Jorge Quintes fala sobre a Maçonaria, por ocasião de passagem do “Dia do Maçon”, em 20 de agosto.
Na qualidade de presidente do Poder Legislativo de Bom Jardim, o vereador, médico e conhecido cidadão bom-jardinense, Dr. Jorge Luiz Delduque Quintes (foto), que há anos faz parte da Maçonaria, integrando o quadro de membros da Loja Maçônica Rio Branco de Bom Jardim, se pronunciou ao final da sessão da Câmara na noite da última segunda-feira, dia 22.
Em razão da comemoração do “Dia do Maçon”, transcorrido em 20 de agosto e solicitando até para que este seu pronunciamento fosse registrado nos anais do Poder Legislativo Bom-jardinense, o admirado Jorge Quintes assim falou sobre o que vem a ser maçonaria: “A maçonaria não é uma religião. É uma sociedade discreta, na qual homens livres e de bons costumes, cultuam a liberdade, a fraternidade e a igualdade. Seus princípios são: a tolerância, a filantropia e a justiça. Seu caráter secreto deveu-se a perseguições e a falta de liberdade demonstradas pelos regimes das épocas anteriores. Com a democracia, os maçons preferem manter-se discretos. Sendo uma sociedade iniciática, seus membros são aceitos por convites e vai de aprendiz, companheiro a Mestre Maçom.
Reúnem-se em um local denominado de Loja, onde praticam seus rituais. Os símbolos são retirados das primeiras e milenares organizações maçônicas, mestres construtores de templos. Maçom em francês significa pedreiro e por isso temos como símbolos réguas, compassos, esquadro, prumos e cinzéis. Seus integrantes professam as mais diversas religiões e acreditam em Deus que na maçonaria é denominado de Grande Arquiteto do Universo. A maçonaria é, portanto, acessível aos homens de todas as raças, crenças religiosas e políticas. A maçonaria proíbe em suas oficinas toda discussão sobre política partidária ou religiosas. Homens livres e de bons costumes que têm por fim combater a ignorância, obedecer as leis dos país, viver os ditames da honra, praticar a justiça, ajudar ao próximo, trabalhar pelos engrandecimento e felicidade do gênero humano.
Alguns maçons famosos que podemos citar e que vocês verão que lutaram pela liberdade, igualdade e fraternidade, são: Nelson Mandela, Padre Antonio Feijó (lutou pela independência do Brasil, deputado e ministro da justiça), Barão de Rio Branco, Rui Barbosa, Pixinguinha
Joaquim Gonçalves Ledo, Deodoro da Fonseca, Dom Pedro e Patriarca da Independência José Bonifácio de Andrade Silva, entre outros.
O dia 20 de agosto é comemorado o “Dia do Maçom no Brasil”, por que é a independência do Brasil se deu dentro da loja maçônica no Rio de Janeiro dia 20 de agosto de 1822, porém somente sendo passada para a população no dia 7 de setembro daquele ano, data em que é comemorada a Independência do Brasil. Como em outras partes no mundo, a revolução francesa, a independência dos Estados Unidos e também aqui no Brasil, isso foi possível pela maçonaria e homens maçons, que volto a afirmar, simboliza a liberdade, a igualdade e a fraternidade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário