quinta-feira, 22 de maio de 2008

Mutirão da Cidadania Empresarial vai prestar orientações para empreendedor formalizar seu negócio




O Banco do Brasil e o SEBRAE, em conjunto com entidades parceiras, tais como a nível nacional: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC; Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas; Fenacon e Receita Federal do Brasil, assim como a nível local: Agência de Desenvolvimento Municipal de Bom Jardim; Sindicato Rural Patronal, Associação Comercial, Prefeitura de Bom Jardim e Câmara Municipal, realizam o "2º Mutirão da Cidadania Empresarial", com o objetivo de orientar os empreendedores e empresários sobre procedimentos necessários para abertura e formalização de empresas, orientação técnica, empresarial, creditícia e informações sobre mercado.
Com isso, em cada um dos 260 municípios que estarão sendo contemplados com esta importante realização, profissionais de várias instituições reunidos num só lugar, estarão ao inteiro dispor para prestar quaisquer informações sobre: Gestão Empresarial - Impostos e Tributos . Abertura de Empresas . Formalização de Empresas. Linhas de Crédito e Financiamentos.
IMPORTANTE: DATA E LOCAL
Aqui em Bom Jardim, esta importantíssima realização, que dera oportunidade a muitos esclarecimentos, informações e encaminhamentos de assuntos relevantes através do "2º Mutirão da Cidadania Empresarial" será no dia no dia 28 de maio, quarta-feira, na sede da Câmara Municipal de Bom Jardim, inclusive na parte da tarde com oferecimentos de oportunas e interessantes palestras. Compareçam, pois valerá muito a pena!

CONVERSANDO SOBRE EDUCAÇÃO

> Profª Janayna Saade (Professora, Pedagoga, Pós Graduada em Psicopedagogia e Gestão Escolar)

> Drª Regina Schlupp (Arquiteta, Pós Graduada em Administração Escolar, Marketing e Gestão Estratégica)


E mail: cefel@colegiocefel.com.br


A partir esta edição, estaremos com vocês, quinzenalmente, conversando sobre assuntos presentes no contexto educacional. A sua participação será muito importante. Escreva-nos. Opine. Sugira. Participe!
UM NOVO CONCEITO EM EDUCAÇÃO
O CÊFEL / IGP é mais que uma instituição especializada em educação: é uma empresa que busca A PROFISSIONALIZAÇÃO e o APERFEIÇOAMENTO de seus alunos, aliando a tradição e a credibilidade a novas metodologias de ensino, alicerçadas em três pilares: ética, comprometimento e qualidade. Um espaço aberto à permanente reflexão sobre as contínuas aquisições do saber humano, à investigação científica, à expansão cultural e ao desenvolvimento da consciência social e política, atendendo à comunidade de Nova Friburgo e dos outros municípios a que estende seus serviços.
CURSOS OFERECIDOS EM 2008.
1. GRADUAÇÕES E PÓS GRADUAÇÕES
O Colégio Cêfel em parceria com a UCB (Universidade Castelo Branco) e o IESDE, oferece uma grande oportunidade para quem deseja estudar de forma dinâmica e inovadora. Através de videoaulas, com os melhores professores, equipe altamente capacitada: tutores on-line e orientadores nos encontros presenciais e material didático (livros) de apoio, os cursos oferecidos priorizam o comprometimento com a educação.
CURSOS DE GRADUAÇÃO: Pedagogia e Administração
PÓS – GRADUAÇÕES: Gestão Escolar, Educação Inclusiva e Psicopedagogia.
2. CABELEIREIRO E MANICURA
O CÊFEL/ IGP reconhece a importância da qualificação profissional e oferece ao mercado o Curso de Cabeleireiro e o Curso de Manicura. O curso é voltado pra as pessoas que desejam ingressar na carreira bem como aprimorar conhecimentos já adquiridos com a prática em salões, obtendo ao término do curso a certificação necessária pra o exercício da profissão. Os certificados são fornecidos pela Instituição Educacional CÊFEL/IGP. O Curso de Cabeleireiro é coordenado pela Professora Marilza Schuenck e tem duração de 1 ano, com um encontro semanal. O programa do curso compreende aulas de corte, processos químicos, tintura e colometria. além de segurança nos salões contribuindo para uma formação sólida e responsável dos futuros profissionais. Durante as aulas, os alunos participam de um laboratório prático para que verifiquem os ensinamentos teóricos. O curso de Manicura é coordenado pela professora Dalva e com um encontro semanal tem duração de 6 meses. Nas últimas aulas os alunos aprendem diferentes técnicas utilizadas nas unhas decoradas.

3. CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM 1 ANO AUTORIZADO E RECONHECIDO PELO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PELO PARECER Nº 093/2006. PUBL. NO D.O DE 02/10/2006.
Para o aluno cursar o Curso de Ensino Médio, na modalidade Normal, em seqüência ao Ensino Médio, deverá ter concluído o Ensino Médio com no mínimo 2400 h de carga horária e ou Equivalente. Os alunos que concluírem o Curso de Ensino Médio na, Modalidade Normal, em seqüência ao Ensino Médio receberão diploma de acordo com a Lei 9394/96 art.62 e atuarão na Educação Infantil e nas quatro primeiras séries do Ensino Fundamental. O Curso de Ensino Médio, na Modalidade Normal, em seqüência ao Ensino Médio, terá a duração de 1 ano, totalizando uma carga horária de 1560h/a.

Olodum de Bom Jardim faz primeira apresentação fora da cidade

Por Ana Amelia Mendes

O grupo de percussão Olodum, formado através do projeto “Música na Escola e no Bairro” da Prefeitura de Bom Jardim, fez sua primeira apresentação fora do município. A garotada se apresentou na comemoração dos 117 anos de emancipação político-administrativa de Duas Barras, no dia 8 de maio, diante de autoridades locais, do prefeito Affonso Monnerat e da população bibarrense.
O projeto foi implantado em janeiro do ano passado, concretizando a vontade do prefeito Affonso de inserir crianças e adolescentes no mundo da música, ocupando parte do tempo livre com atividades culturais, que auxiliam no processo de socialização e estimulam a auto-estima das crianças e adolescentes.
Os professores de música, Tiquinho, Cacau e Jober conduzem o grupo que tem mais de 30 componentes entre 7 e 14 anos, que encontraram na música uma maneira melhor de viver, utilizando a arte como um complemento na formação do cidadão.

Prefeitura incentiva o esporte em Bom Jardim

Por Ana Amelia Mendes

As quadras de esporte de Barra Alegre e de São José estão passando por reformas e a construção do ginásio poliesportivo em São Miguel já começou. A Prefeitura de Bom Jardim, através das Secretarias de Obras e Infra-Estrutura e de Projetos Especiais, tem se empenhado bastante com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das crianças e jovens de diversas comunidades, oferecendo mais opções de lazer e esporte no município.
Há anos sem manutenção e sem cuidados, sofrendo com a ação do tempo, o excelente espaço de lazer da garotada do segundo distrito chegou a perder parte do telhado devido aos fortes ventos que atingiram a localidade no mês de novembro do ano passado. “É uma antiga reivindicação da comunidade. Eu e meus alunos fomos ao prefeito solicitar a reforma, pois é um espaço muito utilizado, onde recebíamos alunos de outros municípios, mas nessas condições, torna-se inviável esse intercâmbio entre escolas”, desabafou a professora de educação física Ana Maria da Silva, agora satisfeita com a obra.
Já a quadra de Barra Alegre está recebendo calçamento ao seu redor e revitalização na parte externa, melhoria que atenderá além das crianças e jovens, toda a comunidade do quarto distrito.

Vereadores visitam sede da Oi no Rio e cobram soluções para problemas na telefonia em BJ

Insatisfeitos com a prestação dos serviços oferecidos pela empresa responsável pela telefonia no município, a operadora Oi, os vereadores de Bom Jardim junto ao Deputado Estadual Rogério Cabral se reuniram com o executivo de relações institucionais da empresa, Wilson Bôtto, com objetivo de cobrar providências para melhor atender a população bom-jardinense. O encontro foi na sede da Oi no Rio de Janeiro, no dia 14 passado.
A presença do deputado Rogério Cabral justifica-se por sua sensibilização diante das queixas feitas pelos vereadores. Diante delas, o deputado marcou a reunião disposto a ajudá-los na busca por soluções para melhorar a qualidade dos serviços prestados.
Segundo os vereadores, são muitas as reclamações com relação a telefones públicos e cobertura celular. “Diante de nossas queixas, a empresa prometeu reavaliar a situação das instalações de centrais telefônicas (responsáveis pela distribuição dos telefones fixos) e a distribuição dos telefones públicos, onde tomará providências quanto aos que se encontram inoperantes”, disse o vereador Zé Nilton.
Com relação à instalação de torres de telefonia celular, reclamação constante da população da zona rural, e de comunidades não contempladas pela cobertura, o representante da Oi ressaltou que fica a critério da empresa, ou seja, a instalação será realizada quando houver demanda que justifique a disponibilidade do serviço.

Mais de 50 cavaleiros prestigiam a 4ª edição da Cavalgada da Antiga Fábrica de Doces

Por Ana Amelia Mendes

Foi realizada no dia 18 de maio, domingo, a “Quarta Cavalgada da Antiga Fábrica de Doce”, no distrito de Barra Alegre, com saída dos cavaleiros da antiga fábrica, às 10h.
A “Quarta Cavalgada da Antiga Fábrica de Doce” contou com a presença de mais de 50 cavaleiros, dos quatro cantos do município, que fizeram o percurso passando pelas localidades Trapiche, Goiabal, Santa Rosa, Ponte de Ferro, retornando à fábrica de doce, por volta das 15h.
Os organizadores da festa, Leonardo Dionízio, Jorge Castro e Eraldo Rocha Flores prepararam, com apoio do vereador Zé Nilton, uma bela confraternização no bar do Venâncio, com almoço e show da cantora Cristiane Moura, ao fim da cavalgada. Vale ressaltar que o comerciante Venâncio Dionízio é um dos maiores idealizadores e incentivadores do evento, onde disponibiliza toda a infra-estrutura desde a sua primeira edição.

Comunidade de Barra de Santa Tereza agradece providência solicitada à Concessionária Rota-116

Moradores da simpática localidade de Barra Santa Tereza, por intermédio de sua Associação manteve contato recentemente com a redação do JORNAL MAIS BJ+NF, para registrar públicos agradecimentos à Concessionária Rota-116, pela providência de destruir uma grande pedra que passou a existir após as chuvas, barreiras e transtornos verificados em Bom Jardim e região em janeiro do ano passado.
Explicando melhor a situação, diretores da Associação de Moradores de Barra de Santa Tereza, disseram que uma grande pedra, de aproximadamente 25 toneladas, em janeiro do ano passado rolou para o asfalto e foi removida para a outra margem da pista, próximo ao ponto de acesso e saída para Barra de Santa Tereza. Com isso, os motoristas que saiam de Barra de Santa Tereza em direção à Nova Friburgo, estavam tendo a visibilidade consideravelmente comprometida, ocasionando deste modo sérios riscos de acidentes. A partir desta constatação, a Rota-116 acatando tal solicitação e mostrando boa vontade, de pronto providenciou semana passada, os trabalhos de destruição da grande rocha para assim satisfazer o justo pleito dos moradores e por esta razão, eles por intermédio de sua atuante Associação, vêm de público agradecer à Superintendência e funcionários da Concessionária Rota-116.

Barra FC homenageia Zé Reni

Barra FC homenageia Zé Reni

A clube de futebol de Barra de Santa Tereza, tendo a frente o dinamismo e empolgação da família encabeçada pelo conhecido Sr. José Lomeu, carinhosamente chamado por todos de Zé do Gino, vem há algum tempo realizando naquela comunidade, seus animados e próprios campeonatos de futebol com diversas equipes convidadas, inclusive homenageando admiradas figuras de Bom Jardim, como já ocorreu com o ex-prefeito de Bom Jardim, Álvaro Guimarães, o próprio Zé do Gino e o saudoso garoto Ruan Lomeu, entre outros.
Agora, na competição desta temporada de 2008 cujo encerramento está previsto para o dia 15 de julho e contando com participações das equipes do Floresta F.C. (Nova Friburgo), Arrasto F.C, Bem Te Vi F.C e Santa Cruz F.C. (Bom Jardim), mais o União F.C. de São José do Ribeirão, Cônego F.C. de Nova Friburgo e o próprio Barra F.C. como também um dos integrantes desta competição, homenageia nesta oportunidade, de forma muito justa e oportuna, o conhecido comerciante que possui propriedade há bom tempo em Barra de Santa Tereza, José Rimes da Silva, o popular Zé Reni.
Bom-jardinense nascido no dia 4 de junho de 1938, portanto, prestes a completar 70 anos de idade, o querido Zé Reni jogou pelo extinto Bandeirantes e no plano comercial, desde cedo começou a trabalhar no Açougue Modelo de seu pai que funcionava onde é hoje a locadora Isto É. Casado com a Sra. Dinah com quem tem os filhos Willian (cirurgião dentista), Carla (professora) e Wanderson (comerciante, do Restaurante Sabor & Sonho), Zé Reni realmente é merecedor desta homenagem do Barra F.C. e da comunidade de Barra Santa Tereza, localidade pela qual tem grande carinho e admiração.

Associação de Moradores de Barra de Stª Tereza, em comunicado público, oficializa fim de parceria

Da "Associação de Moradores, Protudores e Amigos de Barra de Santa Tereza", recebemos e na integra publicamos o seguinte COMUNICADO.
"A Associação de moradores, produtores e amigos da Barra de Santa Tereza vem comunicar que, a partir desta data não terá qualquer vínculo com o informativo denominado JORNAL DA CIDADE, que é editado pelo Sr. Geraldo Carvalho, que até esta data servia como instrumento de divulgação da nossa associação, pois estamos em pleno ano eleitoral e a continuidade deste informativo constrangeria este editor e nossa diretoria, podendo ocasionar cerceamento da liberdade de expressão e provocar interpretações equivocadas da população desta cidade. Como nossa associação é independente, sem fins lucrativos e sem qualquer vínculo político, estamos cancelando a parceria que existia entre nossa associação e o editor deste informativo. Esta decisão tomada pela diretoria foi ratificada em reunião ordinária da associação ocorrida na Escola Santa Tereza dia 18 de março ás 19h". Assinado: Luiz Antonio Barreto Pinto (Diretor), Nilton Lomeu (Diretor) e Wanderson Silva (Diretor).

Mingote Leonardo, o ausente sempre presente

A. Magno

"Eu não me recordo se já escrevi sobre uma missa de sétimo dia, que certa vez assisti numa igreja em Olinda (PE). Não obstante, vejamos:
O padre já era idoso, caminhava com certa dificuldade e, por duas ou três vezes, sentou-se numa cadeira que havia no altar. O velho padre nos dava a impressão de ter algum problema de coluna.
Deixando à parte as dificuldades físicas do sacerdote, durante sua preleção, dirigindo-se aos poucos presentes, falou: 'Senhores e senhoras, nascer, perambular e morrer, eis aí, a vida'.
Mais adiante, dirigindo-se aos sessentões presentes, disse: 'Aos senhores e senhoras que já dobraram o cabo da Boa Esperança, já está na hora de se acostumarem com a ausência dos presente e com a presença dos ausentes'.
Pois bem! No que tange a eterna presença dos ausentes, há pessoas que sem se preocuparem com buscas ou fugas, constroem ao longo de uma vida simples, uma história inesquecível, ou seja, tornam-se 'mitos'. Eu me refiro a Domingos Leonardo, o “Mingote”, que se ainda estivesse perambulando entre nós, teria 'aniversariando neste 15 de maio'.
'Mingote', que carinhosamente, nunca deixarei de chamar de 'fiscal', não necessita de datas especiais para ser lembrado. Ele é e sempre será lembrado por várias gerações de bom-jardinenses.
Passar diante de sua 'sapataria', vê-la fechada, nos dá vontade de abrir suas portas, sentar no banquinho de couro, trazer o Mingote de volta e perguntar:
— E aí, Fiscal, qual é a nova?
Mingote, diante da pergunta, diria:
— Ó, 'Vedete', aguarda a Turma da D.I.V.A. chegar, que você saberá das notícias.
Esse é o Mingote que um dia chamei de jovial, sábio, longevo! Esse é o Mingote que deixou histórias para a história bom-jardinense!
Na dimensão que estiver, parabéns, Mingote!"

12 de maio: Dia do enfermeiro

Profissionais de Enfermagem...
Para muitos é um sacrifício, mas para eles é uma realização pessoal...
Podem facilmente serem chamados de “anjos dos corredores”...
Porém, podemos dizer que seu trabalho é quase anônimo... Poucos pacientes que tiveram suas vidas salvas por uma ação rápida e eficiente, desses profissionais, irão se lembrar mais tarde do nome desses “anjos” que o salvaram. Mas não é isso que conta, mas sim, a satisfação de seu dever cumprido.
Sem tirar a participação de outros profissionais, devemos reconhecer que a enfermagem é responsável, quase diretamente, pela vida daqueles que estão sob seus cuidados. Muitas vidas dependem de sua eficiência e competência, e mais ainda, de seu senso de dever.
São eles que lidam com nossas maiores misérias... e com nosso lado mais humano. Têm contato com o pior e mais temido dos sentimentos: a dor.
Por tudo isso ser um técnico, um auxiliar ou um enfermeiro nada mais é do que uma missão, uma nobre missão...
O branco de sua roupa transmite paz.
O calor de seu coração aquece a alma.
A sua dedicação levanta o ânimo.
O seu sorriso alegra o coração.
O seu carinho faz muita diferença.
O seu toque transmite energia.
Por isso, você é uma dádiva de Deus na vida daqueles que precisam de sua dedicação.
Parabéns e obrigada a todos vocês que dedicam suas vidas a cura do outro.


Em 1938, o presidente Getúlio Vargas, assinou o Decreto nº 2.956, que instituía o "Dia do Enfermeiro", a ser celebrado a 12 de maio, devendo nesta data ser prestadas homenagens especiais à memória de Ana Néri, em todos os hospitais e escolas de enfermagem do País.
Ana Justina Ferreira Néri (foto) foi a pioneira brasileira da enfermagem, que nasceu na cidade baiana de Cachoeira de Paraguaçu, em 13 de dezembro de 1814 e veio a falecer quase aos 66 anos de idade no Rio de Janeiro, no dia 20 de maio de 1880.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Dona Capivara e seus novos filhos:


Uma família feliz habita uma ilha em Bom Jardim

O município de Bom Jardim viu aumentar recentemente sua população de capivaras – animais abundantes na região – desde que uma fêmea grávida instalou-se confortavelmente numa pequena ilha existente no Rio Grande, atrás do Corpo de Bombeiros de São Miguel, onde “Mamãe Capivara” ganhou os seus filhotes e lá passou com eles a viver. Essa nova “ilha” foi formada no início do ano passado, quando as cheias do Rio Grande fizeram desabar parte da margem onde existia um bambuzal, criando a ilha.
Na foto (e no detalhe ampliado), vemos “Dona Capivara” tomando tranqüilamente seu banho de sol vespertino, enquanto seus filhotes (não captados pela nossa câmera) brincam, felizes, ao redor.

3º ECOMOTO vai movimentar Bom Jardim nos dias 27 a 29 de junho

3º ECOMOTO vai movimentar Bom Jardim nos dias 27 a 29 de junho

Em mais uma promoção da Ong UBEM – União Brasileira dos Ecologistas Motociclistas, vai acontecer em Bom Jardim, nos próximos dias 27 a 28 de junho, sexta a domingo, o “3º ECOMOTO”. O evento já é tradicional no calendário turístico municipal e promete sacudir a cidade, com o ronco de centenas de motos e triciclos – que estão sendo aguardados – além de palestras ecológicas e atrações musicais “da pesada”, no melhor estilo do blues e do heavy metal.
A programação prevê para o dia 27, palestras sobre ecologia em escolas e na Casa da Cultura, com profissionais que atuam na área ambiental. À noite, haverá apresentação das bandas Virgin Killer, Renato Rio Blues e Infesto. Já no sábado, 28, as palestras continuam durante o dia, e à noite, show com as bandas de rock Santo Daime, Flash Back, Credenciados e Heavy Duty.
No domingo, 29, pela manhã, haverá ação social com a participação das secretarias municipais de Saúde e Promoção Social, Corpo de Bombeiros e Cruz Vermelha. A ação consta de testes gratuitos de índice glicêmico para a população propensa a diabetes; aferição da pressão arterial e índice de massa corpórea, além de exibição de vídeos sobre saúde, distribuição de material didático, corte de cabelo, orientação e demonstração de trato odontológico, simulação de atendimento a vítima de acidente automotivo e de escapamento de gás.
A festa será encerrada com a apresentação da dupla Lúcia e Letícia, por volta do meio-dia. Os eventos acontecerão ao longo da Rua Nilo Peçanha e Praça João Almeida, onde será montado um palco gigante para apresentação das bandas.

Oi Telemar volta a prejudicar usuários de celular em Bom Jardim

Oi Telemar volta a prejudicar usuários de celular em Bom Jardim

A comunicação via telefone celular em Bom Jardim voltou a apresentar problemas, desta vez com a paralisação total dos serviços prestados pela Oi Celular no município. A estação de rádio-base (ERB) situada na sede da Oi Telemar no bairro Maravilha, inexplicavelmente, parou de funcionar na tarde do último dia 9, sexta-feira, deixando todos os aparelhos móveis da Oi – sem distinção entre pré e pós-pagos – completamente inoperantes. O serviço só foi restabelecido na quarta-feira, 14, cinco dias depois. Durante esse tempo, os clientes da Oi ficaram sem fazer ou receber ligações de outros celulares e telefones fixos e muitos, possivelmente, tiveram prejuízos financeiros, com a perda de contatos e negócios.
O descaso da Oi com os seus clientes bom-jardinenses é tanto, que a empresa não emitiu qualquer comunicado – nem mesmo via torpedo SMS – para se retratar perante os usuários ou, pelo menos, ressarci-los, com bônus ou crédito adicional, uma vez que ficaram cinco dias sem poder usar o celular. Não é à-toa que a empresa permanece há muito tempo em primeiro lugar no número de reclamações feitas aos serviços de defesa do consumidor – os Procons. A falha verificou-se apenas em Bom Jardim, já que nas cidades vizinhas, como Nova Friburgo e Cordeiro, os celulares da Oi estavam funcionando normalmente.
Analistas dizem que o problema de falhas na comunicação está localizado na sede da Oi Telemar, no Maravilha, que concentra os serviços de telefonia fixa e móvel, e de internet, inclusive fornecendo troncos para outros provedores locais. A central ainda opera com aparelhagens obsoletas, dos tempos da antiga Telerj. Embora já estejamos em tempos de fibra ótica e transmissão digital de internet, telefonia e TV, a rede telefônica de Bom Jardim ainda é analógica e depende dos mesmos fios de cobre de antigamente, sujeitos a constantes interferências, ruídos e defeitos.

Jardim Boa Esperança promove 7º Campeonato de Society

O Esperança Futebol Clube, do bairro Jardim Boa Esperança (BNH), vai realizar no primeiro domingo de junho, dia 6, a abertura do “VII Campeonato de Futebol Society”, para o qual o Diretor de Esporte do Esperança FC, Júnior César, está convidando a todos o desportistas para participar. Segundo Júnior César, será um grande evento esportivo disputado na quadra do bairro, que vai estar premiando os times campeão, vice e terceiro colocado, além de premiações para o artilheiro da disputa, o goleiro menos vasado, entre outras.
Para mais informações, os interessados devem ligar para os números (22) 2566-7172 – 8131-0108 ou 9202-9703.

Criação de novos feriados está com os dias contados

Foi aprovado no último dia 7, o Projeto de Lei 1.399/08, que pretende acabar com a criação de novos feriados no Estado do Rio. Apresentado pelo deputado João Pedro (DEM), o projeto foi acatado em primeira discussão e terá que retornar à pauta em algumas semanas. Segundo seu texto, que foi aprovado com duas emendas de texto da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a criação de datas para homenagear pessoas, santos, profissões e outros temas de interesse comemorativo no estado não implicarão mais na decretação de feriado. "É imperioso que esta Casa saiba acolher uma reivindicação que é de todo o setor de comércio do estado. É importante que se entenda que a atividade econômica clama por uma decisão como esta", destacou. O projeto encontrou resistência entre alguns deputados, que julgaram que a proposta cerceia os direitos dos parlamentares. "O projeto tem evidentes méritos, já que nós estamos saturados de tantos feriados. Mas este é um tema de difícil interpretação, pois cerceia um direito, o que o torna discutível do ponto de vista legal", admitiu o deputado Luiz Paulo (PSDB).

Caminhada Fotográfica em Pedra Aguda

No próximo dia 25, domingo da próxima semana, estará sendo realizada uma sensacional CAMINHADA FOTOGRÁFICA À PEDRA AGUDA, admirável ponto turístico de Bom Jardim que fica no distrito de Barra Alegre.
A saída será às 8 horas da manhã do domingo, dia 25, da Praça Cel. Monnerat, em frente a Igreja Matriz. Os participantes poderão fazer fotos, dentre as quais posteriormente serão selecionadas uma de cada, para compor uma exposição fotográfica que deverá ser montada durante a tradicional Festa do Inhame, em Córrego de Santo Antonio nos dias 22, 23 e 24 de agosto próximos.
Haverá transporte para os participantes e os interessados, devem fazer suas inscrições até o próximo dia 19 (segunda-feira) pelo telefone da PMBJ, 2566-2916 ramal 234 ou 225.

Saída as 8 horas da Praça da Matriz, em Bom Jardim.
Com volta prevista para o meio dia.

Confirmar presença pelos telefones (22) 2566 2916 ramais 234 (governo) ou 225 (imprensa). Confirmação aceita até o dia 19 de maio de 2008;

quinta-feira, 8 de maio de 2008

60º Encontro da Família Monnerat elegeu o novo casal-presidente

Como já era esperando, constituiu-se em mais um grande sucesso, a realização nestes últimos dias 2, 3 e 4, da 60ª edição do Encontro da Família Monnerat, ocorrido no Restaurante & Pesqueiro Portal do Vale, tendo a frente, inclusive se despedindo da presidência da AFM-Associação da Família Monnerat, o casal Eliomar & Maria Adelaide Monnerat Carvalho.
Na sexta-feira, 2 de maio, houve a abertura do encontro, em clima de confraternização com todos curtindo agradável noite de "queijos e vinhos". Já no sábado, dia 3, aconteceu em meio as atividades, a realização de um animado bingo vap-vupt com diversos presentes aos ganhadores e a noite, um belo show com o cantor de nossa região, Daniel e seu violão.
Por fim, no domingo dia 4, aconteceram os pontos altos da programação, começando cedo com o hasteamento das bandeiras e alvorada de fogos, além do delicioso e farto café da manhã. Na seqüência, houve a emocionante celebração eucarística a cargo de um próprio padre da familia Monnerat, o querido e simpático sacerdote Toninho Monnerat, que entre as intenções, lembrou a memória de um dos mais antigos integrantes da família, o suíço Francisco Xavier Monnerat que justamente na data de 4 de maio se viesse estivesse, estaria atingindo a marca de 235 anos de idade. Na oportunidade, ainda durante a especial missa, o conhecido líder comunitário Carlos Lúcio, bom-jardinense que reside há quase 30 anos no distrito bibarrense de Monnerat, leu Projeto de Lei preparado pelo Drº Élio Monnerat Sólon de Pontes, para que a Câmara Municipal de Duas Barras institua a partir de agora, o "Dia do Imigrante Suíço Desconhecido" no município a ser comemorado a partir deste ano de 2008, em toda a primeira sexta-feira do mês de maio de cada ano. Após a leitura do Projeto de Lei, o próprio Carlos Lúcio informou que o presidente da Câmara Municipal de Duas Barras, vereador Naldo Serafim pediu para dar ciência à benquista família Monnerat que este Projeto de Lei já está tramitando no legislativo bibarrense e que será aprovado por unanimidade nestes próximos dias.
Encerrada a bonita missa, o casal presidente da AFM, Sra. Maria Adelaide & esposo Eliomar, realizou a Assembléia Geral Ordinária da entidade, apresentando entre os principais pontos da pauta, a prestação de contas de sua gestão, assim como também leitura do novo Estatuto Interno da AFM. Tanto a prestação de contas quanto o novo estatuto interno, receberam aprovações unânimes dos familiares presentes. Outro ponto importante também daquela Assembléia, foi a eleição por aclamação, do empresário Hermano Vitor Monnerat, carinhosamente chamado por todos de "Maninho", que com sua esposa Janine, passa a ter missão de presidir a AFM-Associação da Família Monnerat no biênio 2008/2010.
Por fim, todos os participantes deste marcante 60º Encontro da Família Monnerat, tomara parte em concorrido almoço de confraternização, contando com animação musical da excelente Bandinha Show da União Ribeironense, sob o comando do professor José Antonio Azeredo.

Academia Friburguense de Letras empossará Hamilton Werneck


Na próxima sexta-feira, dia 9 às 20 horas, a AFL-Academia Friburguense de Letras em sua sede na Praça Getúlio Vargas, 57, Centro de N. Friburgo, estará realizando a solenidade de posse de seu novo acadêmico Hamilton Werneck, que ocupará a cadeira nº 06, patronímica de AUGUSTO DOS ANJOS. Na ocasião, quem ira receber e saudar Werneck, será o insigne acadêmico ALEXANDRE GAZE, escritor, professor e Pró-Reitor da Universidade Candido Mendes Nova Friburgo.

Quem é Hamilton Werneck?

Professor Hamilton Werneck é pedagogo, especialista em educação, pós graduado em educação, professor para o ensino superior, escritor e conferencista. Doutorando em Educação pela Wisconsin International University de Idaho - USA. Com 21 livros publicados e 7 DVDs educativos, Hamilton Werneck já realizou mais de 1.250 conferências em todo o Brasil envolvendo colégios, secretarias de educação, sindicatos patronais e de classe e universidades.
Com experiência em educação desde as classes multisseriadas do interior até a pós-graduação, vem participando ativamente da vida educacional do país através de programas de TV e congressos nacionais e internacionais de educação. Pertenceu, como conselheiro, de conselhos municipais e do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Foi Secretário de educação do município de Nova Friburgo - RJ. Seu livro "Como Vencer na Vida Sendo Professor", foi traduzido no México, para todos os países de língua espanhola; "O Profissional do Século XXI", está sendo traduzido para o inglês.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Desmoronamento de terra mata homem e fere rapaz em São José do Ribeirão

Um homem morreu soterrado no último dia 29, terça-feira, quando trabalhava numa pedreira no distrito de São José do Ribeirão. Antonio da Silva Lessa tinha 54 anos e estava com o filho no momento do acidente. O rapaz, que ajudava o pai a fazer o serviço, teve apenas ferimentos leves. O corpo só foi retirado do local quatro horas após a ocorrência do deslizamento. Antonio Lessa, que trabalhava na pedreira há sete anos, na hora do acidente, escavava um barranco juntamente com o filho Leonardo, de 25 anos, quando a terra veio abaixo, soterrando os dois. Leonardo conseguiu se salvar, saindo debaixo dos escombros, com apenas ferimentos leves – arranhou as costas e feriu o pé.
Leonardo ainda tentou socorrer o pai, conseguindo retirá-lo do barranco, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu antes da chegada do resgate, que se limitou a remover o corpo já sem vida, para o centro da cidade, onde foram providenciados os preparativos para o sepultamento. De acordo com declarações do sobrevivente, o trabalho estava sendo realizado sem qualquer orientação técnica ou equipamento de segurança e além dos dois, mas ninguém se encontrava no local no momento do acidente. De acordo com registros policiais, ocorrências deste tipo são comuns em municípios da região serrana, ocasionando muitas vítimas fatais.

Escola César Monteiro pede doações para sua biblioteca

Buscando incentivar a cultura e o estímulo ao conhecimento e aos estudos, a Escola Municipalizada César Monteiro, localizada no Alto de São José, segundo distrito, está ampliando a biblioteca que funciona nas dependências do educandário. Para isso, está solicitando à comunidade bom-jardinense e todos que puderem, que façam doações de livros diversos, infantis, infanto-juvenis, didáticos, para-didáticos e outras classificações literárias, que servirão para o uso de seus alunos e professores. As doações podem ser encaminhadas diretamente para o educandário, no Alto de São José, ou entregues na Padaria Nonna Carmela, no centro de Bom Jardim.

Terço dos Homens completa 10 anos e recebe homenagem da Câmara

A Câmara Municipal de Bom Jardim, em sua sessão do último dia 28, homenageou com “Moção de Aplausos” os dez anos de fundação e existência do “Terço dos Homens”, grupo católico masculino, que vem se reunindo semanalmente para realizar orações. A proposta da moção, aprovada por unanimidade, foi do vereador Zé Nilton, que ocupou a tribuna da Câmara para justificar o pedido, tecendo algumas palavras e fazendo um pequeno histórico da origem da atividade, iniciada nas cidades de Recife e Olinda (PE), em meados dos anos 90. Em Bom Jardim, as primeiras reuniões tiveram início em 1998, por iniciativa no frei César Fontana, que naquela época conseguiu reunir cerca de uma dezena de católicos para rezar o terço nas dependências do antigo cinema da cidade. A baixa freqüência na ocasião foi relacionada à tradição religiosa, que via a atividade associada à ala feminina da igreja.
Mas, com o tempo, outros homens passaram a freqüentar as reuniões, que hoje já contam com cerca de 300 participantes, sob o comando do frei Gelson – diretor espiritual do grupo. Diversos integrantes do “Terço dos Homens” compareceram ao plenário da Câmara para receber e agradecer a homenagem. Como porta-voz do grupo, frei Gelson subiu à tribuna e contou a história da criação do terço, como acessório do culto católico, que teve origem, de forma ainda rústica, nos mosteiros medievais, inicialmente, para marcar as rezas em louvor à Virgem Maria, mãe de Jesus.

Merendeiras aprendem a aproveitar alimentos, conhecendo o calendário da safra

Por Ana Amelia Mendes

Através do interesse da Prefeitura de Bom Jardim em capacitar seus profissionais e aprimorar cada vez mais a qualidade da merenda, as merendeiras da rede municipal de ensino participaram no dia 16 de abril do programa SESC Nutrição Alternativa Saudável e Econômica, cujo tema deste ano é “Safras”. O projeto “Criando, aproveitando e cozinhando” objetiva a melhoria da qualidade de vida dos alunos, valorizando a culinária regional e incentivando a produção de alimentos saudáveis, além da redução do desperdício e o combate à desnutrição.
As oficinas teórica e prática ensinaram as 19 merendeiras e a nutricionista da rede, Flávia, a conhecerem o período de safra de cada alimento e ainda, como aprender a utilizar integralmente essas verduras, legumes e frutas, fazendo diversas receitas nutritivas, saborosas e diferentes, como o pão de inhame, o quindão de mandioca e o bolo de pudim de tangerina.
“As vantagens de se consumir frutas, verduras e legumes que estão em safra são a garantia de que eles estarão mais saborosos, com maior valor nutritivo e preços mais baixos. Além disso, o produto em sua época de colheita também é mais saudável porque tem menos agrotóxicos”, explicou a nutricionista do SESC Giselle Borges.
A alimentação alternativa, criada para combater a desnutrição, inclui alimentos de alto valor nutritivo, de custo baixo, de paladar adaptado à região e preparo rápido. O carro chefe é o princípio da variedade, onde se aproveita diversos alimentos que geralmente são desprezados.
Todos os segredos para pôr na mesa um prato econômico e nutritivo foram revelados em apenas duas horas. As participantes aprenderam a elaborar as receitas e degustaram os pratos, além de aprenderem noções para escolher as frutas, verduras e legumes e dicas sobre como higienizar os alimentos.

Dia D de combate à dengue mobilizou toda a sociedade bom-jardinense

Por Ana Amelia Mendes

A secretaria de Saúde de Bom Jardim em parceria com a secretaria de Educação realizou na última sexta-feira, dia 18, o Dia “D” de Combate à Dengue. O evento começou às 8h e as ações aconteceram em vários pontos da cidade, como no Centro (em frente à Igreja Matriz) e nos distritos.
O Prefeito Affonso Monnerat deu o pontapé inicial às atividades propostas pela coordenação da vigilância sanitária, como as visitas domiciliares feitas por alunos, professores e agentes de saúde, divididos em micro áreas, com objetivo de acabar com possíveis focos do mosquito e esclarecer questionamentos da população. “Os moradores têm de se conscientizar da importância de se tapar as caixas d'água, virar as garrafas de boca para baixo e tirar o lixo dos quintais, além disso, é bom lembrar que todo local de água parada deve ser eliminado, uma vez que é lá que o mosquito transmissor coloca seus ovos”, ressaltou o prefeito na abertura do evento.
Foram distribuídos panfletos com orientação sobre as medidas de controle do mosquito que podem ser adotadas em casa, para combater os focos; assim como sobre os principais sintomas da doença, que são febre, dor de cabeça, dor muscular, falta de apetite e fraqueza.
O ano foi marcado pelo avanço da dengue no Estado do Rio. O número de mortes confirmadas em 2008 já é maior do que a metade de todos os casos registrados em 2002, ano em que houve a maior epidemia da doença no Rio. Desde janeiro, 87 óbitos foram confirmados no estado. Em 2002, foram notificados 288.245 casos de dengue, com 91 mortes. Crianças continuam sendo as principais vítimas das mortes.
Em conseqüência disso, a rede escolar do município tem dado grande importância ao combate à doença, tornando crianças e jovens estudantes multiplicadores de informação e fiscalizadores do ambiente próximo à sua residência.
O evento contou também com a participação dos alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, com a equipe da vigilância sanitária, agentes comunitários de saúde, equipes do Programa Saúde da Família, professores, Lions Clube e autoridades locais, como o Vice-prefeito Dr. Paulo Barros, secretários municipais e vereadores e representante da vigilância ambiental em saúde do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Dia 'D' contra a dengue foi realizado em Bom Jardim

A população de Bom Jardim acordou cedo para se engajar na campanha de conscientização sobre a dengue. O evento, que teve início às 8 horas, na Praça da Igreja Matriz, levou ao centro da cidade autoridades municipais e agentes de saúde, contando também com a participação de escolas públicas e particulares do município, que tiveram grande importância junto à campanha. Alunos de todas as idades percorreram as ruas centrais do município, distribuindo panfletos instrutivos, produzidos pelos próprios estudantes e outros feitos pela secretaria municipal de Saúde, em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira, que alertavam acerca da transmissão e sintomas da doença. Em uma tenda montada na praça, era possível fazer o aferimento da pressão arterial.
O Lions Clube de Bom Jardim, representado por Lygia Saade e Cecília Barroso, também colaborou com o evento. Através de um vídeo exibido em um telão, os presentes receberam mais informações sobre a doença. Em conversa com O Jornal Mais BJ, o médico veterinário Dr. Fernando Loyola, coordenador da Vigilância Sanitária em Bom Jardim, disse que o principal foco é a conscientização para que o município não registre nenhum caso da doença, que vem vitimando milhares de pessoas na capital fluminense e no Brasil.
A importância da iniciativa chamou atenção até fora do município. No dia anterior, a Rede InterTV, através de sua sucursal em Nova Friburgo, entrevistou ao vivo o secretário de Saúde de Bom Jardim, Dr. Marcos Célio, durante a apresentação do noticiário RJ InterTV, exibido por volta do meio-dia.

Coluna Tribuna do Leitor

Agradecimento ao corpo médico, enfermeiros e funcionários do Hospital Mun. de Bom Jardim:

"Sou professora aposentada e venho publicamente através deste jornal, agradecer o carinho e a atenção recebidos na época em que submeti a intervenção cirúrgica no Hospital Municipal Dr. Celso Erthal, aqui de Bom Jardim. Agradeço principalmente ao Dr. Jorge Barros e toda a sua equipe. E aproveitando, gostaria de ressaltar e enobrecer o trabalho da Agente de Saúde que atua na Varginha e também os funcionários de todas as áreas do hospital, desde as faxineiras, cozinheiras até os que atuam na portaria.
Que Jesus e Maria iluminem o trabalho de vocês sempre, para que façam este bom atendimento. Obrigada".
Riza Helena de Castro - Bom Jardim/RJ.

Satisfação e agradecimento por publicação que saiu neste jornal:

"Fiquei muito emocionado com a publicação denominada "A UM PAI COM ALMA DE MÃE", nesta coluna edição passada do Jornal Mais, não só pela veracidade do conteúdo do texto em si, mas também pela iniciativa de uma pessoa que, independentemente de ser maravilhosa, foi muito feliz em explanar seu testemunho agindo com justiça e sensibilidade. Muito obrigado minha amada Angélica Rocha".
Toni Barreto - Bom Jardim/RJ.

Celos também participou da campanha contra a dengue

O Colégio Estadual Leopoldo Oscar Stutz (Celos), de Barra Alegre, participou no último dia 18, em parceria com a secretaria municipal de Saúde, do Dia D da Campanha contra a Dengue. Paralelamente ao evento realizado no centro da cidade, o Celos realizou no quarto distrito, diversas atividades, que fizeram parte do primeiro dia da Campanha de Prevenção a Dengue, cujo lema foi “Não basta SABER, tem que FAZER”, projeto que será trabalhado durante todo o ano letivo. Durante o evento, os alunos participaram de uma palestra com a enfermeira-chefe do PSF de Barra Alegre, Rosana Sartório, que expôs com muita propriedade as diversas formas de prevenção da doença e tirou dúvidas dos presentes.
Após a palestra, os alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental fizeram apresentações de música de sua própria autoria e depois visitaram a comunidade, acompanhados de agentes de saúde. Distribuíram materiais informativos confeccionados por eles mesmos e conscientizaram os moradores obre as medidas higiênicas que devem ser praticadas, para evitar a proliferação dos mosquitos transmissores de doenças como a dengue. Já os alunos do segundo segmento também participaram das visitações, mostrando que Barra Alegre também está engajada no combate à dengue. As alunas Thaís e Amanda (do 5º ano e da 4ª série), até fizeram uma música, baseada em melodia de Bruno & Marrone.
O título da música é, intitulada “Estou na luta para acabar”.

Outra vez nós avisamos
Muitas vezes até choramos
Sem ninguém pra ajudar
Muita gente já morreu
Sempre pedimos a Deus
Pra esse vírus acabar
Vamos falar pros amigos
Nós estamos correndo perigo
Vamos todos dar as mãos
Muita gente no sufoco
Na esperança que novo
Tenha recuperação
REFRÃO:
Pra ajudar não tem ninguém pra ajudar
Estou na luta pra acabar
Mas quero a ajuda de vocês
Pra ajudar não tem ninguém pra ajudar
Se a dengue aumentar vai chegar a sua vez

Alunos do Celos se destacaram no ENEM

O Celos também está orgulhoso do bom desempenho de seus alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cuja média 60,08 na prova objetiva e redação, foi a melhor no âmbito municipal (57,07), superou a média do estado (52,20) e também a média nacional (51,67). Esse resultado comprova a excelência do trabalho desenvolvido pelos professores, coordenadores, direção e toda comunidade do Celos.

Santa Casa de BJ perto de conquistar o título "Hospital Amigo da Criança"

Santa Casa de BJ perto de conquistar o título "Hospital Amigo da Criança"

Desde o segundo semestre de 2007, está desenvolvido uma série de atividades como parte de preparação para que o Hospital Municipal Dr. Celso Erthal, venha conquistar o título de "HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA". Este título é concedido pelo Ministério da Saúde, assim pela OMS-Organização Mundial da Saúde e UNICEF, aos hospitais que promovem, protegem e apóiam a amamentação. Na prática esse título, vem a ser é um reconhecimento de ótima qualidade na assistência à mulher e à criança.
Com este nobre e importante objetivo, foi formando inicialmente um "Grupo de Trabalho" para implementar a realização dos 10 PASSOS PARA O SUCESSO DA AMAMENTAÇÃO e assim sendo, esta comissão é composta por Marta Ferreira (Enfermeira), Hiviany da S. E. Mello (Psicóloga) e Élida Moreira (Pediatra).
Conforme informações levantadas pela reportagem deste jornal, uma das primeiras exigências nesta fase preparatória, é o treinamento de todos os funcionários. Para cumprir este item, já foram realizados três cursos básicos, de 4 horas cada, sobre "Aleitamento Materno" para grupos de funcionários que não lidam diretamente com as pacientes da maternidade, tais como recepcionistas, cozinheiras, motoristas, etc.
Já agora, mais recentemente, nos últimos dias 10 e 18 foi realizado outro curso, este com carga horária de 24 horas, para enfermeiros, médicos, e outros profissionais cujo trabalho é diretamente com mães e bebês, como a sua terceira etapa ocorrerá neste dia 24 de abril. ”Outros cursos como estes serão realizados até que alcancemos todos os funcionários, independente de cargos ou funções, para desta forma conquistar este importante título”, destacou a Dra. Elida Moreira, coordenadora da Comissão de Hospital Amigo da Criança da Santa Casa de Bom Jardim.
Paralelamente a esses treinamentos estão sendo realizadas obras na maternidade para melhor adequar a área física às exigências do Ministério da Saúde e para oferecer maior conforto às mães e aos bebês.
Aproveitando esta reportagem do JORNAL MAIS, a comissão organizadora agradece às mães que participaram das aulas práticas com seus bebês e também à Secretaria de Educação e funcionários da Casa da Cultura, bem como à Secretaria de Promoção Social, Secretaria de Saúde e aos estabelecimentos comerciais que colaboraram de diversas maneiras para a realização de um destes últimos cursos, que foi o de "Manejo Clínico da Amamentação", com participações de entusiasmadamente 35 pessoas. As aulas que são teórico-práticas, com dinâmicas muito participativas, são coordenadas pela Dra. Rosane Siqueira, Pediatra da Maternidade Nova Friburgo e Coordenadora do Pólo Serrano de Aleitamento Materno. Estão participando também como instrutores, a Dra. Conceição Salomão (Pediatra representante da Secretaria de Estado da Saúde), Dra. Carla Moura (Fonoaudióloga, da Secretaria Municipal de Saúde de N. Friburgo) e os seguintes e queridas profissionais de Bom Jardim: Dra. Telma Fernandes (médica Obstetra), Cleide de F. Dias (Enfermeira), Hiviany E. Mello (Psicóloga), Márcia Rodrigues (Nutricionistas), Dr. Alexandre Gomes Dias e as médicas pediatras Dra Joelma Lattanzi e Élida Moreira.

"Geraldinho Amaral" incentiva também o futebol infantil de BJ

O conhecido Geraldo Amaral, tido em Bom Jardim como polivalente em razão de suas múltiplas atividades em nossa cidade, como já mostrado em reportagem deste jornal, como Papai Noel, sambista, compositor, músico, "Zé Gotinha", massagista, técnico, garçon, comerciante, funcionário municipal e muito mais, arrumou de tempos cá, brecha para mais uma função nobre e também merecedora de aplausos.
Recentemente, Geraldinho de forma prática procurando incentivar cada vez mais o desenvolvimento do futebol infantil em Bom Jardim, criou seu grupo e escolinha, como uma espécie de "seleção infantil". Com isso, no dia 29 de março, Geraldo Amaral promoveu em plena Praça Cel. Monnerat, no centro de Bom Jardim, a entrega dos uniformes aos "pequenos grandes jogadores de BJ" sob seu comando.
Durante a modesta, porém animada solenidade de entrega, o comerciante Brás Aparecido Pires Lopes, proprietário da Tropycal Modas e um dos que apóiam a iniciativa do Geraldinho, falou para nossa reportagem da importância de todas as crianças e no caso agora dos garotos do Geraldinho, estarem estudando e indo muito em seus rendimentos escolares.
Já o próprio Geraldo Amaral, falando na oportunidade ao JORNAL MAIS, falou um pouco de sua satisfação e empolgação para levar avante esta sua iniciativa, assim como agradeceu ao apoio da Padaria Nonna Carmela por "vestir esta camisa", assim como outras firmas do comércio bom-jardinense pelo apoio que tem recebido.

Prazo para inscrição de novos eleitores e transferência de títulos termina no próximo dia 7

Eleições municipais 2008:
Prazo para inscrição de novos eleitores e transferência de títulos termina no próximo dia 7

O calendário eleitoral deste ano, quando haverá em todo Brasil, eleições municipais – prefeito e vereadores – no dia 5 de outubro, prevê para o próximo dia 7 de maio, quarta-feira, o prazo final para inscrição de novos eleitores e revisão e transferência de domicílio de títulos eleitorais. A Justiça Eleitoral está estudando a possibilidade de realizar plantões durante este feriado do Dia do Trabalhador, comemorado no dia 1º, quinta-feira e no final de semana, dias 3 e 4 de maio, para atender os interessados na obtenção do documento de inscrição, obrigatório para os adultos maiores de 18 anos e facultativo aos jovens de 16 e 17 anos, bem como para os maiores de 70 anos.
Em Bom Jardim, os interessados devem procurar o Cartório Eleitoral, localizado na Rua Nilo Peçanha, na antiga estação de trem, no horário das 11h às 18h, levando certidão de nascimento e comprovante de residência, para novas inscrições. No caso de transferência, basta apenas a comprovação de residência no município.

José Joaquim recebe importante Medalha da Maçonaria Estadual

O admirado empresário José Joaquim de Souza, que com a querida esposa, a médica pediatra Dra. Élida Moreira, dirige a "Clinica Espaço Saúde" e que vem a ser um dos mais dedicados maçons de nossa região, viveu momentos especiais recentemente.
É que no dia 19 de março, José Joaquim foi homenageado ao receber durante destacada cerimônia maçônica acontecida no Salão Nobre do Palácio do Lavradio, no Rio de Janeiro, a "Medalha Comemorativa dos 40 anos de reimplantação do Rito Brasileiro", pelos seus relevantes serviços prestados a região, que culminou inclusive com as aberturas por sua iniciativa, das Lojas Oscar Argolo em Nova Friburgo e Estrela de Macuco, em Macuco.

Bom Jardim fica em 3º lugar no provão do Enem realizado na região

Bom Jardim, num universo de nove municípios, obteve a terceira melhor nota da região no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo os resultados que acabam de ser divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), através de seu website www.inep.gov.br. O município, cujos alunos que participaram do chamado “provão” e obtiveram a média 57,097, num total de 100 pontos, ficou atrás apenas de Nova Friburgo, com 58,616 e Cordeiro, que com a nota 59,972, obteve o primeiro lugar da região Centro-Norte Fluminense. As demais colocações, pela ordem foram: Cantagalo (54,827), Duas Barras (53,750), São Sebastião do Alto (49,997), Trajano de Moraes (49,845), Carmo (48,053) e Macuco (45,940). Bom Jardim também ficou acima da média geral do Estado do Rio (53,207) e do Brasil (51,670).
De acordo com analistas do Inep, os números divulgados foram considerados baixos e os municípios que obtiveram média inferior a cinco são os que estão em pior situação educacional, uma vez que o Ensino Médio é responsável pela preparação para o mercado de trabalho ou para o ingresso na Universidade. A média geral do Rio de Janeiro também foi considerada baixa, em se tratando de um estado que pretende criar 300 mil novos postos de trabalho até o final da década, com grandes investimentos nos setores petrolífero, siderúrgico e gás-químico, entre outros. Em todo o estado, as três melhores colocações ficaram com escolas particulares, mostrando o abismo entre o ensino público e o privado. Na região, o melhor resultado foi do Colégio Anchieta, de Nova Friburgo, com média 77. O estado que conseguiu o melhor desempenho foi o Distrito Federal, com 57,351.

Empresa de ônibus reduz preço de passagens e beneficia passageiros

Efeitos da concorrência no transporte coletivo:
Empresa de ônibus reduz preço de passagens e beneficia passageiros

A concorrência acirrada entre vans e empresas de transporte coletivo que servem à região ganhou mais um capítulo na semana passada. A Auto Viação 1001, apesar de querer impedir a Natividade de trafegar pelo centro de Bom Jardim – segundo denúncias feitas na Câmara pelo vereador Flávio Eller – por outro lado, está beneficiando passageiros que embarcam em seus ônibus nos terminais, reduzindo os preços das passagens compradas nas agências em torno de 10%. Em Bom Jardim, os usuários que compram uma passagem no guichê da 1001 localizado no Terminal Rodoviário Aluísio Gama, estão pagando apenas R$ 1,90 para Nova Friburgo, quando o preço normal, pago por quem embarca fora do terminal é de R$ 2,10, o mesmo cobrado pelas vans e por empresas como a Brasil e a Natividade. Resta saber se estas empresas também reduzirão o valor das passagens, a fim de enfrentar a concorrência predatória da 1001.
Com sede em Niterói, onde realiza transporte urbano de passageiros, a 1001 tem seu ponto forte no transporte intermunicipal e interestadual, atuando principalmente no Estado do Rio e Sul de Minas Gerais. Na região serrana fluminense, a 1001 é responsável pela principal ligação entre Nova Friburgo e a capital do estado, a Região dos Lagos e as cidades do Centro-Norte – Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Macuco, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena e Trajano de Moraes, entre outras. Confira a seguir os valores promocionais para as localidades, cujas passagens podem ser adquiridas com desconto na rodoviária: Barra Alegre – 1,80; Barra dos Passos – 2,20; Cantagalo – 3,60; Cordeiro – 2,40; Monnerat – 0,90; Monte Café – 1,80 e Nova Friburgo – 1,90.

Coluna do A. Magno

Aloísio Marcos Corrêa de Moraes, um caminhopercorrido com equilíbrio, estabilidade e paz de espírito.

Por A. Magno

Dizem os entendidos: “Todos nascem ou renascem nos núcleos familiares e sociais de que necessitam para aprimorar-se e não conforme se assevera tradicionalmente, que merece”.
Aloísio Marcos Correa de Moraes, bom-jardinense, nascido em 20 de abril de 1944, se não tivesse sido gerado, educado e preparado para a vida, pelo casal Luiz Corrêa de Moraes e Helena Moretti Moraes, jamais seria a pessoa que é. De seus pais, herdou a integridade e a força de trabalho e trouxe consigo a simplicidade, uma das qualidades mais admiráveis do ser humano. Da união matrimonial com a competente professora Rizete Moraes – uma grande incentivadora – nasceram os filhos Fabrício e Rodrigo. De seus quatro irmãos, Álvaro Luiz, Antonio Ricardo, Tereza Helena e Sandra, os dois primeiros já nos deixaram.
Mas, quem sou eu para escrever a sua vida? Não obstante, por Aluísio gostar de contar suas histórias, histórias dos amigos, principalmente, do amigo “Lourinha” (Antonio Carlos Mansur Fernandes), é que sinto-me a vontade para contar uma das suas, que me fora contada pelo próprio Aluísio, em seu escritório no Centro Comercial Luiz Correa de Moraes (ex-Hotel Moraes).
A história é a seguinte: “Eu tinha uns 10 ou 11 anos de idade. Naquele tempo havia muitos tico-ticos, tizis e coleiros em Bom Jardim. Os coleiros eram valorizados pelo seu canto. Dentre eles, havia um com o pescoço totalmente preto e raríssimo de ser encontrado, o qual nós chamávamos de coleiro-frade. Ter um frade na gaiola era o sonho de nós, moleques da época. Acontece que eu tinha um frade cantador, que era o meu xodó.
Como nós morávamos nas dependências do Hotel Moraes, diariamente, eu pendurava minhas gaiolas que rodeavam o Posto de Saúde (hoje, Rodoviária Municipal), para os passarinhos pegarem o sol da manhã. Num belo dia, um moleque da roça, de aproximadamente a minha idade, que semanalmente vinha com uma carroça de bois, apanhar sacos de sal na Casa Brasil, abordou-me:
— Aloísio, quer vender este coleiro-frade?
— Rapaz, este frade eu não vendo por dinheiro nenhum!
Mas o moleque pensou, prensou, pensou e voltou à carga:
— Aloísio, então vamos fazer uma troca?
— Que troca? — indaguei apenas por curiosidade.
— Bem — disse o moleque — vamos fazer o seguinte: eu lhe dou um canário da terra, um catatau, três coleiros e um sabiá. Ah! Eu lhe dou também um canário belga violeta. Todos com gaiola, pelo seu coleiro-frade.
Aí, diante da irrecusável proposta e crente que estava fazendo um grande negócio, não hesitei, apenas perguntei:
— Escuta, e quando você me dará a sua parte?
— Aloísio, não se preocupe. Hoje, eu vou levar o coleiro-frade e na próxima semana, eu lhe trarei a minha parte, com cada passarinho em sua gaiola, tá certo assim?
— Tá certo! — concordei com o sabido moleque da roça, que nunca mais veio apanhar sal na Casa Brasil, que nunca mais vi na minha vida e que, ainda hoje, não trouxe a sua parte do nosso negócio.
Mas também, depois desta, pagamentos adiantados, nunca mais!”
Se a historinha acima lhe serviu de lição, para quem desfruta da sua amizade, ela significa que Aloísio Marcos Correa de Moraes – aniversariante de 20 de abril – hoje, é um homem bem-sucedido, não se esqueceu do moleque feliz que habita dentro de si.
Parabéns, Aloísio! Muitas felicidades!

Zé Nilton elogia iniciativa em prol do meio ambiente e perspectiva da banda Recreio

Numa das últimas sessões, o vereador Zé Nilton a partir de notícias veiculadas pelo JORNAL MAIS BJ, elogiou a municipalidade pela implementação junto às escolas, da campanha seletiva de coleta de lixo com vistas a ótimos benefícios para todos.
Outra reportagem deste jornal, objeto de registro e comentários positivos do vereador Zé Nilton com foi quanta a nova lei estadual, que poderá também colocar a nossa banda Sociedade Musical Recreio Bonjardinense, como Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro. Aproveitando, Zé Nilton salientou da necessidade agora da diretoria da Recreio Bonjardinense correr atrás para não perder esta oportunidade.

Vantuil inclui parágrafo único na esperada 'Lei contra o Nepotismo'

Preocupado com a má-interpretação da Lei Municipal nº 1156/2008, de 24 de março passado, sancionada pelo presidente Jorge Quintes, que proíbe a contratação de parentes de ocupantes de cargos públicos, pelos órgãos dos Poder Público Municipal – Prefeitura e Câmara Municipal, o vereador Vantuil Marques Chiapini apresentou proposta de mudança na referida lei, para inclusão de um parágrafo único no seu artigo 1º, tendo sido aprovada por unanimidade.
De acordo com o que dispõe a lei, em seu artigo 1º, “TODOS os parentes por consangüinidade até terceiro grau, parentes por adoção ou afinidade – genros, noras e sogros – das autoridades municipais do Poder Legislativo ou da Administração direta ou indireta do Município de Bom Jardim estão agora impedidos por lei de serem nomeados para cargos em comissão de livre nomeação e exoneração”.
Com o novo parágrafo, a medida reforça o fato de que a lei atinge não apenas os atuais ocupantes de cargos públicos, como estava sendo visto e interpretado por pessoas de má-fé, mas “todos aqueles” que vierem a ocupar cargos na administração pública, enquanto a referida lei estiver em vigor.

Gastão quer radar para coibir excesso de velocidade na entrada de Banquete

Devido ao grande número de acidentes ocorridos no local, o vereador Carlos Gastão Pinto Carrilho está solicitando às autoridades estaduais responsáveis, a colocação urgente de um sinal eletrônico, tipo radar, na RJ-116, na entrada de Banquete. Gastão que reside e tem sua base política no distrito, justificou o pedido, alegando que o local, onde existe um posto de gasolina e um restaurante bastante movimentado, está sendo palco de diversos acidentes, pois muitos veículos por ali trafegam em alta velocidade. De acordo com o edil, o perigo aumenta nos horários em que trabalhadores estudantes que vem de Nova Friburgo, descem do ônibus e precisam atravessar a rodovia e chegarem em segurança em suas residências.

Vereador insiste novamente na redução da tarifa de água no distrito de Banquete

Ocupando novamente a tribuna, o vereador Gastão voltou a reclamar do absurdo cobrado na tarifa de água da Cedae em Banquete. “Não é possível que um comerciante de Banquete, um pequeno distrito de Bom Jardim, pague o mesmo valor que é cobrado de uma empresa localizada em Ipanema ou Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro”, questionou o edil. Ele disse que já está mantendo contato com autoridades estaduais do setor, a fim de resolver logo a questão

Flavinho reclama da concorrência predatória da Auto Viação 1001

Na sessão do último dia 17, o vereador Carlos Flávio Eller, o Flavinho, ocupou a tribuna da Câmara para reclamar da voracidade da Auto Viação 1001, que, pelo fato de ser uma das maiores empresas de ônibus do Rio de Janeiro e do Brasil, vem exercendo na região uma concorrência predatória, prejudicando as pequenas empresas regionais que atuam no setor. Depois de ser impedida pela Justiça de transportar passageiros com origem e destino dentro do município de Bom Jardim, onde a concessão é uma exclusividade da Expresso Farinha, a 1001 voltou agora sua carga contra a Viação Natividade, que possui apenas duas linhas passando pelo município, ligando Nova Friburgo a Duas Barras e Monnerat.
Agora, segundo Flávio Eller, a 1001 quer impedir que a Natividade embarque passageiros em Bom Jardim, com destino a Nova Friburgo, no Terminal Rodoviário Aluísio Gama e vice-versa. Ou seja, quer que a empresa deixe de passar pelo centro da cidade, circulando apenas na RJ-116. O vereador solicitou apoio dos demais edis, encaminhando um ofício ao Departamento de Transporte Rodoviário (Detro-RJ), no sentido de evitar que a 1001 consiga o seu intento e venha a prejudicar, mais uma vez, a população do município e adjacências.

Ademyr Faria solicita ampliação e reforma para Creche do Caxangá

O vereador Ademyr Gomes Faria, preocupado com o bem estar também dos moradores do bairro São Miguel e adjacências, apresentou a Indicação nº 004/2008, solicitando ao Executivo urgentes providências de ampliação e reforma da chamada 'Creche do Caxangá'. "Esta creche foi construída há 16 anos na época do saudoso prefeito Benedicto Coube de Carvalho e está precisando ser melhorada agora para favorecer muitas mães e famílias daquela região de São Miguel", comentou entre outros pontos o vereador Ademyr.

Ampla vai construir subestação de energia elétrica em Barra Alegre

Concessionária deve investir mais de R$ 18 milhões no sistema de distribuição, além do orçamento previsto para 2008.

Bom Jardim e outros 65 municípios fluminenses atendidos pela Ampla serão beneficiados com investimentos da ordem de R$ 18.780.823,96, que a concessionária vai aplicar obrigatoriamente em obras de melhoria de sua rede de distribuição. Isso, sem incluir o que já estava previsto no orçamento da empresa para este ano. Deste valor, R$ 10 milhões vão ser gastos exclusivamente na construção e ampliação de novas subestações, entre as quais, a que ficará situada em Barra Alegre, beneficiando as indústrias do setor plástico CBS Elos e Plastseven e outras já instaladas ou que vierem a se instalar no distrito. Além das novas subestações, a Ampla vai investir cerca de R$ 7,8 milhões em obras como a construção de redes compactas, que além de elevar a qualidade do fornecimento, reduzirão os impactos ambientais e mais R$ 191 mil na instalação de modernos equipamentos de proteção e manobra. A concessionária informou que serão realizadas obras em 72 dos 98 conjuntos da Ampla, beneficiando diretamente 1,76 milhão de usuários.
A obrigatoriedade do investimento decorre do fato de a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) ter constatado que a Ampla não cumpriu metas relativas à Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e à Freqüência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC), que foram estabelecidas na Resolução nº 666, de dezembro de 2003, tornando a empresa passível de vultosa multa. A ANEEL, que regula a produção e a distribuição de energia elétrica no país, determinou que a Ampla, através do Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta (TAC nº 001/2008), aplicasse o valor da multa, de R$ 18 milhões, em investimentos e obras de melhoria dos conjuntos prejudicados, entre os quais se inclui o de Bom Jardim. O município, que foi beneficiado pela redução do ICMS para 2%, conseguiu atrair três grandes indústrias do ramo plástico, duas delas instaladas em Barra Alegre e outra em Banquete, além de novas empresas que vieram ou estão vindo para Bom Jardim.
Mas a baixa qualidade da energia elétrica fornecida pela Ampla gerou muitos prejuízos e reclamações dos empresários, obrigando o prefeito Affonso Monnerat a acionar o Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, a fim de que o governador Sérgio Cabral intercedesse pelo município junto à concessionária. Durante as negociações, surgiu como fato novo, a possibilidade de a Ampla ser multada pela ANEEL, por não estar cumprindo as metas pré-estabelecidas e com isso, prejudicando o desenvolvimento dos pequenos municípios. Um acordo entre as partes, transformou a multa num compromisso de investimentos, que deverão ser iniciados em breve, uma vez que a Ampla está obrigada a apresentar a ANEEL relatórios trimestrais que comprovem suas ações.