Por Ana Amelia Mendes
Através do interesse da Prefeitura de Bom Jardim em capacitar seus profissionais e aprimorar cada vez mais a qualidade da merenda, as merendeiras da rede municipal de ensino participaram no dia 16 de abril do programa SESC Nutrição Alternativa Saudável e Econômica, cujo tema deste ano é “Safras”. O projeto “Criando, aproveitando e cozinhando” objetiva a melhoria da qualidade de vida dos alunos, valorizando a culinária regional e incentivando a produção de alimentos saudáveis, além da redução do desperdício e o combate à desnutrição.
As oficinas teórica e prática ensinaram as 19 merendeiras e a nutricionista da rede, Flávia, a conhecerem o período de safra de cada alimento e ainda, como aprender a utilizar integralmente essas verduras, legumes e frutas, fazendo diversas receitas nutritivas, saborosas e diferentes, como o pão de inhame, o quindão de mandioca e o bolo de pudim de tangerina.
“As vantagens de se consumir frutas, verduras e legumes que estão em safra são a garantia de que eles estarão mais saborosos, com maior valor nutritivo e preços mais baixos. Além disso, o produto em sua época de colheita também é mais saudável porque tem menos agrotóxicos”, explicou a nutricionista do SESC Giselle Borges.
A alimentação alternativa, criada para combater a desnutrição, inclui alimentos de alto valor nutritivo, de custo baixo, de paladar adaptado à região e preparo rápido. O carro chefe é o princípio da variedade, onde se aproveita diversos alimentos que geralmente são desprezados.
Todos os segredos para pôr na mesa um prato econômico e nutritivo foram revelados em apenas duas horas. As participantes aprenderam a elaborar as receitas e degustaram os pratos, além de aprenderem noções para escolher as frutas, verduras e legumes e dicas sobre como higienizar os alimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário