quarta-feira, 12 de julho de 2017

Redução no repasse de verbas prejudica atendimento no Hospital de Bom Jardim

                Uma redução no repasse de verbas públicas ao Hospital Dr. Celso Erthal (HCE), mantido pela Sanda Casa de Bom Jardim, acabou prejudicando o atendimento médico prestado à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), no município. A diminuição da verba mensal enviada pelos governos estadual e federal e complementada pela prefeitura de Bom Jardim, corresponde a cerca de R$ 35 mil, conforme foi divulgado e recentemente comentado por alguns vereadores da Câmara Municipal.
                Por conta disso, a direção da Santa Casa de Bom Jardim, juntamente com a secretaria municipal de Saúde, emitiu uma nota de esclarecimento à população, informando o novo modelo atendimento aos usuários do hospital, cujas mudanças começaram a vigorar a partir do último dia 1º, sábado. As alterações, segundo a diretoria da Santa Casa, foram decorrentes do corte substancial das verbas. A partir da referida data, só haverá plantão presencial de 24 horas ininterruptas, de médicos que atuam com clínica geral.
                No setor de pediatria, o plantão presencial do médico especialista passa a ser de 12 horas diárias, de segunda a sexta-feira. Para o atendimento noturno e nos finais de semana, um pediatra ficará de sobreaviso, isto é, só será acionado se houver necessidade. Já os setores de cirurgia e obstetrícia não terão mais plantões presenciais diários, uma vez que os médicos responsáveis vão estar em regime de sobreaviso, só comparecendo para atendimento de emergência ou quando acionados. Assinam o comunicado a provedora da Santa Casa, Cecília Helena de Souza Barroso, e o secretário municipal de Saúde, Marcos Welber Pinheiro Vieira.

                A determinação da Santa Casa, em conjunto com a prefeitura, provocou grande alvoroço em diversos setores da sociedade bom-jardinense, notadamente entre as comunidades mais carentes do município, que dependem do hospital local, uma vez que não têm acesso aos planos de saúde, nem podem pagar por consultas, exames ou tratamentos em clínicas particulares. Alguns vereadores de Bom Jardim também ocuparam a tribuna nas sessões da Câmara Municipal, onde discutiram o assunto em questão e ainda buscam uma solução para resolver o problema. 

Nenhum comentário: