Cesar Carvalho (JORNAL MAIS)
BOM JARDIM (RJ) - Atendendo ao convite da equipe médica e de enfermagem que atende no Programa de Saúde da Família (PSF), do bairro Bem-Te-Vi Amarelo, dezenas de pessoas portadoras de hipertensão arterial (pressão alta) e moradoras do bairro e redondezas, compareceram a evento em comemoração do “Dia do Hipertenso” e “Dia Mundial de Combate à Hipertensão”, realizado na tarde do último dia 28, terça-feira, na pracinha do bairro, próxima à sede do PSF. No local, as médicas Milena e Joelma Lattanzi Erthal (na foto com o microfone) proferiram palestras sobre a doença, que elas chamaram de “silenciosa”, por não apresentar sintomas aparentes, mas que pode levar a sérias complicações, como infarto no miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) – doença mais conhecida como “derrame”, lesões graves em órgãos vitais e outras.
O evento contou ainda com a presença da instrutora de ginástica Eleonora Maria Mululo Leonardo, da Academia Top Training, que trabalha com indivíduos de várias faixas etárias. Ela deu algumas “dicas” de como evitar males decorrentes de má postura ao sentar-se e realizou com os presentes alguns exercícios de alongamento para pessoas com dificuldades em se locomover. Voltando a falar, a drª Joelma lembrou que o PSF já trabalha com grupo de alongamento às terças-feiras, a partir das 8h. “Quem não está fazendo caminhada, tem que fazer alongamento”, enfatizou. Já a drª Milena lembrou que o posto atende diariamente mais de 900 famílias dos bairros Bem-Te-Vi, Campo Belo, Poço Fundo e Barra de Santa Teresa. As médicas também solicitaram que os moradores abram suas portas para os agentes de saúde, que fazem um trabalho avançado de campo, coordenado com o que é feito pelos médicos no posto de saúde. Além das médicas, também se pronunciaram a psicóloga drª Lara e a assistente social drª Noêmia.
Ao final, todos os presentes participaram de um lanche oferecido pelo PSF, com muitas frutas, bolos, sucos e refrigerantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário