Ana Amelia Mendes (PMBJ) - No dia 03 de julho, a prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria de Saúde e Defesa Civil e coordenação da Vigilância Sanitária Municipal e a secretaria de estado de Saúde e Defesa Civil (SESDEC) promoveram, na Casa da Cultura, a capacitação dos agentes de endemias de Bom Jardim para manejo do larvicida Diflubenzuron, produto utilizado atualmente para o combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue.
Segundo a Vigilância em Saúde do estado, a mudança do larvicida, por uma questão química, é devida à resistência do mosquito Aedes Aegypti. “Essa capacitação, que trata de questões técnicas e operacionais, é uma forma de treinamento para que os agentes tenham eficácia e segurança na manipulação do produto”, explicou Alexandre Lacerda, técnico do estado.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, Fabiana Paes, a recomendação da troca do larvicida partiu do Ministério da Saúde, com base em análises laboratoriais feitas nos últimos anos, já que o diflubenzuron em relação a outros produtos impede o desenvolvimento da larva. Ou seja, ele não elimina as larvas imediatamente, mas impede a evolução até a fase adulta do mosquito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário