sexta-feira, 21 de maio de 2010

Parceria entre iniciativa privada, poder público e comunidade realiza evento pioneiro na região

Alunos da Escola Municipal Joana Cantanheda Monnerat visitam PCH Santo Antônio, participam de inauguração de ponte e ficam sabendo da inclusão da localidade no Projeto Rio Rural, de desenvolvimento ambiental.

No evento “Pro dia nascer feliz”, realizado em 5 de maio último, data comemorativa ao dia do meio ambiente de Bom Jardim, na Escola Municipal Joana Cantanheda Monnerat, localizada em Ponte Berçot, união foi a palavra de ordem. Realizado em parceria com a ENERGISA, Programa de Educação Ambiental da Agrar – Consultoria e Estudos Técnicos, Prefeitura Municipal de Bom Jardim, EMATER-RJ e alunos do curso “Povo deste chão”, o evento enfatizou o diálogo e a parceria como ferramenta indispensável para a construção de uma nova realidade social na região.
Para o analista ambiental da ENERGISA, Sérgio Malta, a firmeza e o empenho dos moradores em melhorar a localidade foi fator primordial para a empresa ser parceira nesse projeto. Além da inauguração da Ponte de Águas Claras, realizada naquela data, e que sempre foi uma reivindicação da comunidade, o diagnóstico ambiental participativo foi outra conquista dos moradores. Através dele, a microbacia Ponte Berçot, foi incluída no Projeto Rio Rural da EMATER, que visa promover o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário do Estado do Rio de Janeiro.
O lançamento da maquete da microbacia e a entrega de certificados do curso “Povo deste chão” foram outras atividades realizadas, que contou ainda com visita monitorada dos alunos à Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Santo Antônio e recreação com os estudantes da Escola Municipal Joana Cantanheda Monnerat.

Nenhum comentário: