Nova Friburgo (RJ) - Os novos membros dos Conselhos Comunitários de Segurança (CCS) da região Centro-Norte, incluindo naturalmente Bom Jardim, foram diplomados e empossados pelo secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, durante solenidade no teatro do Sesc, em Nova Friburgo, na manhã do dia 27 passado. Além do Secretário Beltrame, compareceram também o subsecretário Roberto de Sá; o presidente do Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ) tenente-coronel Paulo Augusto Teixeira; a coordenadora dos Conselhos Comunitários de Segurança, delegada Edna Pinto de Araújo; o coordenador regional de Polícia do Interior, delegado Cláudio Luis Góis da Silva e o comandante do 11º BPM, tenente-coronel James de Barros. Também estiveram presentes algumas autoridades dos municípios envolvidos, como o prefeito de Nova Friburgo Heródoto Bento de Melo e o prefeito de Duas Barras, Antonio Carlos P. Araújo.
Depois de falar sobre a atuação dos conselhos junto ao poder público em busca de soluções para a segurança pública, Beltrame citou a polêmica sobre a construção da Delegacia Legal friburguense, declarando que tão resolução está a cargo única e exclusivamente agora por conta da Emop. Após todos integrantes dos CCS dos municípios de Nova Friburgo, Bom Jardim, Cordeiro, Macuco, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes, Duas Barras e Cantagalo serem empossados, coube a Srª Fany Kliger Zissu, presidente do CCS-Nova Friburgo, falar em nome dos demais presidentes e conselheiros.
O Conselho Comunitário de Segurança de Bom Jardim (CCS-BJ) foi formalizado no final do ano passado, de acordo com as diretrizes da Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro (SESEG-RJ) ficou assim constituído: membros natos, Delegado titular da 158º Delegacia Legal de Bom Jardim Dr. Marcos El-Jaick e Comandante da 2ª Cia. da Polícia Militar, tenente Bezerra. Já os membros efetivos, após algumas modificações empreendidas, são: Milton Martins da Silva (Presidente e representante do Lions Clube); Patrícia Maria da Silva Pereira, (Vice-presidente e representante da Associação de Moradores de Alto de São José Silveira); 1º Secretário Luiz Félix Carrielo Neto (1º Secretário e representante do 1º Distrito, bem como da Loja Maçônica Rio Branco de Bom Jardim); Ibsen Eduardo do Carmo Portella Soares (2º Secretário e representante do distrito de São José) e Elmo Ernani Tardin (Diretor de Assunto Social e representante do distrito de Barra Alegre).
Com a implantação destes novos conselhos, o ISP-RJ terá dado posse a dez novos CCS este ano. No estado, existem hoje 70 conselhos, havendo previsão de que, até o fim do primeiro semestre, mais dois novos sejam homologados (Paracambi e Itaperuna). Os CCS foram criados em 1999 com o objetivo de estabelecer um canal mais direto de comunicação entre as comunidades e as polícias na busca comum pela redução da violência e da criminalidade.
Farda justa na solenidade
Na abertura da cerimônia, assim que terminou a execução do Hino Nacional e diante da falha do cerimonial em sequer registrar as presenças dos prefeitos de Nova Friburgo e Duas Barras, Heródoto Bento de Mello e Antonio Carlos Araújo, respectivamente. Sem também ter sido convidado para fazer parte da mesa como anfitrião, subiu ao palco e de forma rápida, se despediu do Secretário Estadual de Segurança Dr. Beltrame, saindo imediatamente após dizer que “estava indo embora por que ali não tinha espaço para o prefeito de Nova Friburgo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário