quarta-feira, 22 de junho de 2022

PMs de Friburgo e Teresópolis começam a atuar com câmeras fixadas nas fardas

Cerca de 21 mil câmeras foram adquiridas pelo governo estadual e começaram a ser utilizados no Rio no mês passado

Policiais militares que atuam na Região Serrana do Rio de Janeiro passaram a utilizar a partir de segunda-feira, dia 20, câmeras filmadoras portáteis acopladas aos uniformes. No total, foram distribuídos 701 equipamentos às quatro unidades operacionais da região e que compõem o 7º Comando de Policiamento de Área, CPA.

São elas: 11º BPM, em Nova Friburgo; em 26º BPM, Petrópolis; 30° BPM, em Teresópolis e 35º BPM, em Três Rios.

A tecnologia adquirida pelo governo estadual faz parte do programa de transparência na área de segurança pública e fiscalização e promete proporcionar maior segurança jurídica aos policiais militares durante as ações de incursão, de acordo com o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.

As câmeras, que serão usadas inicialmente pelas equipes de patrulha, vão ajudar a esclarecer dúvidas sobre possíveis erros dos agentes de segurança, cujas ações muitas vezes não são compreendidas.

"Essa tecnologia, além de garantir a transparência exigida pela sociedade, proporcionará maior segurança jurídica aos policiais militares em ações de patrulhamento e abordagem", explica o coronel Luiz Henrique.

Policiais passaram por uma fase de treinamento antes
do uso do equipamento | Foto: Divulgação/30ºBPM-RJ
As câmeras portáteis começaram a ser utilizadas no fim do mês passado por policiais militares que atuam em 11 unidades operacionais da capital, subordinadas ao 1º CPA.

Com as duas áreas, 2.790 câmeras corporais estão em operação, no momento.

Na operação de lançamento da operação, o governador Cláudio Castro informou que foram compradas 21 mil câmeras.

“Quem dirá a curva de aprendizado e a hora de avançar é a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e eu reitero a minha confiança da Polícia Militar”, disse na ocasião.

Operadoras de celular devem pagar idenizaçãoes a usuários de Nova Friburgo e Bom Jardim

Justiça condena operadoras a pagar indenização por danos morais por conta de problemas com sinal de telefonia celular. Usuários de telefonia em áreas remotas dos municípios de Nova Friburgo e Bom Jardim podem ser beneficiados 

Com o entendimento de que não cabe ao Judiciário mudar dever de informação sobre cobertura de telefonia e de que compete à Anatel expedir normas sobre a forma como as empresas de telefonia devem informar os consumidores acerca das áreas de cobertura do serviço -  salvo em casos de inequívoca ilegalidade, o Poder Judiciário expediu recentemente uma nota dizendo que deve evitar interferir no poder normativo das agências reguladoras.

Com esse entendimento, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça deu provimento aos recursos especiais ajuizados por operadoras de telefonia para afastar a condenação imposta a elas pelos problemas de cobertura em determinadas áreas dos municípios de Bom Jardim e Nova Friburgo, ambos na região serrana do Rio de Janeiro.

A ação foi ajuizada pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio - ALERJ, por entender que as empresas estavam vendendo celulares e planos de telefonia sem informar aos consumidores a existência das chamadas "zonas de sombra", onde não há sinal.

O dever de informação está previsto no Código de Defesa do Consumidor. Já a forma como esse dever deve ser cumprido consta da Resolução 575/2011 da Anatel, a agência reguladora competente para expedir normas sobre prestação de serviços de telecomunicações no regime privado, conforme a Lei Geral de Telecomunicações (Lei n. 9.472/1997).

A resolução indica que as empresas devem disponibilizar mapas detalhados indicando a área de cobertura em todos os seus setores de relacionamento, atendimento e/ou vendas, além da página eletrônica na internet.

Apesar de as empresas cumprirem essa determinação, as instâncias ordinárias entenderam que ela não seria suficiente para observar o dever de informação.

Desta forma, as pessoas jurídicas foram condenadas a pagar danos morais coletivos no valor de R$ 500 mil e a informar os consumidores, de forma expressa, clara e por escrito, no ato da contratação, a respeito da existência de cobertura e disponibilidade de sinal no município onde for realizada a venda.

Em casos de complexidade técnica da matéria,
deve-se observar a autocontenção judicial,
defendeu o ministro 
Bellizze

Deixa para a Anatel

O caso foi resolvido pela 3ª Turma do STJ por maioria de votos. Autor do voto divergente vencedor, o ministro Marco Aurélio Bellizze  (FOTO) optou por afastar a condenação pelos danos morais coletivos e da obrigação de fazer, por entender que não cabe ao Poder Judiciário interferir no poder normativo das agências reguladoras.

Isso porque o acórdão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, ao determinar que as operadoras informem a área de cobertura por escrito no ato da contratação, alterou a resolução da Anatel sem, no entanto, apontar qualquer vício de ilegalidade — alteração que, por sinal, seria válida apenas para dois municípios, em oposição a outros 5 mil espalhados pelo país.

Ele apontou que a determinação da Anatel não afronta o dever de informação previsto no CDC. E que o acórdão do TJ-RJ não leva em consideração a hipótese de as "zonas de sombra" serem inconstantes, alterada de tempos em tempos, a depender da modificação das barreiras físicas em cada local.

Se esse for o caso, haverá uma grande dificuldade de especificar as áreas de cobertura a cada consumidor, pois no momento da assinatura do contrato será preciso checar se cada "zona de sombra" mudou antes de imprimir dezenas de folhas correspondentes aos mapas.

Para ministra Nancy Andrighi - FOTO, apesar das regras da Anatel, empresas de telefonia não cumpriram com dever de informar 

"Por essas razões, é que, em casos como este, em que há uma complexidade técnica da matéria, deve-se observar a autocontenção judicial (judicial self-restraint), reduzindo, assim, a interferência do Judiciário nas atribuições dos outros Poderes, somente intervindo em casos excepcionalíssimos", afirmou.

"Quem tem a expertise necessária para dizer a melhor maneira de disponibilizar ao consumidor os mapas indicando a área de cobertura da telefonia móvel, viabilizando o dever de informação sem acarretar aumento significativo no custo do serviço, o qual, ao fim e ao cabo, seria repassado ao próprio usuário, é a agência reguladora (Anatel), e não o Poder Judiciário", acrescentou.

Voto vencido

Essa posição foi acompanhada pelos ministros Ricardo Villas Bôas Cueva, Paulo de Tarso Sanseverino e Moura Ribeiro. Ficou vencida isoladamente a ministra Nancy Andrighi, que votou por manter na íntegra o acórdão do TJ-RJ e a condenação das empresas.

Ela destacou que a ausência de comunicação acerca da indisponibilidade de sinal no município em que realizada a venda dos serviços de telefonia móvel prejudica a escolha consciente pelo consumidor e frustra suas legítimas quanto ao serviço contratado.

"A tão só disponibilização de informação da extensão do sinal de telefonia móvel em plataformas virtuais, sítio 

eletrônico na internet e canais de atendimento não atende o dever atribuído ao fornecedor de informar o consumidor adequadamente sobre o serviço na fase pré-contratual, especialmente porque se transfere ao consumidor o dever de se informar e tais informações somente poderão ser acessadas pelos consumidores que têm acesso à internet", disse.

sexta-feira, 10 de junho de 2022

SERRA AZUL VAI ABRIR SUA 7ª LOJA, DESTA VEZ EM CORDEIRO

ECONOMIA E NEGÓCIOS 

Depois de abrir sua sexta unidade, no dia 18 de fevereiro passado, a rede friburguense de supermercados Serra Azul segue em ritmo de expansão e já prepara a abertura de mais uma loja, desta vez na vizinha cidade de Cordeiro. A data de inauguração ainda não foi divulgada.

Atualmente, o Serra Azul possui quatro lojas em Nova Friburgo, uma em Teresópolis e a caçula da rede, em Bom Jardim, onde adquiriu o controle do antigo supermercado Nonna Carmela. Com crescimento de 31% em 2021, a rede está em busca de imóveis para a instalação de novas operações. 

Segundo informações colhidas junto a direção do supermercado, o objetivo é atingir dez pontos de venda na região, com a abertura de uma unidade por ano. 

FONTE: Portal GiroNews

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Comemoração dos 80 anos do Santo Antônio Futebol Clube

80 anos de história traduzidos em celebração no campo de futebol. Para tornar a data inesquecível aos que são vidrados pela prática esportiva, não faltaram, nos dois dias de festa, atrações que se remeteram ao passado como ao presente.

As comemorações pelas oito décadas do Santo Antonio Futebol Clube levaram os representantes da agremiação futebolística a preparar um evento à altura da importância que o esporte tem para o município de Bom Jardim.

Integrou o festejo desportivo a celebração de uma missa campal conduzida pelo Frei Arnaldo Schott, pertencente à Ordem dos Agostinianos Descalços. O religioso, antes de ingressar no seminário, passou parte da vida na comunidade de Santo Antônio, onde, anos depois, foi ordenado sacerdote.

Além das partidas entre os donos da casa e outras equipes, fizeram parte da programação uma exposição de fotos e uma atração musical.

Os torcedores ainda tiveram a oportunidade de conhecer representantes do “mundo da bola” nacionalmente conhecidos pelos vascaínos, como Sorato, Mauro Galvão, Odvan, Carlos Germano, Luizinho e Donizete.

Para o prefeito Paulo Barros, “recordar as pessoas que ajudaram a fundar o clube é de grande importância.” Além disso, o chefe do executivo bom-jardienense desejou que, no futuro, algum atleta do grupo ganhe ainda mais notoriedade na arte de jogar bola.

 FONTE: Jornal O Dia (redacao@odia.com.br).

sábado, 4 de junho de 2022

PREFEITURA DE CORDEIRO CAPRICHA NA PROGRAMAÇÃO DA CENTENÁRIA EXPO 2022

Da Redação

Saiu a programação oficial do palco principal da EXPO CORDEIRO 2022, a maior Exposição Agripecuária, Comercial e Industrial do Rio de Janeiro, que acontece de 16 a 24 de julho próximo no Parque de Exposições Raul Veiga, no centro da cidade.

Depois de dois anos suspensa por causa da pandemia, a Expo volta com força total, com atrações de peso, que prometem lotar os nove dias corridos do evento, comemorando o seu centenário.


Roupa Nova, Luan Santana, Leonardo, as irmãs Simone & Samaria e Maiara & Maraisa, Gustavo Mioto, Marcelo Falcão (O Rappa), Zé Vaqueiro e Raça Negra
(programação ao lado),são as celebridades da música, que prometem levar um grande público em seus shows. O evento faz parte do calendário oficial do município e de eventos turísticos e culturais do estado.

Neste ano de 2022, a administração do Parque de Exposições foi assumida pela prefeitura de Cordeiro, que ficou com a responsabilidade da realização do evento.


Confira no cartaz oficial abaixo toda a programação, as fotos dos artistas, os horários e demais atrações da Expo 2022.

 FONTE: Serra News.

Leia esta e outras notícias, dicas e informações da região além do nosso blog http://portalfribonja.blogspot.com.br ou no nosso grupo de WhatsApp (informe seu número para ser adicionado/a), também no Instagram e Facebook..



DIOCESE DE NOVA FRIBURGO E REGIÃO ALERTA SOBRE O USO DE MÁSCARAS EM TEMPLOS

 ATENÇÃO!

COMUNICADO DA DIOCESE NOVA FRIBURGO SOBRE O USO DE MÁSCARA NOS TEMPLOS

Diante do expressivo aumento de casos de Covid-19 e Gripe em Nova Friburgo/RJ, o Sr. Bispo Dom Luiz Antonio Lopes Ricci - FOTO,recomenda "vivamente aos fiéis o uso de máscara nos ambientes fechados de nossas Igrejas e lugares de encontro presencial", incluindo os sacerdotes, MESCES, Coroinhas e Leitores a fim de todos darmos "um testemunho de colaboração e cuidado para com a vida pessoal e dos irmãos e irmãs".

Leia esta e outras notícias, dicas e informações da região em nosso blog http://portalfribonja.blogspot.com.br ou no nosso grupo de WhatsApp. Informe seu número no privado para ser adicionado/a.


VALOR MÍNIMO DA CONTA DE ENERGIA DA ENEL PASSA PARA R$ 65 E CLIENTE SÓ PAGARÁ QUANDO ULTRAPASSAR ESSE VALOR

Da Redação

 

A distribuidora de energia elétrica Enel, antiga Ampla, está informando aos seus usuários que o valor mínimo da conta de energia para pagamento mudou para R$65.

Isto significa que se o valor da sua conta for menor que R$65, o cliente vai receber sua fatura zerada e SEM o código de barras para o pagamento.

- Esse valor será cobrado na conta do mês seguinte ou até que o consumo atinja o valor mínimo de R$65. NÃO HÁ COBRANÇA DE JUROS OU MULTAS, diz a concessionária.

 Neste caso, quanto menor for o valor da conta de energia, mais tempo o usuário terá para pagá-la.

 Mas caso prefira manter o pagamento das contas mensalmente, o cliente ainda poderá fazê-lo.

 Mas para isso, precisa se descadastrar dessa ação, bastando entrar em contato por meio dos canais de atendimento da empresa (informados na própria conta) ou procurando uma agência da Enel em sua cidade.

Leia esta e outras notícias, dicas e informações da região em nosso blog http://portalfribonja.blogspot.com.br ou no nosso grupo de WhatsApp. Informe seu número no privado para ser adicionado/a.

DERMEVAL NETO, EX-PREFEITO DE FRIBURGO, É INOCENTADO DE ACUSAÇÕES

 Da Redação


O ex-prefeito de Nova Friburgo Dermeval Barbosa Moreira Neto - FOTO, que estava à frente do cargo por ocasião da catástrofe climática de janeiro de 2011, na Região Serrana do Rio, foi inocentado das acusações que pesavam contra ele nas esferas municipal, estadual e federal.

A Justiça Federal acaba de declarar improcedentes todas  as ações e acusações contra Dermeval, que inclusive, foi motivo de uma CPI na Câmara Municipal de Nova Friburgo.

Naquela oportunidade, os vereadores Cláudio Damião e Professor Pierre protocolaram pedido de abertura de inquérito no Ministério Público Federal.

A defesa do ex-prefeito contestou então as acusações e entrou com recursos em instâncias superiores, tendo estas sido julgadas improcedentes no âmbito da Justiça Federal e dando ganho de causa ao recorrente.

Na época da catástrofe, Dermeval Neto, que era o vice do então prefeito Heródoto Bento de Melo, havia assumido o cargo, uma vez que o titular estava em viagem ao exterior. Heródoto tinha ido a Suíça buscar recursos para a construção da linha férrea que permitiria a implantação do seu ambicioso projeto, o trem suspenso sobre o Rio Bengala.

Mas Heródoto sofreu um acidente no país europeu, ficou incapacitado e nunca mais voltou à prefeitura friburguense. Acabou vindo a falecer em Curitiba, Paraná, onde vivia com uma filha.

 

Dilma Rousseff visita Friburgo e destina recursos para a região afetada

 

Logo após a enchente a então presidente Dilma Rousseff (PT) esteve em visita a Nova Friburgo onde se reuniu com o governador do Rio Sérgio Cabral e o prefeito Dermeval, destinando milhões de reais para atender os municípios afetados.

Cabral determinou então que seu vice, Luiz Fernando Pezão, assumisse os trabalhos de reconstrução dos estragos da catástrofe. Para isso, Pezão montou um gabinete de crise na prefeitura de Nova Friburgo, junto com o então presidente da Câmara, Serginho Seixas, que tinha assumido no lugar de Dermeval, uma vez que este precisou se ausentar para uma viagem aos Estados Unidos.

Quando retornou, Dermeval sentiu que o jogo político havia se virado contra ele, pois passou a sofrer perseguições e sérias acusações de desvios de verbas da reconstrução, tendo inclusive a Polícia Federal adentrado em seu gabinete na prefeitura e levado documentos e o HD de um computador.

Mas Dermeval sempre jurou inocência, que conseguiu provar agora, ao serem julgadas improcedentes, após tramitação nas esferas superiores, todas as acusações feitas contra ele.

 

Leia esta e outras notícias. dicas e informações da região em nosso blog http://portalfribonja.blogspot.com.br ou no nosso grupo de WhatsApp. Informe seu número no privado para ser adicionado/a.