Cesar Carvalho (JORNAL MAIS)
BOM JARDIM (RJ) - Há cerca de dois meses a Oi Telemar retirou vários telefones públicos localizados entre os distritos de São José do Ribeirão e Barra Alegre. Naquela oportunidade, um funcionário da empresa terceirizada contratada pela companhia telefônica informou aos moradores que os aparelhos foram removidos para manutenção e logo seriam reinstalados. Entretanto, até a presente data, vários orelhões ainda continuam inoperantes. O fato gerou diversas reclamações de moradores e empresários, pois a falta de comunicação está causando transtornos e prejuízos. Como a localidade ainda não dispõe de sinal da telefonia móvel, os usuários dos orelhões acabaram ficando sem opção, sendo muitas vezes obrigados a incomodar os vizinhos que possuem uma linha particular.
Um dos aparelhos retirados se situa na estrada que liga a RJ-146 à localidade de Boa Vista, bem em frente a um sítio de propriedade da família do prefeito de Bom Jardim, Affonso Monnerat. A falta do telefone prejudicou toda aquela região, obrigando os moradores e sitiantes de Boa Vista a caminhar vários quilômetros para fazer uma simples ligação. Um dos sitiantes chegou a entrar em contato com a Oi Telemar, recebendo a recomendação de comprar uma linha telefônica fixa. Indignado, comentou que “se antes, a antiga Telerj era chamada de ‘telerda’, adivinha do que já foi chamada a Telemar?”.
A falta de comunicação que atravanca o progresso
O visível progresso de Barra Alegre, que vem mudando sua característica rural para industrial, com a chegada de inúmeras indústrias, principalmente do ramo plástico, já está incentivando melhorias em sua infraestrutura. As redes de energia elétrica, abastecimento d’água e malha rodoviária vem sendo modernizadas, mas a telefonia móvel não tem conseguido acompanhar todo esse desenvolvimento, por falta de sensibilidade das operadoras, mesmo com os insistentes pedidos das autoridades municipais para instalação de torres de sinal celular no quarto distrito.
A saída encontrada pela população tem sido os equipamentos de telefonia rural, que ampliam os fraquíssimos sinais de celular captados na região. Mas nem todo mundo consegue um nível razoável de sinal em sua propriedade, o que inviabiliza até mesmo esta solução paliativa. “Não entendo porque as empresas de telefonia celular ainda não instalaram suas torres em Barra Alegre e São José, os únicos distritos de Bom Jardim que não dispõem do benefício”, disse um morador, acrescentando que boa parte da população local até já comprou seus aparelhos celulares, mas que só consegue utilizar quando se desloca para as cidades vizinhas.
2 comentários:
Realmente é um absurdo uma localidade como Barra Alegre, com o progresso e a quantidade de habitantes que lá existe, ainda sofrer pela falta de uma torre de celular. É lamentável que isto ainda esteja acontecendo.
Oi Silvania, obrigado por seu comentário.
Concordamos com a sua indignação em relação à falta de telefonia celular em Barra Alegre. Temos muitos amigos morando na localidade e se queremos falar com eles, precisamos pegar um carro ou ônibus e ir até lá, pois nem todos dispõem de telefone fixo.
A operadora TIM anunciou esta semana que vai instalar centenas de torres de celular no país. Esperamos que Barra Alegre seja contemplada.
Postar um comentário