Por Anna Carolina
Fernandes de Mello
Um balanço de 567 autos de
infração em 2012, com R$ 1,5 milhão em multas, foi trazido pelo representante
do Departamento de Transportes Rodoviários do Estao do Rio (Detro-RJ), João
Cassimiro, à audiência pública realizada pela Comissão de Transportes da Assembleia
Legislativa (Alerj), nesta terça-feira (11/06). De acordo com Cassimiro, a
empresa a Viação 1001 já é responsável por R$ 130 mil em multas em 2013, num
total de 113 autos. “A fiscalização não ocorre com a rapidez que desejamos,
pois são 150 funcionários diretos e indiretos para toda a frota do estado”,
explicou Cassimiro.
Membro da comissão de Transportes
da Alerj e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Casa (Codecon), o
deputado Luiz Martins (PDT), afirmou que recebe denúncias contra a viação desde
2011, e, após o acidente ocorrido na Região Serrana, em outubro de 2012, a
atuação da comissão precisa ser mais efetiva. “Esse acidente vitimou 16
pessoas. Precisamos agir para que isso não se repita”, completou o parlamentar
e afirmou que irá propor a realização de uma blitz com a Secretaria de defesa
do Consumidor do Estado para averiguar de perto os problemas da empresa. Além
de propor uma audiência pública em conjunto com a Codecon, a Comissão de
transportes da Alerj e o Ministério Público do Estado (MP-RJ). “Nesta reunião
vamos elaborar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a empresa. O
usuário precisa de respeito e segurança, pois paga tarifas caras e sofre com
serviços de qualidade duvidosa”.
Presidente da Associação de
Usuários de Transportes (Autrai), Paulo Roberto Baltazar disse que já levou
denúncias de má conservação dos veículos e desrespeito aos idosos, entre
outras, ao MP-RJ, e que os documentos serão encaminhados oficialmente à
comissão. “Esses documentos servirão para reforçar e legitimar as reclamações
diárias feitas por nós, usuários”, acrescentou. Heitor Porto, morador de
Niterói, região Metropolitana do estado, confirmou os maus tratos aos idosos.
“Os motoristas da linha Itaipu-Castelo não aceitam o vale-idoso no veículo.
Somos obrigados a pagar passagem, a empresa está descumprindo um direito
nosso”, reclamou.
Diretor executivo da 1001, Heinz
Kumm Junior apresentou um relatório sobre a empresa, e, de acordo com o estudo,
os veículos possuem idade média de 3,36 anos e, dentre esses, 684 ônibus foram
comprados nos últimos três anos. Além disso, ele acrescentou que todas as
linhas estão adequadas às normas do Detro-RJ e da Agência Nacional de
Transportes Terrestres (ANTT). Sobre o mau atendimento aos idosos, o diretor explicou
que, muitas vezes, os ônibus já atingiram a capacidade máxima exigida pela lei,
o que faz com que os mesmos não parem nos pontos. “Os ônibus intermunicipais de
uma porta possuem dois lugares reservados aos idosos. Quando isso acontece, de
o limite já estar preenchido, o motorista é instruído a informar ao passageiro
o horário do próximo veículo da linha”, completou Heinz.
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