quarta-feira, 30 de junho de 2010

CVT/Faetec está com inscrições abertas para diversos cursos profissionalizantes

O Centro Vocacional Tecnológico, (CVT), antiga FAETEC, informa que já estão abertas as inscrições para os seguintes cursos: Modelagem; Corte Enfesto e Industrial; Corte e Costura Industrial; Mecânica e Manutenção de Maquinas de Costura Industrial e Informática Básica e Profissional.
As inscrições vão até o próximo dia 15 de julho. Os interessados devem comparecer ao CVT, que fica na Rua Luiz Fernandes Carriello, n° 39, Jardim Ornellas, Bom Jardim. Mais informações pelo telefone (22) 2566-3475.

Tribuna do Leitor, onde você também pode dar os seus pitacos

Agradecimento pela OCAS-Banquete

“Prezado Jornalista Luiz Antonio Dias

Em nome da ORGANIZAÇÃO CULTURAL, AMBIENTAL E DE SAÚDE-OCAS venho parabenizar a cobertura do Seminário que a OCAS patrocinou, no dia 18.06.2010 em Banquete. Ao tempo em que quero agradecer, pela sempre e pronta disposição, desse conceituado jornal, em fazer a cobertura eficiente, dos eventos ocorridos no Município. Nosso reconhecimento também ao jornalista Cesar Carvalho pela matéria, como sempre, bem feita”.

Abraços do amigo Álvaro A. B. S. Gomes -OCAS.

Banquete – Bom Jardim/RJ (por e-mail)

Coluna do Magno

Chefe, obrigado por sua amizade!

(Tributo a Humberto Neves Filho - FOTO)

A. Magno

Foi por volta das 14 horas do dia 11 de junho que o celular tocou dentro de meu bolso. Pelo visor vi que se tratava do amigo Cadô Hoelz.

- Manda as ordens seu Cadô! - brinquei.

Cadô com a voz atropelada e a respiração ofegante, perguntou como estávamos indo. Respondi que dentro do possível estávamos bem.

Após minha resposta, ele deixou-me preocupado ao perguntar: - O Tuninho, hoje você já recebeu alguma ligação telefônica de Bom Jardim? Diante da entonação de voz e do "já recebeu", fiquei bastante tenso e não hesitei em indagar:

- O que é que está havendo por aí?

Cadô, emocionado noticiou o falecimento do querido amigo Humbertinho Neves - nosso "Chefe" - e concluiu a sua ligação assim:

- Hoje, nós perdemos um dos bom-jardinenses mais íntegros que conheci.

Diante destes fatídicos momentos ou nós nos dirigimos ao Criador para contestá-lo ou permanecemos em silêncio absoluto pelo tempo que nos for necessário para reunirmos forças para agradecer pela amizade ao amigo que nos deixa.

A noitinha e na manhã do dia seguinte através dos celulares, ouvi de amigos que tanto quanto eu o estimavam:

De Luís Estrela: "Pelo que percebi a Copa do Mundo acabou para os bom-jardinenses".

De Danilo Cariello: "Ele era como o pai. Perdemos um homem com "H" maiúsculo".

De Maurício Jasmim: "A nossa praça está mais triste".

Maurício se referiu a praça Cel. Monnerat, na qual durante estes dois últimos anos (2008 e 2009) um grupo de saudosistas cabeças brancas, espontaneamente nela se reunia a fim de ouvir e contar histórias. Desses saudosistas um deles era o Humbertinho, o qual sabia como ninguém colocar ternura e acolhida até nos mais simples atos de seu dia-a-dia.

Foi justamente na praça Cel. Monnerat, que numa noite de 2009 ao avistar o "Chefe" descendo a escadaria para vir em nossa direção, aproveitei e perguntei ao amigo Dr. Jano Strauss:

- Como você define o Humbertinho?

Jano sem mais delongas o definiu assim:

- Ele é um sujeito "puro".

Tão logo Jano concluiu a sua definição, Humbertinho já estava entre nós saudando um por um com apertos de mãos. Porém, enquanto éramos saudados pelo Chefe eu o observava e pensava: "É... É isso mesmo!... Um sujeito puro. Puro, porque ele reúne em si a moralidade, a integridade, a ética e a responsabilidade por tudo que cativa".

Mas... O Chefe se foi... Nos deixa um vazio imensurável, inestimável e etc. Nos deixa também algo que o violento mundo de hoje tanto necessita aprender, ou seja: "Como promover comunhão entre as pessoas". Valeu, Chefe!

terça-feira, 29 de junho de 2010

Evento para produtores rurais e familiares movimenta Barra Alegre

Numa iniciativa da Associação de Moradores, Produtores Rurais e Artesãos de Barra Alegre, em conjunto com o Sindicato Rural de Bom Jardim, Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), foi realizado no domingo passado, dia 27, das 11h às 16h, no Colégio Estadual Leopoldo Oscar Stutz (Celos), em Barra Alegre, um grande evento para produtores rurais e familiares, com o tema “A Importância do EPI na Agricultura”. O evento contou com palestras abordando o uso seguro de equipamentos de proteção individual (EPI) durante as aplicações de defensivos agrícolas nas lavouras. Também houve palestras sobre incêndios, primeiros socorros, descarte de embalagens de agrotóxicos, treinamento de uso adequado dos EPI e depoimentos.

Toda a comunidade presente participou da aplicação de testes de glicemia, fluoretação nas crianças, ginástica laboral, aferição de pressão arterial e corte de cabelo, além de muitas brincadeiras, com distribuição de pipoca e algodão doce, contando também com música ao vivo e sorteio de vários brindes. Tudo isso aberto a população e totalmente gratuito, graças ainda ao apoio da Associação de Diabéticos de Nova Friburgo (Adinf), Comercial Friburguense, Fiapo Extintores, Café Bonjardinense, Superpão, RV4 Distribuidora, Gigafarma, Dental Serrana, Purity e RL Filmagens e Montagens de DVDs.

Paróquia de Bom Jardim vai sortear um automóvel Gol em prol da construção do novo centro pastoral

Everton Bruno (JORNAL MAIS)

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com o intuito de construir o seu Centro Pastoral em Bom Jardim, está rifando um automóvel VW Gol 0 Km. O valor do bilhete é R$ 10,00 e o sorteio será no próximo dia 11 de julho, na festa de São Cristóvão. Para participar, o interessado deve adquirir os bilhetes na Secretária da Matriz, na Praça Coronel Monnerat, no horário de 8h às 11h30 e de 15h30 às 18h30, ou ainda nos postos de venda (Lua Vaga, Lojas Magjú e Autopeças Bom Jardim).

Cristiano Monteiro traz título de vice-campeão sul-americano de jiu-jítsu para Bom Jardim

Da Redação (JORNAL MAIS)

O lutador bom-jardinense de jiu-jítsu Cristiano Monteiro, atual campeão pan-americano e vice-campeão do mundial na categoria faixa-marrom, disputou no último final de semana, dias 19 e 20, em Jaguariúna (SP), o Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jítsu, obtendo o segundo lugar na categoria faixa-preta. Foi a primeira competição disputada por Cristiano, depois que ele ascendeu à graduação de faixa-preta, já conquistando o título de vice sul-americano na nova categoria. Segundo o lutador, que também é professor de jiu-jítsu e recreador, foi uma competição muito difícil, pois reuniu atletas de vários países da América do Sul.

Mesmo não tendo conquistado o almejado título de campeão, para ele, o resultado foi bastante satisfatório, conforme afirmou ao radialista Bruno Aguiar, durante entrevista concedida ao programa “Sala de Visitas”, na Rádio Alternativa FM, quando também aproveitou para agradecer aos apoiadores e patrocinadores que acreditam em seu trabalho como atleta e profissional de jiu-jítsu. Cristiano também falou sobre o projeto “Jiu-Jitsu Levado a Sério”, que desenvolve há três anos no CIEP 322, em São Miguel, e sobre a próxima competição, o Mundial de Jiu-jítsu, que acontece de 15 a 18 de julho, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, SP, para o qual Cristiano já está se preparando e pretende trazer para Bom Jardim mais uma medalha.

Na foto, Cristiano exibe a medalha de prata, obtida como o título de vice-campeão Sul-Americano de Jiu-jítsu na categoria faixa-preta.

Jéssica Barroso é a nova Garota Bom Jardim 2010

Ana Amelia Mendes (PMBJ)

Jéssica Barroso (foto), de 16 anos, 1,80m, 61quilos, conquistou o título de Garota Bom Jardim 2010 na noite da sexta-feira, 18 de junho, na sexta edição do concurso realizado na Praça João Almeida, no Centro, pela secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer. Jéssica mora na comunidade de Vargem Alta e curso o segundo ano do Ensino Médio. A bela recebeu a faixa da Garota BJ 2009, Lahys Thedin, e ganhou vários brindes do comércio local. Agora, o objetivo será a preparação para as exposições agropecuárias da região, como Cordeiro, Macuco, Santa Maria Madalena e Trajano de Moraes.

O título de 2ª Garota ficou para Mariza Emmerick e de 3ª Garota para Elisângela Souza. No total, foram oito candidatas na disputa pelo título de menina mais bela do município.O corpo de jurados, responsável pela escolha foi composto por: Nauro Grehs,secretário de Turismo de Nova Friburgo; João Lassarote, professor de Canto; Lahys Thedin, Garota BJ 2009; Alice Thomaz, Artista Plástica.

Antes do Concurso Garota BJ 2010, a organização do evento, Coordenadora de
Turismo Elzinha Monnerat e secretário de Turismo, Déscio Frerie, promoveu um
coquetel na Casa da Cultura a convidados, pais, autoridades, e jurados, onde
ali puderam dar início a avaliação das belas candidatas bom-jardinenses.
Em seguida, as meninas foram para o palco, onde deram um show de simpatia, beleza, espontaneidade, carisma e desenvoltura na passarela.

O concurso iniciou às 21h, com apresentação de Bruno Aguiar e show do cantor Iata Anderson. Além da Prefeitura de Bom Jardim, o evento contou com a participação de toda secretaria de Turismo, de Délio Russo, assessor de Cultura, Bia Corrêa, maquiadora e cabeleireira, Francisco Ladeira, assessor de Turismo, com os seguintes patrocinadores: Criart Gráfica, Superthal, Mercado Cardoso, Jornal Mais, Bamcel Materiais de Construção e Eletrodomésticos, J.L. Produções, João H. de S. Barroso e Farmácias Central e Regional e apoio da Villamon Malhas.

Prefeitura de Bom Jardim promove 1º WorkFanfa

Ana Amelia Mendes (PMBJ)

No último sábado, dia 19, a prefeitura municipal de Bom Jardim, através da secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer promoveu o 1º Workfanfa com o tema Técnica X Versatilidade nas Fanfarras, ministrado pelos professores Jouber Alves, Matheus Parmalat e Yvson Bruno e participação de Rafael Chiapini e do regente da Banda de Tambores do Colégio Estadual Canadá, Nova Friburgo, Shander Damasceno. O evento teve início às 9h, na Casa da Cultura.

A abertura do wokshop foi feita pelo professor Jouber que explicou aos alunos de fanfarras do Colégio Estadual Ramiro Braga, do Jardim Boa Esperança, do Colégio Santo Agostinho e do Colégio Estadual Canadá, a importância da técnica no aprendizado: “O objetivo hoje é trazer informações, conversar sobre o que acontece no mundo das fanfarras, e claro, falar de música!”, disse o professor.


Após a explanação sobre a história dos rudimentos, os professores pediram a participação de alunos e convidados.
Já na parte da tarde, houve apresentação das fanfarras de Bom Jardim, do Colégio Estadual Ramiro Braga, Jardim Boa Esperança, Colégio Santo Agostinho, CIEP 322, e participação especial da Banda de Tambores do Colégio Estadual Canadá.

Prefeitura de Bom Jardim antecipa e paga metade do 13º salário em Junho

Prefeito junto às secretarias municipais de Fazenda e de Planejamento e Gestão, antecipou e pagará a metade do 13º salário.

Ana Amelia Mendes (PMBJ)

Prefeitura antecipa e paga metade do 13º salário em Junho
A prefeitura municipal de Bom Jardim, através da iniciativa do prefeito Affonso Monnerat junto às secretarias municipais de Fazenda e de Planejamento e Gestão, antecipou e pagará a metade do 13º salário, referente ao ano de 2010, na terça-feira, dia 29, além de depositar no mesmo dia o pagamento referente ao mês de junho, a todos os funcionários públicos municipais.

De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão, Fabrício Hoelz, os descontos da previdência e do imposto de renda só virão na segunda parcela, que será paga em dezembro.
Esta medida reafirma o compromisso com a valorização do funcionalismo público, obedecendo ao calendário oficial de pagamento.

Bom Jardim tem novas técnicas em saúde bucal

A secretaria de Saúde em parceria com a Escola Técnica Izabel dos Santos formaram turma do Curso de Técnico em Saúde bucal.

Ana Amelia Mendes (PMBJ)

A secretaria de Saúde de Bom Jardim em parceria com a Escola Técnica Izabel dos Santos formaram a primeira turma do Curso de Técnico em Saúde Bucal. A entrega dos diplomas aos doze formandos, feita pelo secretário de Saúde Dr. Carlos Alberto Spitz, ocorreu no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no dia 27 de maio.

As novas técnicas, Viviane Daudt, Claudia, Aline, Maridéia, Alessandra, Tânia, Tatiane de Sá, Eliana Rosa, Tatiely, Mônica Mafort, Deisiane, Vildilene realizarão atividades necessárias à prestação de cuidados no âmbito da promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal.

Bom Jardim discute nota fiscal eletrônica

Palestra sobre Nota Fiscal Eletrônica e Emissor de Cupom Fiscal é promovida a empresários, contadores, profissionais e estudantes.

Ana Amelia Mendes (PMBJ)

A prefeitura de Bom Jardim, em parceria com o Sebrae e a Associação Comercial de Bom Jardim, promoveram uma palestra sobre Nota Fiscal Eletrônica e Emissor de Cupom Fiscal a empresários, contadores, profissionais e estudantes. O evento aconteceu no dia 16 de junho, às 19h, no salão social do Bom Jardim Maravilha Clube.

Os assuntos abordados pela consultora do Sebrae, Helenita Lima, foram: O que é nota fiscal eletrônica; O que é emissor de cupom fiscal; Público-alvo; Vantagens; Benefícios; Escrituração contábil; Escrituração fiscal; Implantação na empresa; e Prazos para implantação.

A palestra contou com cerca de 100 pessoas e teve duração de três horas.

Bom Jardim discute nota fiscal eletrônica

Palestra sobre Nota Fiscal Eletrônica e Emissor de Cupom Fiscal é promovida a empresários, contadores, profissionais e estudantes.

Ana Amelia Mendes (PMBJ)

A prefeitura de Bom Jardim, em parceria com o Sebrae e a Associação Comercial de Bom Jardim, promoveram uma palestra sobre Nota Fiscal Eletrônica e Emissor de Cupom Fiscal a empresários, contadores, profissionais e estudantes. O evento aconteceu no dia 16 de junho, às 19h, no salão social do Bom Jardim Maravilha Clube.

Os assuntos abordados pela consultora do Sebrae, Helenita Lima, foram: O que é nota fiscal eletrônica; O que é emissor de cupom fiscal; Público-alvo; Vantagens; Benefícios; Escrituração contábil; Escrituração fiscal; Implantação na empresa; e Prazos para implantação.

A palestra contou com cerca de 100 pessoas e teve duração de três horas.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

BASTIDORES DA CÂMARA DIA 10 DE JUNHO

Atuação da Ampla no município desagrada vereadores

A atuação da empresa Ampla, concessionária de energia elétrica no município e região, está desagradando e gerando protestos de alguns vereadores. Segundo os edis, os recentes pedidos e indicações de colocação e extensão de rede baixa e de iluminação pública encaminhados através do Poder Executivo têm esbarrado na morosidade e até na falta de interesse da empresa em atendê-los. Em contato com o secretário municipal de Obras Thiago Muniz, a vereadora Simone Capozi foi informada que a Ampla cobra “uma fortuna” para instalar uma rede baixa. De acordo com o secretário, o valor da contrapartida cobrada da prefeitura torna inviável a execução do serviço. Simone disse ainda que conversou com o colega Zé Nilton, que é advogado, sobre a Lei de Uso do Solo. “A Ampla usa o nosso solo sem pagar nada e cobra caro pelo serviço”, indignou-se a vereadora, que pediu a colocação de iluminação pública na Rua Clarinda Lopes de Almeida, no Jardim São Miguel.

O vereador Nilton Benvenuti também está indignado com a concessionária. Ele espera que a Ampla atenda seu pedido de colocação de iluminação pública, com seis braços de luz, na estrada do Campo Velho, indo até o Bairro de Fátima, em São José do Ribeirão. Caso não seja atendido, o edil entende que a Câmara deve formalizar um protesto oficial contra a empresa. “A população paga a taxa de iluminação pública, mas não pode desfrutar do direito que tem ao serviço. A Ampla precisa tomar vergonha na cara e atender melhor a população”, protestou. A indignação de Nilton e Simone contra a Ampla teve ainda o apoio do vereador Ademyr Faria.

Gripe H1N1: Mais de 40% da população ficaram sem vacinar

Por desinteresse, falta de informação ou simplesmente medo da vacina, mais de 40% dos moradores de Bom Jardim não compareceram aos postos de saúde do município para receber a dose da vacina contra a Gripe H1N1 ou gripe suína, disponibilizada pelo Ministério da Saúde para quase toda a população brasileira, separada por faixas etárias e grupos de risco. Foi o que constatou o vereador Zé Nilton, que usou a tribuna da Câmara para comunicar o fato. Segundo ele, o motivo para o grande número de pessoas não ter procurado a vacina seria talvez uma campanha disseminada através de e-mails na internet, contra a vacinação, que pode ter gerado dúvidas em alguns cidadãos. “Mas, se porventura, algumas dessas pessoas vierem a contrair a doença, certamente irão culpar os políticos e o governo por isso”, enfatizou.

Chevrand lamenta mais uma perda para Bom Jardim

Depois de citar a presença no plenário do ex-vereador José de Jesus Pacheco, do diretor da Santa Casa, Eder Carpi e do radialista Vinício Erthal, Luiz Chevrand lamentou com tristeza o falecimento da senhora Léia Erthal, filha de Sebastião Erthal, um dos fundadores da Casa Erthal, atual Superthal Supermercados. Chevrand disse que perdia uma grande amiga e vizinha por mais de 60 anos, que vai deixar muitas saudades. O vereador citou ainda o falecimento de seu amigo Afonso, bom-jardinense, mas morador de Conquista, no distrito friburguense de Campo do Coelho, onde era muito querido. A pedido da família, seu corpo foi sepultado no cemitério de Bom Jardim.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Eleição da Garota BJ-2010 esquentará noite bom-jardinense nesta sexta-feira

A prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria de Turismo, realiza nesta sexta-feira, dia 18 de junho, mais uma edição do “Concurso Garota Bom Jardim”, quando será escolhida a representante do município em concursos e feiras agropecuárias de toda região nesta temporada de 2010. O evento será realizado na Praça João Almeida, a partir das 20 horas e desta forma, estará sendo eleita a sucessora de Lahys Thedin, a GBJ-2009.

As candidatas inscritas com seus respectivos patrocinadores, são: Adriana de Souza Caldeira – (JOÃO H. de S. BARROSO), Charlane Geraldo (J.L. PRODUÇÕES), Elaine Marques da Silva (SUPERTHAL), Elisângela Rosa Souza (CRIART GRÁFICA), Jéssica Tardem Barroso (MERCADO CARDOSO ), Luana Fausto da Fonseca (FARMÁCIAS REGIONAL E CENTRAL), Maria Joana Moura Frazão (BAMCEL – BARRA ALEGRE MATS. CONSTR. E ELETROD.) e Mariza Ornellas Emmerick (JORNAL MAIS BJ+NF), as quais descritas nesta ordem alfabética aparecem nas fotos.

Vamos comparecer e prestigiar este desfile da beleza bom-jardinense, que contará também com uma especial apresentação do excelente cantor friburguense Iata Anderson.

Na foto acima, a jovem e charmosa Mariza Ornellas Emmerick, representante aqui do Jornal Mais. Sucesso pra você, Mariza!

Ecomoto movimenta Bom Jardim e região

A Ong UBEM União Brasileira de Ecologistas Motociclistas, núcleo de Bom Jardim, através do seu Coordenador local Vasco Balthazar está convidando toda população de nosso município e região, para o “5º ECOMOTO – Bom Jardim/RJ”, que acontecerá nos próximos dias 26 e 27 em nosso município. Entre as diversas atrações, acontecerão shows de rock com duas bandas no sábado (26) e duas no domingo (27), isso além do funcionamento de camping coberto com água quente para os visitantes, café da manhã e churrasco de confraternização. Como nas outras edições anteriores, todos serão com certeza recebidos com bastante carinho e atenção. Quem desejar maiores informações para participar ou saber mais da programação, pode manter contatos com o próprio Vasco pelo cel. (22) 9986-9314 ou com José Américo, cel.(22) 9947-2512.

Seminário de alto nível sobre o primeiro emprego é promovido em Banquete

Cesar Carvalho (JORNAL MAIS)

Na tarde do último dia 12, sábado passado, realizou-se no auditório do Colégio Estadual Dr. Péricles Correa da Rocha, no centro de Banquete, o seminário “A CONQUISTA DO PRIMEIRO EMPREGO: OS DESAFIOS E AS OPORTUNIDADES”, que teve como palestrantes Nilson Viana Cesário, diretor do Complexo Petroquímico de Itaboraí (Comperj); Dr. Ednei de Oliveira (foto), presidente do Conselho Internacional Público-Privado de Desenvolvimento Econômico social de Portos, Aeroportos e Infraestrutura (CONDEPORTS); Jorge Alberto, educador e diretor do Programa Jovem Aprendiz da Petrobras e a diretora da FAETEC/CVT em Bom Jardim, profª Virgínia Freire de Almeida, que na oportunidade representou o prefeito Affonso Monnerat. O evento foi promovido pela ONG OCAS (Organização Cultural, Ambiental e de Saúde), como parte da sua comemoração pelos oito anos de existência, como ONG, e seu primeiro ano no ar, com seu Serviço de Radiodifusão Comunitária – Rádio Serrana FM 87,7, devidamente legalizada.

Antes do início do seminário, os palestrantes concederam entrevista à Rádio Serrana, quando falaram sobre o projeto e convidaram a população de Banquete e adjacências para prestigiar o evento. Coube ao Dr. Álvaro Senna Gomes, diretor da ONG OCAS, proceder a abertura do seminário, convidando o palestrante Ednei de Oliveira para a primeira palestra do dia, transmitida ao vivo pela Rádio Alternativa FM, para o centro de Bom Jardim. Dr. Ednei abordou a necessidade de criar um mundo melhor para as próximas gerações, com mais oportunidades de negócio e emprego. “Temos que pensar na infraestrutura, na logística, pois só assim seremos um país de primeiro mundo”, enfatizou. Sua afirmação tem como base o fato de o Brasil não saber explorar melhor todo o seu potencial, por falta de investimento em infraestrutura e uma organização logística mais eficiente.

Como criador do “melhor projeto humanitário do Brasil para o mundo”, Dr. Ednei foi o primeiro brasileiro a receber o prêmio “Sergio Vieira de Mello”, criado pela ONU em homenagem ao diplomata, pacifista e negociador brasileiro, que morreu num atentado terrorista no Iraque. Seu projeto tem como objetivo o aproveitamento de mão-de-obra ociosa em terras improdutivas, mediante parcerias entre as partes interessadas – lavradores e proprietários de terras, sem interferência do poder público, gerando um desenvolvimento autossustentável, lucrativo e benéfico para ambas as partes. De acordo com ele, as pessoas não querem esmolas, mas oportunidades de trabalho e é isso o que o seu projeto está propondo. Inicialmente, o projeto está sendo implantado em Angola, na África, mas está aberto aos interessados no Brasil, inclusive em Bom Jardim.

Falando em seguida, Nilson Cesário, diretor do Complexo Petroquímico de Itaboraí (Comperj) e ex-presidente do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro, abordou a grandeza da Petrobras e sua importância para o desenvolvimento do Brasil, com a descoberta das jazidas de petróleo do pré-sal, garantindo ao país total autossuficiência energética. Depois de garantir que o presidente Lula irá vetar o novo formato de redistribuição de royalties do petróleo recém-aprovado pelo Congresso Nacional, Cesário disse que a exploração da camada pré-sal permitirá ao Brasil exportar produtos derivados da refinação do petróleo, ao invés do óleo cru. Falou também da criação do novo “Marco Regulatório de Exploração e Produção de Petróleo e Gás”, proposto pelo governo federal, através da mudança do “sistema de concessão” às empresas exploradoras, em que o Brasil fica com apenas uma pequena parte do petróleo explorado, para o novo “sistema de partilha”, adotado pela maioria dos países produtores, no qual o Brasil é dono de todo o mineral fóssil.

Disse ainda que o Rio de Janeiro se tornou o estado mais importante do país a médio e longo prazo e que todas regiões e municípios serão direta ou indiretamente afetados pela exploração da bacia petrolífera da costa fluminense e pela expansão de negócios gerados por produtos e serviços que gravitam em torno do petróleo. Garantiu que Bom Jardim, por exemplo, deverá receber novas indústrias do setor de derivados do petróleo, como a injeção plástica, que já trouxe para o município, grandes empresas como a CBS Elos, Plastseven e Plastserrana.

Indagado se o Brasil estaria preparado para enfrentar um vazamento de óleo como o ocorrido no Golfo do México, que há quase dois meses contamina o mar e costa americana, Cesário garantiu que a Petrobras já detém a tecnologia para evitar e resolver este tipo de situação e só não se ofereceu para ajudar os Estados Unidos, porque os americanos, por orgulho ou em represália por o Brasil ter apoiado o Irã na questão da energia atômica, se recusa a pedir a ajuda brasileira. Finalizando, disse que os governos municipais devem incluir em sua Lei Orgânica, um novo capítulo para tratar dos recursos gerados pelas novas fontes energéticas, como petróleo, gás, energia e água. Disse ainda que as entidades devem se reunir num conselho comunitário, a fim de encaminhar propostas públicas estruturantes para a Petrosal, nova empresa a ser criada para gerir os recursos do pré-sal e que irá manter um fundo social para auxiliar o desenvolvimento dos municípios e populações afetados pela exploração do petróleo.

BASTIDORES DA CÂMARA DIA 14 DE JUNHO

Vereadores assinam ‘Moção de Pesar’ pelo falecimento de Humberto Neves

Na sessão do último dia 14, por indicação do vereador e presidente do Legislativo Joelson Veiga, a Câmara Municipal de Bom Jardim concedeu “Moção de Pesar”, pelo falecimento do ilustre bom-jardinense Humberto Neves Filho, o Humbertinho, ocorrido na sexta-feira anterior, dia 11. O edil Zé Nilton, durante o Pequeno Expediente, ocupou a tribuna para ressaltar a figura de Humbertinho, dizendo que foi uma perda muito grande para o município, como tantos outros grandes bom-jardinenses que se foram recentemente. “Estamos passando uma época em que vemos grandes nomes de nossa cidade sendo levados”, disse Zé Nilton, destacando ainda ser muito difícil alguém definir Humbertinho, um verdadeiro ícone da sociedade, um homem respeitado e íntegro.

Traçando o perfil histórico do cidadão Humberto Neves Filho, o vereador destacou os 40 anos ininterruptos de serviços prestados à Emater, o cargo de vice na gestão do ex-prefeito Paulo Barros e por último, como secretário de Planejamento do prefeito Affonso Monnerat. Além disso, Humbertinho era grande benemérito da Santa Casa de Bom Jardim, tendo ainda colaborado para a manutenção do Bom Jardim Esporte Clube e a Sociedade Musical Recreio Bonjardinense. Zé Nilton disse também que Humbertinho, se Deus lhe permitisse mais alguns anos de vida, faria ainda muito mais. “Como seu pai, o saudoso Humberto Gonçalves Neves, Humbertinho dedicou sua vida inteira trabalhando pela cidade”, finalizou.

Chevrand ressalta as perdas de dois queridos Humbertos

Já o vereador Luiz Chevrand, ao ocupar a tribuna, também enalteceu a figura de Humberto Neves, para ele um grande amigo e um grande homem, que a cidade dificilmente vai esquecer. Lembrou ainda o recente falecimento de outro Humberto, o seu amigo Humberto Simões, morador de Ponte Berçot, onde ajudou construir a capelinha local e que para ele também foi uma perda muito grande. Chevrand pediu aos presentes um minuto de silêncio em homenagem às duas ilustres figuras que, segundo ele, vão deixar saudades. Finalizando a sessão, o presidente Joelson Veiga solicitou aos demais colegas que assinassem com ele a “Moção de Pesar”, a ser encaminhada pela Câmara à família enlutada.

Abaixo o teor da moção lamentando o falecimento do Humbertinho:

MOÇÃO DE PESAR

MOÇÃO Nº 133/ 2010

Autor: Joelson Guedes Veiga.

Assunto: Pesar pelo falecimento do Senhor HUMBERTO NEVES FILHO.

Senhor Presidente,

Senhores vereadores,

Faleceu no dia 11 de junho do corrente ano,nesta cidade ,o Senhor HUMBERTO NEVES FILHO deixando esposa, filhos,netos.

Era pessoa bastante conhecida e respeitada por sua conduta irrepreensível e sua dedicação à família ao trabalho .

Foi Vice-prefeito de 1993 a 1996 (sendo prefeito por 15 dias), colaborador do Bom Jardim Esporte Clube, foi Presidente da banda de música Sociedade Musical Recreio Bonjardinense,Vice Provedor da Santa Casa e grande colaborador das mudanças físicas ocorridas na mesma, além disso funcionário da Emater.

Sua ausência deixa desolados seus familiares ,amigos, e conhecidos,e esta Câmara não poderia deixar de se associar ao seu pesar,rogando à Deus que traga conforto aos corações enlutados com a perda do ente querido.

Ante o exposto e atendidas as formalidades regimentais REQUEIRO que fique constando da ata desta sessão Ordinária, MOÇÃO DE PESAR pelo falecimento do senhor HUMBERTO NEVES FILHO,enviando-se cópia da presente aos familiares,a quem expresso as minhas sinceras condolências

É a Moção

Sala Roberto Silveira, 14 de junho de 2010

Joelson Guedes Veiga

VEREADOR

Bom Jardim participa do XI Encontro Nacional de Aleitamento Materno em Santos (SP)

Representando a Santa Casa de Bom Jardim, acaba de retornar de Santos- SP, a Pediatra Drª Élida Moreira que naquela cidade paulista tomou parte com destaque no “XI ENCONTRO NACIONAL DE ALEITAMENTO MATERNO (ENAM” e “I ENCONTRO NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR SAUDÁVEL (ENACS)” .

Falando à reportagem do JORNAL MAIS assim que retornou, a médica pediatra Drª Élida disse que este evento que acontece a cada dois anos, tem por finalidade a troca de informações e experiências entre profissionais de saúde, pesquisadores, gestores públicos e representantes de diversos grupos de apoio à amamentação. O tema central deste ENAM/ENACS foi o “Fortalecendo as redes de promoção, proteção e apoio do aleitamento materno e da alimentação complementar”, e dele, participaram cerca de 1.500 profissionais de diversas áreas e de todo o Brasil como interessados no fortalecimento das políticas em prol da amamentação, da alimentação complementar saudável e da humanização da assistência às mulheres e crianças.

A Drª Elsa Giugliani, responsável pela Área de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde participou ativamente nos três dias do encontro, o que mostra o interesse do governo federal através do MS no assunto. Segundo ainda a Drª Élida Moreira, sua participação nesse evento de nível nacional é de grande importância para o seu trabalho na Santa Casa de Bom Jardim que se encontra em fase de implantação da INICIATIVA HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA, visou também o fortalecimento de práticas favorecedoras da amamentação em nosso município.

Aproveitando o expressivo número de profissionais presentes neste evento, informa ainda a Drª Élida, foi realizado paralelamente um encontro de “Consultores em Lactação”, que é uma especialidade ainda pouco conhecida no Brasil, onde existem atualmente apenas 62 profissionais habilitados com esse título adquirido através de uma prova de nível internacional, sendo que para grande honra de Bom Jardim e região, a própria Drª Élida Moreira vem a ser uma das detentoras desse título, o que lhe permite com muita competência e dedicação aplicar seus conhecimentos e experiência m nosso município, na Santa Casa e em sua clinica particular.

Energisa é destaque no Prêmio Abrasca de Criação de Valor

A Energisa S/A acaba de ser eleita destaque do setor de energia elétrica no Prêmio Abrasca de Criação de Valor – 2010. Concedido pelo Anuário Estatístico das Companhias Abertas (editado pela Associação Brasileira das Companhias Abertas - Abrasca), em parceria com GRC Visão, o prêmio está em sua terceira edição e indica, além da companhia vencedora, aquelas que se destacaram em cada segmento de atuação. Em 2010, ao todo 215 empresas foram analisadas.

Com base na consistência de três anos de criação de valor, medida por lucro, dividendos, preço das ações, entre outros fatores, a Energisa foi eleita a melhor entre as companhias do setor de energia elétrica participantes. O levantamento realizado pela premiação aponta que a Energisa gerou 34% de valor aos acionistas durante o período. "A Energisa recebe o resultado com grande satisfação. O reconhecimento deste prêmio é muito importante, pois sempre buscamos entregar rentabilidade aos acionistas", afirma Maurício Perez Botelho, vice-presidente financeiro e de Relações com Investidores da companhia.

A cerimônia oficial de entrega do Prêmio Abrasca de Criação de Valor está marcada para o dia 12 de agosto, na cidade de São Paulo. A premiação conta com o apoio das 14 entidades vinculadas ao mercado de capitais e tem seu resultado auditado pela KPMG.

Exemplo de superação, advogado criminalistaperuano profere palestra no Moreira Franco

A secretaria municipal de Educação proporcionou aos alunos da escola municipal Governador Moreira Franco um momento importante de reflexão sobre os direitos humanos, através de palestra proferida pelo advogado criminalista peruano, Dr. Mauro Figueroa. Por ser deficiente físico, encontrou dificuldades, foi perseguido, no entanto, com muita força de vontade e coragem tornou-se um vencedor e um exemplo de superação. Sua história comoveu a todos que assistiram a sua palestra a exemplo do que tem acontecido em todas as cidades por onde ele passa.

“Nasci em maio de 1940, em Machu Picchu, Peru. Cheguei ao mundo com 20 centímetros e com 900 gramas. Não conheci as minhas mãos. Não conheci meus pés. Passaram-se 67 anos e quem sou agora? Será que sou um parasita? Será que sou um mendigo, um inútil ou um mercenário? Hoje sou um doutor, advogado criminalista. Sou professor da Universidade de Lima, sou escritor literário e defensor dos direitos humanos”, disse o Dr. Mauro, emocionando a todos, professores, alunos que assistiram atentos a sua fala.

No ano de 1998, o Dr. Mauro Figueroa esteve em Bom Jardim, também na Escola Moreira Franco encantando e emocionando também os presentes naquela oportunidade.

Exposição que conta a história da imigração suíça no Brasil pode ser vista em Friburgo

Cesar Carvalho (JORNAL MAIS)

Está aberta à visitação no Centro de Arte de Nova Friburgo, a exposição “Suíços no Brasil”, que conta a história da imigração suíça para o Brasil, iniciada em 16 de maio 1818, com a assinatura do decreto do Rei Dom João VI, permitindo a vinda dos imigrantes não-portugueses para o país. A mostra itinerante, que destaca personagens e eventos marcantes da imigração, é um projeto da Embaixada Suíça no Brasil e do Consulado Geral da Suíça em São Paulo, com parceria local da Casa Suíça/Instituto Fribourg-Nova Friburgo. Ficará no Centro de Arte até o próximo dia 14 de julho, podendo ser visitada das terça a sexta-feira, das 10h às 21h, aos sábados, das 12 às 21h e aos domingos, das 14h às 21h, com entrada franca.

O evento faz parte da programação especial comemorativa aos 192 anos da fundação do município, iniciada no mês de maio e tem como principal objetivo reforçar os laços friburguenses e regionais com a Confederação Helvética, uma vez que a região mantém, por mais de três décadas, um intercâmbio com o Canton de Fribourg, de onde veio a maioria de seus colonizadores em 1919. Também trouxe novamente à cidade o historiador suíço Martin Nicoulin, autor do livro “La Genèse de Nova Friburgo”, que participou de uma mesa-redonda e recebeu ainda a Comenda Barão de Nova Friburgo, em sessão solene da Câmara Municipal.

As 21 personagens da exposição itinerante foram acrescentadas três personalidades com grande influência local, como os suíços Marianne Salusse-Joset, fundadora com o seu marido Guillaume, do então aristocrático Hotel Salusse; René Irenée Pegaitaz, que junto com saudoso serralheiro Francisco Faria, criou a Stam Metalúrgica, hoje uma das mais importantes do país no ramo de fechaduras e o padre Jacob Joye, que desembarcou no Brasil a bordo do navio Urânia, junto com a primeira leva de imigrantes suíços, sendo o primeiro pároco da nova colônia. O padre Joye participou ativamente da vida política e deve-se a ele a fundação da primeira loja maçônica de Nova Friburgo, a atual Indústria e Caridade. Muito polêmico, o pároco entre conflitos e acertos, a partir de 1841 acabou se refugiando em sua fazenda no distrito bom-jardinense de São José do Ribeirão, onde tem encontram sepultados seus restos mortais.

Humbertinho Neves morre aos 70 anos

Nascido em 22 de maio de 1940, data destacada também por ser o dia consagrado a Santa Rita de Cássia, o bom-jardinense Humberto Neves (foto), não bastasse ser filho de um outro grandioso cidadão da história de nosso município que inclusive leva seu próprio nome, se tornou ao longo de sua existência terrena, um homem dos mais dignos, íntegros, respeitados e por todos admirado, graças a sua sensibilidade de tratar todos indistintamente, com correção, simpatia e honestidade plena em todos os seus comportamentos e procedimentos no dia-a-dia. Enfim, até eventualmente alguns críticos que gostam de botar defeito em tudo e em todos, não teve, não teria ou jamais terá nada a dizer que possa macular ou contestar a postura do grande Humbertinho Neves.

Casado com Catharina das Graças de Almeida Neves, com quem teve dois filhos Humberto e Gustavo, os quais lhes deram os netos Victória e Bruno, Humberto Neves Filho veio a falecer no último dia 11, vítima de infarto. Segundo informações apuradas por nossa reportagem, consta, que a neta Victória ao chegar na sala e se deparar com o corpo do avô já caído no sofá, acabou atraindo de pronto a presença do prefeito Affonso Monnerat, vizinho e seu grande amigo, que de imediato correu até o local, mas nada pôde fazer.

Humbertinho Neves, que foi um dos fundadores do BJ Maravilha Clube, diretor do Bom Jardim E.C, da banda Recreio Bonjardinense, da Santa Casa de Bom Jardim, era formado engenheira agrônoma, profissão essa que por muitos anos lhe permitiu servir com muita competência à Emater. No mandato prefeito Paulo Barros, ocupou com brilhantismo a função de vice-prefeito, chegando inclusive por cerca de 15 anos em 1995 a se tornar prefeito interino, assim como no primeiro mandato do prefeito Affonso Monnerat ocupou também o cargo de Secretário Municipal de Projetos Especiais.

Humberto Neves Filho teve seu corpo velado na tarde/noite do dia 11 no plenário da Câmara Municipal, de onde no sábado pela manhã com grande acompanhamento, saiu para ser sepultado no cemitério local. Católico praticante, era presença garantida também nas missas de todos os inícios de noite na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

INFORME DA PREFEITURA DE BOM JARDIM (RJ)

Por Ana Amelia Mendes (PMBJ)

Prefeito acompanha realizações no município

O Prefeito Affonso Monnerat, em companhia do Vice-Prefeito Dr. Paulo Barros e do secretário de Obras Thiago Muniz, esteve no dia de passado, visitando e acompanhando alguns serviços realizados no município. A visita nos distritos de São José do Ribeirão e Barra Alegre teve como objetivo vistoriar o andamento das obras e também a análise de determinados locais que precisam de reparos.

Em São José do Ribeirão, as autoridades vistoriaram estradas da localidade de Venda Azul, onde a secretaria de Obras e Infraestrutura faz reparos e melhora trechos prejudicados pela umidade.

em Barra Alegre, na comunidade de Córrego de Santo Antônio, viram o asfaltamento do trecho que vai do Posto de Saúde ao campo de futebol, assim como a quadra de esportes e o trecho da BJ- 08 que cedeu devido à forte chuva.

Conquista da pá carregadeira para teve apoio também do Senador Paulo Duque

Na edição passada, na matéria intitulada “Governo de Bom Jardim presta contas à população”, foram destacadas as mais recentes conquistas para a municipalidade bom-jardinense, com as chegadas de um ônibus escolar e uma pá carregadeira, esta máquina especialmente, conseguida como fruto da emenda parlamentar nº 25710011 de 2009 apresentada pelo Senador Paulo Duque e não exatamente pelo deputado Federal Lopes como mencionamos, que costumeiramente apóia e ajuda Bom Jardim em tudo ao longos destes últimos seis anos.

ProJovem completa dois anos

No dia 8 de junho, o Projovem Adolescente de Bom Jardim completou o segundo ano de atividades no município. Com isso, professores e alunos festejaram a data e o sucesso do programa. A comemoração foi na sede do Programa de Atendimento Integral à Família, às 16h.

O Projovem Adolescente é um programa do Governo Federal de inclusão de jovens de 15 a 17 anos, que tem por objetivo promover saúde, bem-estar, ocupação do tempo ocioso, através de atividades como oficinas de esporte, lazer, cultura, entre outros. Durante todo período, o programa abordou questões de cidadania, trabalho, comunicação, tecnologia, cidade, entre outros.

Idosos participam de palestra sobre a economia de energia

Com objetivo de sensibilizar e conscientizar sobre o desperdício de energia elétrica, o sistema Furnas Eletrobrás promoveu uma palestra para cerca de 100 idosos do Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF). A palestra, que faz parte do projeto Energia da Sabedoria, aconteceu na sede do programa, no dia 10 de junho, às 14h.

A palestra foi aberta pela secretária de Promoção e Assistência Social, Regina Bérgamo, que chamou atenção para a importância do assunto. “Temos que contribuir para a preservação de nosso meio ambiente, conviver de forma responsável com nosso planeta, assim, seremos mais felizes, pois viveremos melhor”, destacou a secretária.

Segundo os palestrantes, Márcia e Marcelo, o projeto é voltado para pessoas de terceira idade, destacando que essa parcela da população não teve a oportunidade de trabalhar conteúdos na escola, como questões ambientais relacionadas ao tema.

Criação de animais no perímetro urbano é proibida

O Conselho Municipal da Cidade informa aos bom-jardinenses que é proibida a criação, alojamento e manutenção de animais como porcos e cavalos no perímetro urbano, de acordo com o Plano Diretor Municipal. O Conselho Municipal da Cidade pede a ajuda e compreensão da população para que a determinação seja cumprida.

Recadastramento em Bom Jardim está prorrogado

A secretaria municipal de fazenda informa que a partir de maio, os fiscais de tributos da Prefeitura de Bom Jardim, designados através de portaria, estão dando continuidade com o serviço de recadastramento das atividades econômicas no município, atendendo as determinações do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.

A secretaria de Fazenda solicita aos empresários e aos prestadores de serviços, compreensão de forma a facilitar o desempenho da fiscalização.

Indústrias de plásticos continuam oferecendo vagas

A fábrica de embalagens plásticas PlastSeven está aceitando currículos para preenchimento de cinco vagas na área de produção pelo período da manhã. A idade mínima exigida é 18 anos e a escolaridade é o ensino fundamental completo. A empresa solicita aos candidatos que compareçam à Fábrica munidos de documentação completa.

Já a fábrica CBS Elos está precisando de 12 novos funcionários para empilhador sem experiência, auxiliar de produção e gestor de estoque. Todas as vagas são para o sexo masculino, ensino fundamental completo, e maiores de 18 anos. A empresa pede aos candidatos que compareçam à sede munidos de Identidade, CPF e comprovante de residência.

1º Duatlhon movimentará Bom Jardim neste dia 20

No próximo domingo, dia 20 estará acontecendo a partir das 11 horas começando na Praça Cel. Monnerat (Praça da Matriz), centro da cidade, o “I Duatlhon Bom Jardim”, aplaudida iniciativa conjunta da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo com a Academia Top Training.

Agradecemos ao Coordenador Municipal de Esportes profº Felipe Tinoco pelo convite encaminhado à nossa redação para este evento esportivo imperdível e para o qual também toda a comunidade bom-jardinense está convidada a participar.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Ong Ocas promove seminário sobre a conquista do primeiro emprego

Neste sábado, 12, a partir das 14 horas, o Colégio Estadual Dr. Péricles Correa da Rocha, em Banquete, será palco de um seminário sobre os desafios e oportunidades ao conquistar o primeiro emprego. O evento é promovido pela Organização Cultural, Ambiental e de Saúde (OCAS), como parte da sua comemoração pelos 8 anos de existência, como ONG, e um ano no ar do Serviço de Radiodifusão Comunitária RÁDIO SERRANA FM87,7, devidamente legalizada.
O seminário, intitulado “A conquista do primeiro emprego: os desafios e as oportunidades”, terá como palestrantes o diretor do Complexo Petroquímico de Itaboraí, Nilson Viana Cesário; o presidente da CONDEPORTS (Conselho Internacional Público-Privado de Desenvolvimento Econômico Social de Portos, Aeroportos e Infraestrutura), Dr. Ednei de Oliveira; e a diretora do CVT de Bom Jardim, profª. Virgínia Lúcia Freire de Almeida. O C.E. Dr. Péricles Correa da Rocha fica localizado na Rua Alcides Lima Diniz, 36, em Banquete. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 9914-6914.

Novas laranjas gigantes aparecem em Bom Jardim

Bom Jardim volta a produzir prodígios da natureza. Depois da laranja gigante, colhida pelo produtor rural e paisagista Cloy Dias Dutra, em seu sítio localizado em São José do Ribeirão, feito que inclusive, figurou no famoso Guinness Book, o livro dos recordes mundiais, desta vez foi outro agricultor, Antônio de Jesus dos Santos, que levou um baita susto ao colher suas laranjas. Ele plantou 30 pés de laranja no sítio de sua propriedade, mas só cinco vingaram e uma das laranjeiras era diferente das outras. Quando “seu” Antonio foi fazer a colheita, levou um susto: duas laranjas eram gigantes. A maior delas pesou 3,5 kg. O tamanho é equivalente a 10 frutas comuns. A outra é um pouco menor, mas também chamou a atenção. O feito foi motivo de reportagem da Rede InterTV no último dia 31 de maio.
Como o nosso conhecido Cloy Dutra, que recebeu diversas homenagens na Câmara Municipal de Bom Jardim pelo seu feito, retratado aqui no JORNAL MAIS, o trabalho na roça também faz parte da rotina do “seu” Antônio. Mas se engana quem pensa que ele vive só do que produz. O ofício dele mesmo é barbeiro, porém, todos os dias, vai até o sítio para capinar e cuidar do terreno. Mesmo com frutos tão bonitos assim, “seu” Antônio diz que não caprichou no cuidado com esse pé. Deu o mesmo tratamento às outras plantas.
Então qual será o segredo desse pé de laranja tão especial? Para saber o que pode ter acontecido, o engenheiro agrônomo Marcelo Silva foi convidado pela InterTV para ver as imagens. Segundo ele, o pé diferente é uma coincidência. Pertence a uma outra espécie de laranja. Mas uma coisa é certa: “seu” Antônio foi mesmo presenteado. O fruto cresceu mais do que o comum e isso tem motivo. Segundo Marcelo, pode ser também uma anomalia genética, o que é comum, e que pode até voltar a acontecer naquele pé.

Notícia baseada em matéria do RJ InterTV.

Colégio Santo Agostinho promove sua festa junina em clima de copa

Nesta sexta-feira, dia 11 de junho, acontecerá o “Arraiá Oiá Nóis na Copa”, sensacional festa junina do Colégio Santo Agostinho (CSA). Além de danças caipiras, haverá barraquinhas, cachorro-quente, doces, etc., tudo com muita alegria e animação. Frei Jurandir de Freitas Silveira, diretor do Colégio Santo Agostinho e toda equipe da direção convidam a comunidade bom-jardinense para participar e prestigiar mais este festejo junino. O CSA fica na Rua Prof. Joanna Catanheda Monnerat, n°143, Centro, Bom Jardim.

Em ritmo de Copa, rua mais bem enfeitada ganha prêmio

Rua mais bem enfeitada de Bom Jardim para a Copa vai ganhar um televisor para sortear entre moradores

A Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer (Stecla), vai presentear, graças também ao apoio de certa indústria bom-jardinense, com um televisor de 32 polegadas a rua que de forma mais criatividade e bonita se enfeitar para esta Copa do Mundo que ai está. Os interessados devem se apressar em conferir o “regulamento” na Secretaria junto a Casa da Cultura e naturalmente a rua escolhida por uma comissão que estará visitando oportunamente os locais, ganhará o belo aparelho de tv para assim sortear entre seus moradores que contribuíram para a decoração.
No próximo dia 18, durante a realização do concurso “Garota Bom Jardim-2010” na Praça João Almeida, centro da cidade, deverá ser anunciada a rua vencedora que assim receberá a tv para sortear entre seus moradores participantes da decoração. Portanto, se você já enfeitou sua rua ótimo! Senão, corra, reúna os vizinhos e amigos, tome ciência do regulamento e vamos que vamos na torcida bom-jardinense pelo Brasil na Copa da África.

Vamos prestigiar o sensacional “Arraiá Corpo em Ação”

No próximo dia 18, com este cartaz-divulgação, a “Academia Corpo em Ação” estará realizando animada festa junina com seu “Arraiá” a partir das 18h30min naquela rua em frente ao Zoológico de Bom Jardim. Não percam!

S. Antônio promove grande festa em homenagem ao seu padroeiro

A localidade de Córrego de Santo Antônio, que fica em Barra Alegre, 4° Distrito de Bom Jardim, promove neste sábado, dia 12, mais uma sensacional festa em louvor a Santo Antônio, seu padroeiro. A programação do evento prevê diversas atrações, tanto sociais, quanto religiosas. O destaque fica por conta do bingo e do leilão com valiosos prêmios e os esperados shows musicais, que fecharão as duas noites da festa. Confira a programação a seguir: Dia 12 (Sábado) – 12h – Abertura do Restaurante da Igreja; Abertura da Sonorização; 18h – Santa Missa celebrada pelo Padre Roberto; 19h – Início do Leilão. Após o leilão haverá um Sensacional Bingo, com os seguintes prêmios: 1º Prêmio: DVD, 2º Prêmio: Lavadora Automática, 3º Prêmio: Televisão 21. Também serão sorteados pelo número da cartela, uma Batedeira, um Liquidificador e uma Sanduicheira; 23h – Show com a Banda Stratégya; 2h – Show com Forró Sintonia.
Dia 13 (Domingo) – 6h – Alvorada; 10h – Abertura da Sonorização; 11h – Abertura com a benção dos carros; 12h – Abertura do restaurante da igreja; 16h – Santa Missa celebrada pelo Padre Roberto. Após a missa, haverá procissão com os andores de São Antônio, Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Graças. Em seguida, serão distribuídos os Pãezinhos de Santo Antônio; 18h – Show Católico Graças Divinas; 20h – Leilão; 21h – Show com Cesário Ramos E Gabriel.

BASTIDORES DA CÂMARA DIA 07 DE JUNHO DE 2010

Vereador Zé Nilton agradece deputado Paulo Melo por novo ônibus escolar


Em nome do prefeito Affonso Monnerat, o líder do governo na Câmara, vereador Zé Nilton, usou a tribuna para agradecer publicamente ao deputado estadual Paulo Melo pela emenda parlamentar que possibilitou o envio de um ônibus escolar 0km para atender aos alunos da rede pública municipal de ensino de Bom Jardim. O novo veículo faz parte de um lote repassado aos municípios fluminenses através de uma parceria entre o governo estadual e o Ministério da Educação, via Programa do Desenvolvimento da Educação (PDE), do governo federal. Em seguida, o edil cumprimentou também toda equipe responsável pela organização do “6º Arraiá do Levanta-te” realizado no sábado, 5, na Praça Coronel Monnerat, que reuniu grande parte da comunidade católica de Bom Jardim e região.

Simone destaca campanha contra Garotinho na imprensa

Depois de também parabenizar a realização do “Arraiá Levanta-te” e de lembrar que em 5 de junho comemorou-se o “Dia Mundial do Meio Ambiente, a vereadora Simone Capozi comentou ainda a visita do ex-governador Anthony Garotinho (foto à direita), ocorrida no último dia 4, quando participou de um encontro do Partido da República (PR) em Nova Friburgo, visando ao lançamento de sua candidatura ao governo estadual nas eleições deste ano. Como líder do PR no município, Simone disse que existe uma campanha contra a candidatura de Garotinho, que sistematicamente vem divulgando informações infundadas nos meios de comunicação, tentando influenciar a opinião pública a favor do atual governador. Finalizando, registrou seu repúdio e indignação contra os veículos que, segundo ela, divulgam informações falsas.

Escola de Boa Vista terá nome de José Ney Mafort

De acordo com a proposta da vereadora Elizabeth Heckert (Beta), a escola municipal construída na localidade de Boa Vista, em Barra Alegre, será batizada com o nome de José Ney Mafort. Segundo a vereadora, foi o homenageado quem doou o terreno para a construção do campo de futebol e da própria escola, sendo por isso, merecedor da perpetuação de seu nome no prédio do educandário.

Chevrand elogia obra de cobertura de quadra poliesportiva


Depois de ter aprovadas suas indicações, uma pedindo a colocação de duas luminárias no final da Rua Mario Machado Nicoliello e de duas manilhas numa curva da estrada Dalmo Berçot, onde passam muitas carretas carregadas de madeira, o edil Luiz Chevrand aproveitou para elogiar a obra de cobertura da quadra poliesportiva da chamada Rua Nova. “Vários governos se passaram e só agora, na gestão de Affonso Monnerat, estamos vendo a quadra sendo coberta, evitando que os nossos jovens praticantes de esportes fiquem expostos às intempéries”, comentou o vereador.

Gastão ressalta trabalho de deputados “amigos de Bom Jardim”


Já o vereador Carlos Gastão, depois de também agradecer ao deputado Paulo Melo por sua iniciativa em prol da educação no município, lembrou que Bom Jardim também tem hoje no deputado Alcebíades Sabino um parlamentar voltado para a saúde do município, procurando trazer equipamentos de grande importância para o hospital. “Espero que outros deputados que vêm por aí, também façam essas parcerias”, disse Gastão, acrescentando que o município tem hoje em Paulo Melo e Sabino dois grandes amigos, zelando por sua educação e saúde.

Jorge Quintes sugere novos aparelhos para reequipar centro cirúrgico do HCE


Lembrando que é o município que ganha com essas parcerias, o vereador e médico Jorge Quintes destacou a recente reforma geral do Hospital Dr. Celso Erthal (HCE), acrescentando ainda a necessidade de reequipar o centro cirúrgico, que também foi totalmente reformado. Quintes lamentou que uma exigência da Vigilância Sanitária do Estado tivesse obrigado a desfazer parte da obra para construir um novo corredor, que não constava no projeto original. Em seguida, sugeriu que os deputados pudessem encaminhar emendas para que o centro cirúrgico pudesse ser reaparelhado, pois os atuais equipamentos são antigos, possuindo mais de 12 anos de utilização.

Informativo da Prefeitura Municipal de Bom Jardim (RJ)

Por Ana Amelia Mendes (PMBJ)

Governo de Bom Jardim presta contas à população

Com objetivo de prestar contas à população, nos dias 07 e 08 de junho, a Prefeitura de Bom Jardim recebeu dois novos veículos, um ônibus escolar e uma máquina tipo pá carregadeira para as secretarias de Educação e de Obras, respectivamente. Os automóveis serão incorporados à frota do município, atendendo às demandas das secretarias.
O ônibus escolar foi adquirido através de mais uma emenda indicativa do Deputado Estadual Paulo Melo, já a pá carregadeira, através da emenda parlamentar nº 25710011 de 2009 do Deputado Federal Fernando Lopes.
Além desses, mais de 20 outros veículos, em diversas áreas, foram adquiridos durante os dois mandatos do governo do prefeito Affonso Monnerat, atendendo melhor e dando uma maior cobertura à população bom-jardinense.

Bom Jardim terá alfabetização para idosos

No mês de julho, a secretaria de Promoção e Assistência Social de Bom Jardim, através do Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF), em parceria com o SESI dará início ao Curso de Alfabetização para Idosos. O curso será totalmente gratuito e ministrado por professores especializados na área. O PAIF disponibilizará o espaço físico, enquanto o SESI fornecerá todo o material didático e também os profissionais. Poderão se inscrever todos os idosos interessados em aprender a ler e escrever, bem como aqueles que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos. Os interessados podem procurar o PAIF para maiores informações, na Rua Aladyr Rodrigues Costa 73, bairro Jardim Ornellas, ou pelo telefone 2566-2497.

Em pauta, a nota fiscal eletrônica

A prefeitura de Bom Jardim, em parceria com o Sebrae e a Associação Comercial de Bom Jardim, convidam empresários, contadores, profissionais e estudantes, para palestra sobre Nota Fiscal Eletrônica e Emissor de Cupom Fiscal a ser realizada no dia 16 de junho, às 19h, no Bom Jardim Maravilha Clube.

Em julho tem eleição para o Conselho Tutelar de Bom Jardim

No dia 4 de julho, domingo, das 8 às 17 horas eleitores de Bom Jardim que desejarem comparecer às urnas, estarão elegendo os novos membros que comporão o Conselho Tutelar do município para o triênio 2010/2012. Em razão disso e também conforme publicações legais já apresentadas neste jornal pelo CMDCA-BJ (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Bom Jardim), os candidatos a conselheiros se inscreveram e assim tiveram seus nomes homologados, conforme a relação oficial dos candidatos inscritos, conforme relação novamente apresentada ao lado.
Outra informação importante, é que já foram também aglutinadas as Sessões Eleitores de Bom Jardim, para os eleitores de acordo com o que constam em seus títulos, possam votar nos locais já definidos, cujo quadro demonstrativo consta abaixo.

Relação das aglutinações das Seções Eleitorais que compõem as urnas para a votação dos candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar de Bom Jardim – RJ, triênio 2007/2010, dia 04/07/2010, de 8 h às 17 h.

PRIMEIRO DISTRITO – ZONA URBANA

- CENTRO
LOCAL: Câmara Municipal
Urna 1 – Seções: 003/004/005/006/010/011/013/017/047/066/071

LOCAL: Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social
Urna 2 – Seções:
001/007/012/051/062/063/072/073/074

LOCAL: Casa da Cultura
Urna 3 – Seções: 002/008/009/014/015/016/040/042/070

- SÃO MIGUEL
LOCAL: Centro de Educação Infantil Viviane Verly Pereira
Urna 4 – Seções: 018/019/020/021/046/077

Urna 5 – Seções: 053/054/056/058/059/067


SEGUNDO DISTRITO:
- SÃO JOSÉ DO RIBEIRÃO

LOCAL: Escola Estadual Professor João Brasil
Urna 6 – Seções: 023/024/025/026/027/036/038/039/050/057/064/074

- ALTO DE SÃO JOSÉ
LOCAL: Escola Municipalizada César Monteiro
Urna: 7 – Seções: 043/052/065


TERCEIRO DISTRITO: BANQUETE
LOCAL: Escola Municipal Amanda Farias Almeida
Urna: 08 – Seções: 028/029/030/037/044/049/055/061/075


QUARTO DISTRITO: BARRA ALEGRE
- RAUL EMERICH
LOCAL: Colégio Estadual Leopoldo Oscar Stutz
Urna: 09 – Seções: 033/035/041/069

- DISTRITO
LOCAL: Escola Municipalizada Leopoldo Erthal
Urna: 10 – Seções: 031/060

- SANTO ANTÔNIO
LOCAL: Escola Municipalizada Washington Emrich
Urna: 11 – Seções: 032/034/045/068


PRIMEIRO DISTRITO – ZONA RURAL
Local: Escola Municipal Joana Cantanheda Monnerat
Urna: 12 – Seções: 022/048

Loja Maçônica Rio Branco comemorou 114 anos

Na noite do dia 31 passado, segunda-feira, em seu templo no bairro Novo Mundo, a Loja Maçônica Rio Branco n° 508 de Bom Jardim comemorou seus 114 anos de fundação, embora em tal período, esta respeitada instituição tenha ficado por algum tempo parada, ou no linguajar maçônico, “adormecida”.
Contando com as presenças de maçons de diversas Lojas de nossa região, como a Indústria & Caridade, Independência, Jaques de Molay e Profº Oscar Argolo (estas de Nova Friburgo), Pátria e Família (Cordeiro), Confraternização Beneficente (Cantagalo), Estrela de Macuco (Macuco) e diversas outras, esta sessão aberta comemorativa contou também com presenças de alguns convidados, como Cecília Barroso da APAE-BJ, Secretaria de Promoção Social Regina Helena representando o prefeito Affonso Monnerat, Luiz Barros pelo Lions Clube Bom Jardim, jornalista Luiz Antonio Dias do JORNAL MAIS e outros.
Ao abrir a reunião, o atual venerável mestre da Loja Rio Branco, Angelo Lattanzi saudou a todos e falou um pouco daquela instituição, assim como fez o maçon José Joaquim que apresentou destacado levantamento relatando sobre a maçonaria em si e história desta instituição em Bom Jardim desde o seu início em 1º de junho de 1896 contando com apoios de memoráveis maçons e figuras históricas da época em nossa região, como Júlio Zamith e Alberto Braune, assim Ézio Caetano, que era avó do atual venerável e que teve grande importância no soerguimento desta entidade em Bom Jardim. A Sraª Nélia, esposa do maçon Luizito, assim como o ex-venerável Icelizer Rodrigues com sua simpática esposa Srª Léa também apresentaram oportunas colocações e pronunciamentos sobre a Loja Maçônica Rio Branco e sua trajetória ao longo dos tempos. Na sequência e com a palavra a todos, alguns presentes como os maçons César Leite e Paulo Augusto, entre outros, saudaram Rio Branco por mais este ano de existência. Aproveitando o sétimo aniversário de casamento naquela oportunidade, José Joaquim homenageou a esposa Drª Élida e automaticamente também à sua feliz união matrimonial com ela. Ao final, além do orador maçon Jorge Quintes, o venerável Angelo Lattanzi também agradeceu aos presentes pela presença, convidando-os para em seguida no salão social, tomarem parte numa ceia com deliciosa canja que completou a programação estiva de comemoração pelos 114 anos da Loja Maçônica Rio Branco, que teve ainda o canto do parabéns prá você e em todo do bonito e bolo servido também a todos que lá compareceram.

Educação ambiental por um mundo melhor...

Dia do Meio Ambiente é enaltecido nos canteiros de obras das PCHs da região

Através do Programa Ambiental de Construção (PAC), a Empa S/A Serviço de Engenharia, empresa contratada pela ENERGISA, realizou nos dias 31 de maio e 01 e 02 de junho palestras em comemoração à Semana do Meio Ambiente. O evento, coordenado pela técnica ambiental Clécia Cabral, teve como tema a preocupação com o hoje.
Para a técnica Clécia Cabral, conscientizar, ajudar a educar e trazer a responsabilidade para nós é o primeiro passo. Cerca de trezentos colaboradores participaram da atividade que abordou ainda temas como o poder da natureza e soluções para um mundo melhor. “Acredito que pequenas ações são possíveis para ajudar, como por exemplo, evitar o desperdício”, enfatizou o colaborador Luís Gonzaga de Alencar, que citou também a importância de não deixar esgotos a céu aberto e nem prender animais silvestres.
O Programa Ambiental de Construção, que é condicionante ambiental para a instalação das Pequenas Centrais Hidrelétricas Caju, Santo Antônio e São Sebastião do Alto orienta os colaboradores sobre questões ambientais nos canteiros de obras. No final de cada palestra foram plantadas mudas nativas de espécies da região.

Bom-Credi comemora 16º aniversário com café da manhã

A Bom-Credi – Cooperativa de Crédito Rural de Bom Jardim realizou no último dia 7, em suas dependências, na Avenida Nilo Peçanha, 345, centro, um café da manhã especial para clientes, amigos e convidados, em comemoração aos seus 16 anos de existência e atuação no município, onde foi fundada, em 6 de outubro de 1993, mas só sendo inaugurada em 6 de junho de 1994, quando iniciou suas atividades. Todos os clientes e visitantes que chegavam ao banco após sua abertura para o expediente normal do dia estavam sendo convidados a saborear o café matinal especialmente preparado pela direção e funcionários da instituição financeira.
Nesses 16 anos, a Bom-Credi, uma instituição de apoio financeiro às famílias rurais no município, depois de receber a autorização de funcionamento do Banco Central, passou a integrar o Sistema Sicoob, contando com os serviços do Bancoob, um banco de suporte às cooperativas de crédito. Com isso, Bom Jardim, se tornou uma das poucas cidades da região a possuir uma instituição financeira local, sendo motivo de orgulho para o município e até mesmo do Estado, devido a sua competência em gerir e gerar recursos, o que muito contribui para o desenvolvimento das regiões agrícolas e pastoris de Bom Jardim, em virtude dos recursos alcançados serem aplicados aqui mesmo.
Além disso, a Bom-Credi ainda conta com grandes parcerias, entre elas Plano GS, Emater, Banco do Brasil, Embrapa e Prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria municipal de Agricultura, possuindo ainda centenas de clientes, entre pessoas físicas e jurídicas, para os quais disponibiliza linhas de Crédito com taxas competitivas além de inúmeras outros planos e vantagens.

Bom Jardim tem curso para qualificação de professores

Através do CAPEF (Centro de Apoio Psicopedagógico Eliane Ferro), com sede no vizinho município de Cordeiro, será implantado em Bom Jardim um curso de educação infantil para educadores de escolas públicas e particulares. Com esta finalidade, a professora Eliane Ferro esteve na Casa da Cultura de Bom Jardim recentemente se reunindo com professores e futuros docentes a fim de explicar algumas diretrizes que compõem essa iniciativa que visa diretamente a qualidade de ensino para os alunos.
Segundo a professora Eliane Ferro, este curso que terá duração de quatro meses de duração, proporcionará especialização mediante abordagens de temas que envolvem os quatro pilares para a educação infantil no século XXI, fases da aprendizagem, atitudes e comportamentos de um educador e outros assuntos referentes à área. No total mais de mais de quarenta temas serão apresentados e desenvolvidos, por meio de quatro módulos. A iniciativa para esta realização em Bom Jardim conta com o apoio da professora Mileni Dias Queiroz, uma das integrantes do CAPEF. Outros da profissionais da áreas de fonoaudiólogia, recursos humanos, recreação infantil e psicopedagogia também fazem parte da equipe de respeitados profissionais da Eliane Ferro, que lembra ainda que está incluído neste projeto educacional, a elaboração de um trabalho, a ser desenvolvido pelos alunos do curso e que consequentemente será aplicado em alguma escola de Bom Jardim. As aulas acontecem uma vez por semana com duração de três horas, na sede da Casa da Cultura de Bom Jardim.

Corpus Christi é celebrado em Bom Jardim

Especial missa concelebrada pelos frades Gelson Brieds, Jurandir da Silveira e Getúlio Freire, assim como também pelo bispo emérito, Dom Luiz Vicente Bernett, no último dia 3, marcou o Dia de Corpus Christi em nossa cidade reuniu mais de trezentos fiéis na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Bom Jardim. Durante a homilia, Frei Getúlio fez uma bela reflexão sobre a festa, instituída no ano de 1243, em Liége, na Bélgica. “Qual é a nossa atitude diante dessa herança – eucaristia - que recebemos?” destacou entre outros relevantes pontos o frei.
Após a celebração eucarística, que começou às 17h, católicos saíram da igreja para participar da procissão. Durante a caminhada junto aos belíssimos tapetes confeccionados, os fiéis cantaram e rezaram. A Rua Péricles Corrêa da Rocha, como tradicionalmente acontece, foi o principal ponto da cidade que concentrou os simbólicos e bonitos tapetes de Corpus Christi. Contribuindo para maior embelezamento da ocasião, o centenário Colégio Estadual Ramiro Braga, iluminou os muros do local com velas. Um altar também foi improvisado no portão principal da escola, onde o ostensório, com o Santíssimo Sacramento foi exposto para as bênçãos aos fiéis. O Jardim Escola Carinha de Anjo, também confeccionou um tapete com o símbolo da escola. Este ano, o Colégio Santo Agostinho optou por temas como a vida e a ecologia. No total, onze altares foram preparados para a festa de Corpus Christi. A procissão se encerrou em frente ao Hospital Municipal Dr. Celso Erthal.