quinta-feira, 5 de junho de 2014

Bom Jardim é representado no 3º Fórum Estadual de Museus

Marisa Maia durante sua explanação
O 3º Fórum Estadual de Museus aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de maio – segunda a quarta-feira, na cidade do Rio de Janeiro. Bom Jardim esteve presente, sendo representada na ocasião pelo Museu Professor Clirton Rêgo Cabral, que funciona no Galpão Cultural. Dentre os diversos temas abordados, Bom Jardim, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer (STECLA), apresentou trabalhos sobre "Museus e conexões", explanado à mesa e ao publico presente pela coordenadora de Projetos e educadora Marisa Maia de Mello. A apresentação aconteceu no Auditório Vera Janacopulos, na UNIRIO.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Encontro de Vinil será realizado na Ponte da Saudade, em Friburgo

No dia 21 de junho (sábado), das 9h às 18h, no SerraVerde Shopping, localizado na Ponte da Saudade – Nova Friburgo/RJ, será realizado um Encontro de Vinil, com o objetivo de reunir pessoas que ainda curtem Disco de Vinil, independente do gênero musical: MBP, rock, samba, infantil, Blues, Jazz, bossa nova, clássicos, entre outros.

A ideia do encontro é identificar e valorizar os colecionadores de vinil de Nova Friburgo e região, possibilitando a venda ou troca de discos de vinil, assim como propiciar a quem não tem uma vitrola, escutar os vinis que tem guardado. O Encontro de Vinil na Ponte da Saudade pretende também reunir pessoas que produzem peças que remetam à música, como: camisetas, bottons, trabalhos artesanais e artísticos, equipamentos para vitrola, entre outros.

Encontros de Vinis acontecem em várias cidades brasileiras e têm sido momentos de pura descontração, conversas saudáveis e troca de informações do mundo da música. Em Nova Friburgo, alguns encontros já foram realizados no passado e há a intenção de promover o encontro a cada dois (02) meses, seja no SerraVerde Shopping, na Ponte da Saudade, ou em outros locais comprometidos com a Cultura.

Cuidados

O vinil, mídia para reprodução de áudio que reinou absoluta entre o início dos anos 1950 e final da década de 1980, exigia de seus ouvintes cuidado e zelo, transformando em ritual o ato de colocar um bom disco para rodar. 

Os dedos cuidadosos permitem que o LP deslize, deixando a proteção do álbum para o apoio das mãos. O olhar apurado examina o disco, certificando-se de que a mídia está limpa, livre de arranhões e pronta para tocar. 

O toca-discos precisa estar afinado para a tarefa, com a mola que determina o peso da agulha sobre o vinil devidamente regulada. O LP escorrega para o prato com um baque surdo e, posicionada a agulha, é hora de apertar o play e sentar em um lugar confortável para curtir o som despreocupadamente, até o momento de trocar o lado do disco.

Ascensão

Recentemente foi publicado no site do O Globo que, em franca ascensão, a indústria do vinil recebeu boas notícias no Brasil e no exterior nas últimas semanas. Por aqui, a única fábrica de long plays da América Latina, a carioca Polysom, anunciou um aumento surpreendente de 126% nas vendas de discos entre março e abril de 2014. 

A Feira de Discos de Vinil do Rio de Janeiro, que hoje é uma das maiores do Brasil, prepara sua 10ª edição. No Record Store Day do último 19 de abril, a Inglaterra registrou seu maior número de vendas da história. Já a maior fábrica de vinis dos Estados Unidos, a United Record Pressing, anunciou que vai instalar mais 16 prensas a seu maquinário atual de 30.

Como participar

A entrada é franca, mas quem desejar vender alguns discos de vinil da sua coleção, deve entrar em contato com a produção e entregar o material à venda (vinis ou artigos ligados à música) no dia anterior, ou seja, 20 de junho (sexta-feira), das 15h às 18h, ou em horário a combinar, no local do evento. De preferência, pede-se que um responsável pelos artigos à venda permaneça no encontro para efetuar a negociação. Já a Prestação de Conta e retirada do material que for colocado à venda serão feitas ao final do encontro, ou seja, no dia 21, das 18h às 19h.

Para estimular a participação, a produção do evento está em contato com as lojas do Circuito Turístico de Moda Íntima da Ponte da Saudade orientando a decorarem suas vitrines com discos de vinil. O Encontro de Vinil conta inicialmente com o apoio do Culturanf, SerraVerde Shopping, Circuito Turístico Moda Íntima da Ponte da Saudade e Associação de Moradores e Amigos da Ponte da Saudade (Amaps). Informações podem ser obtidas com Scheila pelo e-mail culturanf@gmail.com ou pelos telefones: (22)99962-1911 VIVO / (22)98146-2493 TIM / (22)98857-6147 OI, ou ainda no Facebook https://www.facebook.com/encontrodevinil.

Vereadores buscam melhorias para a telefonia em localidades do distrito de São José do Ribeirão

Na manhã desta quarta-feira, os vereadores Gabriel Garcia e Valadar Cardoso receberam a visita do projetista de redes da empresa de telefonia Oi (Telemar), Edson Caetano de Andrade, após solicitação encaminhada ao Diretor de Relações institucionais da empresa, Wilson Bôtto.
O motivo da inspeção foi a necessidade de remanejamento de cabos, bem como a elaboração de projeto para a ampliação e extensão de rede, visando disponibilizar novas linhas para atender a grande demanda de moradores dos Bairros de São José, Alto de São José, Bairro de Fátima e Laranjal, os quais não têm conseguido ser atendidos pela empresa.
Edson também visitou as estações centrais situadas em São José e no Alto de São José e disse que elas apresentam sim capacidade para novas ligações, mas os cabos da rede é que não comportam, isto é, precisam ser trocados em alguns pontos para atender aos novos consumidores.

Nova coleção da Lia Lou será lançada no Cadima Shopping

                Acontece nesta sexta-feira, dia 6, às 19h, o lançamento da nova coleção Lia Lou, do grupo bom-jardinense Leovilu, cuja apresentação se dará na Gustavo Coelho Store, segundo piso do Cadima Shopping, em Nova Friburgo. Informações quentíssimas dão conta que a nova coleção estará brevemente vestindo lindas atrizes da nova novela das 9h – com o nome provisório de “Falso Brilhante”, que vai substituir “Em Família”.  A Leovilu já fechou contrato de exclusividade com a Rede Globo de Televisão e vai enfeitar o corpo de atrizes globais, como já aconteceu com Maria Casadevall na novela “Amor à Vida” e Janine Salles em “Flor do Caribe”. Entre no site da Lia Lou e confira: www.lialou.com.br.

Punk Rock Circus se apresenta no Galpão Cultural de Bom Jardim

Chegou a Bom Jardim o Punk Rock Circus, a arte do evento que também vai acontecer na lona do Circo Volante, armado no pátio do Corredor Cultural, na próxima quarta-feira, dia 11, às 20h, com classificação livre. A rapaziada é de Nova Friburgo (Dalmo Latini, Léo Abelha e Jéferson Cunha). O show é inusitado: uma banda de rock só de palhaços! E estão fazendo sucesso já em outras cidades do Brasil. O ingresso custa R$ 10,00 e a meia entrada R$ 5,00. Não percam!

terça-feira, 3 de junho de 2014

Ciclistas de Bom Jardim voltam a vencer em Resende



Neste último final de semana, dias 31 de maio e 01 de junho, os vitoriosos ciclistas bom-jardinenses Mauro Henrique Aguiar e Eloito de Oliveira (na foto com os troféus) voltaram a competir na cidade de Resende, no sul do estado, participando da segunda etapa da tradicional prova Agulhas Negras MTB, categoria XCM, válida para Campeonato Estadual de Mountain Bike 2014. A prova foi muito disputada, contando com a participação de ciclistas de todo o estado, num total de 300 inscritos, que completaram um percurso de 68km de extensão.

Mauro e Eloito, que competiram em dupla, concluíram a difícil prova com o tempo de 2h52min e, mais uma vez, chegaram em primeiro lugar. A próxima etapa acontece em Visconde de Mauá, cidade próxima a Resende, para a qual Mauro e Eloito já estão inscritos e vão novamente representar Bom Jardim, na esperança de colocar novamente Bom Jardim no lugar mais alto do pódio do Mountain Bike estadual.

Nova Friburgo fica em 3º no ranking de evolução das cidades fluminenses. Bom Jardim é o primeiro na área de saúde!

Índice da Firjan acompanha a evolução dos 5.565 municípios brasileiros.

Do G1 Região Serrana

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), criado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) para acompanhar a evolução dos 5.565 municípios brasileiros, revelou em sua 6ª edição que apenas Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, obteve desenvolvimento alto. A cidade ficou em 3º lugar no ranking geral das cidades fluminenses. Petrópolis está entre os 10 municípios do Estado que mais evoluíram, subindo da 14ª colocação no ranking estadual para a 7ª posição neste ano. Areal saltou do em 31º lugar para o 11º.
Com recorte municipal e abrangência nacional, o IFDM avalia as condições de Educação, Saúde, Emprego e Renda de todos os municípios brasileiros. O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada cidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) desenvolvimento.
Segunda colocada na região, Teresópolis (IFDM 0,7678) recuou 1,7% frente a 2010, por conta da vertente Emprego e Renda. No outro extremo da classificação regional, São Sebastião do Alto caiu 28 colocações no ranking estadual também puxada por Emprego e Renda (0,4136), que caiu 50%. Santa Maria Madalena ficou com a última colocação do Centro Norte ao recuar 11,1% no IFDM, resultado influenciado pelas quedas em Emprego e Renda e Saúde.
No IFDM-Saúde, quatro dos 13 municípios da região ficaram com alto desenvolvimento, com destaque para Bom Jardim (0,8497), maior nota da região nessa vertente. As outras três foram Nova Friburgo, Teresópolis e Cachoeiras de Macacu. No IFDM-Educação, três municípios – Nova Friburgo, Macuco e Carmo – obtiveram alto desenvolvimento e 10 ficaram com desenvolvimento moderado.
Na vertente Emprego e Renda, 61,5% dos municípios da região estão entre as faixas mais baixas de desenvolvimento: há seis no patamar regular e dois no baixo (Carmo e São Sebastião do Alto).
No ranking geral do estado do Rio, Resende ocupa a primeira posição, com 0,8349 ponto. Em seguida, está Volta Redonda, que se destacou por ser a única cidade a registrar alto nível de desenvolvimento nas três vertentes analisadas pelo IFDM, status conquistado por conta do expressivo avanço no IFDM-Emprego e Renda e à melhora no IFDM-Educação. Já a terceira colocação no ranking estadual é ocupada por Nova Friburgo, seguida do município do Rio de Janeiro, que também ultrapassou a fronteira do alto desenvolvimento devido, principalmente, ao avanço da variável Educação. Entre as capitais brasileiras, o Rio é a 9ª melhor colocada. Japeri manteve-se na última colocação no ranking do estado do Rio.