sábado, 31 de maio de 2014

Policiais de Bom Jardim prendem em Nova Friburgo estelionatária que agia na região

Investigações levaram à captura da meliante, que estava prestes a fugir para São Paulo e havia até tingido os cabelos, numa clara tentativa de enganar a polícia. Agentes encontraram no lixo da casa a caixa de tintura capilar de cor vermelha.

Gilcineia loira
Policiais da 158ª DP (Bom Jardim), cujo titular é o delegado Hebert Tavares Cardoso, prenderam, na madrugada de sexta-feira, 30 de maio, na cidade de Nova Friburgo, Gilcineia Pena Figueira, 42 anos, quando ela se preparava para fugir para o Estado de São Paulo. Contra ela há um mandado de prisão, em virtude de condenação pelo crime de estelionato, em processo da Vara Única de Bom Jardim. Através de investigações, a equipe da delegacia apurou na noite anterior, que Gilcineia estaria escondida na casa de um de seus irmãos, em Nova Friburgo, e se preparava para fugir, na manhã do último dia 30 de maio, sexta-feira, para São Paulo.
Gilcieneia ruiva
Munidos do mandado de prisão, os policiais foram imediatamente ao local, onde o irmão da procurada informou que apenas ele e sua esposa estavam na casa, dizendo ainda não ver Gilcineia há muito tempo. No entanto, os policiais encontraram na lixeira em frente à casa uma embalagem vazia de tintura para cabelos na cor vermelha e verificaram em seguida, que a esposa do irmão de Gilcineia tinha cabelos castanhos. Então, o irmão da acusada admitiu que ela estava na casa, mas não concordou em entregá-la.
Como a Constituição Federal impede que se ingresse na casa alheia durante o período noturno, mesmo com mandado judicial de prisão, os policiais então realizaram o cerco ao imóvel, aguardando até que amanhecesse. Por volta das 02h45 de sexta-feira, Gilcineia decidiu sair da casa e se entregar a polícia, sendo conduzida para Bom Jardim, onde aguardou até ser removida para um presídio feminino.
Os golpes da estelionatária já haviam sido motivo de sua prisão há dois anos, quando ela e um comparsa tentavam aplicar golpes em lojas comerciais de Bom Jardim.  A reportagem do JORNAL MAIS publicou na ocasião a matéria com as fotos dos dois estelionatários, que foram presos pela Polícia Militar no dia 6 de março de 2012, após a PM receber denúncias de que o casal estaria usado cartões clonados e documentos falsos numa loja de materiais de construção no bairro Bem-te-vi.

Também naquela ocasião, verificou-se que os detidos já possuíam diversas passagens por estelionato, furto de veículos, etc., em Bom Jardim, Nova Friburgo e até em São Paulo, sempre usando nomes falsos. Em Nova Friburgo, o casal já havia lesado com o mesmo golpe diversas empresas no distrito de Conselheiro Paulo – entre outras, conforme registros policiais que constam nos arquivos da Polícia Civil.  Consta também que Gilcineia possui uma tatuagem em seu ombro esquerdo, onde estão escritos os nomes “Dilson” e “Cecília”.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

PM busca parceria com vereadores para prevenção de crimes em Bom Jardim

No último dia 15, quinta-feira, o tenente Artur Barros, comandante da 2ª Cia. de Polícia Militar, do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) de Bom Jardim, acompanhado pelos policiais militares Sgto PM José e Jeovah, compareceu ao plenário da Câmara Municipal, para uma reunião com os vereadores. O objetivo do encontro foi tratar sobre a segurança pública no município. O Ten PM Barros foi recebido por todos os vereadores, a exceção do presidente da Casa Legislativa, Carlos Gastão, que precisou se ausentar por motivos particulares. O vice-presidente Bruno Guimarães assumiu então a direção dos trabalhos e convidou o tenente para ocupar seu lugar à mesa.
O comandante iniciou sua explanação argumentando sobre a necessidade de uma parceria entre a administração pública e os integrantes da força policial, para ajudar a sanar os problemas de segurança, trazendo novas ideias, que possam colaborar para um policiamento preventivo ainda melhor. Disse estar ali em nome do atual comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM), Ten Cel PM Espanha. Destacou que ele e sua equipe de policiais têm trabalhado bastante, inclusive nas madrugadas e nas manhãs, quando, segundo ele, “o mal se locomove”.
Barros lembrou ainda que o grande problema de Bom Jardim são os furtos, principalmente na zona rural de Barra Alegre, mas que, graças à atuação da PM, cerca de 90% dos casos foram solucionados, embora os criminosos não tenham sido presos em flagrante, pois conseguiram se evadir para outros municípios. Acrescentou ainda que a maior dificuldade para a realização das diligências policiais são pessoas que presenciam ou ficam sabendo de algum ato ilícito, mas não comunicam à polícia, lembrando que o cidadão pode sempre ligar para o número 190 quando souber, presenciar ou suspeitar de algum crime.
Uma boa notícia trazida pelo comandante é o aumento do efetivo policial patrulhando as ruas do centro da cidade e adjacências, que a partir do dia 21 deste mês, passou a ter o apoio de mais quatro policiais, dois durante o dia e outros dois à noite. Sobre o tráfico de drogas no município, Barros lembrou que os traficantes se previnem transportando apenas pequenas quantidades encomendadas por usuários, pois em caso de interceptação, declaram-se viciados ou dependentes químicos, que estariam portando a droga para consumo próprio. Neste caso, a única punição é ser encaminhado para tratamento ou o pagamento de cestas básicas.
“Para apreender grandes quantidades de tóxicos e prender os traficantes em flagrante, a PM precisa descobrir seus esconderijos, mas para isso, é necessário que denúncias nos sejam encaminhadas, como ocorreu recentemente com uma apreensão no distrito de São José, graças às informações de um colaborador, que apontou o local, o horário e as pessoas envolvidas”, disse ele, lembrando matéria sobre a operação policial publicada pelo JORNAL MAIS, que resultou na prisão de traficantes. Depois de falar da importância do instrumento da denúncia, o tenente solicitou o apoio dos vereadores, como legítimos representantes da população, no sentido de se reunir com as comunidades, para que os moradores colaborem, façam denúncias caso presenciem alguma movimentação estranha nas ruas ou na vizinhança, enfim solicitou que a Câmara seja também um canal entre a população e a Polícia Militar. “É muito importante esse trabalho com as comunidades, pois as famílias se conhecem, conhecem os moradores e podem desconfiar de pessoas estranhas ou alguma movimentação suspeita. Com base nessas denúncias, a PM irá averiguar, podendo agir em caso de alguma irregularidade”, finalizou.
Falando em nome dos demais colegas, o vereador Zé Nilton, lembrou a importância e o sucesso do trabalho do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas, feito com estudantes de Bom Jardim. Falou também da proposta de ampliação da estrutura e do mobiliário do DPO local, por iniciativa do ex-prefeito de Bom Jardim e atual chefe de Gabinete do governador Pezão, Affonso Monnerat; e da futura construção de um destacamento também no distrito de São José do Ribeirão. Logo após o tenente ter respondido a algumas perguntas da plateia e ouvir o agradecimento do Sgto PM José, o vereador Bruno agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a reunião. 

Escolhido o projeto vencedor do novo centro de eventos e exposições de Nova Friburgo

Futuro pavilhão será construído em áreas do Ceasa de Conquista, no distrito de Campo do Coelho. Os autores do projeto receberam R$ 50 mil de premiação.

Nova Friburgo já tem o projeto para o centro cultural de eventos e de exposições (conforme a figura ao lado), que será construído com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Os vencedores do concurso nacional organizado pelo Instituto Brasileiro de Arquitetura (IAB) foram divulgados na semana passada, após concorrência entre 111 propostas. Os municípios de Cabo Frio e Paraty também ganharão a construção do complexo cultural e já possuem projetos escolhidos.
A comissão julgadora, composta por arquitetos indicados pelo IAB e pela Secretaria Estadual de Obras, escolheu o escritório Estúdio 41 Arquitetura, de Curitiba, para desenvolver os projetos dos centros de Cabo Frio e Nova Friburgo. O trabalho para o município praiano se destacou por aproveitar o visual da lagoa. Já as instalações para Nova Friburgo impressionaram pela simplicidade e beleza.
O compelxo cultural em Friburgo será construído no terreno da Central de Abastecimento do Rio de Janeiro (Ceasa - RJ), com capacidade para 1,5 mil pessoas.
O subsecretário de Urbanismo e Projetos e coordenador executivo do Prodetur, Vicente Loureiro, destacou que as peculiaridade das regiões influenciaram na escolha dos vencedores. Ele estima que as obras dos três centros (Nova Friburgo, Cabo Frio e Paraty) comecem a ser executadas no fim deste ano. As construções estão orçadas em R$ 41,4 milhões.
"Cada região tem necessidades diferentes e a vocação de cada uma delas foi levada em consideração na escolha dos projetos. Temos seis meses de prazo após a homologação do resultado para os projetos executivos e licitação. Apenas depois as obras devem ser contratadas", explicou Loureiro.

Fonte: Portal G1.

Feira de Artesanato volta ao centro de Bom Jardim

Barracas de artesanato colorem a Travessa
Saverio Cariello no Centro de Bom Jardim.
Por iniciativa da prefeitura de Bom Jardim, através da Coordenadoria de Turismo da Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer (Stecla), e com o apoio da Associação de Artesãos de Bom Jardim - Jardinarte, está de volta a feira de artesanato da cidade. A feira começou a funcionar no início do mês, na Travessa Savério Carriello, rua de pedestres no centro da cidade, que antes era ocupada por uma choperia. Com a mudança do estabelecimento para outro endereço, o espaço ficou liberado para o uso público, beneficiando a população.  Segundo informou a coordenadora de Turismo da prefeitura, Wanessa Heckert Carvalho, o horário de funcionamento é às quintas e sextas, das 13h às 17h e aos sábados, das às 13h.

Ex-morador de Bom Jardim vira nome de anfiteatro em Franca, SP

O falecido advogado, ator e conferencista de Cultura Racional Belmiro Arruda Neto (foto ao lado), que durante algum tempo residiu em um sítio na localidade de Boa Vista, no distrito de Barra Alegre, terá seu nome imortalizado, batizando o anfiteatro da nova Casa da Cultura e do Artista Francano Abdias do Nascimento (foto do prédio abaixo), que está para ser inaugurada na cidade de Franca, interior de São Paulo, onde o Dr. Belmiro residiu, antes de se se mudar para Bom Jardim. 
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e a atriz global Regina Duarte, nascida em Franca, são esperados na inauguração do complexo cultural, prevista para acontecer nesta primeira semana de junho. 
A obra custou R$ 2,8 milhões, possui 1,3 mil metros quadrados de área construída e, além do anfiteatro com o nome do Dr. Belmiro, abrigará também biblioteca, salão de dança e área para exposições de artistas locais e convidados, estúdio de música, área de restauro de objetos de arte, cafeteria, bilheteria e um memorial em homenagem à atriz Regina Duarte onde será exposto seu acervo como figurinos, scripts e livros referentes ao teatro, cinema e TV, adereços de cenas e a história da artista documentada em entrevistas e fotos. 
Nascido em Ribeirão Preto, Belmiro Arruda logo se mudou com a família para Franca, onde estudou e se formou em Direito por insistência do pai, mas nunca exerceu a advocacia. Resolvendo seguir seu coração, talentoso, divertido, amante da arte e da comunicação, acabou se tornando ator teatral e colaborou com o crescimento do teatro amador e com as causas culturais e socais na cidade. 
Estudante e conferencista da Cultura Racional, dos livros “Universo em Desencanto”, dividia seu tempo entre Franca e São Paulo, onde lá havia instalado diversos núcleos o conhecimento racional. 
Integrou o elenco da peça teatral “Hair”, cujo sucesso resultou em convite do pranteado ator Paulo Autran para trabalhar da Rede Globo de Televisão. Acabou recusando o trabalho, pois já estava de mudança para Bom Jardim e junto com o amigo francano Valdemar Tostes, adquiriu o sítio em Barra Alegre, onde morava e de onde saía para divulgar a Cultura Racional. 
Numa dessas andanças, Belmiro e Valdemar acabaram perdendo a vida, num acidente automobilístico próximo à cidade de Itumbiara (MG), ocorrido no dia 28 de dezembro de 2011, quando se dirigiam a Aparecida de Goiânia (GO), para participar de encontro anual de estudantes da Cultura Racional. Com o tempo chuvoso e a pista molhada, o carro dirigido por Belmiro acabou se desgovernando e invadindo a pista contrária onde se chocou com uma camionete. Belmiro teve morte instantânea e Valdemar foi conduzido ao Hospital de Urgências de Goiânia - Hugo, falecendo dois dias depois, devido a ferimentos internos.
Graças ao seu carisma e afabilidade, Belmiro, ou simplesmente Bel, como era carinhosamente chamado por seus amigos, deixou muitas saudades em Bom Jardim, principalmente na região de Barra Alegre, onde muitos ainda se lembram e comentam o seu jeito simples e alegre de viver e sua disponibilidade para ajudar quem precisasse. Agora, merecidamente, está recebendo esta homenagem póstuma na cidade de Franca, onde também era muito conhecido e querido, com seu nome batizando o anfiteatro que faz parte de novo e moderno complexo artístico-cultural.

Emater-Rio alerta para surto de raiva animal em Bom Jardim

No inicio desta semana, compareceu à redação do Jornal Mais Bom Jardim, o médico veterinário da Emater-Rio, Dr. Fabiano Bohnenberger (foto), para deixar este importante alerta e comunicado para os criadores de bovinos e caprinos do município e região, que na íntegra diz o seguinte.

“Em virtude de dois casos confirmados de raiva bovina no município até o momento e casos suspeitos dessa doença, comunica-se a necessidade de vacinação anti-rábica em todos os animais domésticos existentes. Bovinos, ovinos, caprinos, equinos, felinos e caninos devem ser vacinados.

Como vacinar: 1ª dose a partir de 03 meses de idade, reforço 30 dias após a 1ª dose e revacinar anualmente. Adquirir vacinas somente de revendedores credenciados e armazená-la entre 2ºC e 8ºC. Pessoas que tiveram contato com a saliva desses animais doentes devem procurar a Santa Casa para soro-imunização.

A raiva é uma doença sempre fatal, causada por um vírus, que ataca o sistema nervoso central dos mamíferos. Também é um grande problema de saúde pública, pois afeta o homem.

Sintomas: Andar cambaleante, arrastando a ponta dos cascos, paralisia das patas traseiras, movimentos de pedalar, fezes ressecadas, salivação, prostração e morte.

Transmissão: A doença é principalmente transmitida através de mordeduras. O principal agente transmissor da raiva dos herbívoros é o morcego hematófago, aquela espécie que se alimenta de sangue”.

Fonte: Jornal Mais Bom Jardim

Nova ponte do Maravilha já está pronta e liberada ao tráfego de veículos e pedestres

O prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros (no detalhe acima, a esquerda), acompanhado pelos secretários de obras e infraestrutura, Marcos Frederico dos Santos, e de governo, Hudson Monnerat, visitou no último dia 22, na parte da manhã, as obras de construção da ponte do Maravilha, que se encontrava em fase final de execução, pavimentação asfáltica e arremates.

Bastante satisfeito com o término das obras, o prefeito ressaltou que a conclusão da ponte era bastante aguardada, já que facilitará a circulação de automóveis e pedestres. “Essa ponte liga bairros bastante populosos do primeiro distrito e dá acesso ao Centro da cidade, muitas pessoas e automóveis precisam dela para ter maior mobilidade e, com ela pronta, conseguiremos diminuir o trânsito na ponte da RJ-116, assim como permitir que trabalhadores e estudantes se desloquem em menor tempo e com mais segurança”, justificou o prefeito Paulo Barros.

A ponte é uma obra do Governo do Estado, executada por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), e apresenta características bem diferentes da anterior que fora levado pelas enchente na tragédia de 2011, pois possui passagem para dois veículos e duas passarelas laterais para pedestres. Com a colocação do asfalto, os motoristas já estão fazendo uso desta nova ponte.

A data para inaugurar a ponte ainda não foi definida, pois o Governo Estadual aguarda pela conclusão das obras de construção da nova sede do Corpo de Bombeiros e da Fazenda Bom Jardim, adquirida recentemente, para que o Governador Luiz Fernando de Souza Pezão, venha a Bom Jardim para inaugurá-las.

Fonte: Jornal Mais BJ

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Ciclista de Bom Jardim vence difícil competição de MTB em Saquarema

No último dia 18 de maio, domingo, aconteceu na cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, a prova de Mountain Bike da primeira etapa do WolXtreme, válida pelo Campeonato Estadual de MTB, categoria XCM. O evento contou com a presença do ciclista bom-jardinense Mauro Henrique Aguiar (foto), vencedor de diversas competições em território fluminense, geralmente em dupla com o seu parceiro, o Eloito Oliveira, outro bom-jardinense.
Desta vez, competindo sozinho, na categoria Sub-40, Mauro Henrique completou a prova, um percurso de 32km de extensão, chegando novamente na primeira colocação, com o tempo d 2h22min. Com isso, Mauro soma mais essa vitória em sua carreira de sucesso no MTB fluminense, com inúmeros pódios, troféus e medalhas, conquistados ao longo dos últimos anos.

Falando depois ao JORNAL MAIS, Mauro confessou que essa foi a prova mais dura e difícil, dentre todas que já participou, com uma altimetria de nível bastante elevado para todos os competidores, exigindo muito esforço e concentração, que muito valorizaram a sua vitória.

domingo, 18 de maio de 2014

Zona rural e bairros periféricos de Bom Jardim continuam sofrendo com falta de comunicação

Telefonia fixa e móvel, TV aberta e entrega postal são as principais deficiências.

JULIO KZAR (PORTAL FRI+BONJA).

               Em pleno século XXI, com todo desenvolvimento tecnológico, o município de Bom Jardim ainda sofre com problemas de comunicação, principalmente na zona rural e em alguns bairros da periferia da cidade. Telefonia fixa e móvel, televisão aberta e entrega postal são algumas das deficiências mais comuns – tanto em locais distantes quanto em bairros que estão apenas a poucos quilômetros do centro urbano – quanto na zona rural. Alguns moradores desses locais já telefonaram ou procuraram a redação do JORNAL MAIS para reclamar da situação e pedirem providências das autoridades responsáveis.
                Apesar do crescimento populacional e predial verificado em todo o município nos últimos anos, com a expansão da indústria, do comércio e do setor de prestação de serviços, as operadoras e concessionárias de serviços públicos essenciais, principalmente de órgãos do governo federal e de grandes empresas privadas que não possuem representação local, não conseguem acompanhar  o progresso e o desenvolvimento da região e deixam a desejar.
Getúlio Gomes, da Labre-RJ, junto a estação de
comunicação de Barra Alegre, que vai trazer a
telefonia celular pra o distrito.
TELEFONIA CELULAR – O serviço é oferecido apenas o centro de Bom Jardim, alguns bairros próximos, que recebem sinal das quatro operadoras, e o distrito de Banquete dispõe apenas do sinal da Tim e da Oi. Nos demais distritos e bairros mais afastados, o sinal é fraco e em locais como Barra Alegre, São José e Alto de São José só é possível falar com aparelhos presos a uma antena celular rural, sujeita a constantes falhas. Isso quando as operadoras não estão fora do ar, pois a falta constante de sinal já motivou ação e multa do Ministério Público contra uma delas.
Em Barra Alegre, a população se mobilizou e com a ajuda de moradores, da prefeitura e de radioamadores, foi construída uma estação retransmissora, que já está pronta, só esperando a instalação dos equipamentos.  Enquanto muitas cidades brasileiras, principalmente as capitais e principais metrópoles, já dispõem de telefonia celular 4G, em Bom Jardim só é disponibilizada ainda a velha e lenta tecnologia 2G. Banda larga pelo celular, nem pensar!
TELEFONIA FIXA – Bom Jardim parece que parou no tempo em se tratando de telefones fixos. Mesmo no centro da cidade, uma simples transferência de endereço de linha telefônica pode demorar meses para ser efetivada. Em alguns locais próximos, como os bairros São Miguel, Ouro Verde, Loteamento Primus e Alto de São José, pedir uma nova linha telefônica está fora de cogitação. Instaladores de empresas que prestam serviço à Oi Telemar, quando indagados por moradores, informam que não há mais linhas disponíveis para estes locais. Tudo depende da empresa realizar novo plano de expansão.
Quando chove, entra no ar em Bom Jardim, a TV Chuvisco
TV ABERTA – Captada com grande deficiência no centro e periferia urbana, os canais da televisão aberta só chegam a outros bairros e nos distritos para aqueles que se disponham a adquirir uma antena parabólica e um receptor via satélite. Quem não tem dinheiro para comprar o equipamento, tem que se contentar com o famoso “televizinho”. Mesmo assim, muitos reclamam que a parabólica só capta canais de outros estados, não sendo possível acompanhar a programação e os telejornais da região, ficando assim os usuários sem acesso às notícias locais. A prefeitura instalou e mantém repetidoras, mas as mesmas sofrem constantes panes, principalmente quando chove, e ficam dias fora do ar.
ENTREGA POSTAL – Outra grande deficiência apontada por moradores de áreas rurais e até mesmo de locais próximos ao centro urbano. Loteamentos como Ouro Verde, Primus e outros apesar de estarem se tornando bairros populosos, ainda não possuem serviço de entrega postal, pois constam nos Correios como “zona rural”. Com isso, os moradores desses locais são obrigados a alugar uma caixa postal ou fornecer o endereço de algum parente ou amigo, tendo que sair de casa para buscar a correspondência. Assim, boletos bancários, faturas de cartão de crédito, etc., acabam chegando com atraso e sendo pagos com multa e juros.
Outra reclamação da população é sobre a agência de Correios de Bom Jardim, que ocupa um prédio de mais de 50 anos e, apesar do crescimento populacional e do aumento dos serviços prestados, nunca houve uma ampliação. Os usuários dispõem de um espaço acanhado para serem atendidos e as filas costumam se formar fora da agência, deixando as pessoas expostas a sol forte, chuva e vento frio.

INTERNET – Com quatro ou cinco provedores, a internet parece ser o serviço prestado por empresas privadas que atinge quase todos os pontos do município, com banda larga de até 20 megabytes, por cabo ou rádio. Até moradores da distante localidade de Boa Vista, no distrito de Barra Alegre já dispõem em sua casa de acesso a grande rede, sendo esta a forma de comunicação mais utilizada na região.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Outdoor gigantesco da Stam enfeita saída da ponte Rio-Niterói

Deu na coluna do Massimo, no Jornal A Voz da Serra, de Nova Friburgo:


A foto de hoje foi feita na praça de pedágio da Ponte Rio-Niterói.


A Stam — sempre ela — produziu essa bela peça de incentivo à torcida pela seleção e a posicionou de modo a ser a última imagem vista por quem está saindo do Rio de Janeiro rumo ao norte.


Vai, Brasil! Vai, Stam!

Em tempo: A Stam Metalúrgica, há bem pouco tempo ficou pé em solo bom-jardinense, montando sua subsidiária MBJ - Metalúrgica Bom Jardim como parte da empresa paulista Yanes Gás, adquirida pela gigante friburguense de cadeados e fechaduras, que vende seus produtos em todo Brasil, além de alcançar também o exterior com suas exportações. O sucesso da Stam é tamanho que a empresa já teve seus cadeados falsificados e pirateados na China, cujos produtos similares com marca da Stam foram disseminados no mercado brasileiro.

Vem aí o 3º Encontro de Cavaleiros e Amazonas do Chevrand e Ponte Berçot



Último dia para fazer inscrição nos cursos gratuitos de Pintor e Auxiliar Administrativo

Termina nesta sexta, 16, o prazo para inscrição nos cursos gratuitos de Pintor para a Construção Civil e Auxiliar Administrativo Informatizado, com noções de Inglês e Espanhol. Os interessados devem ter idade entre 18 e 40 anos e não estar trabalhando com carteira assinada, Para se inscrever nos cursos, basta procurar a secretaria de Assistência e Promoção Social, em frente à Caixa Econômica Federal, e apresentar Identidade, CPF, comprovante de residência e carteira de trabalho. As vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone 2566-2500.

Delegacia usa Facebook para prender bandidos em Bom Jardim

Ladrão (foto) foi preso após ter foto divulgada na página criada para a delegacia. Ele se apresentou espontaneamente, confessou o crime e devolveu o dinheiro e o notebook furtados.

Facebook contra o crime. A força da mídia social criada por Mark Zuckerberg vem sendo usada por policiais da 158ª DP (Bom Jardim) para localizar e prender criminosos. E está dando resultados. Com a ajuda do Facebook eles prenderam um homem acusado de furtar R$ 60, um Notebook e R$ 720 do benefício do INSS de uma agência do Banco do Brasil de um casal de idosos. O acusado trabalhava como ajudante para o casal.
A página no Facebook foi aberta recentemente pelo delegado titular Hebert Tavares Cardoso e pelo investigador Maciel. A ideia inicial era divulgar a campanha "DENUNCIE 2566-3107" criada no âmbito do município com a intenção de solicitar apoio da população no combate ao crime. Além disso, a equipe criou um panfleto e estamos distribuindo milhares na cidade.
Dinâmica – Houve um furto a residência na casa de um casal de idosos no dia 16 de abril, no qual foram levados R$ 60,00 e um Notebook, itens percebidos no mesmo dia pelas vítimas. No dia 24 de abril, a idosa foi até a delegacia e informou que o cartão do BB, no qual seu esposo recebe o benefício do INSS, também havia sido furtado, e que, nesse mesmo dia, havia sido sacado, em um caixa eletrônico da agência do Banco do Brasil da cidade, toda o valor da aposentadoria, R$720,00.
Os policiais, então, conseguiram junto ao gerente da agência, o vídeo de 12 minutos com imagens de um homem realizando o saque indevido no horário e data informados pelo sistema como sendo o do saque com o cartão do idoso. Os policiais postaram três fotos do suspeito utilizando o caixa eletrônico no Facebook da delegacia. Em pouco mais de 24 horas houve mais de 540 compartilhamentos na cidade, de pouco mais de 20 mil habitantes.
Em poucas horas recebemos inúmeras ligações na delegacia fornecendo informações sobre a identificação e localização do acusado.
Quando os agentes se preparavam para sair em diligência até a residência do suspeito, ele chegou na delegacia e, após um trabalho de convencimento, ele resolveu colaborar e compareceu pessoalmente à delegacia, onde devolveu todo o dinheiro subtraído, e o aparelho Notebook ao casal. Por sua atitude espontânea, responderá o processo em liberdade. O link da pagina da 158ª DP no Facebook é https://www.facebook.com/policia.civil.9400.

FONTE: http://www.policiacivil.rj.gov.br/exibir.asp?id=19169.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Barra Alegre realiza “8ª Cavalgada de São Jorge”

                O distrito de Barra Alegre presenciou na manhã do último, dia 27 de abril, domingo, mais uma “Cavalgada de São Jorge”, a oitava consecutiva, que saiu do centro da localidade e percorreu os povoados de Santo Antônio e Palmeirinha. O evento em louvor ao chamado “santo guerreiro” é uma promoção do conhecido Jorge de Castro, com apoio da prefeitura de Bom Jardim, que forneceu homens e viaturas da Guarda Municipal, ambulância e palanque.

Cerca de 200 cavaleiros e amazonas da região de Bom Jardim, Nova Friburgo, Trajano de Moraes, etc., participaram desta edição da cavalgada, adquirindo a camiseta alusiva ao evento no ato da inscrição, que dava direito também a participar do almoço de confraternização, realizado logo após o término do mesmo, no restaurante do Posto Nova Geração, localizado no km 17 da RJ-146, em Barra Alegre. Jorge de Castro aproveita a oportunidade para agradecer o apoio e a presença de todos.

Vem aí a 4ª Cavalgada do Sítio Bonfim, em Banquete

Será realizada neste sábado, dia 10 de maio, a "4ª Cavalgada do Sítio Bonfim", em Banquete, 2º distrito de Bom Jardim. Às 13h, os cavaleiros e amazonas partem do Sítio Bonfim, em direção às localidades de Silveira e Retiro, retornando pelo asfalto até o sítio, onde haverá almoço de confraternização com os participantes. Às 19h, show com o grupo Mania de Forró. Os organizadores Telma e José Luiz informam que haverá camisas para todos os convidados. Mais informações pelos telefones (22) 98143-5010 e 98161-3292.

Galpão Cultural apresenta "Deus mi Livre - A comédia do ano"

                Será no próximo dia 23 de maio, sexta-feira, às 20h, a exibição da comédia "Deus mi livre – A comédia do ano”, apresentando passagens bíblicas nunca vistas e com humoristas no papel de Noé, Rei Mago e Filho Pródigo, já vistos por mais de 25 mil espectadores, com participações nas redes Globo, SBT e Record. A classificação etária é de 12 anos e os ingressos antecipados estão à venda pela metade do preço (R$ 10,00) na Madel Modas e Presentes e Cópia Fácil, no centro de Bom Jardim.