A prefeitura de Bom Jardim entregou no último dia 28, oito casas populares, que foram construídas no alto do Bairro dos Alves. As casas foram destinadas a famílias desabrigadas pela enchente do início do ano passado, quando o Rio Grande transbordou e as águas invadiram várias residências, principalmente, no bairro São Miguel. Outras famílias também tiveram suas casas atingidas por barreiras e desabaram, sendo obrigadas a se mudar para casas alugadas ou de parentes.
O prefeito Affonso Monnerat comandou pessoalmente a entrega das chaves de sete das oito casas aos novos proprietários, que foram cadastrados pela Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social. Uma casa ainda está sem ocupante, pois algumas famílias desistiram ou não se enquadraram nas exigências da Caixa Econômica Federal, banco oficial responsável pelo repasse das verbas federais destinadas à construção das moradias.
O prédio onde se localizam as residências – que possuiu dois pavimentos, com quatro casas em cada um – receberá o nome de “Edifício Hilário Alves da Cruz”, escolhido por iniciativa dos próprios moradores. Cada residência possui sala, dois quartos, cozinha e banheiro e o valor da obra ficou em torno de R$ 150 mil. Affonso Monnerat justificou a demora na entrega das casas, atribuindo o fato à burocracia para liberação das mesmas, que envolveu muitos papéis e sua tramitação entre Bom Jardim e Brasília.
Agradeceu aos novos moradores pela lembrança e homenagem ao “Seu” Hilário, seu falecido pai e pediu para que cuidem bem do imóvel, situado num terreno altamente valorizado e com excelente vista da cidade, evitando depositar lixo em locais impróprios, para evitar desabamento de encostas, como ocorreu recentemente em Santa Catarina. Finalizando, o prefeito solicitou ao secretário de Obras, Luis Carlos Santos, a urbanização do espaço em torno do prédio.