisfazia o dom valioso que Deus lhe deu: A MEDICINA... Não lhe bastava ser médico! Tomava por obrigação: SALVAR VIDAS!
Sua autoconfiança, sua bondade, sua alegria com a vida, seu amor ao próximo, sua saúde física e mental eram sem dúvida seus remédios mais prescritos que levaram a uma cura quase que imediata.
Dessa forma, meu querido, seria de nossa parte uma grande injustiça cultivar tristeza em nossos corações!
A morte é uma inteligente invenção da vida, para possibilitar a realização de seu propósito básico: o de unir-se a Deus e conviver eternamente com Ele.
É morrendo que se ressuscita, que se vive mais e melhor!
Meu querido Jorge Barros:
Deus foi a maior testemunha do seu esforço diário em aliviar a dor do próximo, por isso Ele o levou de forma serena, preservando sua paz de espírito.
Hoje, com certeza, o Céu está mais sadio, mais feliz! Deus ganhou essa criatura tão especial!
E para nós: esposa, filhos, genro, nora: “Você é saudade que eu gosto de ter, só assim sinto você bem perto de mim, outra vez".
Bom Jardim, 20 de agosto de 2008
Lenise Iunes Rodrigues
Geysa aniversariou
Loja Musa Lusitana chegou
Bancários comemoram com grande estilo e sensacional festa, o seu dia
Na oportunidade, houve churrasco com muita comida e bebida, brincadeiras para as crianças, bingo e animação musical do conjunto “Toque Serrano”. De parabéns, pela organização e grande festa, está o Sindicato dos Bancários de Nova Friburgo e abaixo, alguns registros fotográficos e destacadas participações.