Moradores de Bom Jardim que foram vítimas da tentativa de golpe registraram ocorrência na delegacia.
Golpes de falso sequestro continuam acontecendo por todo o país e cair na lábia dos criminosos ainda é frequente. No último dia 9, terça-feira, alguns moradores de Bom Jardim foram vítimas da ação criminosa e prestaram queixa na delegacia de Polícia Civil do município, a 158ª DP. Normalmente, o marginal liga, de forma aleatória, para um número de telefone noticiando à vítima o suposto sequestro de um parente. A estratégia é utilizar-se de frases fortes, ameaçando de morte o suposto refém, agindo psicologicamente sobre as pessoas e pedindo uma quantia alta em dinheiro para libertá-lo.
Segundo o inspetor de Polícia Civil Cristiano Nunes (foto acima), do município vizinho de Cordeiro, vários moradores de Bom Jardim, têm denunciado, de forma anônima, este tipo de golpe no município. “Infelizmente ainda há aqueles que acabam depositando altos valores para o criminoso, justamente pela desinformação do golpe. Se alguém por ventura receber este tipo de ligação deve imediatamente comunicar o fato na Delegacia de Polícia Civil mais próxima”, disse ele.
Também há casos que facínoras que, mesmo trancafiados em presídios em qualquer parte de Brasil, conseguem fazer ligações clandestinamente de um celular, anunciando o sequestro. Outros bandidos, menos perigosos, mandam inocentes mensagens SMS para a possível vítima, informando que a mesma ganhou uma casa, apartamento ou carro em determinado programa popular de televisão.
Quando a pessoa liga, é informado que para fazer jus ao prêmio, precisa comprar várias latas de leite em pó para fazer uma “doação” e “colocar créditos em determinado número de celular”. É possível, desta forma perceber a fraude, devido à solicitação incomum para se ganhar um prêmio televisivo e também porque o interlocutor não tem o perfil comum aos atendentes de telemarketing. Mas os incautos e desavisados podem cair no golpe.
O inspetor alerta ainda que os golpes poderão ser aplicados também em municípios vizinhos, como Nova Friburgo, Duas Barras, Cordeiro, etc. e a melhor maneira de não ser vítima é repassando a informação.
Como evitar cair no golpe?
É comum a vítima se desesperar ao receber uma ligação comunicando que um parente está em posse de bandidos. Porém, há maneiras de agir e manter a situação sob controle: Em primeiro lugar, apesar da pressão psicológica que irá receber, procure manter a calma; Evite falar o nome do suposto sequestrado e peça informações que confirmem se há realmente alguém feito de refém; Procure entrar em contato com a pessoa que alegam ter sido sequestrado; Se não conseguir, pergunte algo que apenas aquela pessoa saberia responder (nome de um avô, do melhor amigo, nome do cachorro,…).
Tenha consciência que em praticamente a totalidade dos casos é apenas um golpe que estão tentando aplicar para lhe extorquir dinheiro e quanto mais calmo conseguir se manter, mais rápido irá conseguir se livrar e desligar o telefone. Além disso, procure sempre registrar a ocorrência, pois somente assim a polícia poderá tentar identificar o autor da ligação para poder responsabilizá-lo.
Fonte: Blog do Iago Guimarães
Nenhum comentário:
Postar um comentário