sábado, 12 de janeiro de 2013

Barra Alegre realiza inventário de seu patrimônio cultural rural


O Instituto de Imagem e Cidadania – Ponto de Cultura Rural Sobrado Cultural, com sede em Barra Alegre, em parceria com a Associação dos Moradores e Produtores Rurais e Artesãos de Barra Alegre, está realizando um levantamento dos patrimônios histórico-culturais existentes no quarto distrito de Bom Jardim. O Inventário Patrimonial Cultural Rural de Barra Alegre está sendo realizado com o apoio do Inepac – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Estado do Rio e será constituído pela catalogação de bens imóveis, como escolas, casas, igrejas, praças, coretos, edificações existentes nos sítios e fazendas históricos; pelos bens móveis das fazendas visitadas e também por sua paisagem, incluindo os espaços dos vilarejos, que compõem o distrito, de importância social, cultural, paisagística e ambiental.

Claudio Paolino, um dos coordenadores da iniciativa, diz que “com esta pesquisa, espera-se contribuir para a salvaguarda do patrimônio paisagístico histórico cultural das localidades rurais do Estado do Rio de Janeiro, catalogando seus bens materiais, que expressam a herança histórica, artística e cultural dos modos de vida dos atores sociais que vivem no campo. Também se pretende, com o desenvolvimento desta pesquisa, elaborar uma trilha interpretativa, identificando construções que sejam emblemáticas do patrimônio paisagístico-arquitetônico de áreas rurais, fomentando assim, a existência de um roteiro de visitas, que contribua para a preservação deste importante acervo histórico rural”.

O material resultante do inventário será publicado em formato de livro digital e distribuído em escolas públicas, bibliotecas, pontos de cultura, centros de memória, entre outros, a fim de compor o acervo de material pedagógico que aborde a realidade e experiências históricas das pessoas que vivem no campo.

Na realização do levantamento histórico das escolas do distrito de Barra Alegre, foi firmada uma parceria com o Colégio Estadual Leopoldo Oscar Stutz (CELOS), localizado na sede do distrito. Nesta parceria, os jovens do 1º ano do Ensino Médio serão assistentes de pesquisa, realizando entrevistas com sujeitos históricos vinculados às unidades escolares do distrito. Esse processo será acompanhado pelo pesquisador, que integra o Instituto de Imagem e Cidadania – Ponto de Cultura Rural Sobrado Cultural, Juliano Palm e pelo professor de História do CELOS, Victor Emerich.

Marjorie Botelho, que integra a equipe da coordenação, relata que “desta forma, por meio da pesquisa do Inventário, visa-se realizar um processo que sensibilize as novas gerações para a importância de se resgatar o patrimônio cultural, social, histórico e paisagístico, das localidades rurais em que estão inseridos”. Ela também convoca os moradores de Bom Jardim que tiverem interesse em contribuir com a pesquisa, cedendo fotos antigas, indicando lugares de Barra Alegre que consideram importantes para serem visitados durante a pesquisa, para entrarem em contato com a equipe do Ponto de Cultura.

Além deste projeto de pesquisa, o Instituto de Imagem e Cidadania – Ponto de Cultura Rural Sobrado Cultural, ao longo dos anos em que está sediado no distrito de Barra Alegre, vem desenvolvendo uma série de trabalhos com foco no regate e valorização das expressões culturais, sociais e paisagístico-ambientais, vivenciados pelos sujeitos históricos que vivem e conformam o rural deste território. Estes trabalhos podem ser conhecidos por meio da página na rede social Facebook (http://www.facebook.com/ponto.deculturarural), como também através de visitações ao Ponto de Cultura Rural Sobrado Cultural, que podem ser previamente agendadas pelo correio eletrônico sobradocultural@gmail.com ou pela página do Facebook.

Nenhum comentário: