Oi Telemar volta a prejudicar usuários de celular em Bom Jardim
A comunicação via telefone celular em Bom Jardim voltou a apresentar problemas, desta vez com a paralisação total dos serviços prestados pela Oi Celular no município. A estação de rádio-base (ERB) situada na sede da Oi Telemar no bairro Maravilha, inexplicavelmente, parou de funcionar na tarde do último dia 9, sexta-feira, deixando todos os aparelhos móveis da Oi – sem distinção entre pré e pós-pagos – completamente inoperantes. O serviço só foi restabelecido na quarta-feira, 14, cinco dias depois. Durante esse tempo, os clientes da Oi ficaram sem fazer ou receber ligações de outros celulares e telefones fixos e muitos, possivelmente, tiveram prejuízos financeiros, com a perda de contatos e negócios.
O descaso da Oi com os seus clientes bom-jardinenses é tanto, que a empresa não emitiu qualquer comunicado – nem mesmo via torpedo SMS – para se retratar perante os usuários ou, pelo menos, ressarci-los, com bônus ou crédito adicional, uma vez que ficaram cinco dias sem poder usar o celular. Não é à-toa que a empresa permanece há muito tempo em primeiro lugar no número de reclamações feitas aos serviços de defesa do consumidor – os Procons. A falha verificou-se apenas em Bom Jardim, já que nas cidades vizinhas, como Nova Friburgo e Cordeiro, os celulares da Oi estavam funcionando normalmente.
Analistas dizem que o problema de falhas na comunicação está localizado na sede da Oi Telemar, no Maravilha, que concentra os serviços de telefonia fixa e móvel, e de internet, inclusive fornecendo troncos para outros provedores locais. A central ainda opera com aparelhagens obsoletas, dos tempos da antiga Telerj. Embora já estejamos em tempos de fibra ótica e transmissão digital de internet, telefonia e TV, a rede telefônica de Bom Jardim ainda é analógica e depende dos mesmos fios de cobre de antigamente, sujeitos a constantes interferências, ruídos e defeitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário