Por Ana Amelia Mendes
No último sábado (6), às 16h, finalizando a jornada de inaugurações da semana, o prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros, junto à primeira dama, Maria Lydia, ao subsecretário de estado e ex-prefeito de Bom Jardim, Affonso Monnerat, ao presidente da Câmara, Jorge Quintes, aos vereadores Joelson Veiga, Carlos Gastão, Zé Nilton e Luiz Chevrand, ao gerente geral da Indústria PlastSeven, João Machado, à secretária de Educação, Rozeli Corrêa, e diretoras Maria Valéria de Faria e Tânia Maria Fernandes e a ex-diretora Altinéia de Fátima Queiroz, entregou a reforma e ampliação da Escola Municipal Armando Jorge Pereira de Lemos.
A reforma e ampliação da unidade escolar foi realizada através do somatório de formas da prefeitura de Bom Jardim com a Indústria de Plásticos PlastSeven. O resultado foi um prédio com dois pavimentos, acréscimo de cinco salas, pátio superior coberto e rampa de acesso.
Abrindo os discursos, as diretoras da escola, Maria Valéria de Faria e Tânia Maria Jasmim Fernandes contaram um pouco da história da escola. “Nossa escola hoje atende 430 alunos, sendo alfabetizadora, nos 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental. Somos brindados com a reforma e ampliação de nossa escola, pelo empenho e realização dos prefeitos Paulo Barros e Affonso Monnerat, em parceria com a fábrica PlastSeven. Esse feito merece nossos profundos agradecimentos por acreditarem que a educação se faz com ideais e com ações e por compartilharem o sonho de um ensino de excelência de estrutura e de funcionários para que as metas sejam alcançadas”, disse Valéria. Já a diretora Tânia comentou estar emocionada pela atitude do ex-prefeito Affonso Monnerat e do prefeito Paulo Barros. “Quero parabenizar os prefeitos por terem levantado a bandeira da educação, porque é muito difícil encontrar políticos com esse propósito. Trabalho em outras prefeituras e sei o quanto é difícil quando um prefeito luta por uma educação de qualidade”, acrescentou a diretora Tânia.
Em seguida, a secretária de Educação, Rozeli Corrêa, lembrou toda a trajetória da escola, as mudanças. “A Escola Armando Jorge Pereira de Lemos é uma escola alfabetizadora, e por isso fizemos algumas mudanças para alcançar o objetivo de levar a criança a interpretar o mundo, a ter vivência, e é o que estamos fazendo em todo o município. Mas ainda não estamos satisfeitos. Temos muito a fazer pensando na educação ampla, de um modo geral porque ela está em todos os momentos de nossa vida, não apenas na escola. Agradeço a Deus pela oportunidade de estar aqui e dizer que não fiz nada sozinha, tive o apoio dos prefeitos, secretários, minha equipe e professores, que agora farão a diferença”, falou a secretária Rozeli.
Após, o vereador Luiz Chevrand demonstrou todo apoio ao prefeito e expôs estar feliz por fazer parte de mais uma inauguração.
O vereador Zé Nilton narrou o seu vínculo com o bairro Bem-te-vi Amarelo, onde reside desde os oito anos e ressaltou o trabalho de parceria entre a Prefeitura e a Câmara. “Quando me candidatei em 2004, o povo do Bem-te-vi (Amarelo) acreditou no meu trabalho e por isso agradeço ao ex-prefeito Affonso Monnerat, não só por essa obra, que teve participação fundamental da Câmara, afinal votamos favoravelmente à permuta com a PlastSeven, mas também por todas as outras conquistas, como a conclusão da quadra de esportes, sua cobertura, o posto de saúde, as guaritas de ônibus, iluminação, calçamentos. Mas não parou por aí, vou continuar pedindo também ao atual prefeito Paulo (Barros). É um momento de grande alegria para mim e aproveito o para ressaltar o trabalho dos profissionais da educação, equipe de apoio, os operários da obra, de todos que estiveram envolvidos e agradecer, em especial a comunidade do meu bairro Bem-te-vi (Amarelo)”, relatou o vereador Zé Nilton.
Dando continuidade aos discursos, o presidente da Câmara, Jorge Quintes, citou a importância da interação entre a escola e a família. “É preciso que se faça um trabalho integrado entre a secretaria de educação, das professoras, da comunidade, principalmente dos alunos e de seus pais que devem acompanhar e cobrar comprometimento. A escola é fruto dessa união para que tenhamos alunos que saibam pensar, analisar, decidir sobre sua vida. A educação é o motor principal que move o desenvolvimento da cidade. Só chegaremos a algum lugar se o aluno tiver interesse em aprender e a professora
Em nome da Indústria PlastSeven, o gerente geral, João Machado, agradeceu a confiança do prefeito Paulo Barros e do ex-prefeito e agora subsecretário de estado, Affonso Monnerat, e dos vereadores, pela confiança na empresa e afirmou que o pensamento dos empresários Marcos e Rodrigo Bueno, durante a obra, sempre foi o de fazer o melhor para que as crianças tivessem um lugar seguro, confortável e de qualidade para estudarem.
Em resposta ao representante da fábrica, o subsecretário de estado, Affonso Monnerat, agradeceu a parceria e disse que a escola ficou tão boa que eles podem fazer mais e será um sucesso. “Tenho grande alegria em entregar mais essa obra junto com o Paulo (Barros). Desde que assumimos, em 2005, nosso programa primava pela educação e por isso teríamos que fazer todo o possível para investir e melhorar as condições de nossas escolas. Assim fizemos com o transporte, merenda, qualificação profissional, preocupação com o salário em dia, obrigações trabalhistas, tudo para dar tranquilidade à equipe, aos professores, para que pudessem dar às nossas crianças um futuro melhor. Se não tiver amor, carinho, dedicação dos profissionais e uma metodologia aplicada, de forma a vencer cada vez mais os desafios, o trabalho não dá resultados positivos”, exclamou o subsecretário Affonso Monnerat.
Finalizando a cerimônia de entrega da reforma e ampliação da Escola Municipal Armando Jorge Pereira de Lemos, o prefeito Paulo Barros exaltou a importância das obras entregues à população bom-jardinense. “Hoje é um dia extremamente importante para todos nós porque concluímos mais uma inauguração grandiosa. Aqui, nesta escola vai estar a fundamentação de todo o ensino, a base, que é a alfabetização. O valor desse trabalho das diretoras no engrandecimento do ensino e dos professores engajados em fazer o melhor para o aluno da rede pública tem que ser nosso objetivo. E tenho dito frequentemente que a cobrança vai continuar, vamos cobrar o trabalho, resultados, para que as crianças tenham um ensino de qualidade tal qual existe na rede particular. Vamos fazer de tudo para que o aluno, de fato, aprenda e consiga seguir o seu caminho”, exclamou o prefeito que concluiu: “agradeço a PlastSeven por mais essa parceria público-privada, assim como a construção da quadra na Escola Municipal Governador Moreira Franco”.
Antes do descerramento da fita e da placa, a primeira dama, Maria Lydia e a secretária de Educação, Rozeli Corrêa, receberam homenagens das diretoras e, logo após, o Frei César abençoou a nova unidade escolar e o público presente conheceu a escola e o Projeto: Resgatando o Poder Executivo Bom-Jardinense desde 1893.
Participaram também da cerimônia, a Dra. Maysa de Lemos, neta do saudoso Armando Jorge Pereira de Lemos, e os secretários de Governo, Luiz Carlos dos Santos; de Gabinete, Amanda Fernandes; de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, Descio Frerie; de Saúde e Defesa Civil, Hudson Monnerat; de Promoção e Assistência Social, Regina Bérgamo; de Meio Ambiente: Jackson Vogas; de Planejamento e Gestão Municipal, Fabrício Hoelz; de Obras e Infraestrutura, Thiago Muniz; o Presidente da Comissão de Licitações e Compras, Guilherme Mululo; e o secretário de Trânsito e Guarda Municipal, Alexandre Carvalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário