Estrada do Contorno de Nova Friburgo vai passar por Bom Jardim
No dia 22 de agosto passado, o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, esteve em Nova Friburgo, quando se reuniu com empresários da indústria cimenteira da região. Na oportunidade, Lopes apresentou o projeto da Estrada do Contorno, um antigo sonho dos friburguenses. Visando atrair parceiros que ajudem a viabilizar o projeto, Lopes mostrou estudos elaborados pela concessionária Rota 116, que prevê a construção do contorno em uma extensão de 34,5 quilômetros, com o objetivo de desviar o tráfego de veículos pesados do trecho da RJ-116, estrada que corta Nova Friburgo.
Julio Lopes explicou também que o grande fluxo de veículos pesados se deve à localização estratégica da cidade para o escoamento de produtos pela região serrana. De acordo com o secretário, além de trazer benefícios diretos para Nova Friburgo, como o desenvolvimento das indústrias locais, a “Estrada do Contorno” irá viabilizar o tráfego em direção ao Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro). “Esse projeto para a construção do contorno em Nova Friburgo é antigo e infelizmente estava abandonado. O que o governo do Estado quer é retirá-lo da inércia, porque o enxergamos como estratégico para o Rio e fundamental para Nova Friburgo. Um exemplo notório da localização estratégica do município e da região é o escoamento da fabricação de cimento situada no município de Cantagalo pela RJ-116”, disse Lopes.
Trecho da nova rodovia vai passar por São José do Ribeirão
Segundo os estudos da Rota 116, a Estrada do Contorno terá início na localidade de Mury, no acesso a Lumiar (RJ-142), cortando os entroncamentos de Fátima, RJ-144, São José do Ribeirão (RJ-146) e de Bom Jardim. O projeto está orçado em cerca de R$ 195 milhões, incluindo os serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação, as obras de arte especiais e de contenção e a sinalização. Durante a solenidade realizada no Colégio Anchieta, no Centro de Nova Friburgo, onde foi homenageado com a entrega do título de cidadão friburguense, Julio Lopes ressaltou o interesse do Estado em desenvolver a região serrana e explicou que o projeto para a construção de uma via férrea no lugar da Estrada do Contorno foi colocado de lado por ser mais oneroso e demorado.
“Se o transporte de cargas fosse realizado através de trem, haveria necessidade de baldeação. Atualmente, o Estado está solicitando a concessão do trecho Magé-Itaboraí para que a via férrea seja reativada. Para o projeto do contorno, o governo quer estudar a possibilidade de construí-lo com cimento ao invés de asfalto, já que o cimento é bem mais barato. Durante a reunião que tivemos hoje, a Associação Brasileira de Cimento Portland colocou três máquinas cimenteiras à disposição e mostrou desejo em desenvolver o projeto em parceria”, informou o secretário.
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