Por Cesar Carvalho
No último dia 5, aconteceu no CIEP 322, em São Miguel, um ciclo de palestras, ministrado pelo coordenador da 5ª célula da ONG UBEM – Bom Jardim, Vasco Balthazar. Na oportunidade, foi abordado o corte de árvores, os incêndios florestais criminosos, a exploração do solo amazônico – seja para a formação de pastagens para o gado ou pela agricultura, principalmente a de soja. Também foi abordada a importância da região para o ciclo das águas e sua influência nas regiões Sul e Sudeste – seja no abastecimento de água da bacia do Rio da Prata ou no regime das chuvas da região de São Paulo.
Em ambos os casos, as queimadas e o desmatamento contínuo têm ocasionado diminuição constante e gradativa do volume líquido necessário para manter o equilíbrio hídrico, não só nessas duas regiões, mas em outras partes do país. Em relação a isso, também foi feita a relação do desmatamento com o aquecimento global, já que a região corresponde com 70% da emissão de CO2 – o chamado gás carbônico – que o Brasil lança para a atmosfera, ajudando a aumentar o efeito estufa.
Participaram do evento os alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio, com palestras pela manhã e à noite. No final, foram distribuídas cartilhas ecológicas e sorteadas camisas da UBEM-BJ. Com mais este trabalho de conscientização, a ONG UBEM segue seu papel em prol da preservação do meio ambiente e, consequentemente, da vida no planeta Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário