segunda-feira, 21 de junho de 2010

BASTIDORES DA CÂMARA DIA 10 DE JUNHO

Atuação da Ampla no município desagrada vereadores

A atuação da empresa Ampla, concessionária de energia elétrica no município e região, está desagradando e gerando protestos de alguns vereadores. Segundo os edis, os recentes pedidos e indicações de colocação e extensão de rede baixa e de iluminação pública encaminhados através do Poder Executivo têm esbarrado na morosidade e até na falta de interesse da empresa em atendê-los. Em contato com o secretário municipal de Obras Thiago Muniz, a vereadora Simone Capozi foi informada que a Ampla cobra “uma fortuna” para instalar uma rede baixa. De acordo com o secretário, o valor da contrapartida cobrada da prefeitura torna inviável a execução do serviço. Simone disse ainda que conversou com o colega Zé Nilton, que é advogado, sobre a Lei de Uso do Solo. “A Ampla usa o nosso solo sem pagar nada e cobra caro pelo serviço”, indignou-se a vereadora, que pediu a colocação de iluminação pública na Rua Clarinda Lopes de Almeida, no Jardim São Miguel.

O vereador Nilton Benvenuti também está indignado com a concessionária. Ele espera que a Ampla atenda seu pedido de colocação de iluminação pública, com seis braços de luz, na estrada do Campo Velho, indo até o Bairro de Fátima, em São José do Ribeirão. Caso não seja atendido, o edil entende que a Câmara deve formalizar um protesto oficial contra a empresa. “A população paga a taxa de iluminação pública, mas não pode desfrutar do direito que tem ao serviço. A Ampla precisa tomar vergonha na cara e atender melhor a população”, protestou. A indignação de Nilton e Simone contra a Ampla teve ainda o apoio do vereador Ademyr Faria.

Gripe H1N1: Mais de 40% da população ficaram sem vacinar

Por desinteresse, falta de informação ou simplesmente medo da vacina, mais de 40% dos moradores de Bom Jardim não compareceram aos postos de saúde do município para receber a dose da vacina contra a Gripe H1N1 ou gripe suína, disponibilizada pelo Ministério da Saúde para quase toda a população brasileira, separada por faixas etárias e grupos de risco. Foi o que constatou o vereador Zé Nilton, que usou a tribuna da Câmara para comunicar o fato. Segundo ele, o motivo para o grande número de pessoas não ter procurado a vacina seria talvez uma campanha disseminada através de e-mails na internet, contra a vacinação, que pode ter gerado dúvidas em alguns cidadãos. “Mas, se porventura, algumas dessas pessoas vierem a contrair a doença, certamente irão culpar os políticos e o governo por isso”, enfatizou.

Chevrand lamenta mais uma perda para Bom Jardim

Depois de citar a presença no plenário do ex-vereador José de Jesus Pacheco, do diretor da Santa Casa, Eder Carpi e do radialista Vinício Erthal, Luiz Chevrand lamentou com tristeza o falecimento da senhora Léia Erthal, filha de Sebastião Erthal, um dos fundadores da Casa Erthal, atual Superthal Supermercados. Chevrand disse que perdia uma grande amiga e vizinha por mais de 60 anos, que vai deixar muitas saudades. O vereador citou ainda o falecimento de seu amigo Afonso, bom-jardinense, mas morador de Conquista, no distrito friburguense de Campo do Coelho, onde era muito querido. A pedido da família, seu corpo foi sepultado no cemitério de Bom Jardim.

Nenhum comentário: