segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Informativo da Prefeitura Municipal de Bom Jardim


Prefeito Paulo Barros vai ao Rio buscar viatura para Defesa Civil

Por Ana Amelia Mendes

O prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros, e o secretário municipal de Defesa Civil, Romildo André de Jesus, participaram no dia 1º de dezembro, às 9h, no Complexo Ensino Coronel Sarmento, em Guadalupe, da cerimônia oficial de entrega das 92 viaturas doadas pela secretaria de Estado de Defesa Civil e o Comando Geral do Corpo de Bombeiros a todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro. A doação tem como objetivo atender às necessidades das Defesas Civis Municipais, em ações de prevenção e preparação das cidades para o enfrentamento de emergências e desastres naturais.
As viaturas, picapes com tração 4×4, são próprias para o trabalho em locais de difícil acesso, atuando não só em demandas rotineiras, como também em atendimento a possíveis desastres, resgatando pessoas e levando mantimentos. De acordo com o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, o objetivo da doação é ampliar a estrutura das defesas civis municipais com mais uma ferramenta de trabalho.

Defesa Civil estadual inicia treinamento para instalação de sirenes em Bom Jardim

Por Ana Amelia Mendes

No dia 1º de dezembro, às 10h, a prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria municipal de Defesa Civil, junto à secretaria estadual de Defesa Civil, promoveu uma nova capacitação para todos os Agentes Comunitários de Saúde, população e agentes de endemia sobre Sistema de Alerta e Alarme Comunitário para Chuvas Fortes que será instalado no município de Bom Jardim.
O Coronel do Bombeiro Militar e dirigente da Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Renato, comandou a capacitação que enfatizou a importância da atuação de todos no Programa de Proteção e Preparação de Comunidades contra Desastres Naturais no Estado do Rio de Janeiro. “Os agentes serão atores fundamentais dentro desse programa que já foi implantado em Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, e por isso estou aqui para anunciar que no menor tempo possível, Bom Jardim receberá o sistema de alerta, graças ao somatório de esforços dos governos estadual e municipal. O nosso papel é evitar que o desastre aconteça e, caso sejamos acometidos por alguma anormalidade, temos que minimizar suas conseqüências”, disse o Coronel Paulo Renato.
O programa prevê os treinamentos das comunidades, sempre aos domingos, nas ações de alerta, processo inicial, e de alarme, quando a comunidade encontra-se em estágio de socorro e deve dirigir-se aos pontos de apoio, garantindo assim, a segurança dos moradores daquela localidade.
Segundo o Coronel Paulo Renato, as áreas de risco foram identificadas com o auxílio da secretaria municipal de Defesa Civil e todas elas receberão sirenes, garantindo a tranqüilidade dos moradores.
Participaram também da capacitação, o superintendente de Gestão de Políticas Públicas, Dr. Marcos Célio Pontes Rangel e a equipe da Defesa Civil, Wanderléa Feijó e Lucien Alhanati.

BJ vive noite de música popular brasileira

Por Ana Amelia Mendes

Nove músicos, cerca de onze tipos diferentes de instrumentos, 15 músicas e um excelente espetáculo da música popular brasileira, essa foi a Camerata Brasilis, em sua apresentação no dia 4 de dezembro, às 19h, no Teatro Municipal do Galpão Cultural Professora Margaret de Jesus Silva.
O público presente, incluindo os expectadores especiais, o Prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros e a primeira dama do município, Maria Lydia, teve a oportunidade de apreciar e aplaudir a beleza do repertório de choro. Um dos mais empolgados com a apresentação foi o ilustre bom-jardinense, Mauro Barreto, que por diversas vezes exaltou a beleza das músicas e arranjos.
Ao fim da apresentação, aplaudidos de pé pelo público presente, os músicos se colocaram à disposição para responder a perguntas do público que se mostrou bastante curiosa, e ao mesmo tempo, agradecida pelo espetáculo.
A Camerata Brasilis foi selecionada no Circuito Estadual das Artes/RJ - 2011, para realização de uma série de concertos no estado do Rio de Janeiro. Já se apresentou em importantes salas de música do Rio de Janeiro como a sala Baden Powell, o Centro de Referência da Música Carioca, na série Instrumental Finep, na Rádio Nacional e outros. Além disso, a Camerata Brasilis vem ganhando apoio e admiração de músicos de peso como Mauricio Carrilho, Paulo Aragão, Naomi Kumamoto, Teca Calazans, Pedro Paes, Luciana Rabello, Jayme Vignolli, dentre outros, que contribuem com arranjos originais para a formação ou mesmo com participações especiais em shows.

Peça teatral encanta público bom-jardinense

Por Ana Amelia Mendes

No último dia 19 (sábado) crianças, jovens, adultos e idosos fizeram parte da plateia que esgotou os 130 lugares do teatro do Galpão Cultural Professora Margaret de Jesus Silva sendo necessária a colocação de cadeiras extras. Tudo isso para assistir ao espetáculo teatral A megera Domada de autoria de William Sheakspeare, encenada pelo grupo Tetrama, do município de Araruama.
Com direção de Perla Duarte e coordenação de Alexandre Marinho, o espetáculo, uma comédia com duração de 70 minutos, encantou o público bom-jardinense que se esbaldou de tanta graça e gargalhadas.
Integrando a 4ª Edição do Circuito Estadual das Artes, A Megera Domada foi sucesso total em Bom Jardim, aplaudida de pé pelos mais de 150 expectadores.
Ao fim da apresentação, o Grupo Tetarama agradeceu a receptividade da secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, também apoiador do evento, e ao governo do estado do Rio de Janeiro, responsável pela realização do projeto e patrocinador da peça.

Nenhum comentário: